[Vídeo] Etanol na gasolina? Tem que ter (mas não 27,5%)

"A gasolina pura, ela não tem octanagem; ou seja, ela não permite que o motor tenha uma boa, uma elevada de compressão"

gasolina aditivada abastecer tanque
No Brasil, gasolina tem 27,5% de etanol (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 25/08/2021 às 19h32
Atualizado em 25/08/2021 às 20h29

Estão certos todos os motoristas que reclamam da nossa gasolina. Ela só não é uma das melhores do mundo, primeiro, por causa da adulteração nos postos: isso não tem solução. Segundo, pela quantidade de etanol que é misturado à gasolina.

Então o que o pessoal diz é: “por que que nós motoristas aqui no Brasil não temos direito  a uma gasolina pura como em outros países?” Porque também não estaria certo! Porque a gasolina pura, ela não tem octanagem; ou seja, ela não permite que o motor tenha uma boa, uma elevada de compressão. Quanto mais compressão, mais eficiente é o motor.

VEJA TAMBÉM:

Então, você tem que subir a octanagem da gasolina e, para isso, existem vários recursos. Durante muitos anos  o Brasil recebeu chumbo tetraetila; depois tinha o MTBE, um outro recurso  químico para subir a octanagem. Nos Estados Unidos, tem a gasolina com 10% de etanol; no mundo inteiro tem gasolina com etanol.

O nosso problema é que você não precisa de 27,5% de etanol: isso é uma desonestidade, porque o etanol tem  poder energético menor que o do gasolina. Então, se você paga por gasolina, mas o posto está te entregando 27,5% de etanol, tem uma desonestidade nisso, você está  levando gato por lebre.

Gasolina não pode ser pura: tem que ter etanol

Então, é preciso  ficar bem claro que etanol tem que ter na gasolina: tem que ter 10%. Os nossos motores foram calibrados para 22%, depois foi subindo ainda mais.

Então 27,5% de etanol na gasolina é um absurdo, foi lobby dos usineiros. Sensato:  10%, porque aí você tem uma boa gasolina sem ter excesso de etanol e até perda de poder calorífico.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
50 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fabio 1 de dezembro de 2021

Boa noite, então porque os postos de combustíveis vende a gasolina pura e deixem que o consumidor final (nós),optem na mistura ideal de etanol pra cada carro? os veículos são como nós, cada um tem sua característica e jeito de funcionamento (não somos iguais),então levaremos a mercadoria que compramos, aí vai do gosto de cada um.

Avatar
Euzébio 22 de novembro de 2021

No meu humilde entender, desde as aulinhas na faculdade de engenharia, cada combustível pede uma taxa de compressão adequada a obter o melhor rendimento térmico possível. Motores a gasolina e etanol possuem taxas ideais diferentes. Então você junta o pior motor possível a gasolina com o pior motor possível a etanol e nasce o motor flex (e ajusta a injeção eletrônica de tal modo que funcione com qualquer percentual de mistura e manda a eficiência para o inferno). Ruim de gasolina e ruim de etanol. Porém excelente para usineiros e a Petrobosta. Já tive um carro importado a gasolina (não abrasileirado) que quando era abastecido com gasolina de verdade (fora do Brasil, obviamente) virava um foguete. Tinha motor 2.0-16V de 155CV e fazia 11km/l na cidade e até 16km/l em rodovia (era só controlar a rotação do motor para não abrir o segundo estágio do coletor de admissão variável). Hoje tenho uma bosta de carro flex 1.4-8V de 95CV que faz 6 km/l na cidade e 9 km/l na rodovia. Precisa dizer mais ?

Avatar
Carlos Henrique Coghetto 14 de outubro de 2021

Oi bom dia, você poderia fazer um vídeo em relação a abastecer com gasolina “pura” no paraguai ou em outros países com um carro brasileiro e se traz algum tipo de dano para o motor ou algo do gênero.

Avatar
Marco 11 de outubro de 2021

O “brasil” se tornou um prostibulo! Não existe interesse na melhora técnica. Somente o interesse político, em ganhar dinheiro sem escrúpulos!

Antes de se discutir a quantidade exagerada, e absurda de álcool na gasolina, precisamos levar em conta outros fatos.

Os veículos flex, uma grande gambiarra mal feita, que só existe em um país sem escrúpulos como “brasil”, deve ser considerado responsável pela quantidade absurda de álcool adicionado na gasolina.

Os veiculos “flexlixo”, possuem uma taxa de compressão absurdamente alta, propiciando a detonação da gasolina.

Os veículos movidos somente com o hidrocarboneto, nomeado gasolina, possuem melhor autonomia, e menor taxa de compressão, diminuindo a possibilidade de detonação.

Porém devido ao intetesse político, não existe o intetesse em desenvolver veículos movidos somente com gasolina, ou álcool.

Acordos políticos com usineiros, e a falsa propaganda dos carros flex, potencializados pela ignorância do povo brasileiro, só propiciam para piora do combustível!

Avatar
FRANCISCO XAVIER SOUSA DA SILVA 2 de outubro de 2021

Você deve estar sendo pago pra falar mentira a gasolina tem que ser pura nós do Brasil estamos pagando gasolina e levando etanol, kkkk só no Brasil

Avatar
Paulo Machado 16 de setembro de 2021

Sobre a mistura de álcool na gasolina: isso é uma vergonha. Os usineiros de álcool são quem mandam na Petrobras. Absurdo. Somos roubados em todos os lados e em todos os sentido. Quando o Brasil será um país sério?

Avatar
INDEPENDENTE 2 de setembro de 2021

QUERO SABER O QUE FAÇO PARA MELHORAR O DESEMPENHO DO MEU MOTOR COM MAIS ECONOMIA ,SE EU COLOCAR MEIO A MEIO ETANOL E GASOLINA,ESTAREI FAZENDO BEM OU ESTOU ENTRANDO PELO CANO DO MESMO JEITO?

Avatar
Gomtech 2 de setembro de 2021

Depende do motor, mas pelo aqui na cidade de São Paulo, tenho reparado na péssima qualidade do etanol. Para compensar isso, incluo pelo menos 10 litros de gasolina.

Avatar
INDEPENDENTE 2 de setembro de 2021

OBRIGADO PELA RESPOSTA,MAS PENSO EM FAZER AO CONTRARIO, E VAMOS VER NO QUE DÁ O IMPORTANTE É NÁO FICAR NA ESTRADA,FÉ EM DEUSE PÉ NA TABUA.

Avatar
Glenio Luiz Giacomet 1 de setembro de 2021

Prezado Boris. Discordo da necessidade de álcool para elevar OCTANAGEM. Cansei de decantar gasolina para tirar o álcool e abastecer uma moto que eu tinha. Se não fizesse isso, ela perdia muita potência. Outro detalhe, usei na Argentina gasolina pura (2011) e meu carro teve desempenho superior ( C4 Pallas automático ) que fez incríveis 16 km/l com a gasolina dos hermanos!! Nos EUA abastecia meu carro lá com gasolina pura ( tem bombas lá com E85 também ) mas a maioria esmagadora usa gasolina pura lá. A única gasolina nos EUA que tem álcool é a E85, o restante não usa a porcaria do álcool. Falo com experiência própria pois tive a oportunidade de morar lá e conheço bem os tipos de gasolina que vendem lá ( e o que falam da porcaria que vendem por aqui ).

Avatar
Marco Antonio do Carmo e Sá 1 de setembro de 2021

Boa noite!
A gasolina tem 27% de etanol,mas quando se opta por abastecer o veículo com etanol puro ,ai dependendo do posto se obtem 27% de agua?‍♂️

Avatar
Oliver 1 de setembro de 2021

Boa Boris, enfim uma lógica nos seus comentários. Agora temos que defender que não podemos dolarizar as empresas especialmente a Petrobras e não dolarizar salários, então libera tudo engraçado que os brasileiros comuns só podem importar mil dólares. A imprensa analfabeta não vê essas coisas

Avatar
Oliver 1 de setembro de 2021

Boa Boris, enfim uma lógica nos seus comentários. Agora temos que defender que não podemos dolarizar as empresas especialmente a Petrobras e não dolarizar salários, então libera tudo engraçado que os brasileiros comuns só podem importar mil dólares. A imprensa analfabeta não vê essas coisas

Avatar
ARAKEN BARBOSA DE MIRANDA JUNIOR 27 de agosto de 2021

Como se reduzir 27% de um componente mais barato fosse baratear o todo! Isso vai fazer a gasolina ficar mais cara do que já é! Ninguém está pagando etanol por gasolina, se fosse 100% gasolina o valor da mesma estaria mas alturas!

Avatar
Marcio Ferreira 27 de agosto de 2021

Quem escreveu isso não tem o menor conhecimento de motores e como eles funcionam, o que faz o motor à gasolina, Etanol ou Diesel funcionar é à mistura dos combustíveis inflamáveis com o oxigênio, esses combustíveis já vem totalmente preparados para que os motores funcionem com um ou com outro ou com Diesel. O que eles não falam é que misturam álcool na gasolina simplesmente para cobrar impostos de ambos nós dois combustíveis. No mundo inteiro gasolina é comercializada pura. Essa é a única forma sem Blá Blá Blá de baixar os preços de ambos os combustíveis. Não dizem também que nós dias de hoje é possível se aumentar em até 4x à produção de Etanol sem aumentar um metro se quer à área de plantio. Sem balelas

Avatar
Mario 28 de agosto de 2021

Quem escreveu esse artigo é um dos maiores especialistas brasileiros sobre o assunto. Nenhum lugar do mundo vende gasolina pura. O combustível que as refinarias entregam posteriormente é formulado com algum aditivo (chumbo, etanol, etc) para se obter o grau de octanagem desejado. Isso no mundo inteiro. O chumbo foi sendo gradualmente excluído por fazer mal à saúde e meio ambiente. Hoje as boas gasolinas tem etanol na sua composição mas numa porcentagem longe dos 27,5% utilizada no Brasil.

Avatar
MARCIO FERREIRA CELESTINO 30 de agosto de 2021

Ele pode ser bom pra vc e para outros que acreditam nessa balela, por isso o Brasil não muda. A gasolina refinada já saí pronta para o consumo. Pode ser comercializada pura SIM POIS SE VC NÃO TEM CONHECIMENTO E INFORMAÇÕES E ACREDITA NESSAS PRAHAS QUE SE DIZEM ESPECIALISTAS EU PERCO O MEU TEMPO E TE EXPLICO. TODAS AS MONTADORAS JÁ SEGUEM NO MUNDO TODO DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES AMBIENTAIS DE CADA PAÍS, AS NORMAS PARA QUE OS CARROS EM SUAS EMOÇÕES, NÃO PREJUDIQUEM O MEIO AMBIENTE E NÃO SEJAM NOCIVOS À SAÚDE DA POPULAÇÃO. SE TEM UM ALTA TECNOLOGIA E COMPLEXIBILIDADE PARA TIRAR O MÁXIMO DE PERFORMANCE DO MOTORE O MÍNIMO DE CONSUMO. FALO E REPITO NA FRENTE DE QUALQUER ESPECIALISTA, ÁLCOOL NA GASOLINA, “É CONVERSA PARA BOI DORMIR”, O QUE SE FAZ NO BRASIL É ENGANAR TROUXA, SEM INFORMAÇÕES PARA SE COBRAR IMPOSTOS DO ÁLCOOL NA GASOLINA E TAMBÉM NO DIESEL, NÃO SOU NEM UM EXPER NO ASSUNTO SOU UM MERO PROFISSIONAL DA ÁREA DE TRANSPORTE, DIGO MAIS, O DIESEL CONHECIDO COMO S 500 O FAMOSO ECOFROTA, PODE SER UTILIZADO TANTO EM CAMINHÕES ANTIGOS COMO EM CAMINHÕES NOVOS, PODERÍAMOS COM NOSSA TECNOLOGIA SUBSTITUIR DE VEZ A GASOLINA E TAMBÉM O DIESEL DERIVADO DO PETRÓLEO QUE É CARREGADO DE ENXOFRE PELO DIESEL DERIVADO DA CANA DE AÇÚCAR, PODENDO AUMENTAR NOSSA CADEIA DE PRODUÇÃO EM ATÉ 4X SEM AUMENTAR 1 METRO SEQUER À ÁREA DE PLANTIL. ETANOL NA GASOLINA É PARA ENGANA TROUXAS QUE COMPRAM IDEIAS DE ESPECIALISTAS CUJO SEU MEIO DE TRANSPORTE É JATO PARTICULAR E NÃO AUTOMÓVEIS…

Avatar
Mario 30 de agosto de 2021

O Sr. não precisa explicar nada. Ninguém pediu sua explicação e sua falta de educação. O Sr. não está falando com nenhum parente seu. Seja educado.

Avatar
Luis Santos 2 de setembro de 2021

Marcio, só de escrever em CAIXA ALTA já mostra quão ignorante você é.

Avatar
Luis Santos 2 de setembro de 2021

No mundo inteiro a gasolina é comercializada pura. Ai ai. Tinham que proibir esses jumentos de ter acesso à internet.

Nem existe o conceito de gasolina pura! A gasolina-combustível, mesmo que fosse pura, já é uma mistura de vários hidrocarbonetos diferentes, com diferentes pesos atômicos. Já o vulgo álcool-combustível só não é puro devido ao acréscimo de água destilada. Mas é basicamente um composto de 92% de C²H⁶O com 8% de H²O.

Avatar
Fabio couto 26 de agosto de 2021

Isso é conversa para boi dormi, a mas de um século que tudo evoluiu no mundo, menos o processo de combustão kkkkkkkkkk???????
Vamos lá então, qual carro que se vende no Brasil, que é brasileiro?
Nenhum, todos os motores são importados, o motor que é usado aqui no Brasil é usado nos estado unidos e em outros países, BMW, mecerdez, Ford Ranger e etc…gol só vende aqui mesmo, mas é mecânica alemã.
Qual é o problema disso tudo?
As usinas de álcool estão todas alinhadas com o sistema, é tanto que o álcool sobe de preço com a alta do petróleo, uma coisa não tem nada haver com outra, a gasolina nunca subiu por causa do álcool, pega a visão galera, esse lobby que existe lá no congresso é quando a empresa pressiona os deputados que são financiados por eles.
Existem vários teste que o carros montados aqui pode rodar tranquilamente sem a presença do álcool, e conseguem fazer 10 km/l a mas na gasolina pura.
Porque o álcool tem que esta presente para criar uma paridade de preço quase igual aonde vc vai poder optar por um ou por outro, já que no álcool vc faz de 2 a 4 km/l a mas, por isso que o álcool tem que está presente para equilibrar a paridade do consumo forçando o contribuinte otário a compra gato por lebre e deixando os lobistas e os deputados ricos e mas ricos..

Avatar
Carlos Henrique Teutschbeim 26 de agosto de 2021

Bem, vamos por partes, a construçao do motor e sua adaptaçao ao combustivel a?ser utilizado e que determina qual taxa de compressao este deve apresentar… O combustivel para que seja adequado a esse detalhe, precisara de maior ou menor octanagem, que pode obtida pela aditivaçao – mistura – de determinada porcentagem de antidetonante, seja chumbo tetraetila – usado ainda hoje em motores aeronauticos – ou pelo nosso etanol…

Avatar
Fabiano thomazini okamura 26 de agosto de 2021

Na verdade não tinha que ter nem uma gota de etanol na gasolina isso e.so pra dar.motivo de aumentar o preço, esse país é a cara da impunidade e do carnaval

Avatar
Luis Santos 2 de setembro de 2021

Faz o seguinte: dá um jeito de arrumar gasolina pura, coloca no tanque do seu carro, e dá uma volta com ele. Sugestão: escolha um caminho que passe por uma oficina, táoquei?

Avatar
Adauto Gouveia Motta Júnior 26 de agosto de 2021

É preciso se inteirar dos procedimentos acerca daquilo que se tenta explanar.
À gasolina, no Brasil, não se é adicionado o etanol (álcool hidratado), senão o álcool anidro.

Avatar
FERNANDO B 26 de agosto de 2021

Os 27,5% são os permitidos por lei, mas ainda há o acréscimo disso pelo dono do posto que não raramente utiliza muito mais que essa margem. Alguns até mais que o dobro já que carro flex aceita na boa.

Avatar
Vitor 26 de agosto de 2021

Já vi um vídeo no YouTube de um mecânico separando quimicamente a gasolina do álcool, e deixando só 10%. Ele testou no carro, e começou a bater pino. Nos EUA tem 10% mas tb deve ter outras substâncias para aumentar a octamagem, somente 10% de etanol não deixa na octamagem ideal e pode estragar o motor

Avatar
Sergio 26 de agosto de 2021

Bate pino até a injeção “se adaptar” ao novo combustível. Tanto é que se vc tá rodando no etanol e resolve trocar para gasolina (ou vice versa), é preciso rodar alguns quilômetros antes de desligar o motor. Senão o fizer, pode ter problemas ao dar partida no dia seguinte.

Avatar
Luis Santos 2 de setembro de 2021

Injeção se adaptar ao novo combustível que você diz seria o sensor de detonação, a toda hora, interferir no ciclo Otto. Iria diminuir (mas não eliminar) a batida de pino, perdendo toda a eficiência ganha com os modernos projetos de motores ciclo Otto, onde as taxas de compressão se elevaram de meros 4,2:1 no Ford T (e que era alta para a época) para quase 14:1 em alguns motores atuais.

Em resumo: é e sempre será uma merda!

Enquanto os motores flex não possuírem tecnologia de taxa de compressão variável há que se fiar no sensor de detonação, que este sim é a gambiarra.

Bom artigo seria sobre a tentativas, que datam de mais de 30 anos, de produzir um motor ciclo Otto com taxa de compressão variável.

A Saab estava bem avançado nisso nos anos 2000, quando a GM comprou e interrompeu as pesquisas… 🙁

A Infiniti anunciou isso anos atrás.

Mas até isso ser um lugar comum na tecnologia flex (e esta é um lugar-comum, 30 anos depois de lançada) parece faltar muito…

Avatar
Sergio 26 de agosto de 2021

A injeção precisa se adaptar ao novo combustível. Se vc trocar de gasolina pra etanol (ou etanol pra gasolina) é preciso rodar pelo menos uns 10km.
Moro em região de fronteira, há 15 anos atrás eu abastecia no Paraguai (que tinha baixo teor de álcool na gasolina). No gol gasolina que eu tinha tbm ocorria uma bateção infernal de pino no começo, depois ficava normal.

Avatar
José Antônio Leite 26 de agosto de 2021

Acaba com o motor isso sim usa só o etanol então gasolina misturado não funciona gasta mais o sistema não consige entende

Avatar
JACIEL GONÇALO 26 de agosto de 2021

Ainda bem que não abasteço em posto há pouco mais de 5 anos, tenho moto e carro, encho os tanques com menos de 100 reais e ainda vendo por esse msm valor apenas para minha parentela e não ensino a ninguém como faço. Não vou me matar de estudar química pra vir esse governo desonesto proibir ou dar um cala boca. Brasil terra de corruptos!

Avatar
Roberto 27 de agosto de 2021

Veículos movidos a GLP são legais

Avatar
yuri 26 de agosto de 2021

GAM-BI-AR-RA

consome mais, polui igual, danifica o motor, o povo nem sabe que existe dois tanques dentro do carro, deixam o tanque extra seco pois “Só é pra colocar se usar álcool no tanque”

Meu carro não é flex, e eu não tenho Liberdade para colocar combustível apropriado para ele.

Litro do etanol? 6 reais.

Avatar
Warley 26 de agosto de 2021

Isso e conversa pra boi dormir ! Se fosse verdade os carros dos países que não tem o etanol não seria bom, mais pelo contrário são melhores que os nossos.

Avatar
Sergio 26 de agosto de 2021

Todos os países possuem pelo menos um pouco (3%) de álcool na gasolina.
10 a 15% já seria mais que suficiente aqui na bananalandia.

Avatar
Jorge Maximiano 26 de agosto de 2021

Brasil o território
da sacanagem!

Avatar
Vilson 26 de agosto de 2021

Acontece que os usineiros sao os donos do Brasil desde os anos 70. E isso dificilmente vai mudar. Na realidade acho que nunca.

Avatar
Ricardo Teixeira 25 de agosto de 2021

O que aconteceu com a reportagem e vídeo que dizia que temos “a melhor gasolina do mundo”??? Parece que o jogo virou, não é mesmo?! Sem credibilidade…

Avatar
Carlos H.Teutschbeim 26 de agosto de 2021

Ate ha poucos anos atras a Petrobras era fornecedora oficial de combustivels para algumas equipes de pomta de F1

Avatar
RICARDO TEIXEIRA 26 de agosto de 2021

Sim, o que a Petrobras produz para exportação é muito melhor e mas barato do que vendido para o mercado de oportunistas dentro do pais. Não vem com hipocrisia que é muito fácil definir o quão prejudicial é a alcoolina vendida nos postos para motores desenvolvidos para gasolina de fato…

Avatar
helio sartori ferrari 25 de agosto de 2021

quando abasteço meu carro com gasolina estou pagando alcolina e não gasolina.

Avatar
Elton Pereira dos Santos 26 de agosto de 2021

Ou seria Gasonol?! Kkkk

Avatar
yuri 2 de setembro de 2021

O nome correto para isso é “Gasohol”, só jogar no Google. Não é gasolina o quê vendido no Brasil como único tipo de combustível à base de Petróleo.

Avatar
Fabio Djalma 25 de agosto de 2021

Estao dizendo tanto sobre a percentagem de etanol na gasolina que devia ser 10 e não 27,5, independente da quantidade. Quem vai resolver isso? Até quando seremos roubados descaradamente?
Quem é a autoridade competente para MUDAR ISSO?

Avatar
Paul Muadib 25 de agosto de 2021

Governo Federal.

Avatar
Luis Santos 2 de setembro de 2021

Fabio Djalma, pede pro Bolsonaro. Já está lá a 3 anos. Quantos % diminuiu o etanol da gasolina-combustível desde que ele tomou posse?

Avatar
Almeida 25 de agosto de 2021

Ainda bem que essa vida não dura pra sempre!!!

Avatar
Sincero 26 de agosto de 2021

Você bem que pode nos deixar né…
Ninguem sabe que você existe, nem vão sentir sua falta, te garanto…
O mundo agradece

Avatar
Almeida 2 de setembro de 2021

Ta bo então, como vc é muito importante e todo mundo te conhece, vc deveria viver pra sempre!!! Tenta!!!

Avatar
Deixe um comentário