Limp home, ou motor ‘manquitola’: é a luz de injeção eletrônica acesa

"Assim que a luz da injeção eletrônica surgir acesa, limp home, ou "manquitola", você tem que ir para a oficina, porque algum problema tem"

luz injecao acesa painel carro shutterstock
Luz acesa indica problema no sistema de injeção eletrônica (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 10/01/2021 às 15h00

Você sabia que no painel do seu carro,  entre as luzes de alerta, tem uma que é  chamada de luz do “manquitola”? Hã? Que bicho  é esse? É o seguinte: você está dirigindo, o carro está andando normalmente; de repente aparece uma luzinha acesa no painel, que é o desenho de um motor, chamada luz da injeção eletrônica, luz da central, luz do motor, cada um chama de um jeito. Mas é, na verdade, a luz do “manquitola”.

Assista ao vídeo!

O que é isso? Essa luz acesa quer dizer que tem algum problema no sistema de injeção eletrônica, no controle de funcionamento do motor. A central não está passando as informações que a deveria para  o motor, por algum problema; está faltando um  sensor, há alguma coisa errada!

VEJA TAMBÉM:

Por que acende a luz? Porque, no momento em que a central deixa de mandar essas ações a cada milissegundo para ir ajustando o motor, entra em ação um sistema emergencial, que fixa todos esses parâmetros para que você possa continuar pelo menos rodando com o carro, ainda que meio aleijado, ‘manquitola’. Em inglês, eles chamam isso de limp home, ou seja, vai para casa mancando.

O que quer dizer essa luz?  E por que o carro continua rodando, aparentemente, dentro da normalidade? Porque, como os parâmetros se fixaram, vão permitir que você rode, bem ou mal. É claro que o consumo vai aumentar, o desempenho vai reduzir, as emissões no escapamento também vão aumentar; isso tudo vai influir no  comportamento do carro, mas ele vai rodar.

Então, assim que a luz da injeção eletrônica surgir acesa – limp home, ou “manquitola” -, você tem que ir para a oficina, porque algum problema tem. Você pode não reparar imediatamente, mas pode saber que no final do mês vai fazer a diferença no seu bolso! Porque pelo  menos o consumo de combustível aumentou, e muito.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
LEANDRO RIBEIRO 21 de janeiro de 2021

Materia sem sentido mesmo… Se for uma Kawasaki ( ou outros tbm ) o melhor a fazer e arrancar a luz da injeçao, porque ninguem descobre o motivo dela ficar acesa….kkkkkkkkkk

Avatar
Sebastião Martins de Oliveira 12 de janeiro de 2021

Geralmente a luz da injeção eletrônica acende devido à má qualidade do combustível. Melhore a qualidade do combustível e não será necessário levar em oficina.

Avatar
Samuel Peixoto paim 10 de janeiro de 2021

Isso já ouve comigo quando o meu bico da injeção queimou antes ficou funcionando em três cilindros realmente o consumo aumenta e muito

Avatar
Daniel 10 de janeiro de 2021

Nunca vi esse termo nem em manuais do veículo, nem manuais de reparação e nunca ouvi no meio automotivo. É mais conhecida como luz da injeção mesmo. Matéria para “encher linguiça”.

Avatar
Cazé 10 de janeiro de 2021

A não ser que seu carro seja um GM aí tá tranquilo, pq já sai assim da fábrica

Avatar
Cazé 10 de janeiro de 2021

A não ser que seu carro seja um GM aí pode ficar tranquilo, porque já sai ssim da fábrica

Avatar
Deodato Souza 10 de janeiro de 2021

Que matéria ridícula ! Conteúdo nulo, redação péssima. Se essa luz acender, vá para a oficina assim que tiver tempo, e pronto!

Avatar
Deixe um comentário