Insulfilm: tudo que você precisa saber sobre as películas

O Insulfilm é um dos acessórios mais populares do mercado, seja para evitar que a cabine fique quente ou apenas por motivos de segurança

shutterstock carro com vidros escurescidos por insulfilm
Para muitos motoristas os vidros escurecidos são sinônimo de segurança, mas é preciso ficar de olho na legislação (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 23/09/2022 às 18h21
Atualizado em 23/09/2022 às 23h46

Uma das razões pelas quais motoristas instalam películas automotivas, ou o “Insulfilm”, é a segurança. Muitos se sentem mais seguros dentro de um carro escuro, escondidos do mundo exterior. Pensam que, caso haja um ladrão à espreita, ele não vai poder identificar os ocupantes e conteúdos dentro do veículo.

Se a pessoa estiver sozinha, por exemplo, vai preferir que ninguém saiba, especialmente em um país onde a violência urbana é um medo constante.

VEJA TAMBÉM:

Entretanto, também há um contraponto a esse pensamento. Com os ocupantes escondidos dentro do veículo, também será impossível identificar um agressor dentro do carro. No caso de um sequestro relâmpago, por exemplo, o criminoso passará despercebido.

O Insulfilm é, na verdade, uma marca que fabrica películas automotivas. O nome, como é comum acontecer, acabou pegando para descrever o acessório.

Limite de transparência permitido para o Insulfilm

shutterstock insulfilm sendo instalado
Certifique-se que a película instalada respeita os limites legais (Foto: Shutterstock)

Como informa o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a legislação que define as regras para a utilização do “Insulfilm” é a resolução 254, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O texto define que a “transmissão luminosa” através do vidro dianteiro não deve ser inferior a 75%. Ou seja, a película pode bloquear no máximo 25% da luz. No parabrisa, o filme também deve ser incolor.

Já os vidros laterais podem ser um pouco mais escuros, e a transmissão luminosa pode chegar a 70%, bloqueando-se 30% da luminosidade.

Multa para Insulfilm

Aos que desobedecerem a regra, cuja fiscalização compete ao estado, a penalidade é de uma infração grave, com multa e retenção do veículo para regularização.

O órgão detalha, ainda, que o nível de luminosidade considera o “conjunto vidro-película”. Ou seja, se o vidro do carro já é ligeiramente escurecido, o grau de escurecimento do “Insulfilm” deve levar isso em conta.

E isso ocorre muitas vezes, como explica o consultor técnico da Fiat, Ricardo Dilser. Ele esclarece que todos os modelos da marca saem de fábrica com “vidros esverdeados”. O escurecimento do material é feito durante o processo de produção, não havendo película. Dessa forma, o próprio vidro diminui a luz que entra no habitáculo em pequenos graus, além de oferecer proteção contra os raios solares.

O objetivo, segundo Dilser, é oferecer conforto ao motorista. Ao mesmo tempo, na percepção do Denatran, a diminuição excessiva da entrada de luz compromete a dirigibilidade do veículo. Assim, deve haver um equilíbrio entre os dois aspectos.

Como tirar Insulfim velho

shutterstock insulfilm sendo instaldo com soprador de ar quente
Soprador de ar quente ou secador de cabelo ajudam a tirar uma película velha (Foto: Shutterstock)

Você comprou um carro usado com aquela película tão antiga que está até azulada? Ou apenas não curte vidros escurecidos e prefere o padrão original? Remover o Insulfim em casa não é difícil, mas exige cuidado para não deixar cola.

Uma forma simples de amolecer a cola da película é usando ar quente. Caso não tenha um soprador de ar quente, um secador de cabelo já atende. Apenas tome cuidado na hora de puxar o do vigia, para não estragar os filamentos do desembaçador.

Na hora de puxar é preciso ter paciência e evitar de rasgar o filme. Puxar muito rápido pode deixar resquícios de cola. Enquanto puxa, continue jogando o ar quente no vidro.

Novos tipos de película

Hoje o mercado de acessórios está mais desenvolvido e traz muitas opções. Para quem procura apenas a segurança, existem as películas de proteção que servem para evitar que um criminoso quebra o vidro para acessar o interior do veículo. Não chega a igual a um vidro blindado, mas já salva de situações de risco.

Outra novidade do mercado são os Insulfilm fotocromáticos, que são escuros por fora e por dentro a visão é como se tivesse sem. Apesar de parecer ser o tipo “ideal” de película, ela fica fora de acordo com a legislação pois a transmitância luminosa é medida de fora para dentro.

Uma alternativa para quem está procurando o Insulfilm apenas para o carro não virar uma estufa são as de controle solar. Ela fica dentro dos limites da lei e pode ser aplicadas em todos os vidros, deixando o aspecto levemente azulado. Esse tipo de película ajuda também no funcionamento do ar-condicionado, pela cabine não estar tão quente.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cidiane 11 de janeiro de 2023

Quanto mais criam leis bobas de trânsito por coisas fúteis, mais pessoas morrem de acidente todos os dias. O que é realmente importante para segurança como o extintor de incêndio não é mais exigido. Já morreu muita gente queimada em acidente por falta desse equipamento que para a lei hoje não vale nada. Agora criar leis e multar por causa da cor e transparência das películas, é idiotice demais. Como se não morresse ninguém em carros sem películas né, até chega ser engraçado isso, mais oque realmente é para ser levado a sério, nunca é!

Avatar
Lukinha 11 de janeiro de 2023

Se você seguir todas as recomendações dessas páginas na internet você só se f*** Kkkkkkkkkkk

Avatar
cadmio48cd 3 de dezembro de 2022

os sequestradores e ladrões de pix odiaram essa notícia

Avatar
JOSÉBelmiro Valente Soares 7 de novembro de 2022

No RIO DE JANEIRO NÃO HÁ ISENÇÃO DE IPVA P,ARA
CARROS FABRICADOS EM 2007.
TENHO UM CARRO 2007 /2007. E TIVE QUE PAGAR O IPVA REFERENTE AO ANO 2022

Avatar
J Roberto 26 de outubro de 2022

Uma das primeiras coisas que sempre faço quando compro um carro novo é instalar a película.
A película, independente da cor, protege o estofamento contra os raios solares, economiza no ar condicionado, aumentando o conforto interno e, dependendo do caso, até não deixa um braço ficar mais bronzeado que o do outro lado (risos).
Para quem mora nas grandes cidades onde a violência urbana é gritante, recomendo instalar películas anti-vandalismo. Este tipo de película custa mais caro e, apesar de não resolver, dificulta a ação daqueles que quebram o livro para pegar bolsas ou celulares quando parados em semáforos ou congestionamentos.

Avatar
cadillata 24 de setembro de 2022

Nunca usei e nem pretendo usar.
Coisas que a polícia não dá a mínima e que provocam acidentes: películas e lâmpadas fora do padrão.
É uma pena.

Avatar
Deixe um comentário