[Vídeo] O carro bateu por estar sem freio? Pois a culpa é toda do motorista

"Existem várias anormalidades que o motorista pode perceber, no pedal do freio, que estão indicando alguma coisa, sinalizando problema"

motorista pe pedal freio carro automovel
O pisar no pedal de freio, motorista pode identificar sinais de problemas (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 09/06/2021 às 18h53
Atualizado em 14/06/2021 às 09h56

Aí o carro da frente parou, você foi frear e percebeu que não tinha mais freio; deu aquele batidão no carro da frente e veio falar: “Poxa mas eu, de repente, fiquei sem freio, não entendi porque ele não deu sinal nenhum”. Olha que ele deu sinal e vc não percebeu…

Existem várias anormalidades que o motorista pode perceber, no pedal do freio, que estão indicando alguma coisa, sinalizando problema a curto ou médio prazo.

VEJA TAMBÉM:

Começa com a trepidação: se você pisa no pedal e ele trepida – não no carro que tem ABS, pois na freada de emergência, quando você pisa para valer, em velocidades mais elevadas, aí o pedal balançar por causado ABS. Mas se você está devagar rodando normalmente e tal, pisa no pedal do freio e ele trepida, é sinal de que o disco está empenado, ou coisa assim.

Outro aviso são os ruídos. Pode ser aquele assovio ou chiado: isso é típico da pastilha. Às vezes dar uma lixadinha na pastilha – os mecânicos sabem – causa atraso no pistãozinho que empurra a pastilha, e o chiado desaparece.

Agora, aquele ruído ruim, áspero, que você inclusive sente no pedal alguma coisa, indica que acabou a pastilha de freio; não tem mais a pastilha, só tem a base de Aço. E, nisso, já foi embora também o seu disco de freio. Então fique atento à quilometragem da pastilha, não deixe ali até o final, porque você vai ter problemas de segurança e no bolso.

Atenção ao pedal de freio

Outro aviso é um pedal “muchibento”. Você pisa ele não responde, não reage, não está firme. Você pisa e ele cede um pouco, pois tem ar no fluído de freio e isso é facílimo de resolver: chama-se sangria. Vai alguém lá embaixo do carro, vira um porquinha, você bomba algumas vezes o pedal, faz isso duas ou três vezes, o ar desaparece do fluído e o seu freio volta ao normal.

Mas o pedal pode estar muito duro. Você está pisando e está difícil de o carro parar. Assistência a vácuo: o freio que funciona com o hidrovácuo, a popular ‘cuíca’. De repente ele sente faltado vácuo e deixa todo o esforço por conta do seu pé, aí fica duro mesmo. O problema é no hidrovácuo.

Outro probleminha: o pedal lá embaixo. Não pode o pedal estar lá embaixo. Provavelmente, seu fluído do freio está vazando ou houve um desgaste muito grande das pastilhas ou das lonas traseiras, é o que está indicando o pedal lá embaixo.

Luz de alerta: a luz de alerta está aí para te alertar. Se ela acende, pode ser a pastilha chegando ao final, em alguns carros, pode ser o freio de mão puxado ou pode ser também a falta de fluído no sistema hidráulico do freio.

E, quando você pisa no pedal, o carro realmente reduz a velocidade, mas puxando para o lado. Naquele lado tem alguma coisa errada, o freio não está funcionando bem. Se o freio só para de um lado e do outro não, claro que o carro vai fazer uma curva, não é mesmo?

E, finalmente, o nível do fluido de freio: abre o capô, olhe lá o reservatório. Está acima? Está abaixo? Se ele tiver um pouco abaixo não é para completar hein? Vá com o carro na oficina para ver se não houve o desgaste das pastilhas: na hora que você trocar as pastilhas o nível volta.

Ou então o nível está baixo porque está vazando do fluído de freio e você tem quede qualquer jeito levá-lo para a oficina para ver se não tem esse vazamento. Então, importante hein? O nível do fluido.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcelo 10 de junho de 2021

peguei uma carcaça de pneu na estrada, ela arrancou o flexivel de freio dianteiro esquerdo. O carro ficou completamente sem freio. quando não tinha ABS o sistema de Fluxo Cruzado fazia o carro parar, agora não para mais. consegui freiar reduzindo marcha e desligando o motor

Avatar
Nikolas 9 de junho de 2021

MARCELLO o Boris não da a menor bola aos comentários. Lixa,lucha deicha pra lá aki e mekanika. mesmo assim valeu seu comentário. Eu JÁ sugeri ao Boris fazermos uma campanha para educar caminhoneiro burro e o Boris nem bom dia falou. E assim q acontece com as estrelas, contudo, tb existem e existirão sempre ,estrelas cadentes, é SÓ aguardar. ABS

AutoPapo
AutoPapo 14 de junho de 2021

Olá, Marcello. Obrigado pelo comentário. Felizmente são muitos comentários publicados aqui no portal todos os dias. Por isso, infelizmente, é difícil o Boris responder a todos. Para isso temos o canal borisrespode@autopapo.com.br, onde as perguntas são respondidas, algumas delas no nosso YouTube, outras por email.

Fique à vontade. Obrigado e abraço

Avatar
Marcello 9 de junho de 2021

Boris pisou na casca de banana da Língua Portuguesa: “lixa” é com “x”, portanto também são com “x” lixar, lixada ou “lixadazinha”.

AutoPapo
AutoPapo 14 de junho de 2021

Opa! Derrapada feia… Obrigado

Avatar
Deixe um comentário