Etanol: Confira quais são os 10 carros mais econômicos

Mesmo com queima mais rica, com uso de etanol, há modelos prometem mais eficiência na cidade com o combustível vegetal

volkswagen polo highline 200 tsi cinza de frente
Polo figura entre os 10 mais econômicos, quando abastecidos com derivado da cana-de-açúcar (Foto: VW | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 29/06/2022 às 20h03

Tem vezes que vale mais a pena rodar com etanol no tanque. Não que aquela regra dos 70% valha para todo e qualquer tipo de veículo, mas se o preço do álcool combustível estiver percentualmente mais barato, pelo menos, na mesma proporção do que ele consome a mais na comparação com gasolina, pode ser uma boa opção.

Para te ajudar nessa missão, separamos os 10 carros mais econômicos do etanol. A lista levou em consideração as versões mais econômicas dentro de uma mesma linha de acordo com as médias urbanas com álcool dentro dos padrões do Inmetro publicados na tabela 2022 do Programa Brasileiro de Etiquetagem.

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Só foram considerados modelos flex e puramente a combustão. Também não entraram no ranking modelos híbridos de qualquer tipo. Na ordem como critério de desempate, consumo urbano com gasolina, rodoviário com etanol e rodoviário com gasolina.

1º Renault Kwid: o rei do etanol

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O Kwid manda muito bem quando abastecido com combustível verde (Foto: Renault | Divulgação)
  • Motor: 1.0 12V flex de 71/68 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Etanol cidade: 10,8 km/l
  • Etanol estrada: 11,0 km/l
  • Gasolina cidade: 15,3 km/l
  • Gasolina estrada: 15,7 km/l

Seja com gasolina, seja com etanol, o Kwid é o carro mais econômico do Brasil. Destaque para a linha 2023, que foi remodelada e melhorou nos números de consumo, graças a alguns acertos no conjunto mecânico.

Para atingir as metas de eficiência energética do Proconve L7, o motor 1.0 três-cilindros ganhou sistema start/stop e o carro passou a ser equipado com pneus de baixa resistência à rolagem, entre outras mudanças pontuais.

2º Peugeot 208 Like

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Apesar de mais pesado que o Kwid, o 208 Like é compacto mais econômico com etanol (Foto: Peugeot | Divulgação)
  • Motor: 1.0 6V flex de 75/71 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Etanol cidade: 10,4 km/l
  • Etanol estrada: 11,3 km/l
  • Gasolina cidade: 14,7 km/l
  • Gasolina estrada: 16,3 km/l

As configurações do compacto que acabam de estrear colocaram o 208 como um dos carros mais econômicos do Brasil. Graças ao uso do motor 1.0 Firefly (de origem FCA – Fiat Chrysler Automóveis).

Com as novas opções Like e Stye, o 208 faz médias urbanas acima dos 10 km/l com etanol. Números melhores, inclusive, que os do Fiat Argo com o mesmo propulsor três canecos.

3º HB20S Platinum

hyundai hb20s 1 0 tgdi diamond plus visto de frente em estrada
Mesmo sendo um sedã, o HB20S não exagera no álcool (Foto: Hyundai | Divulgação)
  • Motor: 1.0 12V turboflex de 120 cv
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Etanol cidade: 10,1 km/l
  • Etanol estrada: 11,9 km/l
  • Gasolina cidade: 14,3 km/l
  • Gasolina estrada: 16,9 km/l

O modelo da Hyundai é o sedã mais econômico do país e também o turbinado mais eficiente do pedaço – no geral, é o terceiro colocado. Inclusive, rende melhor em termos de consumo do que o irmão hatch.

4º Renault Sandero

renault sandero s edition branco dianteira etanol
O estilo “esportivo” do Sandero S-Line esconde um carrinho comportado no consumo (Foto: Renault | Divulgação)
  • Motor: 1.0 12V flex de 82/79 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Etanol cidade: 10,0 km/l
  • Etanol estrada: 10,2 km/l
  • Gasolina cidade: 13,9 km/l
  • Gasolina estrada: 14,7 km/l

Vendido desde o ano passado em versão única S-design, o Sandero também melhorou o consumo graças aos ajustes no conjunto mecânico para atender as normas do Proconve. O ganho maior, a propósito, foi nas médias com etanol, que agora alcançam 10 km/l na cidade.

5º Fiat Argo Drive

fiat argo 2021 traseira branco
Ajuste no motor do italiano melhorou sua eficiência (Foto: Fiat | Divulgação)
  • Motor: 1.0 6V de 77/72 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Etanol cidade: 9,8 km/l
  • Etanol estrada: 11,0 km/l
  • Gasolina cidade:14,1 km/l
  • Gasolina estrada: 15,8 km/l

A Stellantis também teve de mexer no motor 1.0 Firefly por causa do Proconve. O que foi bom para o Argo, cuja versão Drive figura entre os 10 carros mais econômicos do país e se revela o Fiat mais eficiente do momento.

6º Chevrolet Onix Plus

novo onix plus frente 4
Onix Plus fica atrás do HB20S quando o assunto é sedã mais econômico com etanol (Foto: GM | Divulgação)
  • Motor: 1.0 12 flex de 82/78 cv
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Etanol cidade: 9,6 km/l
  • Etanol estrada: 12,5 km/l
  • Gasolina cidade: 13,8 km/l
  • Gasolina estrada: 17,6 km/l

O Onix Plus nas versões de entrada com motor aspirado se mostra o GM mais eficiente do mercado. Porém, se este ranking fosse de eficiência na estrada com etanol, seria o líder. O que o coloca à frente do Fiat Mobi no critério de desempate é a média urbana com gasolina.

7º Fiat Mobi

fiat mobi trekking 2023 cinza frente visto de cima etanol
Apesar de mais leve que o Argo, motor Fire EVO não é tão eficiente como o Firefly (Foto: Fiat | Divulgação)
  • Motor: 1.0 8V flex de 75/73 cv
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Etanol cidade: 9,6 km/l
  • Etanol estrada: 10,4 km/l
  • Gasolina cidade: 13,5 km/l
  • Gasolina estrada: 15,0 km/l

O subcompacto da Fiat até decepciona em termos de consumo. Mais leve e mais barato que boa parte dos modelos relatados aqui, é o sétimo do ranking. Empatou com o Onix Plus no consumo urbano com etanol, mas perde feio para o sedã da GM quando o assunto é ciclo com gasolina.

8º Chevrolet Onix

novo onix premier 2020 vermelho de frente
Onix tem melhor consumo com gasolina, diferentemente do Onix Plus  (Foto: GM | Divulgação)
  • Motor: 1.0 12V flex de 82/78 cv
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Etanol cidade: 9,5 km/l
  • Etanol estrada: 12,0 km/l
  • Gasolina cidade: 13,8 km/l
  • Gasolina estrada: 16,6 km/l

O hatch repete o sedã. As opções iniciais aspiradas são as mais econômicas e até empatam com os modelos da Volks nas médias urbanas com etanol – mas se mostram mais eficientes com gasolina.

 9º  Volkswagen Voyage é pior no álcool

volkswagen voyage comfortline 2012 cinza de fraseira
O Voyage 1.0 tem muita potência no etanol, mas prejudica o consumo (Foto: VW | Divulgação)
  • Motor: 1.0 8V flex de 84/77 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Etanol cidade: 9,5 km/l
  • Etanol estrada: 10,9 km/l
  • Gasolina cidade: 13,8 km/l
  • Gasolina estrada: 15,6 km/l

O Voyage perdeu suas versões 1.6 e automática, mas a agora solitária variante 1.0 garante o sedã entre os carros mais econômicos com etanol na cidade. O curioso é que o modelo empata nos três primeiros critérios do ranking com o Polo e só supera o companheiro de marca alemã no consumo rodoviário com gasolina por 0,1 km/l.

10º Volkswagen Polo MPI

polo 2020 1.0 etanol
O VW Polo figura na última posição, quando o assunto é álcool (Foto: VW | Divulgação)
  • Motor: 1.0 12V flex de 84/75 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Etanol cidade: 9,5 km/l
  • Etanol estrada: 10,9 km/l
  • Gasolina cidade: 13,8 km/l
  • Gasolina estrada: 15,5 km/l

O Polo fecha a lista de carros mais econômicos com etanol, só perdendo no último critério de desempate para o Voyage. Detalhe é que se o hatch ainda tivesse a opção TSI turbo com câmbio manual, estaria bem melhor posicionado nesse ranking.

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14 Comentários
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Rodrigo MARTINIANO 20 de julho de 2022

 MAIS ECONÔMICOS A ETANOL
Por gentileza, leia novamente a matéria: todos os dez carros listados nela têm câmbio manual e não são excepcionalmente econômicos com etanol.
O carro mais econômico com etanol – e automatizado – foi o up!
Meu up! conseguiu fazer 19,1 km/litro com etanol (tenho fotos demonstrando), e só não fez 20 ou até 21 km/litro porque dirigia-o a minha mulher, EM “D”.
Atenciosamente.

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Alex lexton 10 de junho de 2023

Kkkkk deixa de bobagem cara, os fabricantes fazem de tudo,para fabricar o carro mais econômico do Brasil,e eles testam e anunciam o consumo, até no próprio manual, esses números bateram com os testes do Inmetro,nem carro híbrido faz 19 km por litro no etanol,o seu UP faz quase 20! Kkkkk deixa de ser mentiroso, chama a NASA,leva para a Renalt estudar o seu carro 😂😭🤣😂😅

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Rodrigo MARTINIANO 11 de junho de 2023

Alex,
Não tenho razão para mentir, só uso álcool desde o início do PROALCOOL (programa do qual fui estagiário de Engenharia), e há fotos comprovando o que afirmei sobre a economia do up!.
Caso você queira eu lhe envio as fotos por e-mail.
rodrigo.oam gmail.com
Rodrigo MARTINIANO.

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Alex lexton 10 de junho de 2023

Kkkkk deixa de bobagem cara, os fabricantes fazem de tudo,para fabricar o carro mais econômico do Brasil,e eles testam e anunciam o consumo, até no próprio manual, esses números bateram com os testes … – Leia mais em https://autopapo.uol.com.br/noticia/etanol-10-carros-mais-economicos/

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alex lexton 11 de junho de 2023

Olá,vamos lá! eu tenho um projeto de economia no meu carro que já faz 12 anos que venho desenvolvendo e aprimorando no Escort xr3 1,6 cht a alcool,mudanças começa desde as partes da ignição,eletrica ,enforcamento do carbura ,mudanças de flautas e giglès e um sistema que é o principal quer compensa essa pequena quantidade que vai para a queima que não vem o caso detalhar,mas garanto que não existe um carro movido a alcool mais econõmico que o meu,já fiz testes com carros de outras pessoas,e já estou acostumado ver esse tipo de afirmação ! repito! se esse carro fizesse esse consumo a Volks nos testes detectaria,o Inmetro confirmaria e com uma briga entre as montadoras nenhuma fabrica omitiria tal coisa seria burrice! voltando ao seu caso,afirmo que não faz esse consumo,e fotos não significa e não prova nada ,outra coisa esses instrumento que vem em carro que diz o consumo “momentaneo” não funcionam! corretamente ou dá erro, faz o mesmo procedimento que uso no meu para fazer teste precisos de consumo,desliga seu tanque no injetor, pegue uma garrafa de 2 litros ,o de amaciante de roupa é bom pra isso,pegue um medidor de precisão de litros ” qualquer um que tem as marcas de quantidade ,mede 2 litros e coloca na garrafa,conecta um cano na entrada do combustivel de alimentação,anda com os dois litros da garrafa ,ver quanto rodou e divide por 2″ pronto ! isso é a forma precisa,o mesmo faz na cidade e na rodovia ex: na cidade vc rodou 22 km portanto divide por 2 fez 11 km por litro ,vc rodou na rodovia fez 24 km litro ,seu carro fez 12 km litro ,para fazer uma média precisa soma os 11 da cidade com os 12 da rodovia total 23 divide por 2 sai a média de 11,5 km por litro,claro! se rodar meio á meio entre pista e rodovia a média é 11,5 mas se rodar mais na rodovia obviamente que essa média aumenta,se rodar mais na cidade essa média diminui! isso é a forma precisa de se fazer media de consumo ,não ficar andando depois mandar completar o tanque,não tem precisão dá erros grosseiros! Uma pena que essa forma usando a garrafa ,provavelmente não daria certo no seu carro,pois ele precisa da bomba eletrica para mandar o combustivel,ai seria complicado ter que pegar uma bomba ligar na boca da garrafa para mandar o combustivel para o teste,mas resumindo se a Volks,Ford etc diz que o carro faz 11 km na cidade é porque faz esse consumo! o Inmetro confirma ,e nenhuma fabrica deixaria de passar uma vantagem dessa em uma briga de carros econômicos do Brasil.. vc não tem como provar com fotos , como eu falei ,se vc acha que faz mesmo vai nas fabricas e mostra os dados ,diz á eles os engenheiros,os tecnicos que fazem os testes que eles estão errando com diferença de quase o dobro! ou seja de no maximo 11 na estrada no Etanol,tanto o kwid e o Up são semelhantes o consumo ai vem vc dizer que faz o dobro? como te falei não faz não ,, tinha um mecanico aqui que tem um renalt clio e falou que o carro dele fazia 23 km por litro na rodovia,claro que é uma piada! falei pra ele que dou meu carro se fizer ,coloca 2 litos na garrafa ,engata uma bomba e liga no motor ,ele desconversou e não teve coragem,ou seja não faz ..é isso! seu carro não faz 20 km por litro no etanol ,alias nenhum carro no mundo”sem ser hibrido! faz esse consumo!

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Rodrigo MARTINIANO 11 de junho de 2023

Sem perder mais tempo com você. VOCÊ É MAIS UM PASPALHÂO!

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alex lexton 11 de junho de 2023

Eu paspalhão?vc nem me conhece ,morra e nasça umas 10 vezes para vc querer ter a mesma capacidade que eu! outra coisa,não perde tempo não pinoquio,leva sua nave espacial para a Nasa ! eu que não vou perder tempo com mentiroso que quer contrariar a propria fabrica e o Inmetro,quem é o paspalhão aqui heimm! kkkkk perde tempo mesmo não seu “popozão sujo” tive que mudar por causa da moderação,kkk

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alex lexton 11 de junho de 2023

eu respondi ,mas os moderadores não autorizaram paspalhão mentiroso ,leva seu carro para a Nasa!,kkkkkkkkkk sem mais filhote do gepeto!

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Bob Aiwa 1 de julho de 2022

O Pole prefere gyn com Fanta ao invés de etanol

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Halter 1 de julho de 2022

Pra quem anda nos engarrafas das cidades grandes… mas essas carrocinha na estrada não tem sentido… apertadinhos, fracos, e sem acabamento… melhor veiculos 1.4/1.6 e ate alguns 1.8 fazem média de 14 até 18km/h na estrada com combustivel fossil.

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HAF 1 de julho de 2022

Pra quem anda nos engarrafas das cidades grandes… mas essas carrocinha na estrada não tem sentido… apertadinhos, fracos, e sem acabamento… melhor veiculos 1.4/1.6 e ate alguns 1.8 fazem média de 14 até 18km/h na estrada com combustivel fossil.

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Bob Verdade 1 de julho de 2022

Mentira eu só gosto quando eu conto-a.

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José 1 de julho de 2022

A informação só vale para quem acredita no PBE, do IMETRO.
No uso normal pode ser bem diferente.

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Almeida 30 de junho de 2022

Muito boas informações agora reforça com os 10 mais econômicos e automáticos!!!

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