IPVA PE 2024: Saiba como pagar de acordo com a placa!

O valor do IPVA PE 2024 anunciada pelo governo neste ano é de 2,4% do valor do veículo, conforme proposto num pacote fiscal da gestão

placa ipva 2024 em estrada
O governo ainda não divulgou se haverá descontos para quem optar pelo pagamento em cota única (Foto: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Pedro Januzzi
Publicado em 15/01/2024 às 13h02

A partir de fevereiro, os donos de veículos em Pernambuco iniciarão o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA PE 2024). O calendário, determinado pelo último dígito da placa, foi divulgado pelo governo no Diário Oficial do Estado.

Em 2024, será possível parcelar o IPVA em até 10 prestações mensais, sendo a última em novembro. Cada prestação deve ser, no mínimo, de R$ 50. Até o momento, o governo não divulgou se haverá descontos para quem optar pelo pagamento em cota única.

VEJA TAMBÉM:

A alíquota do IPVA PE 2024 anunciada pelo governo neste ano é de 2,4% do valor do veículo, conforme proposto num pacote fiscal da gestão. Esse valor vai ser calculado com base no preço estipulado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas na Tabela Fipe.

Outra novidade é a possibilidade de isenção do IPVA para mototaxistas e veículos destinados a transporte escolar. A gratuidade para pessoas com deficiência foi mantida.

Calendário de pagamento IPVA PE 2024

Ultimo digito Data
1 e 2 Dia 05 de cada mês
2 e 3 Dia 10 de cada mês
5 e 6 Dia 15 de cada mês
7 e 8 Dia 20 de cada mês
9 e 0 Dia 25 de cada mês

Para determinar o valor total a ser pago, incluindo imposto, taxas de bombeiros e licenciamento, é necessário que a pessoa acesse o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e realize uma consulta utilizando a placa do veículo.

Por meio desse procedimento, torna-se possível visualizar o montante para o pagamento à vista ou parcelado do IPVA. Além disso, é viável verificar a existência de multas em aberto e emitir as guias de pagamento correspondentes ao tributo deste ano, bem como a eventuais autuações que estejam vencidas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário