CNH social é aprovada no Distrito Federal

Governo investirá R$ 10 milhões para fornecer habilitação gratuita a 3 mil pessoas por ano; Detran prevê inscrições em 30 dias

o que precisa ser feito para tirar a CNH
50% das oportunidades do CNH Social DF serão destinadas ao projeto Estudantes Habilitados (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Com Agência Brasília
Publicado em 11/11/2020 às 15h42
Atualizado em 18/10/2022 às 16h28

Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta quarta-feira, 11, o Decreto nº 41.448, que permitirá que cerca de 3 mil pessoas de baixa renda tirem a Carteira de Habilitação Nacional (CNH) gratuitamente, todos os anos. Serão investidos até R$ 10 milhões para que cidadãos façam o curso, treinamento e emissão do documento. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), as inscrições para o Programa Habilitação Social, conhecido como CNH Social, devem começar em 30 dias.

LEIA MAIS

mao feminina segura carteira nacional de habilitacao cnh
50% das oportunidades do CNH Social serão destinadas ao projeto Estudantes Habilitados (Foto: Shutterstock)

O governador Ibaneis Rocha destacou que o programa é uma forma de ajudar as pessoas a ingressar no mercado de trabalho. “Muitos não tiram a carteira para se divertir ou ir para a faculdade, por exemplo, mas sim para garantir uma renda. Muitos cidadãos trabalham em aplicativos de transporte, número que cresceu durante a pandemia do novo coronavírus”, lembra.

Zélio Maia, diretor-geral do Detran-DF, reforçou que o programa é um resgate a cidadania daqueles que não tem condições de custear a CNH. “Parece algo simples, mas para alguns é um sonho inalcançável. Esse é um projeto que busca a inclusão social, além de fomentar a atividade econômica desse setor”, salienta.

Para o presidente do Sindicato das Auto e Moto Escolares e Centro de Formação de Condutores Classes “A”, “B”, e “AB”, do DF (Sindauto-DF), Francisco Joaquim, não só as autoescolas, mas a população e o governo ganham com o projeto.

Sobre a CNH Social

O Programa de Habilitação Social do GDF atende todas as categorias, incluindo motos (A), automóveis leves (B), caminhões (C) e ônibus e micro-ônibus (D), além de renovação e troca pela carteira definitiva. As inscrições serão feitas pelo site do Detran-DF, por meio do Portal de Serviços do órgão.

Como funcionará a CNH Social no DF:

  • 10% das vagas serão destinadas para pessoas com deficiência;
  • 40% aos beneficiários de programas sociais selecionados pela Sedes e Sejus, sendo classificados conforme critérios estabelecidos por cada pasta;
  • 50% das oportunidades serão dadas ao projeto Estudantes Habilitados.

Os interessados devem estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

A coordenação, gerenciamento e operacionalização do programa ficará a cargo do Detran, que também editará normas complementares para execução do projeto, assim como adequações em seus sistemas informativos – propiciando o adequado funcionamento.

Nova carteira de habilitação já está disponível:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Simone Pereira Guimarães Rosa 14 de junho de 2021

Por que não faço parte do artigo 5%,e não atendo ao requisito se sou brasileira de baixa renda, que discriminação usaram para me excluir deste benefício. Muito mal elaborado.e triste isto

Avatar
Juca 22 de março de 2021

Se a pessoa não tem condições de tirar uma CNH vai ter condições de comprar um carro? Fala sério… Dinheiro gasto desnecessariamente, poderia ser melhor gasto com coisas mais importantes.

Avatar
Maicon douglas Ventura almeida 11 de dezembro de 2020

Habilitação social

Avatar
Rosiclea Deusdara de Souza 9 de dezembro de 2020

Quando começa às inscrições voará a CNH social.

Avatar
Maxelton Serpa de Novais 1 de dezembro de 2020

Quero ter a oportunidade de tira minha CNH mas não tenho condições

Avatar
Lara Alves Gomes 13 de novembro de 2020

Eu quero muito fazer ?

Avatar
melayne de Jesus Silva 12 de novembro de 2020

Acho muito injusto somente alguns Estados terem essa ajuda, as empresas estão exigindo carteira aqui em Minas gerais,não são todas mas na área que trabalho está exigindo e por isso estou desempregada. ?
Triste realidade do povo Brasileiro..

Avatar
Fabiana Monteiro Faria 12 de novembro de 2020

E para o estado de São Paulo não vai ter esse benefício.

Avatar
Paulo Ernesto Frederico Diehl 12 de novembro de 2020

EX VI, E OS APOSENTADOS COM ESSA MERRECA PAGA PELO INSS , NÃO TERÃO ESSE BENEFÍCIO E CONTINUARÃO SENDO ACHACADOS A CADA TRÊS ANOS . É O FIM DA VÁRZEA .

Avatar
José de Ribamar neves santos 12 de novembro de 2020

Eu preciso pra trabalhar precisava muito dessa CNH não tenho condições de tirar sou desempregado faço bico preciso muito mesmo min ajude por favor

Avatar
Deixe um comentário