Luz de alerta do óleo não indica (necessariamente) que o nível está baixo

"A luzinha não está ali para indicar nível baixo, ela está ali para indicar falta de pressão, de lubrificação do motor"

Por Boris Feldman 15/11/20 às 15h00
luz do oleo painel
Luz de óleo no painel (Shutterstock)

A maioria dos motoristas está redondamente enganada quando vê acender aquela luz de óleo no painel, quer uma almotoliazinha. Tem até  gente que confunde, acha que aquilo é a lâmpada do Aladdin e que é pra fazer os três desejos quando ela acende…

Mas os motoristas têm quase certeza que a luz do óleo acende (às vezes  ela pisca só, pisca, não acende direto): “Ah,  problema do óleo, nível do óleo”. Vai no  posto, para, puxa a vareta, olha lá o nível,  tá faltando, completa e a luz apaga. Perfeito! Só que isso pode acontecer uma, duas, três, 10 vezes: a luzinha acende porque o nível está baixo, mas nem sempre que a luz acende é nível baixo do óleo.

VEJA TAMBÉM:

A luzinha não está ali para indicar nível baixo, ela está ali para indicar falta de pressão, de lubrificação do motor. Que é isso? Simplesmente quando falta pressão de óleo, quando a lubrificação fica deficiente, o que acontece que seu motor está correndo  grave risco de fundir, e o dono do carro corre grave risco de levar um desfalque enorme no saldo bancário.

Então, acendeu a luz, foi lá,  puxou a vareta, conferiu: “Ué, está no nível, mas como assim?” É porque  o problema é outro, a bomba que joga o óleo  no motor pode estar com defeito. Torça para ser a cebolinha, aquela que faz acender a luz: ela pode estar com defeito, fez a luz acender,  mas não é nada; o defeito está nela mesmo.

Ou o mais grave: há uma folga exagerada entre  partes móveis do motor, e o óleo que passa ali  não encontrou pressão, porque a folga aumentou. E essa falta de pressão é que fez acender a luzinha do óleo. Mas se a folga aumentou,  daí a pouco o seu motor vai estar batendo, fazendo  barulho de uma peça metálica contra a outra. É o princípio do processo que vai levar o motor a fundir.

Então, atenção com a luz do óleo, porque nem sempre a hora que acende a luz,  é sinal de nível baixo do óleo do cárter.

luz do oleo painel

Fotos: Divulgação

1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Roberto 19 de novembro de 2020

    Bem esclarecedor, gostava do sistema antigo confiava mais, gostaria de lhe fazer uma pergunta tenho vw up 2014 move aspirado gostaria de colocar as velas de iridium segundo comentários aumenta a performance e autonomia, qual sua opinião? ou ponho a nego, abraços

Avatar
Deixe um comentário