‘Doidão’ acelera Civic, Focus e 206 sem óleo: qual dura mais?

Inglês esvaziou o cárter o radiador dos três carros e os acelerou até o limite para descobrir qual deles iria durar mais; será que teve surpresa?

civic 208 focus sem oleo
Mat Watson e suas 3 'vítimas' (Foto: Reprodução | YouTube)
Por AutoPapo
08 de junho de 2020 13:12

O inglês Mat Watson, do site carwow, fez um desafio insano em seu canal no YouTube: esvaziar o cárter e o radiador de três carros e ver qual motor duraria mais. As “vítimas” escolhidas foram um Honda Civic, um Peugeot 206 e um Ford Focus (MK2 europeu).

No começo do vídeo, o canal esclarece que o teste foi feito com carros que seriam sucateados de qualquer forma. Qual levou a melhor? Veja o vídeo (em inglês).

Vale esclarecer que tudo foi feito por profissionais em um circuito fechado – mas com muita sujeira. Após esvaziar o cárter e o radiador, os carros foram ligados e uma pedra foi colocada no pedal do acelerador de cada um e eles passaram a funcionar “cortando o giro”. A partir daí um cronômetro foi disparado para saber qual dos três carros iria aguentar por mais tempo a “sessão de tortura”.

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Qual durou mais?

O primeiro motor a fundir foi o do Ford Focus: ele durou apenas 20 segundos em condição de funcionamento tão extrema. Aos 47 segundos, o Peugeot 206 foi o segundo carro a parar de funcionar.

O Honda Civic foi o campeão! Mas por quanto tempo ele funcionou? Por longos 6 minutos e 22 segundos!!! O desespero de Matt foi tão grande que ele passou a dirigir o sedã japonês até que ele teve o fim mais pirotécnico: enquanto os outros simplesmente pararam de funcionar, o motor do Civic teve uma pequena explosão!

Mas não parou por aí! O inglês ainda colocou Mentos e refrigerante no radiador e no cárter e acionou novamente o motor!!! E o que aconteceu?! O Honda Civic voltou a funcionar (mesmo que por apenas alguns segundos).

Resultado é válido?

O que isso tudo significa? Absolutamente nada! Não foi um teste com qualquer rigor na metodologia e não sabemos quais as reais condições dos três carros antes de eles serem submetidos a condições tão brutais!

Mas se a Honda já tem fama de construir carros com uma durabilidade acima da média, com certeza esse fato contribui para inflar ainda mais o ego dos fãs da marca japonesa.

civic 208 focus sem oleo
Mat Watson e suas 3 ‘vítimas’: Civic, 206 e Focus (Foto: Reprodução | YouTube)
SOBRE
44 Comentários
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Hugo Leivas 16 de junho de 2020

Parabéns. Façam outros testes. Gosto de vê-los.

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Marcelo 14 de junho de 2020

Pode ser a estratégia de funcionamento da injeção que fez o Focus e o Peugeot apagarem em poucos segundos. Pra preservar o motor, a alimentação é cortada quando a pressão de óleo permanece baixa por muito tempo. Mas de qualquer forma o Honda é bem resistente.

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Marcilio 11 de junho de 2020

Tenho uma Montana 13/14 e ela não está disfarçando a porta pelo comando da chave, E que pode ser ?

Agradeço

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André Sicuro 24 de agosto de 2020

Põe um bigode e um óculos na chave,não é o ideal,mas já ajuda a disfarçar.

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valentim 10 de junho de 2020

tenho um civic ano 99, o melhor carro que já tive, vou comprar um mais novo mas não pretendo dispor dele não…

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Janduir 10 de junho de 2020

Será que o Ford e Peugeot a eletronica não cortou quando viu a falta de óleo? Esse motores Honda sobra uns 200 ml de óleo no motor, então por isso durou mais. Assistam o vídeo que o Adg fez com o Civic e o tal do militreco… ao abrir o carter, tem muito óleo ainda nos cantos. Daqui a pouco a seita do militreco vai dizer que se tivesse usando militreco, duraria uma hora… sendo que no teste que o Adg fez com o Mille, ele combinou de rodar 10km sem o militreco e depois 20km com o militreco (depois do motor feito)… e na hora do testes, deu pra trás e rodou apenas os 10km com o militreco…

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Alexandre Brasil 12 de junho de 2020

Exatamente isso, eu tb vi o Adg fez e acredito que os outros paro porque o sistema percebeu antes

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Paulo roberto 10 de junho de 2020

206 tem sistema que desliga o motor para preservalo de maiores danos!!!

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Janduir Medeiros de Morais 11 de junho de 2020

Concordo… é como comparar um motor de Fusca carburado sem sensor nenhum com um carro mais moderno, com sensores pra todo lado… Mas os fã boy de carros japoneses chegam ao climax com um comparativo desses…

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tiago 29 de janeiro de 2021

tenho um civic e te garanto q tem mais sensores q os outros e bem mais tecnologia tbm

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MÁRCIO 10 de junho de 2020

Sou fã da Honda mais acho que teve trapaça,o civic foi o único que não acendeu luz de óleo,com certeza tinha algo no cárter

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Denis 10 de junho de 2020

Acendeu sim, várias luses estavam ligadas.

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Cristian Breis 10 de junho de 2020

Todos os civics são carros muito bons e bonitos…e os vovorolas são bons mas o único que ficou bonito foi último além de serem muito mais caros que honda

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War 9 de junho de 2020

Eu tenho Civic 2004, eu gosto muito sou Vou trocar se for por outro mais novo. Quando puder e claro.

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Victor Reinaldo Rizatti 9 de junho de 2020

Honda e corola estes sim são os melhores o resto é sucata

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Julio 9 de junho de 2020

Não era um Mondeo… Era um Focus

AutoPapo
AutoPapo 10 de junho de 2020

Olá, Julio…

Sim, era um Focus MK2 europeu.

Obrigado e abraço

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Moises Oliveira Antunes 9 de junho de 2020

Eu tenho um Honda Civic e o considero o melhor carro que eu já tive. Recomendo muito

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Marcos 9 de junho de 2020

Tudo bem mais porque a luz do no painel na acende

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Emilio Sngelo 9 de junho de 2020

Não estou surpreendido com esta informação pois o meu onda surpreendeu me pela positiva, bati uma pedra e furou o Carter numa zona perigosa continuei a andar 40 km a procura de uma bomba pra comprar o óleo, no momento quando meti o óleo ouvi um ruído estranho no motor depois puxei com o brackdown pra casa dia seguinte fexei o furo com dedo meti óleo e o motor voltou a funcionar normalmente, logo tirei o Carter e mandei sdar até hoje uso o meu honda e não o troco por nenhum plástico descartável. Tiro chapéu nestes motores, jealous down.

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ANDERSON MAGALHAES 9 de junho de 2020

Eu tenho um fusca 1982 otimo carro nao troco por nenhum desses de plastico de hj em dia vica meu 1300l

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Leandro 9 de junho de 2020

Se colocar militec no motor acende a luz do óleo porém já foram feito testes com o adg e dá para andar 20 km e o motor não bateu com um Civic aqueles do ano 2001 a 2006.

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Carla Gomes 9 de junho de 2020

Que coisa mais inútil. Se tivesse ido cortar gramas teria sido melhor.

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Flavio 9 de junho de 2020

E vcs tão discutindo por isso todo carro e bom e só manter ele não só andar tem que fazer as manutenção adequada que ele vai durar anos com vcs

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Mauricio 9 de junho de 2020

É um Ford Focus MK 2, não um Mondeo!

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oladimeji adefisayo aiyemi 9 de junho de 2020

Aqui é focus, na europa era mondeo

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gustavo 9 de junho de 2020

é um focus mk2…

AutoPapo
AutoPapo 10 de junho de 2020

Isso mesmo! Obrigado!

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Naldo 8 de junho de 2020

Esqueceram de acender a luz de óleo do painel do honda,pra parecer q o motor estava realmente sem oleo kkk.

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Naldo 8 de junho de 2020

Esqueceram de acender a luz de óleo do painel do honda,pra parecer q o motor estava sem oleo kkk.

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Mike 8 de junho de 2020

No Top Gear (canal fechado) fizeram um teste similar o Honda não quebrava mesmo…kkkk

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Wellington Alvim 8 de junho de 2020

Tenho um Honda Civic 2017. Carro é maravilhoso, excelente de dirigir, confortável, seguro e a revenda fácil.
Nada a reclamar de carros da honda .
Pelo menos do civic não.

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Pontes 9 de junho de 2020

Tenho city 18, também nada a reclamar muito pelo contrário.

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ANDRE GUTTLER 8 de junho de 2020

Essa brincadeira é como andar de jetski, a maneira mais rápida de ir a lugar nenhum.

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Samarone 8 de junho de 2020

O motor do Honda tava com militec, kkkkkk.

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Jefferson 8 de junho de 2020

Não é um focus e um mondeo

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gustavo 9 de junho de 2020

negativo, é sim um focus, mk2

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Jorge Nicolau 8 de junho de 2020

Exatamente por isso que eu não compro carro japonês, nem novo e muito menos usado. O novo é superfaturado, sempre cobram muito mais do que vale em carros mal equipados. E nos usados, quase sempre os proprietários não fazem as revisões pois pensam que seus carros são eternos.

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Michel 9 de junho de 2020

*. Pois em todos os grupos de carros japoneses aqui no Brasil. Todos são extremamente cuidadosos. Se não acredita entre em um e verá.

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Jaime hermel 8 de junho de 2020

Tenho um Honda Civic 2011
Não troco honda nem pôr dois Toyota…

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Rogerio 9 de junho de 2020

Quem tem Toyota não troca por Honda, Corolla é o carro mais vendido no mundo.

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Evanil Aparecido Valente 9 de junho de 2020

Honda Civic e Corolla é o Carro!!!sem comentários.

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Marcos 9 de junho de 2020

Não troco um Corolla por 10 civic

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Victor 25 de agosto de 2020

Tenho os dois e trocaria fácil por Porsches Ferraris Lambos se tivesse condição.

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