CRV digital: como funciona o novo recibo de compra e venda

Resolução do Contran reuniu todos os documentos de veículos em aplicativo; processos não mudam para quem já tem a versão em papel moeda

crv digital impresso portal
Carteira Digital de Trânsito vai abrigar, além do CRVL-e, o ATPV-e e o CRV digital (Foto: AutoPapo)
Por Laurie Andrade
Publicado em 06/01/2021 às 18h02
Atualizado em 09/02/2023 às 10h25

Entrou em vigor, em todo o Brasil, a Resolução n° 809 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em 24 de dezembro de 2020, que determina os requisitos para emissão exclusivamente digital dos documentos: Certificado de Registro de Veículo (CRV), Certificado de Licenciamento Anual (CLA) e do comprovante de transferência de propriedade.

VEJA TAMBÉM:

Com a resolução, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV-e) passa a conter outros dois documentos vinculados: o CRV (popularmente conhecido como DUT) e o CLA. O CRV também não será mais impresso em Papel Moeda.

O CRV digital tem o mesmo valor que os antigos documentos impressos possuíam. Ou seja, o usuário pode apresentar o documento na versão digital por meio dos aplicativos oficiais do Governo Federal ou na versão impressa em papel A4 branco comum.

ATPV-e

A resolução também determina a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e), que é o comprovante de transferência de propriedade, um serviço oferecido pelo Órgão. Anteriormente a ATPV constava no verso do CRV impresso em Papel Moeda.

No documento, o vendedor e comprador declaram estarem de acordo com a transferência do automóvel, responsabilizando-se pela veracidade das informações declaradas na transferência.

No caso da ATPV-e, o proprietário que deseja fazer a venda do veículo comparece ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e informa que tem a intenção de transferir o veículo ao comprador. Com isso a ATPV-e será preenchida com dados do vendedor e comprador e impressa, para que as partes interessadas reconheçam as assinaturas em cartório.

Feito isso, a ATPV-e com as assinaturas já reconhecidas, poderá ser utilizada para comunicado de venda e transferência de veículo.

Em São Paulo, a entrega do CRV original com reconhecimento de firma (ou nota fiscal e decalque do chassi-veículo zero km) no momento de compra e venda continua obrigatória, mediante agendamento na opção “Retirada/Entrega de documentos-CRV, disponíveis de forma online no portal do Detran SP e ou do Poupatempo.

CRV em papel moeda continua válido

A mudança vale apenas aos veículos registrados a partir de 2021. Os usuários que já possuem o CRV impresso em Papel Moeda não sofreram impactos práticos com a mudança. Nesse caso, o usuário deve realizar o mesmo procedimento realizado anteriormente nas transferências de veículos.

Como baixar o CRLV (com o CRV) digital

Para baixar o aplicativo do CRLV-e, o usuário precisa da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com QR Code (emitidas a partir de 01/05/2017) e de um Smartphone.

Confira, abaixo, o passo a passo completo para a ativação do CRLV-e:

  • Instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)” no seu telefone, disponível nas lojas Google Play e App Store;
  • Realizar o cadastro de usuário no próprio aplicativo;
  • Ativar a conta através do link enviado para o e-mail cadastrado;
  • Para obter a CNH Digital,  o usuário deve validar o seu cadastro por meio do Portal de Serviços do Denatran com o uso do certificado digital ou pessoalmente junto ao Detran da sua jurisdição;
  • Para adicionar o documento CRLV Digital, não é necessário realizar a validação do cadastro, basta informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV (antigo DUT);
  • Gerar a  “Chave de Acesso” com 4 dígitos (PIN);
  • Adicionar a versão digital dos documentos (CNH Digital e/ou CRLV Digital);
  • Visualizar os documentos adicionados.

O CRLV-e somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).

Motoristas poderão transferir carros pela Carteira Digital de Trânsito

Os motoristas detentores da Carteira Digital de Trânsito poderão comercializar veículos. O recurso deverá estar disponível em março para quem baixou e fez o cadastro no aplicativo do governo federal (disponível para celulares com sistema Android e iOS).

Segundo o Ministério da Infraestrutura, nesse sistema não será mais necessário ir ao cartório ou realizar os procedimentos de compra e venda utilizando documentos em papel. Em vez disso, será possível fazer a transação pelo app.

Tanto comprador como vendedor precisam estar cadastrados no Gov.Br, plataforma de serviços do governo federal. Mas será preciso fazer uso da assinatura digital do Gov.Br.

Também será exigido que a documentação do veículo a ser vendido esteja no formato digital. Estão neste grupo carros saídos de fábrica ou transferidos a partir de janeiro de 2021.

Outra obrigação é que o departamento de trânsito do estado (Detran) tenha aderido ao novo sistema. A vistoria continuará obrigatória, devendo ser realizada no Detran do estado do comprador.

Não confunda CRV e CRLV

Devido ao nome parecido muita gente confunde CRV e CRLV, mas esses documentos não são a mesma coisa. O Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV) é expedido anualmente para indicar que o carro está apto a circular pelas ruas brasileiras.

O Certificado de Registro do Veículo (CRV), por sua vez, é emitido para garantir que o veículo foi registrado junto aos órgãos de trânsito.

Outra grande diferença entre eles é a validade dos documentos. Ao contrário do CRLV, que é emitido anualmente, o CRV não tem prazo de duração. Apenas em alguns casos específicos é preciso solicitar um novo documento.

Outra distinção é que o CRV apresenta, anexa, a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV), conhecida como recibo de compra e venda.

Quando é obrigatória a emissão de um novo CRV?

A nova emissão é obrigatória em casos de transferência de propriedade; O proprietário mudar o Município de domicílio ou residência; For alterada qualquer característica do veículo; Houver mudança de categoria.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
198 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
djan castro 24 de novembro de 2022

Excelente reportagem e com conteúdo muito útil!!!

Avatar
Lillian do prado 5 de julho de 2022

Não consigo validar minha foto para finalizar a compra e venda digital.

Avatar
Ozeas 11 de maio de 2022

Não consigo fazer a venda pelo aplicativo, por favor preciso passar o carro para o nome do comprador, como faço?

Avatar
Jhonny Flávio 21 de abril de 2022

P U T A R I A da D E S G R A CA
CAMBADA DOS I N F E R N O S

Eles fazem de tudo pra piorar !

Avatar
Diogo 28 de outubro de 2022

Faz o L

Avatar
Regina 23 de dezembro de 2022

A mudança foi feita pelo governo do Bozo.

Avatar
Raphael 11 de janeiro de 2024

A mudandaça foi em 2020… Era outro governo…

Avatar
Cicerone 18 de abril de 2022

Isso ficou e + brurocratico e cansativo e penoso. aaffe

Avatar
Willian Kaleski Goedert 27 de março de 2022

Engraçado que no aplicativo diz que o estado de SC nao está disponível para transferência

Avatar
luiz 21 de março de 2022

tu fala bonito mas no final acaba tbem criticando rsrsrs…..

Avatar
LUIZCARLOSFRANZONI 18 de março de 2022

daki 10 anos eles vao dizer que vc tem divida com eles dai vamos provar como; se ja acontece com papel, eu fui vitma é apenas modernizar os golpes e ferrrar o povo mas tudo bem os russos vao dar um jeito kkkk rsrsrsrs………aliais um roubo o preço cobrado para trasferir o veiculo onde sera que cabe tanto dinheiro no.. deles,e como vou votar se as leis sao assim mesmo,relacha e goza (marta supleci).

Avatar
Johny 19 de outubro de 2023

Kskskskskskksksksksksksks gente eu acordei dando muita risada dos comentários que resumindo só dia a verdade !! Bom dia pessoal

Avatar
Cintia 15 de janeiro de 2022

Entendi , o DETRAN querendo economizar a impressão do recibo de compra e venda . Não faz o menor sentido , ser eletronico e no final de tudo ter que imprimir ? ! Palhaçada !

Avatar
Victor 22 de fevereiro de 2022

Incrível como a burocracia impera nesse país! Uma coisa que deveria vir para simplificar, torna-se mais uma burocracia! O sistema anterior ao meu ver é melhor apesar de ser uma …

Avatar
Lidia Cristina 4 de março de 2022

Cintia, concordo plenamente com você

Avatar
Rodrigo 26 de julho de 2023

Porque só quem tem habilitação nova pode usar esse serviço ??? Pessoas não habilitadas que tem veículo no nome não pode , só porque não tem habilitação ! Muito erado isso . Deveriam liberar e validar pra assinar pelo gov sem precisar da carteira digital , sendo que lá tem uma assinatura digital pra todos que tem conta prata ou ouro

Avatar
Sidnei alfani 13 de dezembro de 2021

COMO VER ORECIBO DE COMPRA E VENDA

Avatar
João 23 de novembro de 2021

O DETRAN só aplica as regras que foram criadas pelo CONTRAN. Quem escolhe o pessoal que trabalha no CONTRAN é o presidente da república. Ou seja, todas essas regras foram criadas pelo governo federal.

Avatar
Evaldo Prata 2 de dezembro de 2021

O Contran é um órgão federal que cria diretivas para todos os Detran como um regulador. As regras dos Detrans são estaduais e distintas, criadas pelo governo estadual, por isto os IPVA são diferentes e a documentação pedida é diferente em cada estado. Se informe antes de criticar. O erro federal é dar tanta liberdade aos estados, que cri seus feudos propiciando mais arrecadação e corrupção!

Avatar
Welder 30 de dezembro de 2021

Prezado Evaldo. Compreendo sua crítica, porém vale lembrar que infelizmente nao é o governo federal que da liberdade aos estados e sim o STF que concede autonomia aos estados e municípios…

Avatar
luiz 21 de março de 2022

tu fala bonito mas no final acaba tbem criticando rsrsrs…..

Avatar
Lidia Cristina 4 de março de 2022

João, Vc está equivocado.

Avatar
Edson peres machado 3 de novembro de 2021

Eu já paquei o Crlv 2021,pagamento avista,mais não estou conseguindo baixar o documento 2021 digital e nem de papel,o que eu estou fazendo de errado?Não tenho muita prática de informática.

Avatar
Lucas 29 de novembro de 2021

amigo e com o codigo do DUT, so é encontrado no papel de venda do veiculo…

Avatar
Moacirlaine Batista da Silva 18 de setembro de 2022

Dê uma conferida talvez tenha multas

Avatar
Orley 1 de novembro de 2021

Só acho que deveríamos no mínimo ter o certificado de propriedade constando que o veículo é realmente do nome constante no documento de uso obrigatório

Avatar
Sônia Maria Nunes da Silva Squilaro 1 de novembro de 2021

Preciso do recibo de compra e venda do veículo

Avatar
marcio lima 21 de outubro de 2021

acabei de vender meu carro pra um cara, entrei no sistema para gerar esse maldito dut digital pro cara reconhecer no cartório, o site do DETRAN esta dando erro e não estou conseguindo gerar o documento, agora faço oque, mando o cara voltar amanhã?? é uma bosta, os caras não dão conta nem do papel físico imagina deixar tudo digital.

Avatar
Rafael jose 18 de outubro de 2021

Isso e uma palhaçada perda de tempo complicou tudo o brasileiro e muito babaca aceita tudo que esses babacas fazem só e bom pra eles isso não tem nada a ver tem que voltar ao normal ou melhorar cada um com sua placa eu tenho vergonha de falar que sou brasileiro

Avatar
Paulo Cezar 8 de fevereiro de 2023

Perfeito…. comentário nota 10, o DETRAN só presta para complicar nossa vida, seria ótimo que esse lixo não existisse, assim como vários entulhos cabides de emprego para apadrinhados.

Avatar
Luiz 6 de outubro de 2021

Quero trocar de moto so q dps q baixar o recibo online n sei c tenho q ir no cartório reconhecer eles

Avatar
RENATO MARTINS DE SOUZA 20 de outubro de 2021

Ainda tem que reconhecer no cartório.

Avatar
Claudio Pereira 1 de outubro de 2021

Para mim cada vez mais complicação,não tem mais o que fazer ficam só enventando modo .

Avatar
Paulo Cezar 8 de fevereiro de 2023

Perfeito…. comentário nota 10.

Avatar
O Corretor Sorocaba 25 de agosto de 2021

O país que prefere a burro cracia…kkk

Avatar
JOSE LEONARDO DA SILVA 23 de agosto de 2021

Quero o código pra puxar o recibo

Avatar
Claudia Cecília Monteiro 13 de agosto de 2021

Para quem perdeu o antigo duti, licenciado antes de 2020 como fica, sem o Cód ? Tem que fazer outro impresso ?

Avatar
Jéssica 14 de setembro de 2021

Claudia, vc teve que fazer uma 2ª via do CRV impresso? Eu perdi o meu tbm.. mas quero saber se posso tirar o digital mesmo. Como vc fez?

Avatar
marli 1 de maio de 2022

eu perdi e quero vender. To correndo pra pedir a segunda via. ate BO tive que fazer.depois solicitar segunda via, fazer vistoria e ai vem a venda, taxas, cartorio e nova vistoria. Mil reais as custas.

Avatar
Carlos 31 de julho de 2021

Quem gosta dessas lei que o detran coloca são a turma de (despachante)
Vc tenta resolver só, e nao consegui facil e tanto agendamento !
Quando o despachante vai no máximo (24 horas ) esta tudo resolvido.

Avatar
Jonathan 27 de julho de 2021

Alguém sabe dizer se o atpv-e que o vendedor trouxer pode ser verdeiro? Gente um golpista pode criar um atpv-e falso chegar no cartório pedir o depósito do dinheiro e você pagar depois reconhecer firma e dar tudo errado no final.. concorda

Avatar
roberts 15 de outubro de 2021

nao, porque voce tem que ir direto no poupatempo detran informar a intencao de venda/compra, e preencher os dados, impossivel de fraudar isso, e depois o comprador pode conferir

Avatar
ELISIANE 26 de julho de 2021

Muita burocracia para transferir um carro. O governo só dificultou,e outra é direito direito do cidadão ter o recibo e documentos impressos. Aff
Enfim… Brasillllll

Avatar
Rosangela Simões 24 de agosto de 2021

Vdd a impressao que da eh que nao temos maa nada

Avatar
Saul Costa de Araújo 1 de fevereiro de 2022

Isso ajuda a dificultar FRAUDES…

Avatar
Edilso 16 de julho de 2021

Detran só faz coisa prejudicar povo tudo dificulta facilita fraudes

Avatar
Matheus Teixeira 16 de julho de 2021

Fiz a transferência do meu veículo sozinho sem ir a despachante, a transferência deu tudo certo . Porém eu não levei os documentos no Detran e por azar eu os perdi . Agora vendi o veículo e não consigo fazer a transferência para o outro dono porque consta que falta entregar os documentos. Oque eu faço agora ?

Avatar
Jovani Azevedo 13 de julho de 2021

Mudança para dificultar ainda mais..
Com o papel moeda, era só preencher os dados do vendedor e comprador, passar no cartório reconhecer e ir ao Detran..
Agora temos que ir 2 vezes ao Detran e não mais uma vez como era antes…
(Brazziiiiiuuuuuuu).

Avatar
Artur 14 de julho de 2021

Ano passado comprei um carro, não achei difícil, reconheci firma (o vendedor ja tinha reconhecido, paguei transferência (caixa eletrônico pelo numero do renavam), anexei comprovante de endereço, documento do carro, CNH, laudo de transferência. 4 dias depois documento estava em meu nome.
Esse descrito na material esta bem diferente.

Avatar
Alexsandro dias 6 de julho de 2021

Se eu preencher e perceber que esta errado mesmo depois de imprimir posso fazer novamente? E rasgar e jogar fora o outro?

Avatar
Miller 30 de junho de 2022

Mano aconteceu isso comigo hoje, é me cobraram uma taxa de 114 reais, um roubo isso sendo que é digital

Avatar
Ederson da silva oliosi 5 de julho de 2021

Me ajudem, comprei um carro e não recebi o recibo de compra e venda, agora preciso do código de segurança para cadastrar o carro no APP e imprimi o documento…como faço?

Avatar
Vanderléa Schmidt 29 de agosto de 2021

Ederson, estou na mesma situação. Comprei uma biz e descobri que não tem recibo de compra e venda ?

Avatar
Evaldo prudencio de Oliveira 2 de julho de 2021

Bom

Avatar
Fabio Junio marques 21 de junho de 2021

Eu acho que vai melhorar ainda mais

Avatar
Mauro 11 de junho de 2021

SÓ FAZEM ESTAS MODIFICAÇÕES IMBECIS PARA DIFICULTAR A VIDA DO TRABALHADOR

Avatar
Romario Lima santos 11 de junho de 2021

Romario Lima santos

Avatar
Renato alves borges 9 de junho de 2021

Cara o governo tem que criar uma forma de facilitar a vida do cidadao.e nao de dificultar.modelo antigo vc vende o carro preenche o recibo vai no cartorio registra firma sua do comprador vc vendedor tira uma xerox autenticado do recibo e faz um comunicado de venda e adeus veiculo.modelo novo vc vende o veiculo pega a xerox da rg e cpf e comprovante de endereço do comprador.vai no detran perde umas 5 horas para emitir um crv digital que ja sai com nome do comprador.aonde demora 48 horas para ser liberado.ai vc volta no detran perde mais 5 horas para pegar o crv pronto.ai vc vai correr atraz do comprador para ir no cartorio registra firma.e o vendedor tira xerox autenticado do documento volta no detran e faz o comunicado venda e perde mais 5 horas.resumindo antes vc gastava 2 horas na transação de venda e cartorio.hoje vc leva 7 dias para realizar uma venda.o governo so ferra o cidadao.

Avatar
Alessandra Santos Frota 9 de junho de 2021

Concordo! Não existe facilidade alguma e alias acho um absurdo o dono do veiculo não ter disponível em mãos o documento de compra e venda.

Avatar
Giovani 2 de julho de 2021

Com isso nas pequenas cidades leva quase ou mais de um mês p conseguir um documento.

Avatar
Rogerio 5 de junho de 2021

Por favor alguém me ajude. Comprei um veículo. Fiz a transferência tudo online. Já estou com o documento no aplicativo da carteira digital. Como faço para entregar o dut no detran? É por agendamento? Onde agendo isso?
Obrigado

Avatar
Daniel Caetano Santana 13 de junho de 2021

É só ir direto no Poupatempo com xerox e originais todos documentos que utilizou para tranferir inclusive Laido veiculo comprovante endereço

Avatar
Cloves 14 de junho de 2021

Agenda pelo site do poupa tempo, na opção veículos depois em serviços diversos, porém deve ser no mesmo poupa tempo em que você escolheu para entregar quando deu início no processo online(o sistema te perguntou isso) e você assinalou um posto do poupa tempo!

Avatar
José Ribamar santos Sousa 16 de maio de 2021

Quero saber

Avatar
www.eneldistribucion.pe recibo digital 11 de maio de 2021

Muchas gracias por la ayuda, me es de gran utilidad…

Avatar
FERNANDO ANTONIO CABRAL PESSOA 11 de maio de 2021

Resumindo:Departamentos de trânsito são umas fábricas de dinheiro. É um esquema para confundir o contribuinte e meter a mão no bolso dele! Isso ainda vai dá em um escândalo policial. Só basta a justiça querer!!!

Avatar
Joao Luiiz Pupo Donadelli 30 de abril de 2021

quero vender o meu veiculo mas não tenho recibo antigo (perdi) posso fazer no método digital

Avatar
Gomes 2 de maio de 2021

BOA TARDE COMPREI UM CARRO NA MINHA CIDADE SÓ QUE O RECIBO FOI EXTRAVIADO ELE E DE OUTRO ESTADO O EX –> DONO TRABALHAR COMIGO COMO FAÇO PRA PEGAR A 2 VIA DO RECIBO DE COMPRA E VENDA POIS QUERO PASSAR O CARRO PRI MEU NOME SOU DE SÃO LUIS DO MARANHÃO E O CARRO E DO (ARAUCARIA/ PR), ELE PODE FAZER A VENDA PRA MIM PELO SISTEMA DIGITAL SE NÃO O QUE DEVEMOS FAZER

Avatar
Claudemir terto da silva Claudemir 31 de maio de 2021

Kkkkk foi apenas uma matéria. Jamais vão te responder..deixa de ser preguiçoso e procura um despachante

Avatar
Décio Assmann Dehnhardt 15 de abril de 2021

Comprei o corro e fiz tudo o que tinha que fazer,só que na hora da transferência o dut antigo ficou no crva,e agora não tenho mais o código de segurança do dut antigo como faco pra imprimir o digital agora.

Avatar
Erivaldo Francisco Ribeiro Junior 9 de abril de 2021

Eu fiz o procedimento todo do novo clrv passei os dados do comprador e ele desistiu da compra não chegou a ir pro cartório reconhecer firma qual o procedimento se eu for vender a outra pessoa

Avatar
Márcio Alves 21 de abril de 2021

Estou com o mesmo problema, teve alguma resolução para o seu caso amigo? Me passa um email caso tenha tido por favor? marciosal.gru@gmail.com

Avatar
Leonardo 19 de maio de 2021

Boa tarde Erivaldo!! Fiz a intenção de venda e o comprador me passou o CPF errado, após isso não consegue emitir outro. *A solução foi agendar no Detran e pedir para eles excluir a intenção de venda, só assim eu consegui fazer novamente* Espero ter ajudado!!!

Avatar
Fabrício Filipe 6 de abril de 2021

Vou resumir a grosso modo, quiseram mudar tanto que ficou foi uma verdadeira porcaria, antes era muito mais prático comprador e vendedor reconheciam firma, dinheiro para um lado carro para o outro e fim de papo, agora ao tempo que se perde com essa porcaria de intenção de venda, e depois que liberam o outro documento pra reconhecer firma, quem inventou essa nova resolução é simplesmente um imbecil, praticidade em nada, o Brasileiro trabalhador mal tem tempo de ir num cartório fazer os trâmites, dessa forma só piorou, e agora vc tem que autênticar um lixo dum papel A4, mudança de merda essa.

Avatar
Rameri Augusto 21 de maio de 2021

Concordo plenamente contigo. Esses Orgãos público só fazem mudanças para dificultar,,, Depois chega no Detran é uma burrocracia e que todo mundo acaba desistindo e mandando para um despachante, onde todos ganham nosso $$$ suado…

Avatar
Wilson Rafael Guilherme 30 de maio de 2021

É isso aí amigo falou tudo

Avatar
Mauro 11 de junho de 2021

SÓ FAZEM ESTAS MODIFICAÇÕES IMBECIS PARA DIFICULTAR A VIDA DO TRABALHADOR

Avatar
Samuel de andrade 24 de junho de 2021

Concordo plenamente, alguém poderia intervir.pois no fundo só no ferrão.para não dizer outra palavra

Avatar
CARLOS TEIXEIRA 4 de abril de 2021

FIZ A TRANSFERENCIA DIGITAL NA COMPRA DO MEU CARRO , POREM , NÃO SABIA QUE TINHA QUE LEVAR OS DOCS NO DETRAN (NOVEMBRO 2020) , AGORA QUERO VENDER O CARRO E NAO CONSIGO POIS NAO TEM RECIBO DE VENDA , DETRAN NAO ATENDE MAIS E POUPATEMPO SÓ POR DEUS , O QUE FAÇO???

Avatar
Monique 5 de abril de 2021

Eu estou com mesmo problema comp vc fez para resolver?

Avatar
Custodio Lopes 29 de abril de 2021

Aconteceu comigo e eu não consigo obter a 2ª via do CRV. Não conisgo agendamento presencial e nem solicitar online. Nem mesmo através do aplicativo do Detran. Existe a possibilidade de baixar o CRV digital, mas eu não tenho o código dele para informar. Se você conseguir, informe por favor. Eu farei o mesmo.

Avatar
renato almeida 1 de abril de 2021

Tenho um auto 1979 e o CRV do mesmo tem 9 dígitos e não 11. Quando informo no site do DETRAN-MG o respectivo número(código) do CRV e números do meu CPF e Renavam para obter a CRLV digital vem a resposta : ¨NÚMERO DO CRV DIVERGENTE ¨. JÁ TENTEI COMPLETAR COM DOIS ZEROS NO FINAL OU NA FRENTE DO NÚMERO DO CRV, TAMBÉM ENTRAR EM CONTATO COM DETRAN-MG. NÃO OBTIVE SUCESSO. ALGUÉM PODE ME AJUDAR ?

Avatar
Custodio Lopes 29 de abril de 2021

Pois é, Renato. O Detran não atende presencialmente e nem libera o documento através do aplicativo. Está uma verdadeira bagunça. Seu eu conseguir resolver, te falo como foi, ok. Por favor, faça o mesmo. Grato.

Avatar
Sidnei Momi 31 de março de 2021

Não consigo entender este CRV Digital e principalmente o tal ATPV-e.
Se o vendedor deve comparecer ao DETRAN para preencher o formulário….. Desculpem nem vou continuar…. cadê a Facilidade Digital???? Voltamos ao tempo do “Recibinho de Papelaria”????

Avatar
Marcio 1 de abril de 2021

Bom dia Sidnei.

Tive o mesmo entendimento que você. Dei uma olhada no site do Detran e é possível fazer pela internet:

“Após fazer login, o vendedor indicará a intenção de venda preenchendo os dados do comprador. Concluído o preenchimento da intenção de venda, a ATPV-e estará disponível para impressão”.

Avatar
Marcia 28 de agosto de 2021

Obrigada pela informação, já estava agoniada em pensar de ir ao Detran

Avatar
luiz 25 de março de 2021

porque o contribuinte tem que pagar R$129 para emissão do documento mas no fim das contas somos nos quem fazemos tudo, instalar apps, baixar, imprimir etc. sem falar na burocracia. isso é ( brasilsinho)!!!

Avatar
THALES G RESENDE 20 de março de 2021

Socorro, fui gerar o Registro de intenção de Venda no DETRAN – MG, apareceu a mensagem: 9038 – Informe a Infracao ou limpe os outos campos.
O que fazer?!

Avatar
Davidson Valadão Ferreira 31 de março de 2021

Brasilzinho não funcional.

Avatar
Renata 1 de abril de 2021

Alguém mais teve esse erro e conseguiu resolver por favor?

Avatar
Wanderson 7 de abril de 2021

Boa tarde Thales, você conseguiu resolver este erro? Estou com o mesmo problema aqui.

Avatar
THALES G RESENDE 8 de abril de 2021

Então amigo, tive de pagar um despachante. Este é pais em que vivemos!!!!

Avatar
Reniê Klaus 9 de abril de 2021

Aos amigos que estão com esse problema aqui vai uma possível solução: Ao preencher os dados do veículo, vai ser necessário acrescentar a quilometragem que consta no hodômetro, bem como a data e a HORA que se verificou o hodômetro. É bem comum que se esqueça de preencher a hora, o que pode resultar nessa informação de erro “9038”.

Avatar
Leonardo Prates 12 de abril de 2021

Obrigado pela ajuda! Foi resolvido colocando a hora! Deu certo!

Avatar
Edson 12 de abril de 2021

você consegui fazer também estou com a mesma dificuldade

Avatar
Thiago Maia 16 de março de 2021

Pessoal, alguém ajuda por favor! O carro é PCD e está em nome do meu filho que é menor, como vou conseguir baixar o CRV?

Avatar
SULAMITA IDALINO DE SOUZA 13 de março de 2021

Pessoal me ajudem pô favor ?!!! Eu precisei tirar a segunda via do meu CRV, mas não estou conseguindo encontrar uma forma de imprimir,n vdd não estou nem conseguindo encontrar os novos dados. Alguém pode me ajudar pô favor

Avatar
Alcides 14 de março de 2021

Se vc tem a CNH digital é fácil, só ver nas opções e baixar o documento do carro no seu celular. Caso contrário poderá no site do Denatran baixar o documento em PDF e imprimir.

Avatar
Leonardo 21 de março de 2021

Baixa o certeira digital de transito,vai em veículo,abre o crv,i clica na opção exportar, salva no drive, e pronto só ir até uma lan house e imprimir.

Avatar
Isaias 30 de março de 2021

Vc tem que ir no despachante e pedir a segunda via ,eles conseguem sai na delegacia

Avatar
Douglas Ricardo 3 de abril de 2021

Só entrar no site do Poupatempo lá é tudo fácil

Avatar
Custodio Lopes 29 de abril de 2021

Olá, Sulamita. Eu também preciso tirar a segunda via do CRV, mas não consegui até agora. O Detran não agenda e nem libera o documento pelo aplicativo. Como você conseguiu tirar a segunda via?

Avatar
Valdeir 8 de março de 2021

Entendi

Avatar
Valdeir 8 de março de 2021

Galera. O CRV digital só vai ter quem comprou um carro zero km a partir de 2021 ou transferiu um carro com o dut antigo depois de 2021 e agora vai vender ou comprar…
Quem tem o dut antigo vai fazer pelo modo antigo, mesmo pagando o IPVA 2021. Só vai conseguir fazer pelo método novo somente se pedir e pagar a segunda via do CRV. Caso contrário não vai conseguir, pois o código do CRV digital é emitido pela Detran nós emplacamento zero km depois de 2021,ou no segunda via paga de do CRV ou depois de uma transferência feita pelo método antigo depois de 2021

Avatar
Oliver33br 12 de março de 2021

Grato pela informação. Deus o abençoe.

Avatar
Claudeir 6 de março de 2021

A única coisa ruim é que a carteira digital não dá para baixar o documento pois se não tem o recibo não tem como saber o código de segurança

Avatar
Otavio Marangon 27 de fevereiro de 2021

Comprei um veiculo, transferencia para meu nome foi finalizada no inicio de fevereiro/2021.
Agora, quando tento acessar o crlv digital, pelo app cnh digital, o app pede o numero do renavan e o codigo de segurança do CRV. Nao tenho esse documento CRV, ja que o Detran MG nao emite mais. Sem o CRV em mãos, como saber qual o codigo de segurança do CRV?

Avatar
Jean 28 de fevereiro de 2021

Estou com o mesmo problema sou de Divinópolis MG, não tenho o CRV por tanto não tenho o código de 11 dígitos… Não sei se consigo a emissão de outro. Se sim sei que fica quase 200 reais a segunda via 🙁

Avatar
Fabio 30 de março de 2021

O primeiro CRV Digital, com novo número, vc pega no Detram. Peguei o meu hoje. Muriaé MG

Avatar
Carlene 3 de março de 2021

Entra no site do Detran vai em documentos se já estiver o documento já estiver no seu nome eles vão de dar o o código de segurança do CRV

Avatar
Daniel Lopes Dos Santos 22 de março de 2021

Só site ? Como que não acho, tem link ?

Avatar
Carlene 22 de março de 2021

Depois q entra no seu vê se o documento ta pronto se sim eles vou te dar o código,daí vc baixar o App carteira digital de trânsito lá vc consegui baixar o CRLV

Avatar
Mayke 26 de março de 2021

Consegui através do seu comentário, obrigado!

Avatar
Carlene 26 de março de 2021

Opa que bom

Avatar
André Silva 8 de abril de 2021

Eu com o mesmo problema em Belém PA. como emitir o documento pelo carteira digital se não temos mais o DUT, consequentemente, não temos o código de segurança como fazer????

Avatar
ARNALDO ARGENTINO DA SILVA 20 de abril de 2021

quando voce fez a transferencia automaticamente saiu o numero do CRV em uma folha a parte e so proucurar nos seus documentos que voce encontrará e o primeiro crlv-e gerado na tramsferencia consta este numero

Avatar
Antônio Carlos Silva dos Santos 26 de fevereiro de 2021

Como que o CRLV digital atualiza? Efetuei o pagamento das minhas taxas ha meses… E continua ano “2020” ao invés de 2021

Avatar
Breno viana ferreira 25 de março de 2021

Estava com o msm problema. Paguei o ipva em janeiro e nao atualizou. Tive q fazer a vistoria do gnv nesse ano e dei baixa de alienacao do carro. Ele atualizou poucos minutos depois. Se vc tiver algum debito do carro ou possuir gnv tem q acertar tudo primeiro.

Avatar
Erick 24 de fevereiro de 2021

Eu comprei um carro e fiz transferência online, porém ainda não entreguei o CRV no Detran, só eu posso entregar o CRV ou outra pessoa pode também? No caso um amigo pode?

Avatar
Fransoá 23 de fevereiro de 2021

E como faz pra transferir de propriedade agora ?

Avatar
Adir Caetano 21 de fevereiro de 2021

A FORMA DE TRANSFERÊNCIA ADOTADA EM MINAS GERAIS, EH DE UM RETROCESSO TOTAL! VEJAMOS, VC DEVERÁ IR ‘PRESENCIALMENTE’ AO DETRAN DE SUA CIDADE ACOMPANHADO DO COMPRADOR DO VEICULO, E PASMEM PREENCHER E REQUERER ATRAVÉS DE UMA ‘INTENÇÃO’ DE VENDA’ A ATPV-e E CONTAR COM A BOA VONTADE DO SERVIDOR DO DETRAN EM ANALISAR E SOMENTE DEPOIS LIBERAR O ATPV-e , O QUE PODERÁ E JÁ ESTÁ ACONTECENDO DE NÃO SER PROVIDENCIADO NO MESMO DIA DO REQUERIMENTO. JÁ NO ESTADO DE SÃO PAULO, NÃO EXISTE A NECESSIDADE DE SE DIRIGIR AO DETRAN E LEVAR A TAL ‘INTENÇÃO DE VENDA’, VC PODERÁ REQUERER ATPV-e DIRETAMENTE NO SITE DO DETRAN DAQUELE ESTADO, NÃO FICANDO REFÉM DA BOA VONTADE E ALIMENTANDO A ‘BUROCRACIA’ .

Avatar
luiz 25 de fevereiro de 2021

Realmente está horrível, sou do interior de Mg e estou a mais de 1 mês para finalizar a transferência e comunicar a venda, muita burocracia, preencher e reconhecer a intenção de venda e depois ainda preencher e reconhecer firma novamente no recibo para ai sim transferir e comunicar venda.

Avatar
Denilson 2 de março de 2021

isso abre uma janelinha de ações na justiça, por você querer vender um bem que é de sua propriedade e gerar danos materiais, por atraso de entrega de autorização ou pedido venda o que quer que seja, e o comprador desistir do negocio, alem do constrangimento, só no brasil, o retrocesso e a corrupção andam a galope, para ferrar a população.

Avatar
Carlos 11 de março de 2021

Realmente, um retrocesso, o nome é atpv-e, deveria ser tudo online.

Avatar
Vanilda Teixeira Dos Santos 21 de fevereiro de 2021

Gente, não consegui baixar o documento do carro, pois ele não está no meu nome.
Eu uso o carro mais que meu marido , alguém sabe com o Eu faço?

Avatar
souza_20 21 de fevereiro de 2021

ele vai baixar e compartilhar com voce

Avatar
Vanilda Teixeira dos santos 14 de março de 2021

Muito obrigada!

Avatar
Joel 25 de fevereiro de 2021

Boa tarde, você pode baixar no telefone do seu marido e imprimir uma cópia no papel A4.

Avatar
Obg!!! 14 de março de 2021

Obrigada!

Avatar
Alcides 14 de março de 2021

Se seu marido tem CNH digital é só ele compartilhar o documento do carro com vc, mas pra isso acontecer vc TB tem que baixar o app da CNH digital.

Avatar
Vanilda Teixeira dos santos 14 de março de 2021

Obrigada Alcides, muito obrigada por me ajudar! Abraços!!!

Avatar
jose ricardo escobar 19 de fevereiro de 2021

O nosso orgão de trânsito ao invés de facilitar só complica , em plena pandemia, greves do Detran e agendamentos que não funcionam, fica inviável transferir um carro no novo modelo da nova lei
Até quando vamos sofrer com os grandes pensadores que fazem as leis

Avatar
Ricardo 17 de fevereiro de 2021

Essa porcaria chamada Detran é outro câncer que corrói o pouco dinheiro que sobra para os brasileiros.Esses canalhas mandam o povo ficar em casa, mas, para transferir um carro agora, antes de ir ao cartório o vendedor que ir a porra do Detran comunicar que quer vender o carro. É de lascar mesmo!

Avatar
Marcos 15 de fevereiro de 2021

Grande esquema para amarrar tudo, fazendo com que o cidadão comum busque um despachante! Droga! Só burocratizam as coisas! Intenção de venda pra cabeça de quem inventou essa droga!

Avatar
Elaine 15 de fevereiro de 2021

Comprei um carro em julho/2020, fizemos o processo para transferência do veículo, solicitei retirar o DUT no poupatempo Lapa. Já recebi 3 emails com data e hora para retirar o documento, quando chego lá, dizem que DETRAN não enviou o documento. A quem recorrer para conseguir o documento?

Avatar
valeria cezar 22 de fevereiro de 2021

aconteceu comigo aqui, solicitei a presença de um responsável pelo setor, só sai depois de afirmarem q ia providenciar e mesmo assim precisei ir mais duas vezes, emitiram um novo documento com data de fevereiro, pois na verdade meu documento foi perdido,pq eu vi q havia sido emitido pela carteira digital, e agora a crve tb vai ser digital pq agora consta emitido ano 2021 ,mais agora resolveu, um outro modoq vc consegue e reclamar na ouvidoria,

Avatar
Carlos 11 de março de 2021

Pelo menos aqui no MA o documento vai pra sua casa via correios. O que não gostei nesse novo sistema é essa burrice de ir ao Detran pedir autorização, ir ao cartório… Isso deveria ser feito via site ou App sem necessidade de fazer comprador e vendedor perder tempo indo ao Detran e ao cartório. Na verdade o certo mesmo é a placa ser atrelada ao CPF e não ao veículo, vendeu tira a placa entra no sistema e desaverba a placa daquele carro.

Avatar
André Luiz Ferreira 12 de fevereiro de 2021

Quero saber do recibo de compra e venda ,que não veio com o licenciamento 2021 ,como proceder

Avatar
Luiz Carlos de Souza Medeiros 12 de fevereiro de 2021

Meu deus do céu,já entreguei o recibo assinado pelo antigo dono e por mim,o carro já está no meu nome,agora não consigo pegar o recibo pois já vendi para outra pessoa, estou perdendo o negócio porque não consigo transferir do meu nome para o comprador,uma porcaria esse poupa tempo da Lapa e o Detran idem…

Avatar
fabiano alves de oliveira 8 de fevereiro de 2021

eu paguei o ipva do meu junto com o licenciamento…imprimi so o crv o recibo eu nao vou pega mas e iosso mesmo.to com o app do dentran ,,,quero saber si eu posso pega o recibo,,, ou agora nao vao mas entrega…

Avatar
Edgard de Barrios 22 de fevereiro de 2021

Não existe mais recibo de compra e venda. É digital.

Avatar
Luis antonio lisboa 1 de fevereiro de 2021

Como baichar recibo do altomoveu quando foi perdido?

Avatar
alexandre 4 de fevereiro de 2021

como fazer para imprimir o novo recibo de compra e venda pois perdemos o recibo

Avatar
Roger K Pingitori 27 de março de 2021

Vc vai ter que pedir a segunda via Alexandre, mas só faça isso se vc for vender o seu veículo, caso contrário não há necessidade de emitir esse documento que agora é digital.

Avatar
maia otilia vieira gardim 29 de janeiro de 2021

Como imprimir este no CRV, não consigo de nenhuma forma, alguem me ajuda?

Avatar
valeria 22 de fevereiro de 2021

se foi feito esse ano é digital, se foi ano anterior continua de papel, e para ter acesso vc tem q entregar os documento originais , e pelo q me foi informado somente detran e despachante por enquanto tem acesso a esse novo recibo

Avatar
Tarcísio José de Paulo 22 de fevereiro de 2021

Eu agendei no Poupatempo de Santo André,na data agendada levei os documentos do carro e os meus, depois de 10 dias,vem no email que você tem para imprimir.
Isso foi feito no Detran,no Poupatempo de onde o carro está registrado (cidade onde mora).

Avatar
Rosenir Santos de Oliveira 28 de janeiro de 2021

Então,
Tem ainda muitos usuário que não sabe lidar com a tecnologia nem mesmo tem celular, como vai ser??

Avatar
Carlos 28 de janeiro de 2021

Não entendo como cobra GRD no valor de R$ 220,00 e não tem mais CRLV e Recibo de compra e venda no papel moeda…isso é muito grave….?

Avatar
Aldo 11 de fevereiro de 2021

Vdd um absurdo! Eu preferia pagar 1mil reais a mais mas terno papel em mãos pois nesse novo método não mim sinto dono de veículo é como eu pagasse pra andar em um veículo alugado.

Avatar
Regiane Santos 28 de janeiro de 2021

Preciso de ajuda!
Preciso atualizar o CRV-DUT com o gravame, Detran não está atendendo por conta da pandemia. Consigo fazer isso digital?
Se sim, como procedo?

Avatar
maia otilia vieira gardim 29 de janeiro de 2021

Como imprimir este no CRV, não consigo de nenhuma forma, alguém me ajuda por favor
tem que comparecer presencial

Avatar
Ana Paula 17 de fevereiro de 2021

Baixa o aplicativo carteira digital de transito que dai não precisa ter o impresso. Mais caso queira impresso vc consegue baixando também o aplicativo. E caso não consiga vc pode ir no detran q eles são obrigados a imprimir p vc, antes de baixar o aplicativo eu fui no detran p obter uma cópia e la a moça me ensinou a fazer tudo pelo app. Espero ter ajudado

Avatar
Douglas 27 de janeiro de 2021

Bom dia, acabei de transferir o veículo que comprei, e no aplicativo Carteira Digital de Transito consta o CRLV digital de 2021.
Já o CRV, é emitido de alguma forma? nesse aplicativo não consta ele, recebo ele no meu endereço ou não existe mais?

Avatar
Carlos 12 de fevereiro de 2021

Não existe mais, quando vc for vender seu veiculo, vc tera quer ir no Detran e comunicar essa venda com o seu nome (proprietario) e o comprador, aí o detran disponibiliza no site e vc imprime em folha a4 e vai no cartorio autenticar.

Avatar
Cléber Geraldo Barroso 23 de janeiro de 2021

bom dia. alguem sabe me informar como ira funcionar a segunda via do recibo? se eu quitar os debitos ira vir digtal?

Avatar
Anderson 24 de janeiro de 2021

Não existe mais recibo físico, vc só vai emitir esse documento quando for vender o carro, vão imprimir um papel com dados seus e do comprador, ai após reconhecido firma o documento vale para transferência.

Avatar
Hoberdan emerson Fernandes 2 de abril de 2021

Eu preciso da segunda via do recibo eu preciso msm ir ate o despachante e pedir a segunda via e passar por vistoria ? Tenho intenção de vender meu carro como Fasso?

Avatar
PAULO HENRIQUE GOMES DUARTE 18 de janeiro de 2021

mas e agora sendo assim desse jeito a gente vai ter que pagar aquele mesmo valor do recibo em branco da das coisas que acontece a transferência de tudo aquilo mas vai ter que pagar tudo isso aí agora como que é

Avatar
Anderson 24 de janeiro de 2021

Os valores de transferência vão baixar devido a não emissão dos documentos, pelo menos no Paraná o Detran informou redução.

Avatar
IVAN VASCONCELLOS 14 de janeiro de 2021

Pronto. Criaram mais um monstro!!! Vida longa aos nossos Profissionais Documentalistas!!!
Minha esperança é que algum dia nossa PF deixe de investigar apenas os políticos e empresários e aponte um olho nesses órgãos de transito.
Enquanto isso, que Deus nos ajude…

Avatar
Anderson 24 de janeiro de 2021

A não emissão trará uma enorme redução de custos, além de centralizar as informações no orgão federal contribuindo para sistema nacional de informações, aqui no Paraná o Detran até informou redução de custos para transferência.

Avatar
Gustavo esteves 14 de janeiro de 2021

Os cartórios vao perder muitos clientes tirando o dut e sendo obrigado a ir no detran

Avatar
Carlos Magno da Conceição 11 de fevereiro de 2021

Não vão perder não depois do trabalho vai autenticar.

Avatar
Pablo cristiano da Silva 14 de janeiro de 2021

Como imprimir este no CRV, não consigo de nenhuma forma, alguem me ajuda?

Avatar
Gustavo esteves 14 de janeiro de 2021

Qual sua duvida voce fala de sao paulo?

Avatar
Bruna agatha 15 de janeiro de 2021

Também já procurei em todo quanto é canto o novo CRV no site do Detran e nada! Fui até o detran presencialmente e ninguem sabe. Alguem sabe onde ter acesso?

Avatar
valeria 22 de fevereiro de 2021

baixa app carteira digital vc cadastra carteira habilitação e cpf automaticamente os carros q estiver em seu nome aparece

Avatar
JOSE CARLOS VALLE 16 de janeiro de 2021

Estou com o mesmo problema, preciso do CRV-e pra vender o veículo, mas o site do Detran pra essa finalidade está indisponível, conforme informação do despachante. entretanto, acabei de receber informação do despachante que segunda feira estará disponível a retirada do CRV-e..

Avatar
Maske 9 de janeiro de 2021

Alguem sabe se agr no parana a trasnferencia vai ficar mais barata ? vai precisar pagar a taxa de emissao de documento ? pra que se agr é td eletronico , fica a duvida

Avatar
Anderson 24 de janeiro de 2021

os valores vao baixar.

Avatar
Mauricio 7 de janeiro de 2021

O problema é que continuam cobrando a taxa de expedição, pelo menos aqui no RS é assim. Além da fila nós CRVA, agora toda intenção de compra tem que ser solicitado no CRVA. Se é pra facilitar, que se imprima em casa com os dados de comprador e vendedor.

Avatar
IVAN VASCONCELLOS 6 de janeiro de 2021

Esse tal de ATPV-e parece brincadeira. Você comparece ao DETRAN para que um “funcionário preguiçoso” preencha um sistema com os dados da transferência, ai então ele IMPRIME o papel que você e o comprador assinam, reconhecem firma e devolvem ao DETRAN. Isso é ridículo, o que tem de digital nisso?
Isso é ridículo! Só fizeram mudar o papel, de papel moeda pra papel comum. E continuaremos a fazer uso dos famosos “despachantes”…
Esse documento poderia, pelo menos ser preenchido pelo vendedor, em um formulário eletrônico, assinado, ter firmas reconhecidas (o que também considero um absurdo burocrático) e entregue ao DETRAN. Isso pelo menos facilitaria o processo.

Avatar
Helio 7 de janeiro de 2021

Reconhecer firma num país formado por uma massa populacional desonesta não é um absurdo burocrático…. Há um diferença muito grande do antes com o agora. De agora em diante, o proprietário relapso não mais correrá o risco de perder o CRV, ja que ele sempre existirá num banco de dados .. Este problema deixará de existir…

Avatar
IVAN VASCONCELLOS 7 de janeiro de 2021

Julguem-se e prendam-se os desonestos, mas não prejulguem a honestidade dos cidadãos. Está na constituição, mas parece que as autoridades de transito ainda não leram…
Quanto ao banco de dados, ele já existe há anos. As informações impressas nos nos CRV, CRLV em papel moeda saem de onde? De algum espaço mediúnico?
Além disso, meu comentário não foi sobre o CRV, foi sobre o APTV-e.

Avatar
Hugo Verasto 7 de janeiro de 2021

Vc esta falando dos famosos despachantes, saiba que somos profissionais documentalista , pagamos impostos , temos credencial através de concurso e somos pai de família trabalhadores honestos, se você teve alguma experiência ruim tudo bem eu entendo , mas não generalize. Meu pai é despachante desde 1975 e criou nossa família com muito trabalho e dedicação. A profissão pode estar acabando tudo bem pq estamos em tempos modernos. Mas não aceito essa ironizacao com a nossa profissão, pois já pensou eu ficar criticando os profissionais da contabilidade, advogados e etc. O problema e que vc como muitos só sabe reclamar das coisas e das mudanças pois pense na solução do problema para resolvê-los vc vai perceber que é bem melhor assim. Vc pensou depois que vc tiver um CRV digital, vc não terá preocupação em perder o documento , consequentemente não precisará gastar com 2 via…. Isso e ótimo pra todo mundo…vale a dica

Avatar
IVAN VASCONCELLOS 8 de janeiro de 2021

Sinto muito se você se sentiu ofendido, peço desculpas, não foi minha intenção agredir ninguém, alias não fiz menção à honestidade dos profissionais despachantes, só comentei quanto à fama da profissão.
Sim, eu já tive experiencia ruim com um despachante, mas aquele era mesmo desonesto, ficou com o pagamento, me entregou um CRLV com informação de quitação falsificada e no ano seguinte fui obrigado a pagar novamente o IPVA, licenciamento e seguro DPVAT, alem da multa por atraso.
Não fico feliz pelo fato da sua profissão estar em extinção, mas acho (e mais uma vez, não é nada pessoal) que ela não teria sido necessária se não houvesse tanta burocracia nos procedimentos dos CONTRAN/DETRANS. (a velha máxima de criar a dificuldade para vender a facilidade.)

Avatar
rosa 15 de janeiro de 2021

se não esxistisse os famosos despachantes mais da metade da população não saberia e nem teria tempo de fazer seus documentos Muito orgulho da minha profissão

Avatar
indio 17 de janeiro de 2021

Bem melhor com certeza .

Avatar
Cléber Geraldo Barroso 23 de janeiro de 2021

perdi o recibo do meu carro e estou sem saber como faco para receber a segunda via.

Avatar
TAYNA 26 de janeiro de 2021

FIQUEI FELIZ DE VER SEU COMENTÁRIO HUGO, meus pais também me criaram trabalhando de despachante! Somos profissionais julgados injustamente devido a ação de pessoas desonestas, fico triste de ver a profissão se acabando! Mas posso dizer que se não fossem pelo nosso trabalho e dedicação, muita gente sofreria na mãos do DETRAN. Um abraço e boa sorte na sua caminhada!

Avatar
Elisa 8 de janeiro de 2021

Você é de onde? Sou do interior de SP e aqui o Detran alega que não teve mudança no sistema pra fazer esse atpv-e, tenho carro pra vender, e não sai pq alegam que não sabem como faz essa benção.

Avatar
Renan 13 de janeiro de 2021

Esse problema tbm está ocorrendo aqui em SP Capital. Transferi um veiculo na semana passada para meu nome. Fiz todo o processo de comunicação de transferência via portal do DETRAN e já recebi a via eletrônica do novo CRLV-e em meu nome. Porém não recebi o tal do ATPV-e e estive hoje presencialmente no DETRAN e ninguém sabe dizer como e/ou onde ele pode ser obtido. O pior é que preciso vender o carro e sem o ATPV-e não é possível efetuar a venda.
Estou refém da incompetência desse governo. É inacreditável!!

Avatar
Carlos Magno da Conceição 11 de fevereiro de 2021

Tinha que ser revisto ou pela internet

Avatar
michele 14 de janeiro de 2021

Sou de leme-sp e estou com o mesmo problemas. eles falam que nao sabem ainda como vai funcionar, e preciso vender minha biz.

Avatar
Marlon 15 de janeiro de 2021

Estou com o mesmo problema, transferi meu carro no dia 19/12, até o momento o despachante nao me entregou o documento e eu com o carro vendido e o novo dono me cobrando uma posiçâo, estou perdido!!!

Avatar
diogo 11 de janeiro de 2021

É o cumulo da burocracia…

Avatar
Fernando 12 de janeiro de 2021

Ridículo a questão do ATPV-e, o que se fazia em 10 min em qualquer cartório, agora dependerá da burrocracia do detran, filas, etc. B R A S I L

Avatar
Adir Caetano 21 de fevereiro de 2021

PARABENS PELA COLOCA!!! DA FORMA QUE ANTERIOR, ERA MUITO SIMPLES, AGORA DEPENDEMOS DA BOA VONTADE DOS FUNCIONARIOS DO DETRAN, EH BRINCADEIRA ISSO VIU!!! E AINDA FALAM EM DESBUROCRATIZAÇÃO.

Avatar
Ana 6 de janeiro de 2021

Perdi a via física do CRV (DUT). Agora que virou digital, será que ainda é necessário tirar a 2ª via em papel moeda? O preço é bem salgado em SP (mais de 200 reais), fora o laudo de vistoria, por isso a dúvida.

Avatar
Helio 7 de janeiro de 2021

Para voce descobir isso, basta acessar o CNH digital e tentar fazer o download do CRV

Avatar
Ana 8 de janeiro de 2021

Obrigada pela resposta, Helio! Infelizmente, para acessar o CRV no CDT, preciso do número de segurança do CRV e, como perdi o documento, não tenho acesso, então ainda fico na dúvida sobre a segunda via, ou se o Detran poderia repassar esse tipo de informação para mim.

Avatar
Thiago 8 de janeiro de 2021

To com o mesmo problema, mas já solicitei a segunda via em um poupatempo e agora o crv vira digital, isso mas até agora nada, se bem que tem dois dias úteis ainda, segundo eles até cinco dias úteis para isso, mas gerou um problema para mim, porque já está praticamente vendido o veículo

Avatar
Diele Bozo 12 de janeiro de 2021

Estou no mesmo caso, vendi o veículo, pedi a segunda via e aguardo, mas no app não tem opção de imprimir o crv, não sei como fazer agora

Avatar
Diele Bozo 12 de janeiro de 2021

Eles fazem essas mudanças, e nem sabem como orientar a gente. Dia 08 paguei vistoria e taxa para segunda via do CRV, mas informaram que não vem mais o documento verde, que devo imprimir através do app, mas no app não tem a opção do CRV. Como fazer? Alguém Já conseguiu baixar o CRV?

Avatar
Hudson 9 de janeiro de 2021

boa tarde pra quem não tem o código de segurança no crv ou dut é só colocar 11 vezes zero muito fácil que dar certo blz , obs. de 2006 pra trás não existi esse código no documento.

Avatar
Pablo cristiano da Silva 14 de janeiro de 2021

Boa tarde meu querido amigo no meu caso a minha carteira do motorista ainda não tem o QR code e não tenho este portal de carteira digital como faço para adquirir o CRV a digital para que eu possa vender meu carro e transferir para o novo proprietário pode me informar por favor atenciosamente Pablo de Jaú obrigado.

Avatar
Hud 9 de janeiro de 2021

pra quem não tem o código de segurança no crv ou dut é só colocar 11 vezes zero muito fácil que dar certo blz , obs. de 2006 pra trás não existi esse código no documento.

Avatar
Deixe um comentário