Limite de preço para carro PcD pode aumentar

Reunião do Confaz em que o tema será discutido acontecerá neste mês; Abridef acredita que aumento é necessário para garantir o direito do público

Por Laurie Andrade 15/07/20 às 16h10
*Matéria atualizada em 23/7/2020 às 20h23
pessoa com deficiencia pcd olhando interior de um veiculo
Aumento do teto para isenção de ICMS pode ser votada em 23 de julho (Foto: Shutterstock)

A legislação brasileira garante, desde 1995, a isenção de impostos para pessoas com deficiência (PcD) na compra de carros zero. Acontece que há 11 anos o valor máximo dos veículos incluídos no desconto, R$ 70 mil, não é alterado. Após insistentes solicitações, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) pode votar a atualização do teto no dia 23 de julho.

Atualização: a reunião foi adiada para o dia 30 de julho

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva para Pessoas com Deficiência (Abridef), as alterações no Convênio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) são de extrema urgência.

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“Por muito tempo as fabricantes de automóveis mantiveram alguns poucos modelos abaixo dos R$ 70 mil para atender essa fatia de consumidores. Mas agora, a partir do segundo semestre de 2020, as montadoras não vão mais suportar segurar os preços e as PcD ficarão sem opção de modelos para aquisição com isenção”, afirma Rodrigo Rosso, presidente da Abridef.

Dificuldade para aprovar as novas regras da isenção de impostos para PcD

A atualização do valor do teto só pode ocorrer após aprovação dos técnicos da Comissão Técnica Permanente do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (Cotepe), formada por órgãos ligados ao Ministério da Economia e às Secretarias de Fazenda, durante encontros do Confaz.

De acordo com o site do órgão, a próxima reunião deve ocorrer em 23 de julho. Para ser válida, a mudança nos convênios deve ser aceita por unanimidade.

A Abridef aponta alternativas para solucionar o impasse:

O reajuste pode ser praticado através dos índices oficiais, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M). A segunda opção seria determinar que a PcD adquirisse qualquer veículo com as isenções, desde que o carro entregasse até 127 cavalos de potência, assim como era antes de 2009.

Outra alternativa proposta para a mudança na isenção de impostos para PcD é estipular um valor médio de mercado, mesmo que abaixo das correções com base nos índices citados acima, mas que dê opções de compra para as pessoas com deficiência.

O valor sugerido pela Abridef após a realização de estudos é de R$ 90 mil.

pessoa com deficiencia pcd olhando interior de um veiculo
A isenção de impostos para PcD foi criada especificamente para facilitar a mobilidade do público

A Abridef encaminhou ofício solicitando a imediata reavaliação dos valores. O documento, que relata outras preocupações ligadas ao assunto, foi endereçado ao Ministro do Estado da Economia, Paulo Guedes, também presidente do Confaz.

O texto também será encaminhado a Henrique Meirelles, Secretário de Estado da Fazenda do Estado de São Paulo, uma vez que o estado é aquele que mais recolhe ICMS com a venda de carros novos no Brasil.

Foto | Shutterstock

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104 Comentários
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Elisandro cezar das neves 20 de janeiro de 2021

Vendi meu primeiro carro e quando estava para pegar os papeis de icms do segundo carro fui surpriendido pela lei.do calça apertada doria mais recorri e.ganhei.a.liberação para pegar o carro quando liguei para concecionaria porque ja tinha o anexo.2 no icms enviado pra receita estadual a.consecionaria disse que nao esta.liberado com icms agora estou com papaeis em.maos e.nao consigo pegar carro que.esta.no.anexo 2 e agora oque faço

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Sebastião Ribeiro de Carvalho 4 de janeiro de 2021

Respondendo o comentário do Mathias que ele fala que daqui a pouco não tem carro mais para pcd aqui em Goiás já acabou o único caro que a gente ainda pode ficar na fila é o Creta. Eu dei entrada na minhas cartas na Chevrolet em julho e até agora eles estão me prometendo que pode ser que eu consiga fazer o pedido em março. É lamentável o descaso da pessoa com deficiência.

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Ana Paula Rosa da Silva Ramos 23 de dezembro de 2020

É o cúmulo só absurdo não aumentar o valor limite para compra de carro, no caso PCD, tudo sobe,o que adianta?

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Francisca 26 de novembro de 2020

O preço tinha que ser no mínimo 90.000,00 reais, comprei um por 68.900,00 em 2015, hoje custa 85.000,00, como aumenta o valor do carro e não aumenta o valor do PCD, imagine 2009 70.00,00 mil reais equivale no mínimo 120.00.00 reais, vocês que votaram no Doria votem de novo, malditos políticos que governam para empresários.

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marcos reis 9 de novembro de 2020

VOTEM NO DORIA, É ISSO QUE ACONTECE
MAS… DIA 15 TEMOS ELEIÇOES, VAMOS DAR O TROCO NÃO VOTEM NO COVAS

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Marlon 3 de novembro de 2020

Queria tirar uma dúvida, sou deficiente, perdi a perna esquerda em um acidente, recentemente fiz todos os papéis pra compra do carro escolhi e assinei na agência os papéis de aquisição e tava esperando os 40 dias de prazo pra entrega, e hoje me mandaram mensagem dizendo que teve reajuste no preço do carro, subiu R$ 800, eles podem fazer isso? Assinei a papelada e tudo autenticado no cartório

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ELTON 17 de outubro de 2020

Acho que as avaliações sao confusa no proprio Detran.
Os laudos e ou pericias viraram meio de ganhar dinheiro
Cobram em média R$ 1000,00 pelo laudo. Absurdo. Sofri um acidente de motocicleta e meu humero se partiu em 7 psrtes, foi necessário cirugia placa pinos e qdo fui fazer o tal laudo os médicos que uriam assinar eram um fono e um gastro “nada haver com minha deficiencia”.

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Luiz roberto Zanetti 16 de outubro de 2020

BOM dia tem muita gente tirando carros para pcd ser ter proteces, tem gente que não tem nada, e esta se beneficiando, com isso, esse mentirosos fraudulentos, tem que pagar por mentir doenças
Isso tem que acabar

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VINICIUS FERNANDES 25 de dezembro de 2020

Caso você saiba de alguma fraude denuncie.

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Auriti Pereira da Silva 4 de outubro de 2020

Há necessidade urgente de se elevar o teto para concessão do PCD, pois carros com valores até 70000 reais ñ trazem a tecnologia tão necessária aos portadores de deficiência. Hoje o que acontece é q as montadoras reservam as carroças para os portadores de deficiência, um verdadeiro abuso. É urgente, inadiável que se eleve no mínimo para 100000 reais o valor. Isso ñ trará prejuízos aos cofres públicos, prejuízo mesmo são as anistias, etc, concedidas em larga escala a contumazes sonegadores. Limite urgente para 100000 reais, em muito aliviara a vida tão sofrida dessa parcela da sociedade brasileira. Seja um PCD é verás a dura realidade que os envolve.
Att Auriti Pereira da Silva

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Auriti Pereira da Silva 4 de outubro de 2020

Devo adiantar que ñ sou atualmente PCD, mas conhecendo a vida difícil de muitos portadores de deficiência, me associo a causa deles, propondo, como fiz comentário anterior, o aumento do valor para aquisição de veículos, para pelo menos 100.000 reais e isso já.

Att Auriti Pereira da Silva

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Jair jose de arujo 25 de setembro de 2020

Eu sou deficiente físico num a cintente de trabalho fiquei um hora e meia soterrado perdi o movimiento da perna dereita tive afundamento facial descolamento na médula tem 8 hernia de discos trauma em todos os nervos do meu corpo nao poco pegar 5 kg nao tem forcas nas pernas vou andando quando ai acaba o corpo parece que eu nao tem perna nao ai demora para voltar o normal e eu tem 41 anos de idade isso aconteceu em 2014 será que eu tem esses benefisso para comprar um carro

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Pedro Paulo 26 de setembro de 2020

Vc tem direito sim é só procurar o seu médico ele te dará o atestado, depois desse atestado é só ir no Detran da sua cidade eles te orientar a segurança da isenção

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Sebastião Valentim dos Santos 9 de setembro de 2020

Bom dia, gostaria de saber se houve a reunião no Confaz sobre o aumento do valor para veículos zero km para PCD como relatado na matéria acima. Obrigado, um abraço.

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ANDERSON DE SOUZA DE ALENCAR SILVA 23 de agosto de 2020

Boa tarde, me chamo Anderson e sou condutor da minha mãe (Nesse caso pagamos IPVA) que perdeu toda a perna direita num atropelamento quando tinha 28 anos (Hoje com 61 anos), sendo usuária e dependente direta dos recursos PCD. Peço encarecidamente a aceitação do aumento dos valores atuais para que possamos gozar de mais recursos para ela. Já se fazem mais de uma década sem reajuste para PCD. Acho que vale o carinho na hora das decisões para deficientes físicos. Obrigado!

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Claudia Toni 12 de agosto de 2020

Como PcD, dependo totalmente de um veículo para me locomover e preciso que ele tenha mais conforto e facilidades para dirigi-lo. Estou na 3a idade e as dificuldades são maiores. Com o valor existente, R$70.000,00, as opções que existem nem sempre atendem essas necessidades que são individuais. Daí o meu apelo ao Ministro Paulo Guedes e às autoridades competentes, para que se sensibilizem e possibilitem que nós, PcDs, possamos exercer o nosso direito de ir e vir declarado na nossa Constituição.

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José Samuel Toso 7 de agosto de 2020

Boa noite, infelizmente somos obrigados a engolir esses absurdos impostos a nós por alguns políticos que só pensam em encher os bolsos. Eles nos enfiam esses R$70.000,00 goela a dentro enquanto eles podem todos os anos trocar a frota toda de carros e não são qualquer carro. Se for falar tudo que acontece…acho melhor nós cadeirantes aprender a andar de bicicleta.

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Daniel Marques Marques 31 de julho de 2020

Boa tarde tudo bem eu sou deficiente físico e preciso comprar um carro automático para tomara que vocês aprovem essa medida mas também acho que vocês deveriam estipular para vender carros só para quem anda numa cadeira de rodas porque tem muita gente se beneficiando com isso e quem realmente precisa comprar um carro não consegue porque meu sonho é comprar a Traker para colocar minha cadeira de rodas já os outros não cabe minha cadeira de rodas tomara que dê certo.

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Jair erlacher 5 de agosto de 2020

Sabe me dizer se foi aprovado p 90 mil ?

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Wellington 5 de agosto de 2020

Meu caro sabemos das dificuldades de pcd ,porém você deve levar em consideração as pessoas com outro tipo de deficiência, não clarificar só os cadeirantes.
Abraços.

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Carlos 28 de julho de 2020

Na teoria é: aumentando o teto, permitirá o consumidor a escolher mais versões (melhor equipadas).
Na prática será: o mesmímsimo carro de 70 mil, será comercializado como 80, 85 mil (fábricas irão alegar adequação nos preços, irão dizer que já vinham levando prejuízos, e blablablá)

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Sebastião Ribeiro 26 de julho de 2020

Eu acho que a pessoa com deficiência a maioria já tem muita despesa com médico e remédio e os carros são os mais simples portanto não sou a favor do reajuste.

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Luciano Guedes. 2 de janeiro de 2021

Daqui a um certo tempo só da pra comprar uma moto CG 125. É uma uma,os políticos não estão preocupados com essa classe que tanto luta no seu dia adia.

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Rodolfo 26 de julho de 2020

Aumento felizmente pra poucos, e infelizmente pra muitos.

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Luis Carlos 25 de julho de 2020

Qual o resultado da reunião do Confaz para aumentar o valor re veículos Pcd ????

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Lincoln S sousa 24 de julho de 2020

Existe muita benevolência em querer dar opinião ao CONFAZ o
de colocar o teto de 90.000 para isenção de ICMS para pcd haja visto que há 11 anos não não se faz um ajuste nesse teto ou melhor dizer em 2009 o dólar era cotado a 2,20 o teto equivalia 31000 dólares hoje o teto corresponde a 14000 dólares O mercado de veículo é um mercado global e querer aplicar correção nacional em cima de produtos de mercado global porque não põem um teto na gasolina da Petrobras.

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Silvano Salazar Rodrigues 2 de agosto de 2020

Todos comentários feitos tem que ser analisado devidamente , mas essa analogia de comparação de valor perante o DOLAR sim é o caminho mais justo pois mais de uma década sem equiparação de valor ou aumentar o valor na AQUISIÇÃO PCD esta injusta e defasada absurdamente , as pessoas que precisam fazer esse uso de direito benefício estão completamente desassistidas e infelizmente tem que ficar aguardando decisões nada favorável ,pessoas com deficiência deveriam ter atenção prioritária e não ficar no descaso que se faz atualmente !!!

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Lincoln 24 de julho de 2020

Há muita dificuldade para você entender esperamos às vezes 1 ou 2 anos para ver se muda o teto da isenção de ICMS IPI entretanto quando chega na data entrevista ocorre o adiamento da reunião conforme aconteceu nesse dia 23 de julho de 2020 vamos esperar para ver se muda alguma coisa outro detalhe também SEFAZ RJ está indeferido requerimentos de isenção de ICMS para pcd que adquiriu o carro com isenção de ICMS baseado no confaz 38/13 alegando alteração no prazo de 2 para 4 anos que alguém compra carro com isenção de ICMS é um parado por determinação do 38/13 registrado em nota fiscal o Amparo desse dispositivo que não foi revogado fica entendido o que é um ato jurídico perfeito e deve ser respeitado o prazo de dois anos se alguém está no gozo esse Amparo de 2 anos não pode ser modificado e o SEFAZ RJ está cometendo esse descalabro gostaria chamar atenção do Conselho Nacional de fazenda para agir em defesa desse benefício SEFAZ RJ está retirando indevidamente

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Nil.Souza 24 de julho de 2020

Eu sou nil preciso do carro, si omenta vai sair do meu orçamento.Ó 70 mil já está difícil e omentar + 20 mil E OU CARRO VAI FICAR DO MESMO JEITO ai fica difícil né. Eu quero a spin, de 5 lugar si nesse plano entrasse de 7 lugar? aí sim, mas ñ,sobe tudo? complica né verdade? E vamos ver ou que vai dar espeto que as montadoras. Entenda que muitos ñ tem dinheiro o carro Pcd E para nos ajudar. ok Obrigado.

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Sandro 27 de julho de 2020

Aumentar o valor do carro já está acima o que está se pedindo e para aumentar o teto máximo e não mínimo , então vão continuar tendo carros na primeira faixa o que está se pedindo e aumentar para poder se atingir carros mais completos

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Leyde artilheiro 23 de julho de 2020

Cada um tem que saber onde seu sapato aperta ,tinha que ser lei pra pcd carros completos, mas aqui é Brasil país de todos, com a suba do dólar difícil pra todos… tem que subir o teto infelizmente pra um e felizmente pra outros .

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Joice Neto Alves Barros 23 de julho de 2020

Se aumentar o teto os carros pra PCD vão continuar cada vez mais pelado e mais difícil porque as montadoras não está nem aí pra cliente PCD demora de mais só monta o carro quando está sem pedido dos outros clientes

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Reginaldo de Jesus 23 de julho de 2020

O que adianta mudar se as concessionárias tiram cada vez mais os itens pagamos por um carro caro e pelado, temos wue reconhecer que tudo muda os valores 70 mil já defazo muito mesmo. Vamos ver por que as concessionárias também só choram.

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aroldo 22 de julho de 2020

Se aumentar ou diminuir, para muitos não importa pois, a renda no Brasil impossibilita a aquisição de veículo novo.
Quem pode adquirir um veículo de 70 ou 100 mil no Brasil, com certeza não é o pobre!?

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Suzy Carla De Tanes 20 de julho de 2020

Sou contra pois é Brasil o que irão fazer principalmente neste período de dólar em mega alta será pegar o carro tal qual está pelado e vão passar de 70mil para o próximo teto….não estou vendo vantagem para a pcd vantagem seria se as montadoras tivessem uma lista de itens obrigatórios a seguir…..aí até tudo bem subir.

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Paulo 20 de julho de 2020

Eu também penso assim , se aumenta o teto no dia 23 de Julho no dia 24 o carro que custa hoje 69.990,00 passará a custar 89.990.00, e podem até criar versões mais equipadas em um primeiro momento , mas que logo começaram a depenar os carros como sempre fizeram , a obrigatoriedade de alguns equipamentos como Rodas de liga, central multimídia e sensor de estacionamento traseiro deveriam ser obrigatórios e não poderiam ser tirados do carro .

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Carolina 23 de julho de 2020

Oi Suzy, gostaria de expor minha opinião. Sou vendedora de veiculos para PCD, se aumentarem o teto para 90 mil, podemos atender com mais versoes. o Cliente teria mais opções para escolher, podendo ou não ser o mais completo, isso dependeria da situação financeira de cada um. Mas acredito que seja melhor.

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Antonio Carlos. 24 de julho de 2020

Pra vc que é vendedora é otimo, o veiculo aqui no Brasil já è muito caro, infelizmente mesmo aumetando o teto o os veiculosvveiculosios virao pelados e as montadoras rindo atoa

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Carlos 28 de julho de 2020

Na teoria é: o aumento do teto permitirá ao consumidor escolher mais versões (melhor equipadas).
Na prática será: o mesmíssimo carro de 70 mil será comercializado como 80, 85 mil (fábricas irão alegar adequação nos preços, vão dizer que já estavam levando prejuízos antes, blablablá)

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Lina 23 de julho de 2020

É verdade, eu tbm sou contra subir o teto, irá acontecer exatamente isso, os carros serão o mesmo porém com o valor do teto.

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Marcelo Cavoli 20 de julho de 2020

Já passou a hora de aumentar o teto para pcd.
Os carros de onze anos pra cá dobraram os preços.
E o teto deveria ser no mínimo 120 mil

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Sebastião 19 de julho de 2020

Vai melhorar muito ( pra quem ? ) O carro que hoje está isento dentro do valor de R$ 70.000,00 é o mesmo que vai também ter seu valor elevado para R$ 90.000,00 sem que haja qualquer melhoria no modelo.

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Roberto Rossi 19 de julho de 2020

Mas depois temo que fazer o curso de Auto escola novamente? To veio demais para fazer cursos.

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Marcelo Eduardo Buono Alayon 19 de julho de 2020

IPVA é a cereja do bolo para o Estado, eles não mexem por que é um dinheiro que entra e não tem finalidade para nenhum setor somente para os cofres público melhorar o cardápio de lagostas, mas contrapartida como agente sempre sai perdendo eu prefiro o teto no mínimo 100.000,00 arredondando por que se ficar em noventa daqui alguns poucos anos ele já não servirá para nada, ou seja é Brasil que criasse imposto em cima de imposto e o que vc tem na verdade não é seu porque o paga para a vida toda, temos que rever os políticos desse país.

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Ricardo 19 de julho de 2020

Diante deste cenário de incertezas com relação ao valor cambial e por não conseguir fazer projeções confiáveis de volume de vendas, as montadoras tiraram de suas ofertas os veículos PCD que tem margens muito pequenas. Já não tem como reduzir os custos desses veículos eliminado acessórios, os veículos já estão completamente pelados. Assim sendo redimensionaram a produção para os modelos mais rentáveis. Acho muito lógica essa política adotada por elas. A questão é, ou o governo faça valer a lei de isenção de impostos para deficientes permitindo que o mercado tenha condições de oferecer opções minimamente razoáveis ou revoga a lei de de isenção a portadores de doenças. O que não é aceitável é existir a lei mas o governo não dar condições ao mercado oferecer produtos que atendam minimamente os deficientes. Chega a ser humilhante procurar um veículo PCD.

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Carolina 23 de julho de 2020

Oi Ricardo, concordo com sua opinião!

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Bruno Mendes 19 de julho de 2020

É muito melhor comprar um carro de 70 mil que sai com as isenções por 54 a 57mil, que vem pelado, do que pagar 100mil completo e com isenções vai sair por uns 80 mil.
Se pegar um veículo quase sem acessórios e gastar entre 8 e 10mil fora da concessionária, deixará o veículo completo igual um modelo de 100mil. Aí o veículo ficaria completo por uns 65mil.

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Silva 20 de julho de 2020

Já vi que vc não é PCD e não tem alguém da família para postar uma coisa desta, um dia que vc precisar de uma cadeira de roda você tem direito de falar alguma coisa.

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Maria Ines 23 de julho de 2020

É O MÍNIMO QUE GOVERNO PODE FASER PÁRA O DEFICIENTE FÍSICO. NÃO TEM TRASPORTE DE QUALIDADE NO BRASIL. É BRINCADEIRA TEM QUÊ LIBERAR O TETO COMPRAR CARRO COM SEGURANÇA PILOTO AUTOMÁTICO FREIO DISCO NAS QUATROS RODAS CONTROLE DE ESTABILIDADE COM OPCIONAIS TIRAM TUDO DO CARRO 6 ARBEGUES ELES MERECEM TRABALHADORES DO BRASIL

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Mathias 22 de julho de 2020

Se você gostar de equipar gol, pálio, uno, tudo bem, pois é o que vai dar pra comprar com esse teto de 70 mil daqui a alguns anos.

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Celio Belchior de lima 19 de julho de 2020

Na minha opinião o valor deve ficar entre 90 e 100 mil, nos dando a opção de escolher um carro melhor é mais equipado.

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Vitor 18 de julho de 2020

Muita gente ainda não percebeu que se o limite de valor não for aumentado , a categoria de carros pcd vai sumir. E isto em função do forte aumento do dólar ( risco país )

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Marcos Figueira 18 de julho de 2020

Quando mais aumentar o teto mais os fabricantes aumentaram os preços, já é dificil pagar os R$54mil, quando aumentarem o teto não vai ter mais veiculos automáticos de R$70mil.

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Marcos Nicolini 19 de julho de 2020

Discordo de você, veja os preços de carcomo O Nívus e Tracker que seu preço norma é abaixo de 90 mil, certamente vai beneficiar.

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Paulo 23 de julho de 2020

O nivus hoje está custando 100.000,00

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Silvio 18 de julho de 2020

O governo deveria atualizar a tabela do imposto de renda também pois fazem anos que isso não acontece e cada vez mais pessoas teem que pagar imposto de renda por ela estar desatualizada.
A questão do aumento da tabela para pcd, só fará com que as montadoras lucrem mais pois quem da desconto São os governos federal e estadual, já as montadoras não nos beneficiam em nada, só querem enriquecer.
Espero que se alterado o valor, eles não depenem o carro.

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Ailton Santos 18 de julho de 2020

No Brasil é tudo errado, não sei porque teto, o deficientes deveria comprar o carro que quiser com desconto,e também deveria ter um prazo pra trocar após terminar a garantia, o carro tem três ano de garantia na média, então não pode ser trocado com 4 anos.não entendo mesmo,tenho direito já há dois anos e não comprei porque os carros PCD não carroças com nome de carro, qualidade zero todos capados dá até nojo de ir na concessionária olhar.

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JOSE SILVIO 21 de julho de 2020

Concordo plenamente.

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Marcelo Eduardo Buono Alayon 18 de julho de 2020

Este é o momento de revermos em quem votamos! Políticos não estão nem aí para as pessoas com deficiências, muito pelo contrário, é um calo no pé para eles, pois deixam de ganhar esse imposto que já deveria ter sido extinto lá em meados 1985 quando se transformou em IPVA e é somente para encher os cofres públicos e não mais para a finalidade anteriormente que era para pavimentações de estradas de rodagem no que agora só socam pedágios e + pedágios.

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Luciane da Silva Campanha 18 de julho de 2020

Bom dia!O teto podia ser liberado,cada PcD compraria o carro conforme o seu orçamento.Esse teto necessita de reajuste.

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Silvana Rabelo 18 de julho de 2020

O valor d ve ser acima d 90 mil pois antes caro de 70 mil da honda hj nao se comprar por menos de 100mil deveriamos compra o carro que quisessemos e com espaço maior de anos para comprar

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Luis Alberto dias correa 19 de julho de 2020

Taxista pode comprar com isenção o carro que, quiser, um cadeirante não.

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Wilson Cesar de Araújo 18 de julho de 2020

Eu espero que resolva o valor do teto da compra de carros para PCD,pois o valor está muito defasado .

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Igor 17 de julho de 2020

Parabéns carros como Renegade, T Cross, Tracker e Creta que não passavam de 57.000 vai tudo pra 65.000. Grande vantagem.

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Delma 17 de julho de 2020

A ideia do aumento é boa,mas o valor está a baixo. O carro que comprava com o valor de R$ 70.000, 00, hoje custos mais de R$ 100.000,00. Não poderemos ter um carro confortável.

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Reni martim Pereira 17 de julho de 2020

É um verdadeiro absurdo os carros pcd vim pelado, sem acessórios, pois teria que vim completo de fábrica comforme venda normal, pois que beneficio é esse,se o fabricante recebe o benefício.

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João Expedito 17 de julho de 2020

Como sugestão para incrementar as vendas nessa pandemia: ampliar para, além de PCD, quem foi acometido por qualquer CA e ao mesmo tempo positivo para covid ter direito a aquisição do veículo
Boa noite

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José Carlos 16 de julho de 2020

Em 2016 adquiri um Ecosport para PCD’s. O carro veio quase sem nenhum acessório. Não vale a pena comprar carros acima de 70 mil.

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Aloisio Caetano 16 de julho de 2020

Tenho uma sugestão de que seja aumentado o valor para R$ 100.000,00 e que o icms seria 100% isento para troca em 4 anos e 50% para troca 2 anos, para o pcd que dispoe de recurso acarcaroa com a metade do icms para troca em 2 anos nao onerando o estado em 100% sendo até uma forma de arrecadaçao para os cofres publicos

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Florisvaldo Bonjardim. 16 de julho de 2020

Eu comprei um Hyundai creta attitude pcd. Cara só veio o motor e câmbio por não poderam tirar. Realmente acho uma falta de respeito para com a categoria pcds. Mais acredito que isso só acontece aqui no Brasil. Esses impostos indevidos é mesmo um absurdo..

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Ivaldo da cunha 16 de julho de 2020

Conheço pessoas q trocam de carros a cada dois(02) anos, usam esses carros para seu lazer e trabalho, agora a pessoa deficiente q este veículo foi tirado em nome dele até pra ir ao médico ou outra emergência usam transporte público como táxi ou Uber. Obs: acho q o veículo tem q ser tabelado para todos.

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Carlos Godoy 18 de julho de 2020

Se você conhece pessoas que utilizam a isenção sem ter esse direito, é seu dever como cidadão denunciar essas irregularidades. Não adianta só ficar postando e não denunciar. Mande o nome delas para a receita estadual e receita federal pois isso é sua obrigação. Só assim vamos garantir nossos direitos.

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Celi Barbosa Costa Silva 16 de julho de 2020

É um desrespeito para com o pcd, tiram todos os acessórios do carro! O mesmo vem ” pelado” , literalmente! Pura enganação! Falta de respeito mesmo!

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Pedro Roberto Alves 16 de julho de 2020

Será q tem carro pra deficiente pobre aquele q ganha o salário mínimo ?deficiente pobre tmb e gente e precisa se locomover tmb hj nem uma cadeira de rodas motorizada da pra ele comprar q vergonha tenho desses políticos vejo ricos comprando carão pra depois vender e ter altos lucros

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Wviana 16 de julho de 2020

Bom dia , desde que eles coloquem nos carros todos os acessórios. Chega ser um absurdo, o PCD ter que pagar , tapete, protetor de carter .

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Antonio Carlos Cuerci 16 de julho de 2020

Excelente reportagem, o responsável estao de Parabéns; estava hora. Obrigado a todos.

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Guilherme 16 de julho de 2020

As montadoras vão pegar os mesmos carros que hoje são vendidos por até R$70 mil e vão aumentar os preços. O que vai subir não é a qualidade ou pacote de equipamento, mas as margens de lucros.

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Junior 16 de julho de 2020

Perfeito

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Silvio aparecido mendes sanches 18 de julho de 2020

Verdade Guilherme.
As montadoras aproveitaram essa pandemia e tiraram os carros da venda pcd esperando esse aumento.
Espertos,vão subir o preço do veículo e vão manter a má qualidade para pcd.
Espero que esse aumento seja para que realmente não peguemos mais carros pelados.

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Ricardo 19 de julho de 2020

Desculpa, seu raciocínio está equivocado. Teve um aumento cambial de 30%, e por conta da pandemia teve aumento do custo operacional pela reorganização dos recursos produtivos. Então veículos que já tinham pouca margem de lucro antes da pandemia ficaram inviáveis a partir de agora. Solução o governo aumentar o valor para aquisição de veículo PCD e deixar o mercado se regular pela concorrência.

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Maria Ines 16 de julho de 2020

Vamos liberar o teto cada um compra o Carro que cabe no seu bolso O deficiente tem direito E Humilhante você chegar na concessionária PCD É ESTE O carro é limpo não tem nada você é cidadão de bem você vai comprar e pagar é deficiente físico nós não temos TRASPORTE de QUALIDADE SOMOS DOEMTES FÍSICO É O MÍNIMO QUE O GOVERNADOR PODE FAZER PÁRA OS DEFICIENTES

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Guilherme 16 de julho de 2020

Eu acho não deve ter teto para carro PCD ja que o médico passou na perícia você tem direito cada um compra o Carro que cabe no seu bolso é muito humilhante você não tem direito de decidir o carro que quer comprar PCD É ESTEZ NÃO TEM FAROL DE MILHA PILOTO ALTOMATICO ÀQUELE CARRO LIMPO VOCÊ JÁ É DEFICIENTE E É HUMILHADO VAMOS LIBERAR O TETO

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Luiz Carlos de Lima 16 de julho de 2020

Na verdade nós com direto de isenções somos trapaceados quem leva vantagem nesses descontos são a montadoras que te entregam um veículo incompleto e quando e sem previsão de entrega.
E muito complicado obter seus direitos …..uma burocracia terrível e absurda,!

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Alexandre 16 de julho de 2020

Podia rever o prazo para revenda do carro. Voltar aos 2 anos como já foi antes

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Lindolfo 16 de julho de 2020

Deveriam cortar essas negociações de carros acima do teto. Eu acho que esse desconto é pra auxiliar a pessoa a adquirir um automático. O que mais vejo são pessoas comprando carros de alto padrão em nome de familiares.

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Ricardo Lopes Nunes 16 de julho de 2020

No momento é nescessário e tbm deveria ser tema dessa discussão o tempo de uso com direito a aquisição , no momento são 4 anos o prazo para troca e isso tbm não é bom pq após um período o veículo sofre grande desvalorização e fica difícil nova compra por parte de muitos.

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valdecir morgado 16 de julho de 2020

Eu sou pcd e vejo que não estão considerando a defasagem que está o atual valor para se ter a isenção total, as fabricantes estão casa vez mais tirando acessórios para se adequarem a essa defasagem absurda, imoral e covarde. 90 mil reais não seria a correção correta, pois estaria ainda com muita defasagem sobre o valor real que na época podia se comprar um carro de extrema qualidade e conforto.

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Gil 20 de julho de 2020

Só resta saber quem comprou um carro pcd 2020 vai ficar muito defasado, teriam que almentar o valor das tabela Fipe prós carros usado, só assim conseguimos vender e adiquirir outro veículo sem tem ter que desembolsar um valor tão alto, que vai ser um absurdo

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Mathias 22 de julho de 2020

Tabela Fipe é regulada pelo mercado. lei da oferta e procura.

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Adalberto da Silva Rodrigues 15 de julho de 2020

Só vai aumentar o valor, vamos pagar mais caro pelos veículos que tem hoje no mercado PCD. Um absurdo, pois as montadoras entregam os carros pelados, comprei um não veio nem tapete, fora outros acessórios. Estou querendo trocar o meu mais não tem uma marca que venha com todos os itens de série. Quem dá desconto é a Receita Federal e Receita estadual, porém as montadoras tiram vários itens como roda de liga, protetor de carte. Tem uma tira até o tampão traseiro do porta malas justificando que ficam mais fácil de carregar cadeira de rodas, não é justo uma vez que não são todos que necessitam de cadeira de rodas. Fica aí meu protesto contra o aumento.

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Manoel Amauri da Silva 17 de julho de 2020

Sou deficiente, motivo 04 cirurgias de coluna lombar, com enxerto ósseo, parafusos, hastes e grampos na coluna, fiquei com sequelas e inválido. Comprei um automóvel,Nissan livina no ano de 2011, paguei 36 parcelas, porém, não tive condições de pagar as parcelas restantes devido os juros bancários serem exorbitantes. E a minha remuneração de policial aposentadoria estar defasada há quase dez anos. Portanto não consegui pagar e o banco, confiscou o carro. O governo federal deveria confeccionar legislação para isentar todos os impostos, na esfera federal e estadual e ainda financiar com alienação do BNDS com juros máximo de 1.8 a 2.00 ao ano. Isso pra ajudar o deficiente. Tendo em vista que autoridades, artistas, famosos enfim poderosos, donos de impérios compram Aeronaves, jatinhos, helicópteros, financiados pelo BNDS e com impostos Zero . Sendo que o proprietários de veículos automotores pagam o IPVA e os donos de aeronaves não paga pela propriedade dessas aeronaves. É um descaso com os deficientes brasileiros.Cade a Sra. Michele Bolsonaro, que se diz: que defende a classe dos mudos, dos cegos dos deficientes físicos, agora que ela deveria se manifestar a favor dos deficientes. Para facilitar a vida daqueles que estão pregados em uma cama,cadeira de rodas etc sem se poderem locomover até mesmo com destino a hospitais para tratar da saúde.Acorda primeira dama , Socorro!

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Adalberto da Silva Rodrigues 15 de julho de 2020

Vai a aumentar o valor mais não vai ser melhor para os consumidores, pois vão pagar mais caro pelos carros que estão no mercado PCD hoje. Redumindo: só vai aumentar o valor do carro.

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Andre 15 de julho de 2020

Sabe que penso a mesma coisa brother. Aumentam o teto e eles aumentam os valores dos carros. Poucas versões, poucas opções os que já existem hoje não valem o preço..

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Wellington 15 de julho de 2020

O que tinha que acabar mesmo é essa obrigatoriedade em tirar o ICMS vinculado a montadora e a concessionária específica vc fica preso ao mau atendimento de ambos! Concorrência faz bem! E a montadora que deixa vc em uma fila e as vezes vende um produto diferente do que vc solicitou a princípio, como vc está preso a ela fica sem opção de mudar pois tem que passar por tudo outra vez com outra montadora e concessionária.

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Regilan Cardoso farias 15 de julho de 2020

Só queria saber se deficiente auditivo tem o direito dos desconto

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Sandro 15 de julho de 2020

Se eles aumentarem o teto, o mesmo carro que custa 69.900 hoje, no outro dia passa custar 89.900, isso é malandragem das montadoras que querem faturar o que o governo abdica de imposto. As montadoras não estão nem um pouco preocupadas com PCD, só com os lucros.

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Paulo Maximo Boschini 15 de julho de 2020

É bem por aí, mesmo carro com preço maior alem de sermos obrigados a comprar uma série de opcionais inúteis.

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Alexandre 16 de julho de 2020

Verdade, vamos ter mesmo carro a 90.000 tem alguém levando vantagem que não é o cliente PCD.

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Mathias 22 de julho de 2020

Se eles não aumentarem o teto, o mesmo carro que custa 69.900 hoje, no outro dia não vai estar disponível para PCD, e no lugar, teremos um veículo igualmente pelado mas de categoria inferior. Já sairam os sedans médios (corola, civic). Os próximos serão os SUVs. Só vai sobrar popular compacto.

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alvaro andre 15 de julho de 2020

alem do preço estar sendo mantido se que seja reajustado como tudo nesse pais temos ainda que enfrentar uma serie de burocracias com todos os orgaos envonvidos alem do descaso dos setores que se tem que se passar vamos Brasil isso e um direito adquirido temos que ter mais flexibilidade na ora da aquisição do veiculo com essa insenção e melhorar o setor das documentaçoes muita burucracia e temos que contratar um agente despachante para seguir com os documentos tudo fica caro e ainda muito demorado devia se resolver tudo das agencias revendedoras da marca que se preferir

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Mathias 15 de julho de 2020

Vão aprovar nada. Toda reunião é a mesma história. Ouço isso desde 2015. Como eles não podem acabar com o direito de isenção, vão congelar esse valor até que não seja possível comprar qualquer carro.

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Elias neuba de Oliveira 15 de julho de 2020

Que bom porque eu também quero comprar um fé em Deus

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Lincoln S sousa 24 de julho de 2020

Você matou a charada É isso mesmo Matias

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valdemir 15 de julho de 2020

um boa para gente que possuem necessidades especiais( PCDS), mas esperamos que as montadoras respeite mais as pessoas que precisam de locomoção e ter mais direito ao conforto, e menos burocracias da parte dos que promove esse direitos a nós

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