Picaretagens das oficinas: os 10 mandamentos da ‘AMEPI’

Assistência técnica dá margem à toda sorte de maracutaias, seja de aparelhos elétricos, eletrônicos e... automóveis

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Cliente sofre quando encontra um mecânico picareta (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 20/06/2020 às 09h00

A maioria dos mecânicos é correta, atualizada e atende com eficiência. Mas, existem os que decidem trilhar o caminho da pi-ca-re-ta-gem e seguem cartilha própria, como se existisse uma “Associação dos Mecânicos Picaretas” (AMEPI) ditando suas (questionáveis) regras…

 I – Limparás inutilmente componentes da injeção de combustível alegando estarem sujos, mas que estão limpos. Bicos injetores, corpo da borboleta (TBI) e outros podem mesmo se sujar, principalmente com o combustível adulterado. Mas, se o motor estiver normal, sem tossir, engasgar, vacilar na marcha lenta, ou problemas no desempenho e consumo, não passa de “empurroterapia”. Outra inacreditável cara de pau dos picaretas é “limpar” o tanque de combustível.

II – Trocarás desnecessariamente a bateria só por ter se acendido a luz de alerta. O mecânico honesto logo descobre algum problema no sistema elétrico, coisa simples como a correia do alternador partida, por exemplo. O desonesto já vai logo trocando a bateria. “Que está – diz ele – nas últimas e já não presta. Por isso – completa do alto de sua sabedoria – acendeu-se a luzinha…”.

III – Jogarás a válvula termostática no lixo, alegando ser necessária nos gelados países europeus, mas jamais num de clima tropical como o nosso. E ainda cobra algum. O bom mecânico sabe que ela é fundamental para manter a temperatura ideal de funcionamento do motor.

IV – Substituirás o rolamento (tensor) da correia dentada juntamente com a própria, alegando que já “eram”… Porém o manual só especifica quilometragem máxima para a correia, não para o rolamento. Mas tem fabricante de autopeças mau caráter (como a Gates) que embala os dois juntos, para avalizar o mecânico picareta. Perguntinha inocente: se rolamento não aguenta – como ele diz – mais que 60 mil ou 80 mil km, como explicar que algumas correias (da Ford, por exemplo) duram até 250 mil km, sem necessidade de se trocar os rolamentos antes desse prazo?

V – Lubrificarás a suspensão apesar desta operação ter sido abolida há dezenas de anos. Aproveita e inclui portas, maçanetas e outras peças para engordar a nota do cliente.

VI – Venderás amortecedores recondicionados alegando serem tão bons quando os novos, mesmo sabendo que não o são, pois seu reparo não é viável. O custo para que volte a funcionar perfeitamente seria superior ao de um novo e, portanto, não vale a pena. Mas os desonestos dão “um jeitinho”: trocam o óleo, aplicam uma pinturinha externa para melhorar a aparência e coloca a vida do cliente em risco. Sim, a remanufatura é possível tecnicamente mas, pelo custo elevado, só vale a pena quando não se encontra mais o original no mercado. De um modelo especial, importado ou fora de linha.

VII – Turbinarás o motor do cliente sob promessa de maior desempenho do carro. Não tem dúvida de que cumpre o anunciado: a turbina vai efetivamente dotar o carro de mais  uns cavalinhos. Porém oficinas criteriosas sabem que o motor não foi projetado para essa potência extra e que sua durabilidade será reduzida. O argumento preferido dos mecânicos irresponsáveis é de que ela não prejudica, tanto que a própria fábrica turbina o motor. Mas aí está o xis da questão: ao ser turbinado pela própria fábrica, ela introduz no motor  uma série de reforços estruturais e novos componentes redimensionados para a nova potência.

VIII – Balancearás as rodas do carro que passou por um serviço de alinhamento de direção sob o pretexto de que “alinhou…tem que balancear”. Nada disso.  É pura “empurroterapia” pois o balanceamento só é necessário na troca dos pneus ou quando se manifesta por uma vibração do volante em determinada velocidade.

IX – Empurrarás toda a sorte de “picaretalhas” com a finalidade de aumentar seu faturamento e o dos fabricantes, às custas do saldo bancário de seus clientes. Na “empurroterapia”, vale tudo: além de serviços desnecessários, produtos questionáveis como aditivos, equipamentos, acessórios, economizadores, etc.

X – Anunciarás serviços impossíveis de serem realizados, como, por exemplo, reparo de airbag que inflou num impacto e que só tem uma solução: ser substituído.

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15 Comentários
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Marcos 22 de novembro de 2021

Fui enganado na retifica v maria.
Um carro popular valendo 10.000 pra retificar cabecote, me levaram 5600 reais. E furtaram meu telecomando da chave que faz atuar a fechadura das portas codificaram outro transpondee so para o carro prgar.

Nunca leve seu carro lá.

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Marcos 24 de maio de 2021

Eu levei o ford ka ano 2000 no mecânico,o pivô com folga e terminal de direção estava ruim…….Ele condenou minha caixa de direção !
Ele mal sabe que trabalhamos em Marina,mechemos com tratores,lanchas etc.
tenho uma pequena noção .
resumo : não fiz o serviço com ele e levei em outro mecânico que deixou bem claro,sua caixa de direção esta normal !
Políticos de macacão com graxa.

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André 30 de novembro de 2020

Adoro essas matérias do Boris porque os picaretas sempre se entregam.

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DANIEL MENDES DE LIMA 21 de junho de 2020

Cara, esse Boris Feldman está precisando passar por uma reciclagem. Obviamente muitos destes itens colocados aqui realmente são má fé mas, a parte da troca do tensor e chamar o fabricante de picareta? Puts, ele é um imbecil. Bóris, troca-se o tensor por um motivo muito simples: Economizar na mão de obra! Conta pra gente o que acontece quando um tensor trava meu querido! E outra, conta pra gente qual é a quilometragem correta da troca do tensor! E a melhor, conta pra gente o motivo de alguns motores serem obrigados a trocar a correia com 40 mil km, outros 60 mil km, outros 120 mil km… Então o fabricante é picareta também?

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Renan 22 de junho de 2020

Perfeita colocação.
É a tal da preventiva. Assim como a limpeza dos bicos e TBI. Não é pq não tá falhando que não precisa fazer. São serviços preventivos.
Infelizmente tem mto picareta por ai, aí nós que somos honestos acabamos pagando o pato.

AutoPapo
Boris Feldman 22 de junho de 2020

Prezado Daniel

A mentira repetida vai virando verdade!
A troca do tensor junto da correia só é recomendada pela Renault, entre os manuais que eu consultei. Um mecânico bom e honesto sabe perfeitamente se o rolamento está com problema ou não. E mais, se os das rodas traseiras suportam o peso do carro e duram centenas de milhares de quilômetros, porquê o da correia vai pifar antes dos 100 mil km? E porque o da Ford dura os mesmos 240 mil km da correia banhada em óleo?
Não tem que trocar rolamento bom nem limpar bico injetor limpo “preventivamente” É empurroterapia e estamos conversados.
Mas, aos mecânicos “trocadores de peças” não faltam argumentos. E ainda são apoiados, é claro, pelas empresas fabricantes das correias que juntam rolamento e correia num pacote só. Assim, dão força ao falso argumento e todo mundo fatura às custas do consumidor.

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Correa 21 de junho de 2020

Isso é leve, pior e quando o sujeito vai trocar os pneus e condenam amortecedor, coxim, pivô, ponteiras, balança e etc…
Eu não caio nessa.

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Igor 21 de junho de 2020

Vergonha alheia dessa matéria feito por quem tem preguiça de consultar um bom mecânico para se orientar antes de sair falando abobrinha.

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Mario 21 de junho de 2020

O bico e o tbi sujam mesmo sem o combustível ser adulterado, o alcool forma tipo uma camada de açúcar e. Oxida a ponta do bico pela presença de água e, a gasolina, mesmo a aditivada forma sujeira por carbonização mas o alcool e a gasolina aditivada formam em proporção menor, a limpeza deve ser feita não constantemente, mas quando tossir e dar falha de partida no carro, o tensot da correia dentada é aconselhada a cada troca de correia por questão de segurança, tanto que vende o kit de correia e tensor

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Jair Oliv Moreira 22 de junho de 2020

Concordo em partes, acho prudente e alternância de bandeira diferente nos abastecimentos, pq elas usam aditivos diferentes, faço está prática e nunca fiz limpeza de tbi e bicos.

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Anderson Liberman 20 de junho de 2020

Faltou o empurrãozinho do alinhamento da suspensão traseira, incluindo cambagem das rodas.

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Tonho 20 de junho de 2020

Faltou….. Completar o nível dos câmbios dualogic com fluido de freios.
Isso vi aos montes.

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Sergio 20 de junho de 2020

O tensor ser trocado nas trocas de correia é aconselhável!
Antes de mandar trocar a correia, o rolamento do tensor começou a zoar!

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Leandro Garcia de Almeida 20 de junho de 2020

Sobre o item IV, da pra ver que a matéria foi feita por um leigo, que nunca, jamais colocou as mãos em um motor pra trocar uma correria dentada,trabalhei em concessionárias de 4 marcas diferentes em 12 anos de profissão e em nenhuma delas o fabricante aconselha trocar apenas a correria dentada, sempre o rolamento tensor deve ser sim trocado.

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Paulo R D F:. 20 de junho de 2020

Tem mais três clássicas, quando a correia do motor está um pouco frouxa, tem que trocar o alternador e a bateria e lá se vão mais R$ 2.000 !!! Também tem a das pastilhas de freio grátis, mas tem que retificar os tambores de freio pois tem sulco, mais R$ 1.500 , completar o nível do óleo e aí vai ….

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