Jogar bola na rua é proibido pela Lei de Trânsito
Esportes e desfiles que perturbem o fluxo de veículos em ruas e rodovias podem inclusive gerar multas leves aos participantes
Esportes e desfiles que perturbem o fluxo de veículos em ruas e rodovias podem inclusive gerar multas leves aos participantes
A grande maioria dos brasileiros já “bateu uma bolinha” em frente à própria casa. Seja no interior ou em bairros mais tradicionais, crianças usam chinelos para delimitar o gol e aproveitam os momentos de folga para interagir com os vizinhos. O que poucos sabem, no entanto, é que jogar na bola na rua é um comportamento condenado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
LEIA MAIS
A Lei de Trânsito afirma, no artigo 254, que é proibido ao pedestre “utilizar-se da via em agrupamentos capazes de perturbar o trânsito, ou para a prática de qualquer folguedo, esporte, desfiles e similares”. O CTB determina, inclusive, a aplicação de multa no valor de R$ 44,19 para o pedestre que cometer a infração de natureza leve.
Jogar bola ou fazer um desfile na rua só é permitido em casos especiais, com a devida licença das autoridades competentes.
Além de jogar bola na rua, outros comportamentos de pedestres são passíveis de multa, como é o caso de:
Apesar de estar prevista em lei, a penalidade não é empregada no Brasil. A justificativa dos parlamentares é de que o assunto exige discussões que envolvem engenharia, educação e fiscalização de trânsito. Já imaginou como seriam registradas essas multas?!
Em março de 2019, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) revogou a Resolução 731, que dispunha sobre a padronização dos procedimentos administrativos na lavratura dos autos de infração, na expedição de notificações de autuação e de notificações de penalidades por infrações de responsabilidade de pedestres e de ciclistas. Não há previsão para que as multas para pedestres se tornem usuais.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Tem uns moleques tudo dia pertubando com jogo de bola nas portas e não mora aqui na viela, tem vários idoso,eu tou com 78 anos presiso de sossego, a gente reclama não atende, aqui rua Raul seixas, jardim Silvina, São Bernardo do Campo. S.Paulo.
Jogo de bola dos moleques estão pertubando, patem nos portão ,nos canos da calhas, nos fios , sendo que não é portas da casa deles, já falamos os pais não Tao nen air.
Já n estou aqui na minha rua tem ums moleque q encomida demais,n tem hora e jogando bola no portão e quando um vizinho reclama e chingado,o q devo fazer?
boa noite,moro em Brasilia cidade satelite samambaia norte,sofro tembem com essa maldição de bola em meu portão,já quebraram retrovisor de carro meu e moto aqui só é marmanjo atrapalhando o transito colocam uma rede de volei só passa carro pequeno van onibus e caminhão tem que dar volta na quadra e ai o que fazer k d as autoridades.
É um absurdo criança jogarem bola na rua e não ter fiscalização para isso.
Rua José Rodrigues de Oliveibbauuu no 23
Gostaria de saber como faço pra acabar com um jogo de bola que tem todo dia, eu tenho uma lanchonete e a bola já bateu no vidro do balcão duas vezes não aguento mais o que faço pelo amor de Deus.
Conseguiu solucionar o problema Tatiane? Se vc conseguiu me ensina por favor porque também não aguento mais bola batendo no meu portão e caindo no meu quintal, o pior que na maioria das vezes os pais estão juntos com o filhos, já pedi com educação, implorei e nada, agora estou sem nenhuma paciência… O mais engraçado que sempre falam que a rua é pública, mas o meu portão e o meu quintal não e, o curioso que eles não acertam os portões deles somente o meu.
Por favor o que vamos fazer??!! Os pais são os maiores culpados😔 a lei precisa funcionar.
Conversei com a mae de uma criaça ela disse que a rua é publica.
Veja a educação que da.
Ando a pé praticamente todos os dias e de transporte coletivo, mas nos finais de semana ando também com meu carro. A minha maior preocupação hoje andando a pé é:
1. ser atropelado por um carro, moto, bicicleta, etc, que cruza o sinal vermelho;
2. ser atropelado por um carro que sai da garagem;
E quando estou dirigindo a minha preocupação é:
1. ser atingido por um carro ou caminhão que fure o sinal vermelho;
2. derrubar algum motociclista em mudança de faixa.
Assim vejo que devo sempre ficar alerta quando eu sou o mais vulnerável (sendo pedestre) e quando estiver próximo a vulneráveis com meu carro.
Pois sei que se deixar algum motoqueiro aleijado devido a distração ou “pressa”, no mínimo a Justiça vai mexer no meu bolso.
Rua José Rodrigues de Oliveira no 23 bairro serro azul
Tudo dia os meninos de 12, 13, 14, anos pertubam com boladas nos portão e no canos de calhas, e gritos, pois a viela é estritas , ninguém pode nem sentar, e nem escutar uma televisão, e demais, eles fala que a rua é pública, meu Deus é um absurdo. Obrigado.
Ministeeio público pessoal.. Denuncie ao ministério público …vocês podem denunciar anonimamente ou seja sem se indenficar..é feito pelo watzap .. Basta ter vídeos..datas..fotos…pois isso Tambem é perturbação do sussego… Então é isso eu resolvi assim.. Falam isso..