Como o mercado de veículos reflete uma população empobrecida

Vendas de carros 0 km migraram primeiro para os usados, agora para as motos. Porém, diante da crise, a tendência é de ressaca para todos

fabrica de motocicletas da yamaha
Vendas de motocicletas estão em alta, o que mostra que o brasileiro trocou o carro por um veículo mais acessível (Foto: José Paulo Lacerda | CNI)
Por Leonardo Felix
Publicado em 18/06/2022 às 08h03
Atualizado em 31/08/2022 às 15h22

Já são mais de 515 mil motocicletas, scooters, motonetas e ciclomotores emplacados no Brasil só nos cinco primeiros meses de 2022, segundo a Fenabrave (federação nacional dos concessionários). O crescimento desse mercado é de 25,61% em relação ao ano passado, melhor desempenho do setor de duas rodas em sete anos.

Poderíamos estar celebrando este resultado – as empresas da área certamente estão, especialmente a Honda, que detém quase 80% de participação no mercado –, mas ele não é tão otimista quanto parece. Na verdade, reflete de maneira crua e imediata uma população empobrecida.

VEJA TAMBÉM:

O cenário é preocupante: inflação, desemprego e taxa básica de juros na casa dos dois dígitos percentuais; disparo do trabalho informal; salário mínimo sem aumento real desde 2016; renda média da população em queda constante (foram 7% só em 2021, segundo o IBGE). Diante desse combo venenoso, sobra quem tem dinheiro para investir em um veículo novo?

O primeiro setor dentro da cadeia automobilística nacional a sentir os sintomas desse país doente foi o de automóveis e comerciais leves zero-quilômetro. Que, diante da pandemia de covid-19, despencou em 2020 para menos de 2 milhões de unidades comercializadas e até agora não se recuperou. Em 2022, “periga” registrar números até piores que os de dois anos atrás.

250920211632574939carros enfileirados em feira de veiculos usados e seminovos em salvador ba 1800x1200 ms rmndbeebbj
Setor de usados já amarga retração devido a falta de cacife do consumidor (Foto: Internet)

Tem crise de fornecimento de semicondutores e outras matérias-primas? Certamente, mas também estamos vendo outro fenômeno: as fabricantes estão abandonando segmentos mais populares, de volume, em busca de maior rentabilidade por veículo vendido. O sarrafo está consideravelmente mais alto e só uma pequena parcela da população consegue saltá-lo.

Mercado em queda

Não acredita? Basta olhar os números da Bright Consultant: segundo a consultoria, o tíquete médio de um automóvel ou comercial leve novo em nosso mercado saltou de R$ 80.000 no fim de 2020 para já se aproximar de R$ 140.000 no primeiro semestre deste ano.

Inicialmente, os grandes beneficiários desse movimento foram os lojistas de carros seminovos e usados, que viram o volume de vendas de seu segmento saltar quase 19% no ano passado, para mais de 11 milhões de veículos negociados.

Só que a alta nos preços dos modelos novos também pressionou as etiquetas dos seminovos e, posteriormente, no mercado usados. E aí a corda arrebentou: entre janeiro e maio deste ano o setor não apenas perdeu tudo que ganhou em 2021 como vem vivendo uma retração de quase 21%, dois pontos percentuais a mais do que havia sido o crescimento anterior.

Agora, enquanto concessionários de zero-quilômetro e lojistas de usados coçam a cabeça em busca de soluções, são os vendedores de motos que sorriem à toa, com crescimento acima de 25% Coincidência? Nenhuma. Até porque o cenário é muito simples de entender.

O brasileiro está mais pobre, mas ao mesmo tempo não deixa de desejar, almejar ou necessitar um veículo particular mais novo para seu transporte. E se não dá para comprar um carro zero, vai um seminovo. E quando até um usado fica inacessível, dá-se um jeito e migra-se para uma motocicleta. Ainda mais com os preços dos combustíveis do jeito que estão…

Só que os valores dos modelos de duas rodas também estão encarecendo. Neste ano, a valorização é de aproximadamente 1% ao mês, mais ou menos em ritmo similar ao da inflação.

motos mais baratas do brasil yamaha factor 125i
Motocicletas de entrada se tornaram a bola da vez do mercado (Foto: Yamaha | Divulgação)

E como a renda dos brasileiros não está crescendo, pelo contrário, uma hora este será outro elástico que também se esticará ao máximo e gerará um efeito rebote, retraindo logo na sequência anterior. E aí o setor viverá uma ressaca parecida com aquela experimentada hoje pelos setores de carros novos e usados.

O que fazer? Não há mistério: é preciso estancar a cruel sangria da inflação – e não, não é congelando preços que o faremos –, além de gerar mais e melhores empregos, que voltem a evoluir a renda média de nossa população. Na teoria, tudo parece simples, claro, mas na prática…

Enquanto tivermos uma distribuição de renda tão desigual e uma parcela da população tão mais pobre, podemos discutir o quanto quisermos questões como impostos ou custos de produção, mas não vai adiantar muito.

Em um país empobrecido, as migalhas serão sempre prioridade em relação a produtos de alto valor agregado, como um veículo. Mesmo que se queira muito comprar um carro novo ou uma moto nova. E isso o brasileiro já demonstrou N vezes o quanto quer.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
88 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcelo Orto 31 de agosto de 2022

Parei de ler no “PERIGA” .

Avatar
Fernando 22 de junho de 2022

Enquanto a Inflação real não aparecer nos indicadores, apenas no poder de compra a tendência é voltarmos a andar a cavalo igual nossos bisavós ou nem isso pois com o custo para manter um não vai fechar a conta da mesma forma. A questão partidária é mera ideologia, no fundo estão todos no mesmo barco.

Avatar
Gilberto Bonisson 22 de junho de 2022

Matéria totalmente fora da realidade.
A espera de um carro zero por seis meses mostra que as vendas estão além da capacidade produtiva. E para quem quer trabalhar não falta serviço.

Avatar
Antonio 22 de junho de 2022

Acho que não temos pra onde correr
O Bolsonaro só faz barulho
O Lula é um bandido pela fala dele vamos ir pelo mesmo caminho da Venezuela,Argentina, etc
Mas uma coisa é certa será que isso não é efeito do fique em casa a economia a gente vê depois
O depois chegou estamos vendo

Avatar
Eduardo Ferreira Bittencourt 22 de junho de 2022

Aqui no ES só não trabalha quem não quer, tem emprego sobrando !

Avatar
Wallace rocha 23 de junho de 2022

Qual cidade tô interessado aqui no RJ tá bravo.

Avatar
Roberto 21 de junho de 2022

O problema do Brasil não e esse e nem aquele governo,o problema e que os políticos e o judiciário fica muito caro,todos os políticos e todos do judiciário deveria pagar as próprias contas, aí talvez melhoraria alguma coisa,caso contrário esqueçam!

Avatar
Jorge 21 de junho de 2022

A venda de motos cresceu porque houve uma crescente na atividade de delivery, criando oportunidades de trabalho e não porque o poder aquisitivo caiu! Mas os comunistas só vem o lado ruim!

Avatar
Daniel Cavalcanti 21 de junho de 2022

Comunistas? Pelo amor de Deus. Incrível como o apoiador do Bozó não consegue encarar a realidade desse governo desastroso! Atividade de delivery cresceu porque emprego formal e que remunera com decência não existe. Os números e tudo aqui foi explicado na matéria e mesmo assim não aceitam.

Avatar
HAF 23 de junho de 2022

Daniel, suas colocações , são o que psicologia explicaria como projeção de culpa, quando um indivíduo X coloca ou projeta no outro Y seu próprio eu problemático, e é justamente isso que os esquerdistas enlouquecidos fazem, projetam os probelmas economicos locais, que são por sinal ingualmente globais, no chefe do executivo, quando na verdade, é a pura consequencia do fiquem em casa , ocasionado pelo maldito virus chines! Meu conselho? Continue em casa! ABraço!

Avatar
Wallace rocha 23 de junho de 2022

Já real teve uma paralisação na produção que gera inflação por escassez daí vc junta aumento do dinheiro circulando no mundo todo o que gera redução do poder de compra da moeda,e gera esse cenário q temos hj,a maioria dos países tem inflação maior dos últimos 30 a 40 anos.

Avatar
Joge 21 de junho de 2022

Na minha opinião o povo nunca irá comprar um carro no mesmo valor de uma casa com valor até 50 mil compra apatir desse valor já e complicado até para o pessoal da classe média

Avatar
William 21 de junho de 2022

Este governo está gastando o dinheiro público para si proteger de tanto escândalo que comete. Ao invés de investir e controlar ele prefere divulgar mentiras , trocar delegados e fingir que se importa com a população. Mas sua hora está chegando. Lula2022

Avatar
Marcos vinicius 20 de junho de 2022

Só quem não vive a realidade não vê que em vários mandatos fomos roubados ….busquem receber tudo que foi financiado no exterior pela anta eo nove dedos e estaríamos bem…só tinha ladrão por aqui…mal ou bem…agora dá pra ver que são uma máfia STF e seus amigos…que os colocaram lá…

Avatar
Domingos Moreira 20 de junho de 2022

Cego não é quem não enxerga, mas aquele que não quer ver.

Avatar
William 21 de junho de 2022

Deixa de ser estupido. Na época do PT compravamos carro zero abaixo de 30 mil hoje estamos comprando moto. Daqui uns dias nem moto e sim arroz e feijão .

Avatar
Thiago Garcia 22 de junho de 2022

Não eram carros, eram carroças.
Veja o preço de um Corolla ou Civic nos EUA nessa época, vs salário mínimo vs dólar, e depois compare com o preço de hoje.
Os carros subiram muito de preço por causa das exigências de segurança, hoje qualquer carro custa muito mais para ser produzidos.

Avatar
HAF 23 de junho de 2022

Não seja IGNORANTE Willian, Eram outros tempos, não é mérito do Lulalau o barril de petroleo custar bem abaixo dos 50 dolares,… compramos nosso primeiro carro zero por 9mil reais no governod e Itamar Franco… por 30mil uma carroça ZERO estava CARO FILHO! Sendo assim, poderíamos comentar os melhores governos dos anos de intervenção militar onde as escolas publicas eram escolas de verdade, combustivel quase de graça, violencia quase nula nas ruas, … eram outros tempos… não seja petista, não seja ignorante. Abraço!

Avatar
Daniel Cavalcanti Pierre 21 de junho de 2022

Na época do Lula todo mundo comprava carros, tudo era muito mais acessível para o brasileiro. Hoje uma nota de 100 reais não compra um botijão de gás! Apoiador do bozó vive na ilha da fantasia, das mentiras contadas pelo Bozó e sua turma.

Avatar
Jo 20 de junho de 2022

Tirei um carro ZERO em 2016 e mantenho manutenção rigorosamente em dia. Não planejo nova aquisição até os preços voltarem pra realidade. Carro é bem de consumo, não investimento.

Avatar
Thiago Garcia 22 de junho de 2022

Digita no Google world inflation.
Vê o preço dos carros, do combustível, da comida, das casas, do frango, depois vem aqui passar vergonha no crédito ou no débito.

Avatar
Paulo cesar duarte 20 de junho de 2022

Engraçado ver esses idiotas falando de governo,estao comendo ,morando usando carro tem agua encanada,medicamento e tudo mais,o povo so cuida de carne e gelada e futebol,brasileiro foi sempre so de bagunça agora que a corda aperto e culpa do presidente.cada povo colhe o que planta.

Avatar
Fred 20 de junho de 2022

TEM GENTE ACHANDO QUE TÁ TUDO CARO NO MUNDO INTEIRO KKKKK TÁ ILUDIDO.
O BRASIL É O UNICO PAÍS DO MUNDO QUE O PRESIDENTE NUNCA TEM CULPA DE NADA

Avatar
Thiago Garcia 22 de junho de 2022

Digita no Google world inflation.
Vê o preço dos carros, do combustível, da comida, das casas, do frango, depois vem aqui passar vergonha no crédito ou no débito.

Avatar
HAF 23 de junho de 2022

Quantos paises tu visitaste este ano ó criatura nequária? Visitaste pelo YouTube ou pela VEJA? Cresce!

Avatar
Geraldo Martins 20 de junho de 2022

Dizer que essa noticia é tendenciosa, deve ser porque esses indivíduos devem estar viajando com frequência pra Marte. Vivo e vejo a todo momento as duras penas que os brasileiros ao meu redor, independente de visão politica tem empobrecido, e, eu sou um exemplo disso. Só consigo ir trabalhar de carro uma vez por semana.

Avatar
Santiago 20 de junho de 2022

SIM, estamos atravessando uma prolongada crise econômica internacional. O que se reflete também na falta de diferentes tipos de peças é componentes na cadeia logística e industrial.
SIM, a renda média do brasileiro caiu consideravelmente nos últimos anos. Sem falar da alta taxa de desemprego, ainda longe de diminuir aos patamares mais razoáveis de antes.
MAS nada disso explica, e muito menos justifica, os preços extorsivos praticados pelas montadoras nos últimos anos. Ao que parece, as filiais brasileiras das montadoras optaram em retroceder ao modelo de várias décadas atrás: Quando se produzia veículos a preços suoerfaturados para uma minoria mais abonada dos consumidores, os quais não se importavam em serem extorquidos no valor, desde que as prestações coubessem no bolso.
Pras montadoras, moleza…produz-se muito menos, e vende-se por muito mais, com lucros estratosfericos que não conseguiriam em nenhum outro lugar do Mundo.

Avatar
Geraldo 20 de junho de 2022

Matéria corretíssima, eu já tinha deixado comentário em outro post sobre esta situação e até critiquei o Boris por não falar do assunto, país pobre, economia pobre mas tem gente q continua defendendo o indefensável

Avatar
Jose Thomas 20 de junho de 2022

Tony Pacheco e outros bolsoninions, só precisavam esclarecer das duas opções que existem, o que preferem ser: escrotos ou burros.

Avatar
HAF 23 de junho de 2022

Cresce luluminon! Trabalhar que é bom nada! Volta pro pasto pra capim com o MST!

Avatar
Tony Pacheco 20 de junho de 2022

Sua tentativa de desmentir os dados do IBGE (do governo, oficial) e DIEESE (sindical), falhou. Volte pros bancos escolares e?depois retorne aqui…

Avatar
José Carlos 20 de junho de 2022

Em 2018 a populaçáo foi para as ruas pedindo mudanças, pois bem, taí a mudança. Mudou sim, mudou pra pior, pra bem pior.

Avatar
Luciano Vanderley 20 de junho de 2022

Matéria muito suja. Esquerdista tá querendo enganar quem? Será que esse jornalista já houviu falar em globalização e geopolítica?

Avatar
Hélio Santana de Aquino 20 de junho de 2022

Não fale para esse povo apoiadores do governo que piorou que só eles acham que não piorou. Estou vendo conhecidos pedindo ajuda, matando cachorro a grito e ainda brigando em defesa do dito cujo!

Avatar
Valdo de Castro 20 de junho de 2022

Vejam que estamos ficando cada vez mais pobres.
De todo modo, em março deste ano, as retiradas em cadernetas de poupança superaram os depósitos em R$ 15,4 bilhões, segundo dados da autoridade monetária. A greve dos funcionários do BC tem atrasado a divulgação dos números mais recentes sobre as movimentações na poupança.
Foi o maior volume de resgate para o mês de março na série histórica do BC, iniciada em janeiro de 1995, e o terceiro mês consecutivo com captação negativa em 2022.

Avatar
José correia 20 de junho de 2022

Matéria tendenciosa, há vários fatores que contribuiu para isso, que não foram analisados, mas basta olhar ao redor e ver o qto os países vizinhos estão afundados mais ainda…. O Brasil ainda está se mantendo por conta de políticas públicas e ao custo pesado dos impostos … Mas o problema maior é a turma do qto pior melhor !!! Esses sim tentam a todo custo prejudicar o país para poder se apresentar como solução!!!

Avatar
Renato 20 de junho de 2022

Falou tudo

Avatar
HAF 23 de junho de 2022

Pois é José, a massa de manobra política de esquerda são pessoas semi analfabetas, que normalmente tem uma mentalidade politica de uma criança de 6anos, ou seja nenhuma! Se o oleo de soja sobe, é culpa do presidente! O contexto politico mundial pouco importa, pois para os jumentinhos de esquerda, não tem relação alguma num mundo completamnete globalizado.

Avatar
Paulo 20 de junho de 2022

Comentario mais e sensato e do Antonio. Enquanto nao mudar para O sistema se roubar e prisaon perpetua nunca Vai mudar.

Avatar
Tonn 20 de junho de 2022

O país ficou em uma briga danada se vacinava ou não vacinava, governo esqueceu de ter um plano de reação diante os problemas, ficaram andando de jet ski na praia, governo militar brigador, ao invés de lutar com inteligência econômica, quiseram resolver na força como sempre ou no tiro. Doria brigando com Bolsonaro, SP x DF e deu no que deu a pandemia, agora dizem que tudo foi a pandemia para mascarar uma falta de competência e ponto.

Avatar
Cícero Silva 19 de junho de 2022

Gostaria que alguém me explicasse por que os preços não caem. O que acontece com a lei da oferta e procura. Se não há compradores os preços não deviam baixar?

Avatar
Igor 22 de junho de 2022

O preço na baixa por um motivo. As grandes montadoras produzem carros com um valor baixo, e em menor quantidade, enquanto vendem menos e lucram muito mais, pois escolhe sua cartela de cliente (que são aqueles que tem dinheiro e não ligam de pagar preços exorbitantes, ao menos se preocupam com o consumo do novo veículo que irá adquirir).

Avatar
GUSTAVO 19 de junho de 2022

Matéria tendenciosa. .

Esqueceu de falar dos combustíveis altos (no mundo todo) do trânsito caótico da cidades. E da falta de veículos novos a pronta entrega em todas as marcas. Além Claro dos preços altos devido a crise de semicondutores. São questões que para quem pode pilotar comprar uma moto

Avatar
Tony Pacheco 20 de junho de 2022

Tendencioso é seu comentário tentando defender o descontrole que tomou conta do Brasil. Procure sua turma de fazendeiros milionários e fique por lá.

Avatar
Martin 19 de junho de 2022

Como se escolher um político ou outro faria a diferença. Eu sei que no Brasil comparado a outros países estamos no Paraíso. Infelizmente o mundo realmente empobreceu e cabe a cada um nós ver como ajudar ao poço e não esperar pelos políticos. Colocar o dedo no nariz do outro sempre é maus fácil.

Avatar
Nelson 19 de junho de 2022

Não entendo até agora quem está comprando estes veículos que subiram absurdamente, pois o poder aquisitivo caiu muito só me resta pensar que esta acendo uma eletrização no segmento automobilístico.

Avatar
Rafael 20 de junho de 2022

O engraçado é que ninguém faz nada para mudar essa situação.

Avatar
RICARDO MILLEI 20 de junho de 2022

Quem ta comprando? Acionistas da Petrobras e similares com seus dividendos. Quem esta pagando? Nos claro..no valor do combustivel que da dividendos a serem distribuidos aos acionistas na ordem de 48 bilhoes . Facil assim. Sem concorrente cobra o que quer

Avatar
Evandro 19 de junho de 2022

Jornalista acostumado a roubos e imprensa esquerdista
Quase 90% do Brasil está com o presidente… Jornalista sem credibilidade..,

Avatar
RICARDO MILLEI 20 de junho de 2022

Os 10% q nao estao c o Presidente sao os que perderam as mamatas

Avatar
Geraldo 20 de junho de 2022

90% da população de Ratanabá Né kkkkkk

Avatar
Hilquias Gualberto 20 de junho de 2022

Tem gente que não quer enxergar mas o Brasil piorou sim de 2016 pra cá, a inflação voltou, o poder aquisitivo da população foi pro brejo, ninguém consegue fazer mais nada que C seguia antes, mas para alguns que sempre estiveram por cima a coisa está bem não de vento em popa. Quando vamos ao supermercado a coisa está feia, com o mesmo valor que antes a gente enchia o carro no, hoje se tiver sorte traz 1/3 do que trazia. Não digo que o culpado seja só desse governo incompetente que colocaram, mas que ele tem uma graaaande parcela de culpa isso tem, e só não vê quem não quer.

Avatar
Humberto 19 de junho de 2022

A culpa é sempre dos outros, nunca do mitológico presidente. A culpa é do PT, minha, de vcs, dos governadores, do Congresso, do STF, do comunismo, do globalismo, do Queiroz, da Micheque, do Adriano da Nóbrega, das Rachadinhas, dos assessores fantasmas, das milícias, da Globo, do Biden, do Macron, do Dom Philips, do indigenista Bruno Araújo, do Genivaldo de Jesus, do Ronei Lessa, da Mariele, do Alexandre de Moraes, do Alcolumbre, do Rodrigo Maia, do Pacheco, da COVID, da Ucrânia, da Rússia, do Putin, dos diretores da Petrobrás, da Lava Jato, do Sérgio Moro, do Daltan, do Petrolão, das Moticiatas, dos passeios de jet-ski, do Posto Ipiranga “Guedes”, da China, da Europa, da Argentina, da América do Sul, dos aliens, do Predador, do ET, das feministas, da mídia comunista, dos socialistas, de Alexandre Magno, de Nabucodonosor, de Hamurabi, de Dom Pedro, de Napoleão, de Jesus Cristo, de Alá, Maomé…
A culpa só não do meu amado, mitológico e Alecrim Dourado e Santo Bolsonaro. ♥️?

Avatar
Paiva 19 de junho de 2022

Obrigado Bozo e seus bozoloides, por nos afundar no desastre econômico

Avatar
Alexandre Hermann da Silva 19 de junho de 2022

Sofro junto. Mas sofro de cabeça erguida. Política de preços, impostos, geração de renda e trabalho, bem-estar social… Tudo é política de Estado. Então… a maioria votante da população possui retardo mental e quis essa política de Estado. Enfim…

Avatar
Levi 19 de junho de 2022

Bom dia a todos.
As vendas caíram pelo aumento abusivo das montadoras. Só inocente não percebe. Os preços dos veiculos subiram em média 50% de 2020 para cá.
E não venham me dizer que o problema é a falta de insumos. Tenho carro e moto nos EUA. Os preços estão exatamente os mesmos desde 2018. Exemplo: um Ford Explorer custa em torno de $37.000,00 há mais de 10 anos. Não aumentou por conta da crise mundial. Não vejo a população mais pobre, vejo sim a indústria automobilística explorando, como sempre, os brasileiros

Avatar
Santiago 19 de junho de 2022

Isso mesmo!
Aqui no Brasil as montadoras descobriram que podem produzir modelos de R$ 80 mil, rotula-los de “suv”, e vende-los por R$ 160 mil ou mais – para um reduzido público que não se importa em ser tapeado no bolso, desde que consiga andar na “moda” (que as próprias montadoras inventaram).
Tal gambiarra especulativa inflacionou escandalosamente o mercado de novos e seminovos, e agora até mesmo os usados mais antigos. Fazendo com que o automóvel, um bem de uso do dia-a-dia, esteja infelizmente voltando a ser um item “de luxo” pra poucos.
Por mais que a recessão econômica e a queda da renda sejam reais e severas, elas NÃO explicam os preços extorsivos praticados pelas montadoras, nestes nos últimos anos, aqui em nosso País.

Avatar
Tony Pacheco 20 de junho de 2022

Sua tentativa de desmentir os dados do IBGE (do governo, oficial) e DIEESE (sindical), falhou. Volte pros bancos escolares e?depois retorne aqui…

Avatar
Fábio 20 de junho de 2022

Vc só sabe responder isso
Faça uma resposta plausiva pra cada um
Desse jeito fica difícil acreditar em uma matéria dessas

Avatar
Filme Braz 20 de junho de 2022

Grande verdade amigo, trabalho em uma concessionária e pelo que acompanho é isso mesmo, uma hora a corda ia estourar e acho que esse momento chegou…

Avatar
Eduardo 19 de junho de 2022

Tem que ser muito otario pra não entender que o empobrecimento das camadas inferiores aliado ao enriquecimento da camada superior é projeto do governo genocida. Ele sempre vai dizer que a culpa é dos outros, e tem bovino até hoje engolindo essa desculpa. Já estamos na milésima cagada desse governo miliciano, é a milésima desculpa esfarrapada que eles apresentam, e ainda tem gente que engole.

Por exemplo o fique em casa: 1⁰: não teve fica em casa no Brasil, exceção de algumas pequenas cidades. Tanto que todos que comentaram aqui prefaciaram com ” eu não fiquei em casa nenhum dia mas…”

2⁰: se tivéssemos ficado em casa, a pandemia teria acabado em 2 semanas e o impacto econômico teria sido muito menor e muito menos pessoas teriam morrido. Foi isso que aconteceu na Coreia do Sul por exemplo. A pandemia impactou todos os países, mas no Brasil matou mais gente e prejudicou mais a economia. Culpa da falta de planejamento e falta de inteligência. Falta de governo, simplesmente.

Chega de desculpas, chega de bolsonaro. Governo mais lixo da história.

Avatar
Aurélio Valporto 19 de junho de 2022

É exatamente isso. Vc devia ser economista :-). Neste caso as motocicletas estão funcionando como um “bem de Giffen”. Abs

Avatar
Renato 19 de junho de 2022

Fiquem em casa ! A economia a gente resolve depois. A turma da esquerda que não é muito chegada num trabalho rsrs . Estamos vivendo um recessão mundial ae vem a turminha da lacração espernear. O presidente foi o único chefe de estado que defendeu que os mais vulneráveis ficasse em casa e os jovens fossem trabalhar . Nenhuma economia resiste a tanto tempo sem produção veja no que deu . Se vem a turminha do mimi querendo eleger um dos maiores bandidos que esse país já teve rsrs Lula ladrão .

Avatar
Gustavo 19 de junho de 2022

É um mito mito mesmo,veio pra enriquecer mas os ricos desse pais e terminar de lascar os más pobres.

Avatar
Nós três pelo mundo 19 de junho de 2022

Excelente matéria! É o retrato exato explicado! Há 3 anos atrás estávamos crescendo, investindo e hoje, tentando vender o que conquistamos para viver. Triste são aqueles que não puderam fazer isso. E a conta está alta aí.

Avatar
Martin 19 de junho de 2022

Como se escolgwr

Avatar
Rubens 19 de junho de 2022

Exatamente. E ainda tem gado que gostam de continuar cegos e continuam aplaudindo e apoiando o imbecil que eles chamam de mito. A ignorância é difícil de combater

Avatar
José Alves neto 20 de junho de 2022

O sinismo é difícil de combater

Avatar
Deyvison 20 de junho de 2022

Bom foi a era pt que quase faliu o país desviando bilhões de reais em esquemas de corrupção! Bolsonaro pra mim foi e está sendo o melhor presidente do país e olhe que eu não gosto de política .

Avatar
Rubens 28 de junho de 2022

Com seu depoimento que não gosta de política e expressa elogios ao atual presidente, se comprova que não apenas não gosta de política, também desconhece sobre política. Sem querer desmerecer sua posição de achar o paquiderme melhor presidente, pois você tem o direito de opinião, acho, meu amigo, que te falta sensibilidade, no mínimo, para conhecer a tragédia que está sendo está gestão bolsonarista. Tragédia absurdamente pior que qualquer governo anterior, inclusive da ditadura militar (fora a falta de liberdade naquela época). Aconselho se informar mais e opinar com mais conteúdo. Aconselho assistir no YouTube o professor de direito constitucional José no canal Portal do José. Lá irá aprender um pouco mais sobre a triste realidade em que fomos jogados com esse governo sem qualquer qualidade de gestor público. Nem ao menos sabe falar, uma vergonha termos um presidente tão ética, postura pública, sem honestidade, sem caráter. Só tem violência, prepotência, rancor, sempre blasfemando colocando o nome de Deus em vão, que manipula o poder, principalmente poder policial, para beneficiar seus filhos. Só cego não enxerga o que está acontecendo em nosso país. Lamento muito sua pouca informação sobre a economia, educação, saúde, previdência, etc, etc e etc no Brasil na era Bolsonaro. Tenho pena de você e os demais que fazem parte dos +/- 30% dos seguidores vendados e insensíveis. Por favor, não fale no PT pra justificar os atuais erros. Era PT foi melhor, mas nyvem ao caso aqui. Tem muitos candidatos melhores que Lula ou Bolso.
Até agora, por exemplo, só vi Ciro apresentar propostas e projetos concretos, escritos. Todos os outros só ouvi falácias até agora. Por favor, se informa mais através de fontes diversas e não apenas por uma da fala do presidente, que só fala mentiras.

Avatar
Carlos 18 de junho de 2022

Tem um certo jornalzinho por aí que disse que em 2018 seria uma escolha difícil, entre um professor e um miliciano.
O resultado tá aí.
Parabéns a todos que apoiaram esse demente.

Avatar
Paulo Roberto Scolar Silva 18 de junho de 2022

Eu já sabia disso mas é o primeiro jornalista que vejo que sabe do assunto. Parabéns pelo conhecimento.sou do ramo de motopeças

Avatar
SERGIO BACK 18 de junho de 2022

Eu trabalhei todos os dias, mas tinha lojas, restaurantes, adega, padaria que queriam trabalhar, mas a polícia estava na rua ameaçando prender quem não fechassem as portas…fomos conduzidos a essa situação.

Avatar
Dirceu Campos 19 de junho de 2022

A pandemia trucidou as economias mundiais, outro governo não resolveria tão bem como esse!!! Parabéns mito!!!

Avatar
Tony Kraus Klanchgen 20 de junho de 2022

Ganhas em dólar? És do agronegócio? Acionista da Petrobras? Se não é, parece…

Avatar
Julio de Seixas 19 de junho de 2022

O pior ebque esses caras insistem nessa tese …Fora Bolsonaro!!

Avatar
Augusto jose 57 znos 19 de junho de 2022

Continua ficando em casa o PT foi o único partido contra abaixar o ICMS e os trouxas da esquerda ficaram de braço cruzado esperando os 700 reais na conta eu tive wue fazer bico por wue o governo Dória proibiu as auto escola trabalhar, mas liberou táxis uber ,ônibus com mais passageiros que eu dentro do carro ,

Avatar
Adriano 18 de junho de 2022

???

Avatar
Cadillata 18 de junho de 2022

O povo quis, o povo tem, mas o pior é que quem não quis, paga junto com aquele que quiseram.

Avatar
Eduardo 18 de junho de 2022

É verdade. Eu, por exemplo, não fiquei um dia sequer em casa. E to me lascando do mesmo jeito.

Avatar
Marcio 19 de junho de 2022

O mundo inteiro empobreceu… é só ser coerente, mesmo sem apoiar os políticos, que o Brasil nunca teve um bom, exemplo disso é q um monte de pobre aqui como eu só reclamando… Se os políticos do passado tivessem feito o bem, os pobres aqui teriam muito $$ guardado para agora desfrutar… Quem encontrar um político q nos ajude de foto, me avise tá

Avatar
Dirceu Campos 19 de junho de 2022

Eduardo,estamos pagando a conta de quem ficou em casa!!!

Avatar
Rubens 19 de junho de 2022

Exatamente. E ainda tem gado que gostam de continuar cegos e continuam aplaudindo e apoiando o imbecil que eles chamam de mito. A ignorância é difícil de combater

Avatar
Antônio 19 de junho de 2022

Tá se vendo que não há solução para um país com este povo que o habita! Vejam só que a discussão passa a ser se sou do lado do “mito” um péssimo administrador e desastrado ou se devo ser do lado do operário ladrão mal caráter…
Enquanto isto o país continua a deriva e afundando cada dia mais!!!
Parabéns aos que adotam os seus políticos de estimação.

Avatar
Ricardo 20 de junho de 2022

Esse jornalistazinho não sabe nem o que está falando, manja nada de economia e muito menos de mercado automobilístico, devia ter vergonha de publicar isso, coitadinho é ruim dimais, é um Zé ruela

Avatar
Kleber 19 de junho de 2022

Quem não quer, é só ir embora do país. Não acha? Mito sim. 2022 de novo.

Avatar
Eduardo 19 de junho de 2022

Nos dois sabemos que é o Lula quem vai ganhar, graças a Deus. Se você achar ruim, é só ir embora do país. Melhor Jair fazendo as malas, se é que até lá você ainda vai ter alguma coisa pra levar.

Avatar
Silvio Rodrigo de Souza 20 de junho de 2022

Putz

Avatar
Deixe um comentário