Comprou um carro durante a pandemia? Saiba quando emplacar

Prazo para transferência para veículos seminovos também sofreu alterações em razão da pandemia do novo coronavírus

Por AutoPapo 27/01/21 às 14h49
homem em atendimento no detran pa durante a quarentena pandemia novo coronavirus 1
Proprietários têm até o dia 31 de janeiro para realizar o registro de veículo (Foto: Detran PA | Divulgação)

O Conselho Nacional de Trânsito (Contra) revogou a Resolução nº 782, responsável por interromper os prazos de procedimentos afetos aos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, como transferência de veículos e envio de notificações de autuação. Foi então que novas datas para registrar um carro comprado na pandemia e renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram definidas.

LEIA MAIS

Quando registrar o carro comprado na pandemia?

De acordo com o Conselho, o proprietário de veículo novo adquirido entre 19 de fevereiro de 2020 e 30 de novembro de 2020 terá até 31 de janeiro de 2021 para realizar os processos de registro e licenciamento.

Transferência

O caso dos carros seminovos a serem transferidos é um pouco mais complexo. Isso porque os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) puderam estabelecer um cronograma específico para os proprietários efetivarem a transferência dos veículos adquiridos entre 19 de fevereiro e 30 de novembro de 2020.

Ou seja, o prazo pode ser diferente em cada estado. No geral, a determinação nacional era de que a transferência fosse feita até o dia 31 de dezembro de 2020.

Multa por atraso

Em situações convencionais, o Código Brasileiro de Trânsito tem uma tolerância de até 30 dias para registro ou transferência de veículos. Passado esse prazo, o artigo 233 da Lei de Trânsito prevê infração passível de multa grave no valor de R$ 195,23.

SOBRE
27 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ivonete Maria da Silva 14 de julho de 2021

Vou tranferir o documento de um veiculo que comprei.
Consegui o agendamento 2 depois da data preenchida pagarei multa e vão ser tirados pontos da minha CNH?

Avatar
Adriel 13 de julho de 2021

Bom dia comprei um veículo q o antigo dono demorou mais de 30 dias pra tranferir. Ele transferiu uma semana antes de transferirmos para meu nome e agora consta uma multa por passar de 30 dias no documento q já está no meu nome.

Avatar
Jose gil de souza 12 de julho de 2021

Boa noite Estou comprando um carro hoje dia 12 de julho 2021 mais só estou conseguindo agendar a vistoria no Detran so dia 26/08/2021 eu tenho quê pagar multa se a culpa não é minha.
Mim ajuda ai meus amigos

Avatar
Julian 2 de julho de 2021

Comprei uma moto no começo do ano e o dono ainda não transferio pro meu nome , já dei toda a documentação e ele disse que já foi dada entrada e que tava enrolando por causa do recibo que foi perdido , se eu devolver a moto a transferência pode ocorrer de vir ainda no meu nome ou tem como cancelar de alguma forma se for a vir ?

Avatar
Henrique Silva 25 de junho de 2021

Comprei um carro não fiz a transferência e o prazo venceu, paguei a multa mas só vou conseguir fazer a transferência daqui alguns dia (esperando o salário cair) posso receber a mesma multa outra vez

Avatar
Maria Clelia Lima 23 de junho de 2021

Comprei um carro dia 21 do 5 não consegui agenda no poupa tempo até a data de vencimento e não consegui fazer pelo saite e atrasei3 dias pago o valor da multa total o esse valor é para qualquer tempo de atraso e onde poço pagar a multa

Avatar
Eduardo 2 de julho de 2021

classico brasileiro desinformado e b*rro. “agenda no poupa tempo” kkkk vai até o banco também pra pagar a multa na boca do caixa, bem mais fácil e prático que internet.. Eu se fosse vc iria pessoalmente no POUPA TEMPO ver a agenda deles se é possível um data próxima para transferir o carro, MUITO mais prático e fácil e barato que despachante, claro! kkkkkkkkkkkkkk

Avatar
Jonas OLIVEIRA 22 de junho de 2021

Comprei um carro em dezembro de 2020 até agora não consegui fazer a transferência será que quando eu conseguir fazer vai ter multa alguém sabe me dizer

Avatar
Givanildo 23 de junho de 2021

Você tem um prazo de 30 dias , após passado esse período será emitido notificação de falta de registro do veículo ART:233 c/c 123,inc,1

Avatar
Eduardo 2 de julho de 2021

Nãoooooo.. de forma alguma, vc tem direito por lei de ficar andando com o carro o resto da vida, se quiser, no nome do antigo proprietário. Fique tranquilo 🙂 Se chegar a multa, procure o órgão de trânsito responsável da sua cidade e obrigue eles a removerem a infração! kk

Avatar
Luiz 14 de julho de 2021

Vc gosta de tirar uma com a cara das pessoas hein , fala serio , ve se , se enxerga otário, vigia hein , um dia vc toma no c….

Avatar
leandro 21 de junho de 2021

Preciso fazer registro de moto zero KM no site do detran,
estou fazendo o processo de preenchimento dos dados do dono do veiculo, anexando os documentos necessario, porem ao tentar finalizar esta dando um erro>
Erro: este Portlet esta indisponivel.

alguem saberia como proceder?

Avatar
Mariângela Ruas campos 1 de junho de 2021

Comprei meu fusca em 7 de outubro de 2020.
Ainda não consegui agendar.a transferência. Já paguei todas as taxa.
Como devo proceder ?

Avatar
ricardo lacerda barbosa 1 de junho de 2021

Gostaria de saber,se tenho que emplacar o carro sem está vencido, para fazer a transferência de proprietário?

Avatar
Francieli Vieira da Silva 30 de abril de 2021

Gostaria de saber até quando e válido a suspensão de multas pelo atraso de transferência em SC?

Avatar
Carlos Henrique forte soares 28 de abril de 2021

Gostaria de saber até quando e válido a suspensão de multas pelo atraso de transferência em Porto Alegre rs?

Avatar
Paulo 22 de abril de 2021

Desejo saber até quando vale a suspensão da multa por atraso de transferência de veículo.
Se o detran rn já voltou a cobrar a multa ou se estendeu o prazo.

Avatar
Renato Gonçalves de Oliveira 31 de março de 2021

Comprei uma moto 18/03/2021 o recibo ja está fechado ambas partes no cartório. Como consigo fazer a transferência? Estou com dificuldades nesta questão

Avatar
Eduardo 2 de julho de 2021

Procure por um otorrinolaringologista, ele dará a entrada nos papéis pra vc 🙂 O bom deles, diferente do despachante, é que não cobram taxas.

Avatar
wagner mello dos santos 23 de março de 2021

Eu vendi um carro e não comuniquei a venda.A multa de 195,23 quem paga eh quem comprou ou quem vendeu após os 30 dias?

Avatar
Cássio 26 de abril de 2021

Wagner. Você tem cópia autenticada do DUT preenchido e com firma reconhecida? A multa pela não transferência é do novo dono, mas para evitar dores de cabeça é melhor notificar ao Detran.
Você tem que provar que entregou o carro ao novo dono para se livrar de pontos e multas, senão enquanto o veículo estiver em seu nome o Detran vai colocar as multas e pontos no seu prontuário. Melhor notificar o Detran e evitar ter que acionar a justiça.
Cometi esse erro e o novo dono tentou imputar as muitas multas que recebeu a mim, mas como eu tinha uma foto do DUT preenchido consegui entrar com processo e transferir todas as multas e pontos a ele. O artigo 134 do CTB previa solidariedade do vendedor nas multas, mas o STF vem criando a jurisprudência de que o novo dono é totalmente responsável pelas multas a partir do momento em que recebe o veículo.
Pelo que entendi o novo dono do veículo (advogado) queria dividir comigo as multas, daí não ter transferido, só que entrei com processo na justiça e ganhei.

Avatar
Diego Pereira Jorge 15 de março de 2021

Comprei o carro em julho de 2020, até agora n consegui transferir p meu nome e nem fazer vistoria por conta da pandemia, Até quando posso fazer a transferência sem levar multa por atraso?

Avatar
Priscila 27 de abril de 2021

Eu tô na mesma questão kkk
Só que minha habilitação é provisória tô com medo de perder

Avatar
Julio 1 de junho de 2021

Meu amigo esse e meu caso tbm

Avatar
Eduardo, o sincero 2 de julho de 2021

Tomará que perca, se é assim pra transferência, imagina no trânsito…

Avatar
Eduardo, o sincero 2 de julho de 2021

Tomará que perca, se é assim pra transferência, imagina no trânsito…

Avatar
Eduardo 2 de julho de 2021

Julho de 2020 até Março de 2021 e não deu até agora pra fazer a vistoria por causa da pandemia?? Liga no 0800 do Detran, peça prioridade.. eles darão um documento válido como prioridade na vascinação (contra COVID e VERGONHA NA CARA). Depois disso, só seguir com a transferência padrão 🙂

Avatar
Deixe um comentário