É fogo: GM faz recall após caso de incêndio até nos EUA

Multinacional enfrenta problemas de incêndio com seus veículos mais vendidos tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos

Há menos de um mês nas lojas, já é a segunda vez que um Chevrolet Onix Plus pegou fogo, e a marca não explicou as ocorrências
Por AutoPapo
Publicado em 19/12/2019 às 18h27
Atualizado em 23/12/2019 às 14h23

A situação está pegando fogo para a GM. A empresa, que convocou recentemente um recall no Brasil para o novo Onix após algumas unidades serem consumidas pelas chamas, anunciou nesta semana uma ação parecida até nos Estados Unidos. Por lá, a campanha, que também é provocada por risco de incêndio, envolve as picapes Chevrolet Silverado e GMC Sierra.

Pelo menos uma unidade dessas picapes teria pegado fogo, mas, felizmente, não deixou vítimas. O problema, de acordo com a GM, é causado por excesso de cola, que é inflamável, nos cabos da bateria. Ao todo, 400 mil veículos estão envolvidos.

foto legenda 03 coluna 2118 chevrolet silverado 2019

Além dessa ação, a GM anunciou simultaneamente a realização de outro recall devido a uma falha de software. No caso, porém, o defeito está relacionado ao sistema de freios. Essa segunda convocação envolve 550 mil veículos e também inclui as picapes Silverado e Sierra, além do Cadillac CT6.

GM faz recall por causa de fogo também no Brasil

No Brasil, a Chevrolet anunciou, em novembro, um recall para os recém lançados Onix Plus e novo Onix. A medida foi anunciada após unidades do modelo pegarem fogo em diferentes regiões do país: um desses casos ocorreu dentro do pátio da empresa.

De acordo com o fabricante, o problema está no sistema eletrônico de gerenciamento do motor, que pode provocar a quebra do bloco. O consequente vazamento de fluido sobre componentes quentes seria o responsável pelas chamas.

Nesta semana, quando a história parecia solucionada, surgiu um novo capítulo. Alguns veículos sofreram grandes vazamentos de combustível: há, inclusive, registros em vídeo do problema circulando na internet.

Há menos de um mês nas lojas, já é a segunda vez que um Chevrolet Onix Plus pegou fogo, e a marca não explicou as ocorrências
Foto Notícias com Maritonio Dantas | Reprodução

O fabricante entrou em contato com os proprietários por meio do aplicativo My Chevrolet, prontificando-se a realizar o reparo. Porém, essa abordagem resultou em uma notificação do Procon-SP: o órgão ameaça multar a empresa em R$ 10 milhões por não ter convocado um recall para solucionar a falha.

O Onix é, desde 2015, o automóvel mais vendido do Brasil. Coincidentemente, o produto da marca com maior penetração no mercado norte-americano é a picape Silverado. Desse modo, a multinacional enfrenta problemas de incêndio com dois de seus veículos mais importantes em nível global.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Joel Bueno Júnior 21 de dezembro de 2019

Qualquer empresa séria já teria feito o recall mas, infelizmente, eles estão apenas preocupados com seu “faturamento” e a manutenção das vendas.
Falta seriedade e responsabilidade!!

Avatar
Carlos Roberto 21 de dezembro de 2019

Isso não procede, tenho um Onix Plus,estou recebendo todo apoio da Chevrolet. O carro é ótimo!!

Avatar
Yuri 21 de dezembro de 2019

Gente porque só quando é GM que faz o recall por risco de incêndio tem todo esse alarde?
não consigo entender!
Quantas montadoras abrem recall por risco semelhante e ninguém fica nesse alarde todo, porque até marcas de luxo tem os mesmos problemas mas ninguém noticia da mesma forma!

Avatar
Carlos Roberto 21 de dezembro de 2019

Perfeito!!

Avatar
Pablo 21 de dezembro de 2019

E ai Autopapo qual a sua resposta?
Porque vc não fala do Recall das outras montadores?
Poderia escolher algum do Polo, Argo, Ka, ………

Avatar
Fernando Miranda 19 de dezembro de 2019

A pressa é inimiga da perfeiçao. Primeito o Polo e agora o Onix. E tem gente q ainda não entende por que eu pago mais caro num Toyota.

Avatar
Deixe um comentário