O carro ficou parado durante a pandemia? Tome certos cuidados ao ligá-lo

"A pandemia eixou seu carro parado na  garagem durante meses. Na hora de sair, quais são aqueles cuidados básicos?"

carro parado com capa
Carro muito tempo parado (Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 11/11/2020 às 19h32

A pandemia eixou seu carro parado na  garagem durante meses. Na hora de sair,  quais são aqueles cuidados básicos? O primeiro  é uma coisa óbvia: bateria. Eu também nem  precisava de dar essa sugestão, porque se você chegar e não tiver bateria, você não pode verificar mais nada, né? Então, primeiro, bateria; se ela não estiver em ordem, faz uma  chupeta, pede algum socorro ou vá a uma loja de bateria  para vir verificar, carregar, trocar, enfim, bateria.

O nível do óleo, será que um vazou,  pingou… Você olhou, puxou a vareta pra ver? Antes  de ligar o motor, puxe a vareta; é a melhor hora  de ver o nível do óleo, porque está frio o motor. Além do nível do óleo, tem o da água, a água que ficou no sistema de refrigeração. Como é que está o nível? Está lá o depósito transparente de expansão, mostrando onde é que está o nível da água.

VEJA TAMBÉM:

Agora,  um probleminha é o combustível no tanque. Se  você está com etanol, o etanol dura meses. Se  você tinha gasolina, se for a gasolina comum,  até uns três, quatro meses no máximo, ela resiste. Passou daí, só se for a gasolina premium, aquela Podium da Petrobras, OctaPRO da Ipiranga,  Shell R. Essas especiais duram mais que seis meses; as outras, menos.

Se você estiver com pouca gasolina no  tanque, tanto melhor, vai logo no  posto e aproveite e completa com a boa. Se o  carro não quiser nem pegar e tiver falhando muito,  chame o mecânico, esgota o tanque e põe outro  combustível novo.

Pneus, primeiro: pode ter esvaziado, pode ter ficado murcho. Segundo: se você não se lembrou de encher bem o pneu antes  de encostar o carro, ele pode ter ficado quadrado.  O que é isso? A parte dele em contato com o  piso, que está encostando no piso, deformou-se e, na hora que você vai andar, o carro até  dá uns pulinhos. Porque toda hora que passa ali  naquela parte é formada, ele dá um pulinho.

Depois  que você andar algum tempo, não se preocupe,  mas vá devagar até o posto, pra ver se nenhum  murchou, se esvaziou; porque andar com o pneu murcho, você sabe, né? Danifica o pneu, você está  sem freio, sem estabilidade, sem nada.

Finalmente,  nesse período em que você ficou carro parado  na garagem, não venceram aqueles prazos para troca do óleo, fazer a revisão obrigatória se o carro for novo, pneu já não passou daquele prazo em que ele expira de validade?

Água do sistema  de refrigeração, óleo, fluido de freio,  revisão obrigatória, tudo isso pode ter vencido se você ficou quatro, cinco, seis meses parado. Atenção para isso!

bateria no motor do carro tem cabos conectados para fazer chupeta
Bateria é, geralmente, o primeiro componente a apresentar problema quando o carro fica parado
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Dani Silva 20 de maio de 2021

Que texto horrível. Contratem um revisor, urgentemente…

Avatar
Deixe um comentário