Comprou um carro durante a pandemia? Saiba quando emplacar

Prazo para transferência para veículos seminovos também sofreu alterações em razão da pandemia do novo coronavírus

homem em atendimento no detran pa durante a quarentena pandemia novo coronavirus 1
Proprietários têm até o dia 31 de janeiro para realizar o registro de veículo (Foto: Detran PA | Divulgação)
Por AutoPapo
27 de janeiro de 2021 14:49

O Conselho Nacional de Trânsito (Contra) revogou a Resolução nº 782, responsável por interromper os prazos de procedimentos afetos aos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, como transferência de veículos e envio de notificações de autuação. Foi então que novas datas para registrar um carro comprado na pandemia e renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram definidas.

LEIA MAIS

Quando registrar o carro comprado na pandemia?

De acordo com o Conselho, o proprietário de veículo novo adquirido entre 19 de fevereiro de 2020 e 30 de novembro de 2020 terá até 31 de janeiro de 2021 para realizar os processos de registro e licenciamento.

Transferência

O caso dos carros seminovos a serem transferidos é um pouco mais complexo. Isso porque os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) puderam estabelecer um cronograma específico para os proprietários efetivarem a transferência dos veículos adquiridos entre 19 de fevereiro e 30 de novembro de 2020.

Ou seja, o prazo pode ser diferente em cada estado. No geral, a determinação nacional era de que a transferência fosse feita até o dia 31 de dezembro de 2020.

Multa por atraso

Em situações convencionais, o Código Brasileiro de Trânsito tem uma tolerância de até 30 dias para registro ou transferência de veículos. Passado esse prazo, o artigo 233 da Lei de Trânsito prevê infração passível de multa grave no valor de R$ 195,23.

SOBRE
32 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
vitor cargas 6 de outubro de 2021

Comprei um carro dia 07012021 e transferi dia 19/022021. Nao transferi dentro fo prazo de 30dias devido a pandemia. Recebi uma multa por passar do prazo. O quadro fazer?

Avatar
Alex 14 de setembro de 2021

Como faço para emitir o boleto para o pagamento dessa multa? ***(Detran-RJ)***

Avatar
Erica Ribeiro 29 de agosto de 2021

Boa tarde!!! Comprei um carro zero em dezembro , só que emplaquei depois de 30 dias. Tem que pagar multa por transferência ?

Avatar
Ivonete Maria da Silva 14 de julho de 2021

Vou tranferir o documento de um veiculo que comprei.
Consegui o agendamento 2 depois da data preenchida pagarei multa e vão ser tirados pontos da minha CNH?

Avatar
Adriel 13 de julho de 2021

Bom dia comprei um veículo q o antigo dono demorou mais de 30 dias pra tranferir. Ele transferiu uma semana antes de transferirmos para meu nome e agora consta uma multa por passar de 30 dias no documento q já está no meu nome.

Avatar
afonso 7 de agosto de 2021

Sabe se ele vai precisar emitir um no o dut?

Avatar
Jose gil de souza 12 de julho de 2021

Boa noite Estou comprando um carro hoje dia 12 de julho 2021 mais só estou conseguindo agendar a vistoria no Detran so dia 26/08/2021 eu tenho quê pagar multa se a culpa não é minha.
Mim ajuda ai meus amigos

Avatar
Julian 2 de julho de 2021

Comprei uma moto no começo do ano e o dono ainda não transferio pro meu nome , já dei toda a documentação e ele disse que já foi dada entrada e que tava enrolando por causa do recibo que foi perdido , se eu devolver a moto a transferência pode ocorrer de vir ainda no meu nome ou tem como cancelar de alguma forma se for a vir ?

Avatar
Henrique Silva 25 de junho de 2021

Comprei um carro não fiz a transferência e o prazo venceu, paguei a multa mas só vou conseguir fazer a transferência daqui alguns dia (esperando o salário cair) posso receber a mesma multa outra vez

Avatar
Maria Clelia Lima 23 de junho de 2021

Comprei um carro dia 21 do 5 não consegui agenda no poupa tempo até a data de vencimento e não consegui fazer pelo saite e atrasei3 dias pago o valor da multa total o esse valor é para qualquer tempo de atraso e onde poço pagar a multa

Avatar
Eduardo 2 de julho de 2021

classico brasileiro desinformado e b*rro. “agenda no poupa tempo” kkkk vai até o banco também pra pagar a multa na boca do caixa, bem mais fácil e prático que internet.. Eu se fosse vc iria pessoalmente no POUPA TEMPO ver a agenda deles se é possível um data próxima para transferir o carro, MUITO mais prático e fácil e barato que despachante, claro! kkkkkkkkkkkkkk

Avatar
Jonas 10 de outubro de 2021

Se “vc fosse ele”… aí vc seria uma pessoa educada, bem-resolvida e madura, não um coitado, um moleque passivo-agressivo que precisa esculachar alguém só pra se achar esperto e inteligente. Certo, infeliz? Cuida dessa auto-estima que tá no chão, já pensou em terapia? Se bem que gente igual você nunca irá, porque o problema é sempre os outros.

Avatar
Jonas OLIVEIRA 22 de junho de 2021

Comprei um carro em dezembro de 2020 até agora não consegui fazer a transferência será que quando eu conseguir fazer vai ter multa alguém sabe me dizer

Avatar
Givanildo 23 de junho de 2021

Você tem um prazo de 30 dias , após passado esse período será emitido notificação de falta de registro do veículo ART:233 c/c 123,inc,1

Avatar
Eduardo 2 de julho de 2021

Nãoooooo.. de forma alguma, vc tem direito por lei de ficar andando com o carro o resto da vida, se quiser, no nome do antigo proprietário. Fique tranquilo 🙂 Se chegar a multa, procure o órgão de trânsito responsável da sua cidade e obrigue eles a removerem a infração! kk

Avatar
Luiz 14 de julho de 2021

Vc gosta de tirar uma com a cara das pessoas hein , fala serio , ve se , se enxerga otário, vigia hein , um dia vc toma no c….

Avatar
leandro 21 de junho de 2021

Preciso fazer registro de moto zero KM no site do detran,
estou fazendo o processo de preenchimento dos dados do dono do veiculo, anexando os documentos necessario, porem ao tentar finalizar esta dando um erro>
Erro: este Portlet esta indisponivel.

alguem saberia como proceder?

Avatar
Mariângela Ruas campos 1 de junho de 2021

Comprei meu fusca em 7 de outubro de 2020.
Ainda não consegui agendar.a transferência. Já paguei todas as taxa.
Como devo proceder ?

Avatar
ricardo lacerda barbosa 1 de junho de 2021

Gostaria de saber,se tenho que emplacar o carro sem está vencido, para fazer a transferência de proprietário?

Avatar
Francieli Vieira da Silva 30 de abril de 2021

Gostaria de saber até quando e válido a suspensão de multas pelo atraso de transferência em SC?

Avatar
Carlos Henrique forte soares 28 de abril de 2021

Gostaria de saber até quando e válido a suspensão de multas pelo atraso de transferência em Porto Alegre rs?

Avatar
Paulo 22 de abril de 2021

Desejo saber até quando vale a suspensão da multa por atraso de transferência de veículo.
Se o detran rn já voltou a cobrar a multa ou se estendeu o prazo.

Avatar
Renato Gonçalves de Oliveira 31 de março de 2021

Comprei uma moto 18/03/2021 o recibo ja está fechado ambas partes no cartório. Como consigo fazer a transferência? Estou com dificuldades nesta questão

Avatar
Eduardo 2 de julho de 2021

Procure por um otorrinolaringologista, ele dará a entrada nos papéis pra vc 🙂 O bom deles, diferente do despachante, é que não cobram taxas.

Avatar
wagner mello dos santos 23 de março de 2021

Eu vendi um carro e não comuniquei a venda.A multa de 195,23 quem paga eh quem comprou ou quem vendeu após os 30 dias?

Avatar
Cássio 26 de abril de 2021

Wagner. Você tem cópia autenticada do DUT preenchido e com firma reconhecida? A multa pela não transferência é do novo dono, mas para evitar dores de cabeça é melhor notificar ao Detran.
Você tem que provar que entregou o carro ao novo dono para se livrar de pontos e multas, senão enquanto o veículo estiver em seu nome o Detran vai colocar as multas e pontos no seu prontuário. Melhor notificar o Detran e evitar ter que acionar a justiça.
Cometi esse erro e o novo dono tentou imputar as muitas multas que recebeu a mim, mas como eu tinha uma foto do DUT preenchido consegui entrar com processo e transferir todas as multas e pontos a ele. O artigo 134 do CTB previa solidariedade do vendedor nas multas, mas o STF vem criando a jurisprudência de que o novo dono é totalmente responsável pelas multas a partir do momento em que recebe o veículo.
Pelo que entendi o novo dono do veículo (advogado) queria dividir comigo as multas, daí não ter transferido, só que entrei com processo na justiça e ganhei.

Avatar
Diego Pereira Jorge 15 de março de 2021

Comprei o carro em julho de 2020, até agora n consegui transferir p meu nome e nem fazer vistoria por conta da pandemia, Até quando posso fazer a transferência sem levar multa por atraso?

Avatar
Priscila 27 de abril de 2021

Eu tô na mesma questão kkk
Só que minha habilitação é provisória tô com medo de perder

Avatar
Julio 1 de junho de 2021

Meu amigo esse e meu caso tbm

Avatar
Eduardo, o sincero 2 de julho de 2021

Tomará que perca, se é assim pra transferência, imagina no trânsito…

Avatar
Eduardo, o sincero 2 de julho de 2021

Tomará que perca, se é assim pra transferência, imagina no trânsito…

Avatar
Eduardo 2 de julho de 2021

Julho de 2020 até Março de 2021 e não deu até agora pra fazer a vistoria por causa da pandemia?? Liga no 0800 do Detran, peça prioridade.. eles darão um documento válido como prioridade na vascinação (contra COVID e VERGONHA NA CARA). Depois disso, só seguir com a transferência padrão 🙂

Avatar
Deixe um comentário