Carros mais vendidos? Esqueça! Eis os 10 favoritos dos brasileiros no varejo

Os veículos mais vendidos não são, necessariamente, os mais queridos; veja quem vendeu bem para o consumidor final, no varejo

carros preferidos brasileiros
Conheça os modelos mais vendidos para pessoas físicas (Arte: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 16/01/2022 às 08h33
Atualizado em 11/08/2022 às 16h25

O ranking de emplacamentos da Fenabrave mostra os carros mais vendidos de 2021, mas a lista não reflete bem que aqueles veículos, em si, sejam os mais desejados de fato pelo cliente final “comum”, no varejo. Isso porque há uma boa parcela das negociações que são feitas por vendas diretas, ou seja, são automóveis e comerciais leves que, em geral, são negociados para empresas – como locadoras e grandes frotistas.

VEJA TAMBÉM:

O AutoPapo resolveu mostrar os 10 carros mais vendidos com base nos registros mensais no varejo – ou seja, os modelos entregues a pessoas físicas. Foram considerados os números fornecidos pela mesma Fenabrave, porém apenas os meses em que o carro foi negociado – com exceção de problemas na produção, como Chevrolet Onix e Onix Plus, que ficaram sem produção por quatro meses.

Os 10 carros mais vendidos do Brasil no varejo

Desta forma, modelos como as picapes Fiat Strada e Toro (os dois comerciais leves mais vendidos do país e a compacta, o veículo mais comercializado em 2021) nem despontam no top 10, pois boa parte de seus emplacamentos é para Pessoas Jurídicas.

Ao mesmo tempo, Toyota Corolla Cross e Fiat Pulse, mesmo com menos tempo de mercado que a maioria dos rivais, na média mensal, ficaram nas primeiras posições entre os 10 carros preferidos do público.

1. Hyundai HB20 – 5.874 unidades/mês

Hyundai HB20 Sense
HB20 é o líder entre os carros mais vendidos no varejo

O compacto da marca sul-coreana é um dos modelos com menor índice de vendas diretas do mercado. Nos 12 meses de 2021, o hatch teve 70.499 unidades emplacadas no varejo, 81,5% do volume total comercializado no ano passado. Com isso, vence com folgas o ranking dos 10 carros preferidos do público.

2. Chevrolet Onix – 4.722 unidades/mês

chevrolet onix hatch lt vermelho lateral
Apesar da paralisações nas fábricas da Chevrolet, Onix ainda ficou em segundo lugar

Pelos critérios, valem os meses à venda para produtos novos lançados. O Onix só foi vendido em pouco mais da metade do ano, só que por questões de paralisações na produção devido à falta de semicondutores. Aí, não teve jeito e o Chevrolet fica na vice-liderança.Mesmo assim, olha o desempenho comercial do hatch em pouco tempo? Foram 56.669 unidades emplacadas no varejo. Ano que vem, barbada que retoma a ponta de novo…

3. Hyundai Creta – 4.318 unidades/mês

hyundai creta 2022 creta ultimate 55
Mudança de geração não prejudicou o desempenho comercial do SUV

No geral, o Hyundai Creta produzido em Piracicaba (SP) foi o terceiro SUV mais vendido do país em 2021. Contudo, nas vendas para valer para pessoas físicas, superou os Jeep Renegade e Compass, e fecha o pódio dos carros preferidos do público. De janeiro a dezembro do ano passado, anotou 51.825 unidades.

4. Fiat Argo – 4.053 unidades/mês

fiat argo drive 2021 prata visto de frente
Entre os carros da Fiat, o Argo é o mais vendido para pessoas físicas

O hatch é um dos poucos carros da Fiat que vende mais no varejo. As 48.642 unidades entregues para pessoas físicas em 2021 representaram 57% de tudo que o Argo comercializou no ano passado, o que deixou o compacto entre os quatro carros preferidos do público final brasileiro.

5. Toyota Corolla Cross – 3.563 unidades/mês

10 toyota corolla cross hybrid 2022
Apesar das limitações em termos de projeto, Corolla Cross é bom de vendas

O SUV médio fechou o ano como o Toyota mais vendido do país. No geral, o sedã com quem compartilha nome e plataforma até foi superior, com 34.108 carros emplacados no varejo em todo 2021. Só que as vendas do Corolla Cross começaram em abril e, nesses nove meses, foram 32.702 unidades para pessoas físicas, superando o parente na média mensal.

Mesmo estando com bons números de venda, a Tayota ganhou o título de maior mentirosa de 2021, o Pinóquio de Ouro, graças ao SUV. Como assim? Veja o vídeo de Boris Feldman.

6. Renault Kwid – 3.198 unidades/mês

Renault Kwid Intense
Kwid passará por reestilização em breve

O automóvel mais em conta do país figura melhor nas vendas no varejo do que nas gerais. Se no ranking total da Fenabrave o Kwid ficou em 11° entre os veículos de passeio, aqui aparece na sexta colocação com um total de 38.376 unidades comercializadas para pessoas físicas ao longo de todo o ano passado.

7. Fiat Pulse – 2.993 unidades/mês

fiat pulse impetus 019 large
Recém-lançado, Pulse vem obtendo bom desempenho no mercado

O novato SUV compacto nem bem chegou e já sentou na janelinha dos 10 carros preferidos do público. Com apenas dois meses de venda, o Fiat Pulse somou 5.987 unidades e garantiu ótima média de emplacamentos no varejo, à frente de modelos pesos-pesados que venderam bem durante todo o 2021, como Chevrolet Onix Plus, Honda HR-V, Fiat Mobi e Toyota Corolla.

8. Chevrolet Onix Plus – 2.965 unidades/mês

traseira do onix plus midnight rodando em rua brasileira
Chevrolet Onix Plux é o sedan mais vendido do país no varejo

Outro que teve a produção parada por mais de quatro meses devido à crise dos chips automotivos, o sedan compacto comprovou sua força ao figurar entre os carros preferidos do público. Foram 35.590 unidades negociadas no varejo durante todo o ano, com uma incrível recuperação em novembro e dezembro, após a normalização da produção.

9. Honda HR-V – 2.906 unidades/mês

honda hr v 2021 5
Honda HR-V mantém público fiel

Prestes a ganhar nova geração no Brasil, o SUV compacto prova que mantém sua legião de fãs. De janeiro a dezembro de 2021, o HR-V totalizou 34.882 veículos comercializados para pessoas físicas, provando que é um dos carros mais desejados do público em geral, já que isso representou 90% de tudo que o crossover emplacou no ano passado.

10. Fiat Mobi – 2.858 unidades/mês

fiat mobi like 2022 cinza
Muitas das vendas do Fiat Mobi são para pessoas jurídicas; apesar disso, ele está entre os carros mais vendidos no varejo

O subcompacto mostra que também se garante muito em… Vendas diretas. O Fiat Mobi fecha a lista dos 10 carros preferidos do público com um total de 34.300 unidades vendidas no varejo – pouco mais da metade (52%) dos emplacamentos gerais registrados pelo carrinho em 2021.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
25 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
huhu 23 de janeiro de 2022

Esse Novo Creta vende muito pouco………..vai entender vejo muitos falando que só tem pouco na rua eu tambem so vi 2 A maioria dessas unidades do creta é do antigo o Novo Creta vende pouco foi o carro mais fracassado de 2021

Avatar
Henrique 21 de janeiro de 2022

Ta ai a prova que brasileiro é tudo noia

Hbagre 20 em primeiro

Puta amcarro feio ,caro e vende

Cara serio a nasa precisa vir estudar nós

Avatar
Adamastor 21 de janeiro de 2022

Eu acredito que quando esses motores turbo, alimentados com o corrosivo etanol começarem à dar problemas, vai haver grandes prejuízos aos consumidores. Que venham logo os motores elétricos, com uma vasta rede de abastecimento eletrificado, assim a gente dá fim à máfia dos combustíveis que infernizam a nossa vida!

Avatar
Rafael 20 de janeiro de 2022

O pior é ver alguns comprando carro de mais 150 mil com um freio de estacionamento medonho do Corolla Cross pqp! Ain…mas é carro japonês e não quebra…vsf. Brasileiro não tem amor ao seu dinheiro e aceita qualquer coisa, e as montadoras deitam e rolam.

Avatar
Paulo 20 de janeiro de 2022

A ford nem cheira e não fede, queimou-se no mercado brasileiro.

Avatar
ADJAIR 20 de janeiro de 2022

Parece que a VW só está no Brasil em razão do incentivo do governo federal, estaduais e municipais. Não tem nenhum interesse em produzir algo competitivo, tem que investir isso não é com eles.

Avatar
Egydio 20 de janeiro de 2022

Discordo desse ranking como preferido, o fator principal é a disponibilidade e custos, faça uma pesquisa considerando tempo de entrega dos principias modelos produzidos aqui no BR e o resultado desses preferidos estara ai.

Avatar
Ricardo Saad Lucena Cavalcanti 20 de janeiro de 2022

OS CARROS 1000 CILINDRADAS ATÉ QUE ERAM BONS. TIVE 2 PÁLIOS 1.0 E GOSTAVA MUITO. UM DELES FOI 16 VÁLVULAS, EXCELENTE. NEM PARECIA CARRO 1.0
AGORA COM O ADVENTO DOS CARROS COMPACTOS 1000 CILINDRADAS COM 3 CILINDROS, SÃO TUDO UMAS PORCARIAS. TREMEM MAIS QUE VARA VERDE. ACABARAM COM A INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA DOS CARROS 1000 CILINDRADAS. DAQUI A POUCO NEM CILINDROS OS CARROS VÃO TER EM SEUS MOTORES. Ô ENGENHEIROS. AGORA PERGUNTA SE OS PREÇOS BAIXAM. SOBEM AINDA MAIS.

Avatar
Lafayette 20 de janeiro de 2022

Creio que voce não conheça os Turbos, tenho três em casa e todos são ótimos, com bom desempenho e econômicos: TCROSS, POLO e ONIX.

Avatar
Rafael 20 de janeiro de 2022

Bom é ver quando esses carros turbos bombas vão para oficina, os mecânicos fazem a festa!

Avatar
Ricardo Saad Lucena Cavalcanti 20 de janeiro de 2022

Lafayete obrigado pela sua mensagem. O TCROSS é também de 3 cilindros, mesmo sendo turbo? Valeu.

Avatar
Leozeradf 20 de janeiro de 2022

Quem diria que a VW não teria nenhum carro na lista dos 10 mais vendidos para os consumidores finais (varejo).

Avatar
Ricardo Saad Lucena Cavalcanti 20 de janeiro de 2022

A WV tem um público muito fiel a marca. Sempre vendeu bem. O problema dos carros da WV é suspensão dura demais sem conforto.

Avatar
Bruno 20 de janeiro de 2022

Não considerar vendas para cnpj é complicado, pois hoje em dia o número de pessoas que trabalham por conta e possuem cnpj aumentou muito e tendo o benefício de comprar carro com algumas isenções e descontos, é difícil quem vá optar por comprar como pessoa física, porém os veículos que oferecem maiores descontos nessa modalidade são justamente os “comerciais”, como a Toro e a Strada, se não levar em consideração essas vendas, os números serão baixos mesmo, mas não significa que não foram vendidas para consumidor final.

Avatar
MILTON QUADROS 20 de janeiro de 2022

Bom trabalho. Nunca levei a sério o ranking dos mais vendidos considerando a venda para empresas e PCD e o Auto Papo surpreendeu positivamente com essa matéria, depois de decepcionar com matérias de cunho explicitamente de alinhamento ideológico, justo com que esse país já teve de pior.

Avatar
Antonio Carlos 19 de janeiro de 2022

Tenho Hb20 1.0, 2013 e com 125mil baixando óleo. Tive gol 90 vendi com 400 mil e motor sequinho. Me arrependi

Avatar
Polvo 18 de janeiro de 2022

Não tem nenhum modelo da VW na lista? Seria pela falta de carros no mercado ou pelo preço?

Avatar
Ney Verdandi 19 de janeiro de 2022

Como era esperado, nenhum modelo da VW consta no ranking; é o que sempre comento por aqui, a empresa está mais focada em produzir carros de baixo custo, visando atender as grandes locadoras e sua empresa de administração de frotas. A qualidade, robustez, exclusividade e durabilidade ficam em segundo plano. Felizmente o consumidor brasileiro, e graças ao boca a boca, consegue deixar de ser influenciado pela “mídia” e pelos grandes canais de “influenciadores” a serviço da montadora. A utilização de uma mesma plataforma, consegue reduzir custos de produção em até 30%, através do compartilhamento em diversos modelos dos mesmos motores, câmbios, suspensões, estamparias, interiores, tecnologias embarcadas, etc., mas perde-se principalmente em “design”, deixando os carros praticamente idênticos; isso é um dos desafios da engenharia automotiva; sem os investimentos necessários, fabrica-se um modelo top de linha, sem a “exclusividade” necessária, e com quase tudo de um modelo que é praticamente de entrada, mas cobrando-se o dobro. É gratificante quando temos a opção de escolher um veículo com um design inovador como os da Hyundai, Nissan, Honda, Toyota, Peugeot, Citroen, Fiat, Chery, etc.

Avatar
Paulinho 20 de janeiro de 2022

Ótimo comentário, só pecou quando elogiou o desenho dos carros da hyundai, tipo o boca de bagre, sabe qual é ne?
Mas quanto Vw, a hora que eles pararem de fabricar o gol podem fechar as portas igual a ford, porque então põe gerentes de marketing fracos nesta VW, eles se acostumaram vender fuca sem precisar fazer propaganda e pensam que o mercado ainda é assim.

Avatar
Elioricardo 20 de janeiro de 2022

De fato o preço mesmo economizando tá bem puxado vai entender

Avatar
Brito 17 de janeiro de 2022

Da uma fortuna dessa numa porcaria de kuid…do Brasil mesmo…por isso a Ford saiu…fabricava carros de verdade .

Avatar
RuyJr 16 de janeiro de 2022

Acredito q esse ‘ranking’ interesse tanto ou mais q o outro aos q lêem os comentários.
Fica a minha sugestão para q ele passe a fazer parte do conteúdo regular do sítio, sendo divulgado, ao menos, uma vez por mês.

Avatar
Bob CCE 16 de janeiro de 2022

Eu fui o primeiro a comentar

Avatar
Bob CCE 16 de janeiro de 2022

Eu fui o primeiro a comentar. Alguém tem um cigarro?

Avatar
BOB CCE 2 18 de janeiro de 2022

Eu fui o ultimo a comentar. Tenho um mentolado, cerve?

Avatar
Deixe um comentário