Honda será 1ª a produzir carro que anda sozinho em trânsito pesado

Montadora recebeu autorização do governo japonês e irá lançar no ano que vem o primeiro modelo autônomo nível 3 produzido em massa

honda legend hybrid
Honda Legende será autônomo nível 3 (Foto: Honda | Divulgação)
Por Felipe Boutros
Publicado em 11/11/2020 às 14h18

A japonesa Honda divulgou nesta quarta-feira (11) que será a primeira montadora do mundo a produzir, em massa, carros autônomos de nível 3. Isso significa que ele será capaz de andar sozinho no trânsito congestionado das grandes cidade.

“A Honda está planejando lançar as vendas de um Honda Legend equipado com o equipamento de direção automatizado recentemente aprovado” antes do final de março de 2021, disse a Honda em um comunicado à imprensa.

O governo japonês concedeu uma certificação de segurança à tecnologia de direção autônoma da Honda “Traffic Jam Pilot”, que permite legalmente aos motoristas tirar os olhos da estrada.

VEJA TAMBÉM:

honda legend hybrid

Quais são os níveis dos carros autônomos?

Os carros autônomos são classificados em 6 níveis, de 0 a 5. O nível mais básico é que inclui, por exemplo, o controle de velocidade de cruzeiro – o cruise control, popularmente chamado de piloto automático. O nível máximo é o de veículos que dispenaam volantes ou pedais de freio e aceleração.

Hoje, os modelos mais luxuosos estão classificados como carros autônomos nível 2, que podem controlar sua própria velocidade e direção, mas devem ter um motorista alerta capaz de assumir o controle o tempo todo.

No nível 3, o que a Honda irá empregar no Legend, um sedã de luxo, o carro pode dirigir sozinho sob certas condições, mas o motorista humano deve estar pronto para assumir o controle a qualquer momento.

Além do conforto, um carro autônomo trará outras vantagens. “Espera-se que os carros autônomos desempenhem um grande papel ajudando a reduzir acidentes de trânsito , fornecer transporte para os idosos e melhorar a logística”, disse o Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão.

Boris Feldman fala da vantagem desse tipo de carro. Confira:

Corrida pelo carro autônomo

Hoje, a batalha pela tecnologia que permitirá o carro autônomo está sendo travada por montadoras, mas empresas de tecnologia como a Mobileye e a Alphabet, controladora do Google, também investindo bilhões de dólares em um campo que deverá impulsionar as vendas de automóveis.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Atoldo Nunes 11 de novembro de 2020

Acho melhor produzir DRONES para que possa substituir a grande frota de helicópteros ultrapassada que hoje são utilizados na locomoção e trajetos urbanos6 e rurais.

Avatar
Deixe um comentário