Concessionárias não registram cancelamento de pedidos do VW Polo

No Dia Internacional contra a Homofobia, conferimos se as criticas à propaganda do Volkswagen Polo batem com a realidade das concessionárias

dianteira de volkswagen polo com casal gay e bandeira lgbtqia
Boicote organizado nas redes não refletiu no mundo real (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 17/05/2022 às 17h14
Atualizado em 17/05/2022 às 19h06

A repercussão nas redes sociais de um acontecimento nem sempre repete o que acontece na realidade. As pessoas podem ser organizar — ou até usar bots — para fazer algo parecer maior do que realmente é. A veiculação recente de uma peça publicitária do Volkswagen causou muitos comentários nas redes sociais, mas será que isso reflete a realidade? O AutoPapo investigou.

Como nesta terça-feira (17) comemora-se o Dia Internacional contra a Homofobia, não existe data melhor para checar isso. Fora as piadas homofobicas, muitos dos comentários são de pessoas sugerindo um boicote à Volkswagen, alegando que cancelaram a compra do modelo e que até estão devolvendo o carro. Consultamos a Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen (Assobrav) para saber se tais comentários são repetidos nas concessionárias.

VEJA TAMBÉM:

Segundo Cesar Moura, presidente da Assobrav, não foi notada uma diminuição na procura pelo carro. Tanto nos setores de novo quanto de seminovos, a demanda continua normal. Casos de clientes querendo devolver o carro também não foram reportados.

Também consultamos um empresário, dono de concessionárias Volkswagen em Belo Horizonte (MG), que recebeu apenas uma ligação de cliente do interior do Estado, reclamando e querendo devolver o carro. Mas, após uma conversa sobre os atributos do carro, ele mudou de ideia.

As vendas do Polo estão baixas, mas por outro motivo

nivus em producao na fabrica volkswagen anchieta
Fábrica da Volkswagen está paralisada devido a crise dos semicondutores (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Nos últimos meses, o Volkswagen Polo amargou baixas vendas: em abril, emplacou 329 unidades e, em março, foram 491 unidades. Isso se deve à crise dos semicondutores, que inclusive levou a empresa a paralisar sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP) no início do mês.

O fabricante alemão aparenta estar entre os mais afetados. O foco está sendo no SUV T-Cross, por ser mais rentável e estar com boas vendas. O Gol também está com números melhores de vendas, por trazer menos tecnologia embarcada que o irmão maior Polo.

Boicotes da internet não condizem com realidade

fiat strada ranch vermelha traseira parada com vista para a serra de ouro branco
Suposto boicote não afetou vendas da Fiat no final de 2021 e marca fechou o ano líder em vendas (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

No final de outubro de 2021 a Fiat emitiu uma nota cobrando medidas ao time de vôlei do Minas após o jogador Maurício Souza fazer uma publicação homofobica em seu perfil no Instagram. Logo em seguida surgiram movimentos de boicotes à marca nas redes sociais, incluindo pedidos feitos pelos políticos Flávio Bolsonaro (Patriotas/RJ) e Carla Zambelli (PSC/DF).

Logo em seguida, surgiram publicações que diziam que a Fiat teria sofrido prejuízo de R$ 100 milhões, que sócios italianos teriam pedido explicações e a marca já havia perdido milhões de clientes. Além dessas publicações serem falsas, a Fiat continuou liderando as vendas no mercado brasileiro e fechou o ano com ótimos resultados.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
20 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
NÃO SEJA INGÊNUO 23 de maio de 2022

Por óbvio que as concessionárias e a associação não irão admitir os cancelamentos de reserva.

Avatar
PEDRAO SILVA 20 de maio de 2022

PAREM DE MENTIR LACRADORES!
A OLX REGISTROU NUMERO RECORDE DE ANUNCIO DE VENDAS DESTE CARRO (nave purpurinada)! kkkkkkkkkkkkk
Foram lacrar e se deram MAL!
KKKKKKK

Avatar
Filipe 20 de maio de 2022

Eu mesmo não compraria, iria vê outros no mercado que são tão bons quanto, tenho um nivus e agradeço a VW não ter feito isso com o Nivus!

Avatar
Ribeiro 20 de maio de 2022

Aí pai para deixa a baitolagem remarca seu territorio

Avatar
20 de maio de 2022

A VW já está preparando novo lançamento, picape AMARIKA .

Avatar
Fabrício 19 de maio de 2022

Nesta segunda um amigo foi a uma concessionária da VW e foi dito que houve cancelamentos. Pode ser algo isolado, mas é óbvio que não vão dar o braço a torcer.

Avatar
Eu 19 de maio de 2022

As vendas do Pole não cairam porque os comsumidores lgbtqia+-*/@#$%&xyz aumentaram.

Avatar
Fabio 19 de maio de 2022

VW foi esperta, seguiu a mesma receita da Fiat, e vai aumentar as vendas com tanta gente falando do carro

Avatar
Lucas 18 de maio de 2022

Se o carro for bom e valer a comprar é oq interessa.

Avatar
Jurandir Misael Oliveira 18 de maio de 2022

Veremos o resultado da propaganda nos emplacamentos. É óbvio que nenhuma concessionária vai dizer que houve cancelamentos. Chega a ser infantil fazer uma reportagem sobre isso.

Avatar
Ele não 18 de maio de 2022

Concordo com você, nenhuma loja vai falar a realidade do carro depois dessa vergonha de comercial

Avatar
FELIPE 18 de maio de 2022

Verdade ! Até parece que a VW iria admitir que fez besteira…

Avatar
Antonio Pereira 19 de maio de 2022

Disse tudo………..kkkkkkkkkkkkkkk

Avatar
Pastor Scarpin Gusso 18 de maio de 2022

Não cancelaram as vendas, não significa que não diminuiram. Ao menos no OLX a venda de Pole usados disparou. Site Picaretagem lavrador.

Avatar
Lucio 18 de maio de 2022

Ah é? Qual era a média diária de anúncios antes? E qual é agora?

Avatar
Paulo Brificcado 18 de maio de 2022

Não cancelaram as vendas, não significa que não diminuiram. Ao menos no OLX a venda de Pole usados disparou. Site Picaretagem lavrador.

Avatar
Ele não 18 de maio de 2022

Porque as montadoras do Brasil e do mundo, não adotam a cor rosa nós carros, Acho que todos os carros no mundo deveriam ser pintados de rosa, Ele não Comercial ridículo, dúvido, agora Mesmo quê não vai vender nada de Pólo,Bolsonazo 2026

Avatar
Rezende 18 de maio de 2022

Deixa eu ver se eu entendi direito: vocês procuraram a associação das empresas que vendem polo para perguntar se a propaganda do carro deles foi um fracasso e se eles estão tomando ferro por isso. E isso mesmo? ?

Avatar
Dudu 17 de maio de 2022

Esses canceladores e pilotos de internet não influenciam em nada, além da maioria bolsonarista que sai espalhando fake news para bolha deles

Avatar
Wesley Rodrigues 18 de maio de 2022

Agora vai falir ! De burro essa ideia kkk

Avatar
Deixe um comentário