Líquido de arrefecimento: quando trocar? Pode ser completado com água?

A troca do líquido de arrefecimento é de suma importância para o bom funcionamento do veículo. Aprenda como fazer essa manutenção

Existem muitas duvidas em volta da manutenção do líquido de arrefecimento
Existem muitas duvidas em volta da manutenção do líquido de arrefecimento (Foto: Shutterstock)
Por Bernardo Castro
12 de dezembro de 2021 11:03

Quando se fala em manutenção preventiva, a ideia que, na maioria das vezes, vem na cabeça do condutor é a troca de algumas peças e a substituição do óleo do motor, que possui uma data de validade. Entretanto, o líquido de arrefecimento, que é importantíssimo para o bom funcionamento do veículo, é geralmente esquecido ou até ignorado.

O fluido de arrefecimento, como o próprio nome sugere, é o responsável por resfriar o motor do carro. Devido à queima de combustível, a temperatura da unidade motriz pode ultrapassar os 100ºC,  e o superaquecimento de seus componentes pode resultar em danos ou mau funcionamento do veículo.

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O que é o líquido de arrefecimento

Também conhecido como líquido do radiador, ele é o responsável por manter uma temperatura ideal para que o motor trabalhe com eficiência. O líquido circula dentro do motor, passando pelo bloco e cabeçote, e tem sua temperatura elevada devido à queima da mistura ar-combustível. Esse calor é transportado para fora do motor por meio de dutos e mangueiras que o conduzem até o radiador.

No radiador, o líquido de arrefecimento passa por serpentinas, onde tem sua temperatura reduzida pela ventilação natural, pois fica na parte frontal do carro e – quando necessária – também à ação de um ventilador mecânico ou elétrico. Volta então ao motor, com sua temperatura reduzida. O sistema é acionado por uma bomba de água mecânica ou elétrica.

Composto por água desmineralizada e aditivo (etilenoglicol), a mistura reduz a possibilidade de ela ferver, aumentando a temperatura necessária de ebulição. Reduz também o ponto de congelamento do fluido permitindo bom funcionamento à baixa temperatura ambiente.

Troca do líquido de arrefecimento

Não existe um padrão para a substituição do líquido de arrefecimento, que pode variar de acordo com o fabricante do veículo. Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos.

Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos. Por isso, é extremamente importante seguir o que recomenda o manual do proprietário.

Sinais de problema no sistema de arrefecimento

Se você desconfia que o seu sistema de arrefecimento esteja com algum mau funcionamento, é importante ficar de olho em alguns sinais antes de levar o carro à oficina. São eles:

Marcador de temperatura

É recomendado sempre acompanhar o marcador de temperatura presente no painel. Essa é uma tarefa simples e que pode ser feita com o veículo em funcionamento.  Se a temperatura aumentar e/ou a luz de alerta acender, é sinal de que o fluido está abaixo do nível ou que existe um possível vazamento no sistema.

A temperatura ideal de funcionamento do motor é marcada quando o ponteiro se encontra no meio, entre o C e o H. Se o marcador passar esse ponto, fique de olho no sistema de arrefecimento
A temperatura ideal de funcionamento do motor é marcada quando o ponteiro se encontra no meio, entre o C e o H. Se o marcador passar esse ponto, fique de olho no sistema de arrefecimento

Nível do fluido

O sistema de arrefecimento é fechado, o que significa que não tem para onde o seu líquido evaporar. Se o nível do fluido está abaixo da marca de mínimo, significa que algo está errado.

Caso isso aconteça, o mais provável é que alguma peça que compõe o sistema está danificada, ou então existe algum vazamento. Se o problema é a vazão, é possível notar uma água (normalmente com uma alteração na cor, sendo avermelhada, azulada ou esverdeada) no chão.

Marcação mínimo e máximo líquido de arrefecimento
Marcação mínimo e máximo líquido de arrefecimento

Posso completar a água do radiador?

É comum pararmos em postos e os frentistas, ao verificarem o nível da água do radiador, perguntarem se pode completar o nível com água. E a resposta é não! Como o sistema é fechado e não tem para onde o líquido evaporar, completá-lo seria apenas camuflar um problema que precisa ser encontrado.

Além disso, água no radiador é apenas para alguns automóveis mais antigos com carburador. Carros mais modernos carburados ou que já contam com injeção eletrônica utilizam outra substância: água desmineralizada com aditivo chamado etilenoglicol.

O aditivo, além de evitar que o líquido ferva, serve para evitar o processo corrosivo, que pode danificar alguns componentes metálicos no motor.

Ademais, utilizar água de torneira pode ser uma grande dor de cabeça, pois contém muitos compostos minerais que poderão se agregar internamente ao motor. Como por exemplo em algumas regiões do Brasil, onde há a chamada “água dura”, que é rica em cálcio e pode formar uma parede em volta dos cilindros, prejudicando a refrigeração.

Entretanto, pode acontecer algum acidente em que o fluido vaze e seja necessário sair do lugar com o carro até chegar em um local para solucionar o problema. Em um cenário como esse, caso não tenha nenhuma substância apropriada para utilizar, recorre-se à água comum mesmo. Contudo, é importante ressaltar que, ao chegar à oficina, será preciso esvaziar todo o sistema, fazer uma limpeza e resolver o vazamento para, depois, adicionar o fluido novo.

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17 Comentários
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Ednaldo vicente ferreira 19 de dezembro de 2021

Olá bom dia

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Paulinho 18 de dezembro de 2021

Quando é que iremos começar a usar carros elétricos???Que não precisam mais de óleo e água!!!
Não teremos mais este tipo de problema, o único probleminha do carro elétrico vai ser pegar fogo na bateria, igual celular, dentro da garagem e encendiar a casa ou o prédio, mas isso nem se compara com a “dor de cabeça” da troca da água do radiador!!!

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Matheus Jorge 18 de dezembro de 2021

Aditivo e água desmineralizada são tão baratos. Fico impressionado com as pessoas com carros novos metendo água comum no sistema.
É um problema de médio a longo prazo.

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Rafael 17 de dezembro de 2021

E quando nem no manual do veículo consta que deva ser feito a substituição do líquido de arrefecimento? Apenas sugere para completar?

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Fernando Tadeu Monteiro 16 de dezembro de 2021

O próprio Boris já mencionou em uma de suas postagens que baixar um pouco do liguido de arrefecimento é normal.

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alexandro 16 de dezembro de 2021

No meu passat 2017, com motor 2.0tsi, apareceu mensagem para parar o carro por causa da pouca quantidade desse líquido.

O problema foi a bomba dagua, daí paguei 1200 , poderia ser pior se fosse o kit completo e ficaria o triplo do valor.

No meu caso, a agua ficou no carter e não aparecia no chão, fica a dica para quem tem este motor. (problema que pensava que seria somente da 1 e 2 segunda geração, mas aconteceu comigo, cujo motor é da 3 geração)

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Almir Silva de Menezes 15 de dezembro de 2021

Assisto opinião de quem entende,(Dicas do Boris) de grande relevância.Sigo também o manual do fabricante.Obrigado.

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ANTONIO BORRO 14 de dezembro de 2021

ONDE ENCONTRAR ÁGUA DESMINERALIZADA?

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Jose 14 de dezembro de 2021

Antônio Borro, vc compra a água e aditivo em lojas de auto peças.

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ANTONIO BORRO 14 de dezembro de 2021

Obrigado, José. Eu acreditava obter água de poço artesiano.

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Victor 14 de dezembro de 2021

Tem até na Shopee

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Carlos Antonio 15 de dezembro de 2021

Posto gasolina

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GERIMAURIO ANTONIO DOS SANTOS 15 de dezembro de 2021

Lojas de autopeças.

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Joao 16 de dezembro de 2021

Qualquer posto tem. Ou casa de auto peças

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José Márcio 13 de dezembro de 2021

Parabéns!!!

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Carlos E. Vitoretti 12 de dezembro de 2021

E como abordado em outro post do site, deve-se tomar cuidado com a “empurrometria” dos postos que são loucos para vender aditivo, as vezes misturando produtos incompatíveis danificando posteriormente o veículo. Sei de vários casos que a pessoa completa com o aditivo que o posto oferece e no final acabou por furar o bloco do motor…

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Ednaldo vicente ferreira 19 de dezembro de 2021

N deixo bombeiro de posto nem abrir capô de meu carro a intenção dele é vender o maximo de peoduto q puder o cara gasta uma fortuna

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