Governo de SP quer liberar transferência com IPVA 2022 não quitado; entenda

Segundo comunicado, decisão é um incentivo para melhorar as condições do mercado para negociações de veículos usados

transferencia de veiculos compra venda shutterstock
Hoje, débito em IPVA impede a transferência (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 12/01/2022 às 15h05

O Governador de São Paulo, João Doria, encaminhou com urgência, à Assembleia Legislativa, um Projeto de Lei para autorizar a transferência de veículos usados mesmo com parcelas do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) ainda a vencer.

A Secretaria da Fazenda e Planejamento cuidará para que todo comprador seja informado automaticamente caso exista alguma parcela do IPVA a vencer. A nova rotina vai aumentar a transparência do processo de compra e venda, sem exigências burocráticas.

O objetivo é propiciar melhores condições para o mercado de veículos usados – atualmente a transferência de propriedade só é possível desde que o imposto esteja quitado.

VEJA TAMBÉM:

Transferência

A transferência de veículos é o processo necessário para registrar a mudança de propriedade de um automóvel. Suas regras estão descritas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que também determina que ela seja realizada em até 30 dias após a compra ou venda de um veículo.

Deixar de atender o prazo estabelecido pela lei custa aos antigos proprietários R$ 195,23 e a perda de cinco pontos na carteira de habilitação.

Hoje, só é possível fazer a transferência do veículo se não houver débito de multa e os impostos estejam quitados.

IPVA 2022 SP

Após divulgar o valor venal dos veículos tarifados pelo IPVA para 2022, o governo de São Paulo (SP) revelou o calendário de pagamento, que vai de janeiro a junho.

Além disso, aumentou para 9% desconto para pagamento à vista do imposto durante o mês de janeiro: antes, proprietários de veículos usados teriam uma redução de apenas 5% do valor para quitação em cota única.

Em muitos estados, IPVA aumentou, mas nem tanto quanto se esperava. Boris explica:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Renato 13 de abril de 2022

Cada dia mais difícil, ninguém faz nada, falam falam e nada se resolve, tudo aumentando e a gente na mesma estaca, ninguém se desenvolve com esses preços exorbitantes, hoje os preços dos carros médios estão valendo uma casa Popular, UM ABSURDO!!!!!!!

Avatar
marta 28 de janeiro de 2022

Ta e vai ser votado quando? Porque ja esta dificil vender e ter que pagar IPVA total na transferencia vai ficar impossivel

Avatar
Deixe um comentário