Downsizing: modernidade e economia dos motores três cilindros

hoje a exigência é um carro com o menor consumo possível. E, quando bebe pouco, emite pouco, reduz as emissões

motor kwid renault
Por AutoPapo
Publicado em 01/12/2018 às 19h30
Atualizado em 11/08/2022 às 15h54

Nesse Carro de A a Z, Boris Feldman explica as vantagens do motor downsizing com três cilindros, nos carros compactos, em relação a motorização com quatro cilindros.

[TRANSCRIÇÃO]

No nosso Carro de A a Z de hoje, a letra do dia é a D, de downsizing. O que é isso? É a redução do tamanho dos motores. E pra quê isso? Porque hoje a exigência é um carro com o menor consumo possível. Ou seja, quando bebe pouco, emite pouco e reduz as emissões.

E qual que é a fórmula mais adequada para você reduzir o consumo e as emissões no downsizing de um carro compacto?Tirar um cilindro. Como assim? Todos os carros compactos, pelo menos aqui no Brasil, sempre tiveram quatro cilindros. A tendência agora e reduzir para três, tira um cilindro. Então, com isso, você reduz o consumo e as emissões.

Mas, o que é mais importante: não perde a performance. Outra vantagem dos motores três cilindros sobre o de quatro é o menor peso. E o que isso significa? Se você pegar dois carros com a potência semelhante, o mais leve vai ter mais desempenho e menos emissões de poluentes. Além de, obviamente, consumir menos combustível.

No mais, esses motores mais modernos de três cilindros incorporam diversas melhorias como a redução do atrito interno do motor. Que também resulta em uma menor emissão de poluentes e menor consumo de combustível.

downsizing
Motores três cilindros – Downsizing | Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
D. Mendonça 2 de dezembro de 2018

Tudo bem, mas é a vibração incômoda que um motor de três cilindros produz em marcha lenta?

Avatar
Deixe um comentário