Posso comprar placas Mercosul em outra cidade, onde o preço é menor?

Novas placas de identificação veicular (PIV) não têm valor tabelado; saiba o que pode ser feito para economizar na substituição ou 1º emplacamento

renault kwid branco com placa mercosul e uno prata com piv placa de identificacao veicular cinza de fundo
As placas padrão Mercosul devem ser adotadas no primeiro emplacamento ou transferência de município (Foto: Shutterstock)
Por Laurie Andrade
25 de maio de 2021 12:35

Polêmicas, as “novas” placas de identificação veicular (PIV) já são realidade no Brasil. E para auxiliar os proprietários de veículos que precisam das chapas com o padrão atualizado, buscamos alternativas com o menor custo possível. Saiba quando é necessário e a melhor forma de comprar as placas Mercosul.

VEJA TAMBÉM

A adoção das placas Mercosul é obrigatória nos seguintes casos:

  • Primeiro emplacamento;
  • Mudança de categoria do veículo;
  • Roubo, furto, extravio ou dano da placa;
  • Mudança de unidade federativa; e
  • Instalação de segunda placa traseira.

Mas os proprietários que desejarem – por vontade própria – utilizar as novas placas também podem fazê-lo.

Preços

O AutoPapo fez, no início de 2020, um levantamento do preço das PIV em cada estado brasileiro. Acontece que, dentro de uma mesma unidade federativa, os valores podem mudar. Na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, por exemplo, o par das chapas para carros varia de R$ 80 a R$ 200.

Já que as placas com novo padrão não possuem a tarjeta do município, questionamos a Associação Nacional dos Fabricantes de Placas Veiculares (Anfapv) se era possível adquiri-las em outra cidade. A entidade nos confirmou que sim, os proprietários de veículos podem comprar as placas Mercosul em qualquer munício do estado em que vão registrá-lo.

Atenção! Não há regulamentação de preços cobrados pelas estampadoras, sendo de livre escolha do proprietário do veículo se dirigir àquela de sua preferência. Caso se sinta lesado pela cobrança de preços abusivos, o consumidor deve procurar o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) para registrar uma reclamação e obter orientações de como proceder.

Além de comprar a placa Mercosul, como instalá-la

No geral, o registro inicial ou primeiro emplacamento de veículo nacional ou importado é realizado após a vistoria de identificação veicular.

Confira o passo a passo para emplacamento:

  1. No site do Departamento de Estadual de Trânsito (Detran), acesse o formulário eletrônico de emplacamento e selecione o tipo (como primeiro emplacamento);
  2. preencha o formulário eletrônico e clique em “Solicitar”;
  3. com a ficha de cadastro emitida, confira as informações, imprima-a e assine-a;
  4. em seguida, clique em “Confirmar”. O Documento de Arrecadação Estadual (DAE) será emitido. Efetue o pagamento na rede bancária credenciada;
  5. depois faça o agendamento da vistoria – obrigatória em alguns municípios, a checagem só pode ser realizada após o pagamento da taxa de serviço;
  6. dirija-se à Unidade de Atendimento do Detran para realização da vistoria;
  7. após ter o veículo aprovado na vistoria, vá ao setor de emissão de documentos da unidade de trânsito e solicite a autorização para compra de placas;
  8. após a compra das placas*, retorne à unidade de Atendimento do Detran e solicite a emissão do Certificado de Registro de Veículo Eletrônico Digital (CRV-e).

* O proprietário do veículo deverá providenciar a fixação das placas.

Substituição das placas cinza por placas Mercosul

É a Resolução nº 780/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que dispõe sobre o novo sistema de PIV. Além de tratar do processo de adoção e do detalhamento das chapas, o texto afirma que é possível adotar voluntariamente a placa Mercosul.

Na transição das placas cinza para Mercosul, é feita a substituição automática do segundo caractere numérico por uma letra, conforme padrão pré-estabelecido. Entenda como ficará a sua placa Mercosul:

No caso de substituição do padrão LLL NNNN pelo Mercosul LLLNLNN, é adotada a tabela equiparativa apresentada abaixo para troca do antepenúltimo caractere de número para letra, a fim de que haja uma relação direta entre a antiga e a nova placa.

Placa cinza Placas Mercosul
0 A
1 B
2 C
3 D
4 E
5 F
6 G
7 H
8 I
9 J

Veja o exemplo: a placa anterior ABC 1234 será substituída pela nova placa com o padrão alfanumérico ABC1C34.

A faixa de letras de “A” a “J” será utilizada apenas para a conversão do modelo antigo para a placa Mercosul, de forma a permitir a convivência entre ambos os modelos e possibilitar a consulta por ambos os critérios de chapas.

É possível escolher os caracteres da placa Mercosul?

AutoPapo questionou ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) se o proprietário pode escolher a combinação de números e letras da nova placa padrão Mercosul. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a possibilidade de alterar o código alfanumérico da chapa é determinada por cada Detran. Provavelmente os que já ofereciam o serviço o mantém ativo.

50 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
MARCOS 20 de setembro de 2021

ESSE É UM DOS MOTIVOS DO AUMENTO DE ILEGAIS BRASILEIROS TENTANDO ENTRAR NOS U.S.A …..

Avatar
yuri 2 de setembro de 2021

Assim como a tomada de 3 pinos, a placa brasileira ganhou como a mais feia do planeta Terra.

Avatar
José Rivelino Martins 28 de julho de 2021

Antes os carros antigos tinham direito a placa preta por serem mais de 30 anos e com mais de 80% de originalidade, agora com esta coisa feia do mercosur não tem mais, porque o DETRAN não volta a autorizar as placas pretas mesmo mantendo este modelo horroroso ?? PODIAM PELO MENOS FAZER ALGO DE BOM NESTA COISA AÍ NÉ ??

Avatar
José Rodrigues Neto 15 de junho de 2021

Esta troca de placas pelo detran ou qual for órgão,não é uma ideia é mais uma falta de imaginação de um parlamento analfabeto, além de burro.

Avatar
Raimundo 30 de maio de 2021

Essa configuração deveria ser para os novos carros fabricado
Os anteriores já são bastante taxados

Avatar
Nivaldo 30 de maio de 2021

Tudo máfia nesse País. Absurdo essas vistorias para tomar dinheiro do povo, dono de carro sofre extorsão de tudo que é malandro.

Avatar
Marcelo 30 de maio de 2021

Aqui deveria ser como nos EUA cada cidadão ter a sua placa, vendeu o carro tira sua placa e o próximo dono coloca a dele de resto é só pagar o veículo e transferência de nome, pois as outras identificações já estão em cada placa de cada cidadão

Avatar
Tony 30 de maio de 2021

Parabéns, nosso país só tem bandidos

Avatar
Antônio José de Melo 30 de maio de 2021

Como eu fico sabendo que necessário a troca das placas

Avatar
Roni Araujo 29 de maio de 2021

Como foi citado que em Belo Horizonte minas gerais a placa custa entre 80.00 a 200.00 alguém já foi até uma fábrica de placa de Belo Horizonte para saber realmente o valor da placa uma coisa e vc ir até a fábrica outra coisa e vc paga pela placa para um atravessador em BH donos de fábrica de placas levam a fama de ladrão pelo alto custo da placa sendo quem eleva o preço são outras pessoas

Avatar
Jose Carlos Gimenez 8 de setembro de 2021

Opa, boa tarde, cara em BH esta na faixa de 150 reais, eu estou tentando ate fazer la, na minha cidade interior de MG tao me cobrando o absurdo de 280 reais.. Ehhh sao joao del rei veia.. cidade da máfia!

Avatar
Redpill 29 de maio de 2021

Ninguém aprendeu com o kit primeiros socorros e o extintor de incêndios . Segue o mesmo objetivo , inventam noivos pra arrecadar sempre mais.

Avatar
Luiz Antonio Raymundo 29 de maio de 2021

Em Guarulhos o preço gira em torno de 100 e 150 reais o par de placas Mercosul.

Avatar
Edson Haitman 29 de maio de 2021

Como montar um negócio para vender a placa?

Avatar
Silvio Garrido 29 de maio de 2021

Que segurança tem as placas novas se não possuem lacre?
Os bandidos podem trocar de placas nos carros roubados e até fazer placa clone de veículo identico e ficar rodando despercebido.

Avatar
Cláudio 29 de maio de 2021

Aqui em Itabirito MG cobram em média 280,00 reais, aqui e carteo em tudo, gasolina placas automotiva e etc.

Avatar
Herculano José Lima Figueiredo 1 de junho de 2021

Vc pode comprar a placa em qq outra cidade do seu estado, garanto para vc que consegue pela metade do preço.

Avatar
Marlon 28 de maio de 2021

Paguei 130.00 aqui em Brasília

Avatar
Cícero santos 29 de maio de 2021

Onde q vc pagou 130 aqui Brasília, mudando a placa têm que mudar documentos

Avatar
Walker 28 de maio de 2021

E aqui em Manaus só o Detran que faz essa placa Mercosul e cobrão um absurdo não sei se outros estado e assim

Avatar
Carlos Augusto 28 de maio de 2021

Qual a vantagem em fazer a troca @?

Avatar
Armando russo 28 de maio de 2021

Até hoje não conseguir ver placa a preços bom , tudo sacanagem , na minha cidade e 300,00 e tive a felicidade de comprar um carro em Um leilão , onde o mesmo era de Santa Catarina e m fizeram um assalto cobraram 600,00 um absurdo , tive pagar ou não andava no carro , sabem que precisamos , então cobram a vontade

Avatar
Franc 28 de maio de 2021

O objetivo deste modelo MERCOSUL é a maior combinação possível para uma demanda futura, visto q a atual configuração de combinação já está próximo de findar.

Avatar
Welter 28 de maio de 2021

Fico me perguntando qual a finalidade desta troca,antes voce identificava com facilidade o veiculo suspeito que esta rondando seu bairro sua rua a informação facilitava as autoridades e hoje ficou difícil saber de qual cidade ou estado o veiculo procede.

Avatar
César 28 de maio de 2021

O Brasil era talvez o último país do mundo onde as cidades aparecem nas placas dos veículos. Mesmo porque é uma informação que não diz nada. Qual é a diferença do veículo suspeito ser de um ou outro lugar? Somente o fato de ser de outra cidade faz dele um suspeito? Além disso a informação pode facilmente ser consultada pelo aplicativo Sinesp.

Avatar
Gerson Gabriel de Souza 27 de maio de 2021

Boa tarde, gostaria de obter informações de como abrir uma empresa de estamparia de placas e saber quais equipamentos comprar e fornecedores destes equipamento desde ja obg.

Avatar
Airnton 26 de maio de 2021

Quem falou que pode comprar placas modelo mercosul fora do município onde o veiculo esteja registrado? Este onde eu sei isto não pode. Poderia esclarecer melhor como pode ser comprado está placa fora do município onde o veiculo está registrado? Esta informação não procede. Aguardo esclarecimento. Obrigado

Avatar
Antônio Nogueira 26 de maio de 2021

Excelente poder comprar em outro município, aqui em Juiz de Fora tabelaram a R$ 300,00… nada menos!!!

Avatar
Antônio 29 de maio de 2021

Vergonhoso !

Avatar
Luis 26 de maio de 2021

Para o fabricante de placa vender a 80 reais tem que tá passando fome, já o mesmo paga mais de 50 para os órgãos responsáveis…

Avatar
Luiz 29 de maio de 2021

Então na capital mineira e grande BH já morreram todos de fome porque desde o início o preço fora em torno de 100,00 não essa safadeza que fazem em outras cidades do estado cobrando 400% a mais.

Avatar
gil 26 de maio de 2021

Para que ? Apenas para trazer mais burrocracia? Com a placa padrão do mercosul se vc comprar um carro de outro município não é necessário fazer a mudança do nome da cidade isso reflete em economia de dinheiro e tempo. Casso queira colocar o nome do estado e município é possível adquirir proteção para as placas e nelas consta o nome do município e estado. (muito mais simples)

Avatar
joao batista 26 de maio de 2021

Deveria constar na placa Mercosul o nome da cidade e o estado a que pertence

Avatar
gil 26 de maio de 2021

Para que ? Apenas para trazer mais burrocracia? Com a placa padrão do mercosul se vc comprar um carro de outro município não é necessário fazer a mudança do nome da cidade isso reflete em economia de dinheiro e tempo. Casso queira colocar o nome do estado e município é possível adquirir proteção para as placas e nelas consta o nome do município e estado. (muito mais simples)

Avatar
Rodrigo 26 de maio de 2021

Brasileiro tipico.. adora uma burocracia.

Avatar
Wilson Cruz de Oliveira 28 de maio de 2021

Está placa , serve só pra ajudar o ladrão
Por isso tiraram nome da cidade estado

Só pra auxiliar o ladrão

Avatar
Geraldo 29 de maio de 2021

Concordo essas placas merco sul só vai facilita os bandidos a roubar tem que dá um geito de lacra as placas de novo na minha opinião

Avatar
Vicente Menezes de Paula 29 de maio de 2021

Caro amigo, o lacre não dificulta em nada o roubo da placa, um pequeno alicate o corta com a maior facilidade.

Avatar
David Vieira 26 de maio de 2021

Sou contra essa troca de emplacamento em transferência de proprietário, na minha opinião poderia ser a critério do dono. Já nos casos de primeiro emplacamento aí sim concordo com novo padrão Mercosul.
A maioria dessas empresas que fabricam as placas tem políticos envolvidos, podem levantar.

Avatar
Eduardo Guimarães 26 de maio de 2021

Já foi levantado, isso tem o maior esquema, como quase tudo no país é uma máfia muito grande, muitos grandes do poder público envolvidos na roubalheira.
Normal, Brasil sendo Brasil também nas placas.
Nesse país só vai pra frente se for ladrão, sonegador….

Avatar
Eduardo Guimarães 26 de maio de 2021

Já foi levantado, isso tem o maior esquema, como quase tudo no país é uma máfia muito grande, muitos grandes do poder público envolvidos na roubalheira.
Normal, Brasil sendo Brasil também nas placas veicular.
Nesse país só vai pra frente se for oãrdal, sonegador….

Avatar
Elias Pereira Da Silva 29 de maio de 2021

Uai mais tem ué trocar na transferência?? Vot..as outras não escisava né..

Avatar
Alexandre 26 de maio de 2021

No caso de transferência de propriedade no Estado de São Paulo ocorre a troca de placas cinza para a Mercosul. O proprietário é obrigado a deixar as placas cinzas onde adquiriu as do Mercosul, ou pode ficar com elas?
Pergunto isso porque no caso de transportar bicicletas poderia usar a antiga como 3ª placa para deixar bem sinalizado e não ter problemas com fiscalização.

Avatar
gil 26 de maio de 2021

Placas do mercosul não tem lacre, ou sejá podem ser fixadas no suporte de bicicletas

Avatar
Cereja 27 de maio de 2021

Entendi, não tinha pensado nisso.
Mas se eu colocar a placa Mercosul em outro local para ficar mais visível no momento do transporte das bicicletas por exemplo, creio que posso ser multado. Não?

Avatar
gil 26 de maio de 2021

As placas antigas são inutilizadas no ato da troca

Avatar
Cereja 27 de maio de 2021

Se eu for até o local do emplacamento já sem as antigas, ou pelo menos sem a da frente que não tem lacre, será que não consigo emplacar as novas e ficar com a antiga?

Avatar
César 28 de maio de 2021

Aqui no Rio Grande do Sul é possível ficar com elas guardadas ou devolver, a critério do dono do veículo. Aliás, é possível mandar confeccionar e depois substituir quando quiser.

Avatar
JOSE CARLOS PONTES 29 de maio de 2021

Nunca tinha pensado nisso,se for pensar bem a placa é sua, então não teria porque vc deixar a antiga pois novamente está pagando pela nova!!

Avatar
Gilberto P. Da Silva 25 de maio de 2021

Quanto custa a placa no.municopio de Belford roxo.
Resposta para gil896706@gmail.com
Obgd

Avatar
Deixe um comentário