Ir de bicicleta para o trabalho: veja 10 dicas para se preparar

Confira quais são os principais macetes para se locomover até o trabalho de bike com mais segurança e conforto

bicicleta em movimento em ciclovia
Rotina de bike requer planejamento (Foto: Shutterstock)
Por Camila Melo
16 de fevereiro de 2022 09:13

Nos últimos meses, vimos um significativo aumento no número de pessoas trocando os carros por bicicletas como meio de transporte para ir ao trabalho. Além dos benefícios para a saúde, a pandemia, aumento na gasolina e busca por locomoção mais sustentável foram alguns dos maiores motivos para essa mudança.

VEJA TAMBÉM:

10 dicas para ir de bicicleta ao trabalho

Se você também está decidido a adotar a bicicleta como meio de transporte no seu dia a dia fique atento às seguintes dicas:

1. Invista em uma bicicleta adequada e do seu tamanho

duas bicicletas em um bicicletario

Procure investir em uma bicicleta boa e de qualidade, existem muitas opções no mercado que apesar de serem mais baratas irão te trazer dor de cabeça. Lembre-se que irá utilizá-la todos os dias, por isso escolha uma que seja do tamanho correto para a sua altura para evitar dores e desconfortos.

2. Alforje é a melhor solução para carregar seus pertences

mulher jovem manuseia alforje para bicicleta

Os alforjes são ótimos aliados de quem utiliza a bike no dia a dia ou em cicloviagens. É a melhor opção para transportar com segurança e conforto objetos pessoais como notebooks, celulares, roupas e etc. Alguns modelos são impermeáveis, o que os tornam ainda mais indispensáveis.

3. Use capacete sempre

ciclista mulher usando capacete e olhando celular

Mesmo que a distância percorrida seja pequena, o uso do capacete é indispensável em qualquer pedalada pois é o principal item de segurança do ciclista. Fique atento na hora de adquirir o capacete pois eles também possuem variação de tamanho, sendo importante estar no tamanho correto para funcionar perfeitamente em casos de quedas e acidentes.

4. Tenha um bom cadeado

trava presa a roda de bicicleta

Nem todas as empresas possuem bicicletário e estacionamentos seguros, mas com um bom cadeado você evita o roubo da bike e fica com a cabeça mais tranquila para trabalhar.

5. Ter um kit de ferramentas é fundamental

mao de ciclista portanto pequeno kit de ferramentas

Nunca se sabe quando um pneu vai furar ou se será preciso apertar um parafuso, ter um kit básico de ferramentas é importante para ajudar em casos de emergência e auxiliar em pequenos reparos a serem feitos na bike.

6. Faça manutenção regularmente

homem fazendo manutencao em bicicleta

Mesmo andando apenas no asfalto e poucos quilômetros, alguns desgastes acontecem. Procure fazer a manutenção a cada dois meses para conservar a bicicleta e os seus componentes por mais tempo.

7. Atenção ao escolher as roupas do pedal

ciclista pedalando de capacete

Ao ir de bicicleta ao trabalho, a melhor alternativa é utilizar uma roupa de tecido leve e com secagem rápida durante o trajeto (que ajudam na evaporação natural da transpiração, deixando a pele seca) e levar a roupa para se trocar ao chegar no escritório – leve o seu vestuário completo (isso inclui peças íntimas e meias).

8. É preciso pensar também no kit iluminação

ciclista manuseando equipamento de iluminacao

Independente do horário previsto para o pedal, é preciso ter um kit com luzes dianteira e traseira que servem para ajudar pedestres e motoristas a visualizarem os ciclistas nas vias.

9. Pesquise a melhor rota

cilcista manuseando app de rotas em celular

Dê sempre preferência para pedalar nas ciclovias, elas são sempre a opção mais segura, mas se caso nao houver busque por ruas e avenidas menos movimentadas e evite ao máximo andar na contramão.

10. Leve sempre uma capa de chuva

ciclista pedalando com capa de chuva

Esse é um item que deve ser colocado no alforje e estar sempre junto com a bike, mesmo em dias ensolarados. Chuvas nem sempre são previsíveis, portanto o melhor é levar a capa de chuva todos os dias para evitar voltar molhado para casa.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Patrícia Reis 20 de fevereiro de 2022

Ter um cuidado a mais nos pedais é MT importante, pois comprei uma bike e o rapaz q montou não ajustou bem os pedais, ocasionando-me um acidente q poderia ser bem mais sério!

Avatar
Santiago 18 de fevereiro de 2022

Mais uma dica para os ciclistas (ao menos uma boa parte deles):
– Respeitar os espaços dos pedestres e dos veículos, lembrando que estes também têm o direito de circular.
Ou seja:
Não ignorar os semáforos vermelhos como se eles estivessem lá só de enfeite;
Lembrar que as calçadas são para os PEDESTRES.
Não ficar querendo monopolizar todo o espaço nas ruas e avenidas, e “que se danem” os automóveis, ônibus e caminhões.
Afinal, os direitos e os deveres são pra TODOS..

Avatar
Jardel 17 de fevereiro de 2022

Porque quem faz uma cgamada desas nao vai de bicicleta

Avatar
Rodolfo 16 de fevereiro de 2022

Eu fui uma vez para o meu trabalho de bicicleta, é uma distância de apenas 2 km mas com muita subida. Então eu cheguei no meu trabalho muito suado e lá não tem chuveiro. Tive que me secar com folha de papel toalha e usei o meu desodorante.
Acho que as novas construções comerciais deviam ter por lei chuveiro para os funcionários.

Avatar
Zé das couves 17 de fevereiro de 2022

Eu fui ao trabalho uma vez virado da balada, morrendo de sono e não tinha uma cama pra dormir. Acho que devia ter por lei uma cama para os funcionários.

Avatar
William 16 de fevereiro de 2022

Show, parabéns pela matéria e valeu pelas dicas !!!

Avatar
Deixe um comentário