Luz da bateria acendeu no painel? O problema NÃO está nela! Entenda

Estranhamente, essa luz-espia pode indicar diversos problemas, inclusive um que pode fazer o motor do carro fundir por superaquecimento

Por Boris Feldman 14/08/20 às 17h05

Tem uma luz de alerta no painel que engana quase todo mundo. Qual é? É a luz da bateria. Porque o nome já está errado: a luz da bateria não indica que a bateria está com problema. Até por que vamos e convenhamos: se a bateria do seu carro arriou, como é que vai acender a luz, se não tem bateria para acender nada?

VEJA TAMBÉM:

Quando acende a luz da bateria, é um alerta de um problema no circuito elétrico. Não é que a bateria está ruim, ela vai ficar. Por que? Porque ela não está sendo recarregada pelo alternador.

A a função dessa luz é te indicar que o alternador não está jogando corrente de volta para a bateria.

Luz da bateria acendeu. O que fazer?

“Acendeu a luz, mas eu tenho bateria; não vou usar farol de dia, posso ainda rodar alguma coisa até chegar na oficina.”

Muito cuidado! Sabe por que? Porque se a luz da bateria acender e você não tomar providências imediatas, seu motor pode ferver!

O que tem o motor ferver a ver com essa luz-espia?

A maioria dos automóveis tem a correia que aciona o alternador também acoplada a bomba d’água, a Poly-V.

Então se partiu a correia do alternador, acende a luz da bateria porque o alternador parou de funcionar, ele não está sendo acionado pela correia. Mas a correia Poly-V pode também estar acionando a bomba d’água, e se a bomba d’água parar de funcionar, você não vai ter mais a refrigeração do motor.

Entendeu porque o perigo dessa luz acender e você não tomar providência? O motor ferve, pode até fundir, e por causa de uma correia que não custa quase nada.

luz da bateria no painel shutterstock 585578084
Luz-espia acesa no painel: o problema não está na bateria! (Foto: Shutterstock)
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Wellington gvs 18 de agosto de 2020

    A luz da minha bateria acendeu e fomos verificar era o motor de arranque.

  • Avatar
    Francisco Miranda 14 de agosto de 2020

    Em termos…
    Se acendeu a luz (‘da bateria’) sim é sinal que não está havendo carga suficiente para a bateria, a qual, com o tempo, irá se ‘arriar’; porém, o acendimento não indica, necessariamente, que a correia quebrou: pode o alternador (ou dínamos, antigos) estarem sendo acionado pela tal correia V, íntegra, mas o defeito estar no próprio gerador (alternador ou dínamo) ou nos circuitos de controle e regulação de energia da fonte para a bateria e/ou consumo.
    O aquecimento, caso mencionado, seria informado por outra forma (luz ou medidor) da temperatura do motor.
    Bom final de semana… se cuidem!

  • Avatar
    Deodato Souza 14 de agosto de 2020

    O problema pode ser a correia partida, e pode decorrer superaquecimento. Mas, antes que o motor derreta, a luz ou o medidor de temperatura vai alertar para isso.

  • Avatar
    CARLOS CARVALHO 14 de agosto de 2020

    eu simplesmente goste

  • Avatar
    CARLOS CARVALHO 14 de agosto de 2020

    esta informação foi muito boa gostei muito boa noite

Avatar
Deixe um comentário