O maior caminhão blindado da América Latina foi feito no Brasil; você conhece?

Desenvolvido de acordo com a necessidade do cliente, modelo teve adaptações no chassi e na cabine para o transporte de valores

mercedes benz axor 2644 blindado 1
Mercedes Axor 2644 é um carro-forte desenvolvimento especialmente pela marca alemã (Fotos: Mercedes-Benz | Divulgação)
Por Érico Pimenta
Publicado em 18/06/2022 às 10h03
Atualizado em 19/10/2022 às 14h41

O transporte de cargas no Brasil se concentra basicamente em meios rodoviários. Além de todos os problemas de infraestrutura que já conhecemos das rodovias brasileiras, existe ainda a questão da violência: no caso do transporte de cargas de alto valor, de 2011 a 2016, os roubos causaram um prejuízo deR$  6,1 bilhões. Por isso há uma demana cada vez maior por um incremento da segurança, inclusive de caminhão blindado.

A Prosegur, um dos maiores grupos do transporte de valores, e a Mercedes-Benz desenvolveram, em 2017, uma versão especial do pesado Axor na configuração 2644, simplesmente o maior carro-forte da América Latina. Entre as modificações aplicadas à versão blindada do Axor 2644 destaca-se a inclusão de um 2º eixo direcional pelo mercado, tornando esse cavalo mecânico, que sai de fábrica com tração 6×4, uma versão 8×4.

VEJA TAMBÉM:

O pesado ganhou cabine totalmente blindada e com espaço para 4 ocupantes a fim de atender toda a legislação  do setor de transporte de valores. O modelo ainda tem um sistema de ar-condicionado especialmente projetado. Os implementos também recebem blindagem parcial ou total, que ficam a cargo de produtores especializados.

O carro-forte Axor blindado tem capacidade para tracionar até 74 toneladas quando atrelado ao implemento do tipo bitrem, criando uma combinação exclusiva de 10 eixos. Ainda nessa configuração a capacidade de carga volumétrica é de 175 metros cúbicos, sendo 100 no primeiro semirreboque e mais 75 no segundo semirreboque.

Para “arrastar” esse carro-forte, o maior caminhão blindado da América Latina tem um motor Mercedes-Benz MB OM 457 LA de seis cilindos em linha e 12 litros que desenvolve 439 cv de potência e 224 kgfm de torque.

mercedes benz axor 2644 blindado 2
Axor pode ser atrelado em bitrem de 2 pu 3 eixos, fazendo configurações de 8 e 10 eixos no total

Os maiores carros-fortes da América Latina, os Axor 2644 8×4, operam principalmente no estado de São Paulo, no transporte de cargas valiosas, como eletroeletrônicos, celulares, medicamentos, jóias, relógios, papel moeda, mercadorias de luxo, barras de ouro, entre outros.

O modelo faz a interligação entre as fábricas e os centros de distribuição, além de outros pontos de retirada e entrega, como aeroportos, conforme o pedido do cliente e em qualquer região do Brasil.

Por se tratar de um carro-forte cuja segurança da operação é essencial, não foram divulgados muitos detalhes do modelo ou até mesmo fotos do interior.

Confira a ficha técnica do maior caminhão blindado da América Latina

Mercedes-Benz Axor 2644 8×4 Ficha técnica
Motor MB OM 457 LA – BlueTec5 de 12 litros e 6 cilindros em linha
Potência 439 cv a 1.900 rpm
Torque 2.200 NM (224 kgfm) a 1.100 rpm
Preço Não divulgado

Veja o caminhão blindado em ação:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário