O que as marcas de carros pediriam de presente ao Papai Noel?

Se os fabricantes pudessem ganhar um mimo de Natal, veja o que cada uma delas escreveria na cartinha para o bom velhinho

presentes de natal sobre capo de carro mini cooper vermelho
Marcas de carros certamente gostariam de receber determinados presentes do Papai Noel (Foto: Shutterstock)
Por Fernando Miragaya
25 de dezembro de 2021 07:37

Todo mundo pede presente de Natal e muita gente sonha em um dia ganhar um automóvel novinho para por na garagem. Mas já parou para pensar se os fabricantes pudessem pedir presentes? O que desejaria cada uma das marcas de carros?

VEJA TAMBÉM:

O que as marcas de carros gostariam de ganhar neste natal?

O AutoPapo resolveu fazer um exercício jocoso em cima do tema. Imaginamos o que as marcas de carros pediriam para o Papai Noel neste Natal 2021. Confira!

Hyundai

121020211634065600hyundai hb20 sense 2022 visto de lado ms fszsnvqgbv
Para a Hyundai, seria um presente ver o HB20 na liderança do mercado

Um presente perfeito para a Hyundai seria a liderança do HB20 no mercado, algo que o compacto persegue desde seu lançamento. O presente quase chegou antes do Natal. Com a paralisação da produção do Chevrolet Onix, líder dos últimos 5 anos, o hatch da Hyundai até fechou o primeiro semestre como o automóvel de passeio mais emplacado do país, pela Fenabrave.

Só que o Fiat Argo surpreendeu na segunda metade de 2021 e até novembro estava pouca coisa à frente do HB20 no acumulado: 80.135 contra 78.529. Então, esse presente, se vier, será só depois do fechamento das vendas de dezembro.

Peugeot

peugeot 208 frente stellantis
Peugeot gostaria de ganhar motores turbo

Está aí um presente que não vem este ano, mas que Papai Noel deixará em breve debaixo da árvore de Natal da marca francesa. Com a Stellantis, os modelos da Peugeot vão ganhar os motores mais recentes da Fiat. O primeiro será o 208, que terá versões com o 1.0 turbo que estreou no Pulse.

Kia

kia sportage 2013 prata de frente
Kia pediria uma máquina do tempo para voltar ao ano de 2011, quando as vendas dos carros da marca estavam em alta

A Kia desejaria uma máquina para voltar no tempo e reviver o ano de 2011. A marca sul-coreana vivia o seu melhor momento de vendas no Brasil. Soul, Picanto e Sportage eram negociados às pencas e a filial brasileira, representada pelo Grupo Gandini, celebrava a marca de 77 mil unidades emplacadas e 180 concessionárias.

A empresa tinha na manga até uma fábrica em Salto (SP) nesta época. Só que a justiça barrou a construção por causa da antiga filial da Asia Motors – que não honrou a implantação de uma unidade no país e depois foi comprada pela Kia Motors global. Para completar, veio o InovarAuto e sobretaxou carros importados de marcas que não tinham fábrica aqui.

Citroën

novo suv citroen c4 cactus 4
Citroën precisa de uma gama com mais modelos

O presente da Citroën chegará entre fevereiro e março: um outro carro para expor na vitrine de suas concessionárias. Desde o ano passado a montadora tem um solitário automóvel de passeio em seu catálogo, o C4 Cactus. Mas no primeiro trimestre de 2022 ganhará, enfim, a companhia de um outro modelo de automóvel: a terceira geração do hatch C3.

Honda

honda civic touring 2020 32
Desejo da Honda é que o Civic tivesse ultrapassado o Corolla em vendas

No fundo, no fundo, a Honda deve sonhar com um sedã que tenha o sucesso do arquirrival Corolla no Brasil. Nos últimos anos, o Civic sempre ficou bem atrás do concorrente da Toyota, fato que também pesou para a decisão da filial da marca aqui de deixar de fazer a próxima geração do modelo e focar no novo HR-V.

De janeiro a novembro de 2021, para se ter uma ideia, o Corolla somou quase 38 mil unidades comercializadas. Mais que o dobro dos 17.252 Civic emplacados no mesmo período.

Toyota

6 toyota corolla cross flex 2022
Sucesso de mercado, Corolla Cross foi uma espécie de presente antecipado para a Toyota

Na outra ponta, a Toyota também deve invejar a rival Honda em relação ao sucesso do HR-V. Porém, o presente da marca japonesa pode ter chegado bem antecipado. O Corolla Cross vendeu quase 30 mil unidades de março a novembro de 2021. O HR-V, apesar de ser de um segmento abaixo, teve 34 mil unidades entregues, só que em período maior, de 11 meses…

Corolla Cross é a maior mentira de 2021 e Toyota leva o Pinóquio de Ouro: assista ao vídeo e entenda o motivo!

Fiat

frente do fiat mobi trekking 2021 vermelho
Fiat deve sonhar em se desvencilhar da imagem de fabricante de carros compactos e acessíveis

Um desejo antigo de Natal, Ano Novo, Páscoa, Dia dos Pais e etc da Fiat deve ser o de conseguir vender carros com maior valor agregado. Por mais que os modelos da marca italiana evoluam, tenham mecânica mais moderna e melhor acerto dinâmico, aquela imagem de fabricante de carros populares ainda está muito arraigada ao fabricante italiano.

Volkswagen

volkswagen gol 16 msi at6 2019
Volkswagen bem que queria retomar a liderança de mercado

Em contrapartida, muito provavelmente a Volkswagen gostaria de registrar as mesmas vendas da Fiat. Há tempos a empresa italiana anota modelos entre os carros mais comercializados do país, lidera diferentes segmentos, além de faturar geralmente a maior participação de mercado.

Nos 11 meses de 2021, a Volks até lidera o market share dos carros de passeio (17%), mas é seguida de perto pela Fiat (14%). Entre os comerciais leves, contudo, a italiana tem quase metade do mercado e, no geral, lidera com folgas. Além disso, a Strada já registra mais de 100 mil unidades e fechará o ano como o carro mais vendido do Brasil.

Ford

ford ka hatch cinza de frente
Ford gostaria de diversificar a gama, já que não tem mais produtos acessíveis

Depois de encerrar a fabricação de todos os carros e motores no Brasil, em janeiro, a Ford deve pedir ao Papai Noel um produto com preço atraente no mercado. Com o fim das linhas Ka e EcoSport, o modelo mais em conta da marca, a Ranger básica, gira na casa dos R$ 200 mil. Dizem que a picape Maverick, que chega em janeiro, não vai custar menos de R$ 180 mil…

Chevrolet

frente do onix rs vermelho estacionado
Pedido da Chevrolet para o Papai Noel é uma fábrica de semicondutores, para que a produção de veículos volte a ganhar ritmo

Sem dúvida, a carta da GM para o Papai Noel este ano teria, provavelmente, o pedido de uma fábrica de semicondutores. A falta dos chips praticamente parou a produção do Onix em Gravataí (RS) por mais de três meses. Isso afetou as vendas do compacto, que perdeu o posto de carro mais vendido do país e a liderança dos segmentos de hatches e de sedãs compactos

JAC Motors

jac e js4 7
JAC Motors só quer crescer no mercado

A filial brasileira da marca chinesa deve nutrir um enorme desejo de ter vendas maiores, tipo parecidas com as da Caoa Chery – que em bem menos tempo, já abocanha mais de 2% do mercado geral. No acumulado de janeiro a novembro de 2021, a JAC Motors não alcançou 900 unidades emplacadas, segundo dados da Abeifa, a associação que reúne as importadoras.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 25 de dezembro de 2021

Aqui no Brasil as montadoras dispensaram o Papai Noel, e se deram um presentao a si mesmas bem antes do Natal.
Elas inventaram um tipo de hatch anabolizado, o chamaram de “SUV”, e passaram a oferecê-lo a preços superfaturados – já que não faltam consumidores ávidos em compra-los, e “se acharem” por isso.
Afinal, pra que projetar veículos para todos os gostos e bolsos? Quando pode-se faturar lucros estratosfericos com um só tipo de veículo, empurrado ao público através de uma tendência forjada???
Certamente Papai Noel está com o estômago revirado, mas feliz por estar fora dessa.

Avatar
Jo 26 de dezembro de 2021

Excelente comentário. O brasileiro é muito influenciado pela mídia automotiva. Por isso as montadoras deitam e rolam.

Avatar
strady varius 25 de dezembro de 2021

O problema em ter um Fiat, é seu pós venda ruim.

Avatar
Deixe um comentário