Carro ‘levemente’ híbrido? O que é isso?

Poucos compreendem a tecnologia dos carros híbridos e elétricos. E, para complicar, ainda surgiu o híbrido 'leve'...

Mercedes-Benz C200 EQ Boost é um carro 'levemente' híbrido
Mercedes C 200 EQ Boost é um carro 'levemente' híbrido (Foto: Mercedes-Benz | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 06/06/2020 às 09h00
Atualizado em 27/06/2022 às 18h44

O primeiro híbrido foi obra de Herr Ferdinand Porsche em – acreditem – 1900,  mas poucos compreendem o funcionamento desse carro. Até porque o elétrico é simples: roda com energia das baterias e ponto final. A encrenca são os híbridos, todos com motores a combustão e elétrico, mas cada um de um jeito.

VEJA TAMBÉM:

1. Carro híbrido ‘de leve’

A terceira solução, também sem cabo na tomada, é o chamado mild-hybrid ou híbrido “de leve”.Sua principal diferença é ter apenas um pequeno motor elétrico que, ao contrário dos outros dois híbridos, é incapaz de movimentar o carro, mas apenas “dá uma força” para o motor a combustão que tem várias funções, e fica permanentemente engatado entre o motor a combustão e a transmissão:

  1. É motor de arranque, porém muito mais eficiente e silencioso pois tem cerca de 20 cv e não tem que se “acoplar” ao de combustão para acioná-lo.
  2. É um alternador que recarrega uma bateria de 48 volts (e ela alimenta a de 12 volts) pelo sistema de regeneração;
  3. É um motor elétrico auxiliar (alimentado por 48 volts) que aumenta a potência do motor a combustão nas arrancadas e acelerações;
  4. Está integrado ao sistema start-stop e religa o motor nas paradas do carro;
  5. Mantem o automóvel em movimento durante longas descidas de pouca inclinação na estrada, permitindo que o motor a combustão seja desligado.
mercedes benz eq boost
Sistema EQ Boost da Mercedes fica entre a transmissão e o motor (Foto: Mercede-Benz | Divulgação)

São inúmeras suas vantagens: além de aumentar a potência e reduzir consumo e emissões, o sistema suprime todas as polias e correias no arranque, alternador, compressor do ar-condicionado e bomba d’água. E também o próprio motor de arranque, reduzindo o volume ocupado pelo motor.

A Mercedes-Benz chama o sistema mild-hybrid de EQ Boost e o aplica em vários modelos, inclusive no Classe C 200 montado no Brasil. Volvo, Audi, Kia e outras também o utilizam.

Veja no vídeo o funcionamento de um motor com o sistema

2. Carro híbrido plug-in (que se carrega na tomada)

O veículo híbrido plug-in tem uma quantidade bem menor de baterias que o elétrico. Se o carro passar a noite recarregando-as, é capaz de rodar algumas dezenas de quilômetros eletricamente.

Não queima, neste caso, uma gota de gasolina e pois é movido apenas pelas baterias. Quando elas se esgotam , entra em ação o motor a combustão. Entre outros, existe no Brasil o plug-in Golf GTE ou o Volvo S60 T8.

3. Carro híbrido não plug-in (que não se recarrega na tomada)

O modelo híbrido não plug-in (que não se recarrega na tomada) tem o Toyota Prius como bom exemplo. Seus dois motores (combustão e elétrico) movimentam independentemente o carro, que pesa e custa muito menos que o plug-in, pois tem um número ainda menor de baterias. Só com elas, ele roda cerca de 10 km, enquanto o plug-in pode superar os 50 km. Aí a questão: se não se liga na tomada, como se recarregam suas baterias?

Pelo sistema de regeneração: cada vez que o motorista pisa no freio, ou reduz a marcha no câmbio ou simplesmente tira o pé do acelerador, as baterias são recarregadas pelo alternador. Ou seja, está-se aproveitando uma energia que seria desperdiçada no carro convencional e por isso seu reduzido consumo.

Pulo do gato

Aí está o pulo do gato deste modelo de carro híbrido: cada quilômetro que roda apenas eletricamente tem consumo zero.

Mais ou menos o mesmo conceito que a turbina do motor: ela é movimentada pela energia dos gases de escapamento, não aproveitada nos motores aspirados. Por isso o motor turbinado é muito mais eficiente que o aspirado, oferecendo maior potência e menor consumo.

4. e-Power

A Nissan lançou outra solução. Seu carro híbrido é tracionado somente por um motor elétrico. Mas suas baterias são exclusivamente carregadas por um pequeno motor a combustão. Chamado e-Power, chega ao Brasil em 2021 com o novo Nissan Kicks.

O BMW i3 é um elétrico com autonomia de cerca de 300 km, mas, quando as baterias se esgotam, ele oferece – opcionalmente – a mesma solução da Nissan para continuar rodando.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário