Militec: testado e reprovado nos EUA e no Brasil

Órgãos governamentais dos dois países detectaram a presença de cloro que pode danificar componentes do motor

militec
Militec: testado e reprovado (Foto: Militec | Divulgação)
Por Boris Feldman
25 de agosto de 2020 19:29

Dono do carro leva-o à oficina especializada e pede a troca do óleo do motor. Quem o atende, sugere: “Vamos prolongar a vida do motor com o Militec?” E explica que o produto, embora colocado no óleo, não é um aditivo nem interfere nas propriedades físico-químicas do óleo lubrificante, mas somente pega uma “carona” com ele para chegar nas partes móveis desgastadas.

O fabricante (norte-americano) declara que o Militec é um condicionador de partes metálicas. E que, além de motores, conserva e recupera também câmbios, ar condicionado, compressores, máquina hidráulicas, etc.

Mentiras

Quem entra na internet encontra dezenas de elogios ao produto.  Mas, se pesquisar mais atentamente começa a descobrir mentiras. A empresa que o fabrica afirma que o Militec foi testado – e aprovado – no final da década de 80 pela marinha norte-americana. Mas, obviamente omite que, em 1994, numa nova bateria de testes realizada pelo mesmo órgão, foi reprovado em 9 dos 11 testes.

E, por que reprovado? Por conter cloro. Componente químico que gera cloreto ácido, que pode oxidar rolamentos e outros componentes do motor.

A Militec é criativa, faz variações sobre o tema e não economiza loas a si mesma. Em outro texto, o produto não foi apenas testado, mas desenvolvido pela própria marinha dos EUA na mesma década de 80.

Na verdade, quem o desenvolveu foi Brad Giordani, um militar que criou a Giordani Enterprises. Que depois virou Militec, uma nome mais sonoro e “sugestivo”: E o aditivo é Militec-1: soa como tecnologia, faz alusão a militar e o número “1”, de primeiro. (Bom de marketing, o tal do Giordani…).

Miltec foi reprovado em testes

militec

Além dos testes que o reprovaram nos EUA, também a ANP (Agência Nacional de Petróleo e Biocombustíveis) deu bomba no Militec. Um laudo “sigiloso” emitido pela agência e publicado pelo site da revista “Quatro Rodas” revela que o produto omite a presença de cloro na composição química registrada no rótulo do frasco.

Sua subsidiária brasileira foi multada pela agência governamental que faz também a mesma objeção da marinha norte-americana ao produto.

Veja um dos trechos do extenso laudo emitido pela ANP que condena o Militec-1:

A composição está em desacordo com a declarada pelo produtor. Destaca-se, ainda, que a presença de cloro pode levar à formação de cloretos ácidos, mesmo a baixas temperaturas (120°C), que podem ocasionar a elevação do índice de acidez do produto, acarretando em problemas de corrosão dos motores, diminuindo sua vida útil.”

Testes ‘da internet’ têm validade?

Alguns motoristas prestam depoimentos favoráveis ao produto, mas não realizaram testes científicos em dinamômetros nem em prazos mais longos. O Militec pode até apresentar resultados favoráveis a curto prazo, mas seu uso continuado pode danificar o motor devido ao cloreto ácido.

Dono de uma prestigiada rede de oficinas mecânicas com forte presença na internet, bem conceituada pela qualidade dos serviços prestados, realizou seu próprio teste com o Militec: tirou todo o óleo do cárter de um automóvel Honda e rodou quase 20 km sem aparentemente nenhum dano ao motor. Porém, é mais que suspeito: vai criticar um produto que ele próprio vende em sua oficina?

Que validade tem esse teste? Engenheiro chefe da área técnica da Petronas (famosa fábrica de lubrificantes que patrocina as Mercedes de Fórmula 1), consultado a respeito do motor funcionar sem óleo, não se impressionou: afirmou que, vários deles – de boa qualidade – permitem que o carro ainda rode alguns quilômetros só com a película residual do lubrificante nas peças móveis.

A propósito, tem um teste muitas vezes mais rigoroso: veja o vídeo de um inglês “doidão” (clique aqui) que tira o óleo do cárter e todo o líquido do sistema de arrefecimento de três carros sucateados na Inglaterra. E ainda coloca Coca-Cola em seus reservatórios. Os três motores são submetidos a aceleração máxima e o do Honda resiste cerca de 7 minutos!

civic 208 focus sem oleo
Youtube inglês mostrou que carros funcionam sem óleo (Foto: Reprodução)

Aditivo no óleo representa perigo!

Apesar de existir no mercado uma quantidade de aditivos para o óleo do motor, não se recomenda usar nenhum deles. Primeiro, porque o sugerido pelo manual já vem com a aditivação necessária, conforme desenvolvimento conjunto entre engenheiros da fábrica do carro e da que produz o lubrificante.

O pior é que nem sempre o aditivo extra representa apenas um custo desnecessário, pois pode não combinar com a aditivação do óleo original. E resultar numa reação química de consequências imprevisíveis para a integridade do motor.

O fabricante do Militec-1 declara não se tratar de um aditivo e não alterar as características químicas e de viscosidade do óleo. Explica que sua função é aderir às superfícies desgastadas de partes móveis, reduzindo folgas e devolvendo a eficiência original do motor.

Ainda que essas funções fossem comprovadas, o que a Marinha dos EUA e a ANP afirmam é que a presença do cloro pode prejudicar o motor. Ou seja, experiências a curto prazo podem apresentar resultados favoráveis, mas, no uso continuado…

Censura!

Enquanto redigia esta matéria, a Militec conseguiu uma liminar para que a revista Quatro Rodas retirasse de seu site a reportagem informando que a ANP multou a empresa e condenou seu aditivo. A revista não se referiu ao produto ter sido condenado também pela Marinha norte-americana, somente pela agência brasileira.

Fica uma pergunta no ar: se uma empresa tem seu produto criticado pela imprensa e certeza de sua qualidade, deveria exigir uma publicação esclarecendo os fatos. Existe uma lei que a protege. Só recorre à violência da censura quem não tem argumento embasado cientificamente para se defender. Pois o laudo que tinha a favor de seu produto foi derrubado pelos testes da ANP. (B.F.)

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141 Comentários
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PEDRO FERREIRA 19 de julho de 2021

É MAIS UMA PERGUNTA MESMO, POIS TRABALHEI EM UMA OFICINA MECÂNICA E O MEU PATRÃO COLOCAVA ÓLEO DE MOTOR A DIESEL-40 NOS MOTORES A GASOLINAS DA ÉPOCA(GOL, PARATI, VOYAGE, FIAT 147, CORCEL, FUSCA, BRASILIA ETC…) E CERTA VEZ PERGUNTEI PRA ELE PORQUE ELE COLOCAVA ESSE REFERIDO ÓLEO E ELE ME FALOU QUE ALEM DE TER MAIS VISCOSIDADE OS MOTORES AGUENTAVAM MAIS, E AÍ ISSO PROCEDE?

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Wanderson 17 de julho de 2021

Concerza e inveja dos produtorer pq o produto evita em oficinas e futuramente comprar pesas ai eles viu qe perde mercado! Que falar mau do produto inteligentekkkkk uso o militec a 40 anos só alegria! Motor no meu carro estado de zero

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Andre Luiz 29 de julho de 2021

Como você usa o produto a 40 anos se ele foi inventado em 1989? Não seria outra coisa que usava ao invés do produto?

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Carlos Almeida 12 de julho de 2021

Ainda não vi nessecidade de usar outro produto junto com óleo sintético meu carro já está com 350 mil km aparentemente sem problema

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Paulo 24 de junho de 2021

E claro tem gente que coloca militec falsificado e reclama que não teve resultado kkkk

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Antonio Marcos Matias De Oliveira 31 de maio de 2021

O sonho do mercado é colocar um concorrente para o MILITEC.
Tenho um Clio 16V que roda com MILITEC há 04 anos. Já estraguei as juntas e ele rodou diversas vezes sem óleo. Tenho um amigo que tem um Logan 2012 que roda há 06 anos com MILITEC. Esse Logan já deve estar com 400.000km, roda a Bahia inteira trabalhando com vendas. NUNCA ABRIU O MOTOR. Será que isso não é mais que suficiente pra confirmar o que o produto afirma não? O cloro na composição do MILITEC é DESESTABILIZADO. O cloro é um oxidante porém um excelente lubrificante. O criador da fórmula do MILITEC simplesmente desestabilizou o cloro para não ter a ação oxidante e somente a lubrificante. Quem souber fazer isso pode fazer o MILITEC. O lance é que as pessoas falam a notícia pela metade para gerar polêmica pois o produto é bom e NÃO TEM CONCORRENTE. Perguntem aos pilotos de rally, aos motoqueiros de estrada, às pessoas que realmente usam de forma correta o produto. O sonho do mercado é colocar um concorrente para o MILITEC. Não haverá. A fórmula dele não tem nem patente para ele não precisar revelar. Pois trata-se nada mais, nada menos que CLORO DESESTABILIZADO + veículo e outros. P componentes. Tai a fórmula do produto.

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Ivan Vargas 16 de março de 2021

Aceito e leio tudo que posso sobre tecnologia de motores e afins. Faz meses que essa discussão se arrasta…rsss…bom sinal, ainda bem que existem opiniões divergentes.
Para mim o mais importante é o resultado pessoal. Por trás de cada reportagem existe um interesse, importante é filtrar e ser sensato. Usei com excelentes resultados mas após ler os comentários gostaria de acrescentar 2 itens:
1 Quem já viveu nos EUA sabe bem que uma empresa nao sobrevive anos com propaganda enganosa, o sucesso desse fabricante é um atestado de boa procedência do produto.
2 Realmente o ideal seria usar o produto para motores de alta performance, usar em um carro nacional para uso diário nao faz sentido ( como nao faz sentido muitos outros produtos “empurrados” aos consumidores brasileiros).
Enfim, o dinheiro é de cada um e cada um o usa como preferir.

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Daniel Marques 19 de fevereiro de 2021

Usei no meu carro, não vi diferença nenhuma e logo após o motor precisou de retífica. Ainda tenho um vidro cheio e o fabricante não quis devolver o dinheiro, não serve nem pra acender churrasqueira.

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Antonio Marcos Matias De Oliveira 31 de maio de 2021

Amigo
Possivelmente seu carro já precisava de retifica e MILITEC não conserta desajustes em motores. Muitas pessoas recorrem ao produto quando o motor já sinaliza algo diferente. Tenho um Clio 16V que roda com MILITEC há 04 anos. Já estraguei as juntas e ele rodou diversas vezes sem óleo. Tenho um amigo que tem um Logan 2012 que roda há 06 anos com MILITEC. Esse Logan já deve estar com 400.000km, roda a Bahia inteira trabalhando com vendas. NUNCA ABRIU O MOTOR. Será que isso não é mais que suficiente pra confirmar o que o produto afirma não? O cloro na composição do MILITEC é DESESTABILIZADO. O cloro é um oxidante porém um excelente lubrificante. O criador da fórmula do MILITEC simplesmente desestabilizou o cloro para não ter a ação oxidante e somente a lubrificante. Quem souber fazer isso pode fazer o MILITEC. O lance é que as pessoas falam a notícia pela metade para gerar polêmica pois o produto é bom e NÃO TEM CONCORRENTE. Pergunte aos pilotos de rally, aos motoqueiros de estrada, às pessoas que realmente usam de forma correta o produto e verás que houve algum equívoco na sua aplicativo ou Esperança de resultado. O sonho do mercado é colocar um concorrente para o MILITEC. Não haverá. A fórmula dele não tem nem patente para ele não precisar revelar. Pois trata-se nada mais, nada menos que CLORO DESESTABILIZADO + veículo e outros. P componentes. Tai a fórmula do produto.

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Guilherme 12 de setembro de 2021

Vc se vangloria de ferrar um motor por causa de Militec?! Um carro que roda 400.000 km respeitando as trocas de óleo no tempo certo, pela viscosidade correta, trocando filtros, vai rodar independente de Militec ou não! Isso NÃO É argumento!

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Lucas 17 de outubro de 2021

E pq vc rodou sem oleo nonseu clio? Comentário estranho

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Paulo 24 de junho de 2021

Coloca militec falsificado e reclama que não teve resultado

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Victor 10 de janeiro de 2021

Fiquei surpreso com essa noticia. Uso militec em meu fit 2011 que adquiri com 20 mil rodados de uma senhora de 90 anos. E uso militec nele desde os 25 mil km. Sempre troco oleo e ponho militec antes do recomendado. Estou com 81 mil km e graças a Deus não vejo nada de errado com ele. Nivel de agua, oleo. Potencia. Quando acelero ele , ele continue com a mesma saude .

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Henrique Figueiredo 16 de março de 2021

Rapaz, tu gastou uma grana enorme sem necessidade, se tu usa o óleo sintético, não há o por que de inserir Militec no motor

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MARCELO MACHADO 9 de junho de 2021

Olha comprei um Fox 2005 do meu pai e faz quatro anos que tenho e ele batia tucho frio horrível em Um carro com 35000 mil rodados que estava no momento. Desde que coloquei a primeira vez o militec deixou de fazer isso e então o produto funciona realmente e uso na moto também e diminui o ruído do motor e quem anda de moto sabe e essa mídia para lança dúvida ……

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Antonio Marcos Matias De Oliveira 31 de maio de 2021

Continue assim.
Não vai acontecer nada de errado. Leia o que respondi pra Daniel Marques e entenderá

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Vitório Juliani 28 de julho de 2021

Eu não uso militar e meu Fit 2007 tem 100 mil km sem nenhum problema.

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Guilherme 12 de setembro de 2021

Eu não uso Militec e meu Etios 2017 tem 91.000km e sem nenhum problema!

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Guilherme 12 de setembro de 2021

Com 81.000 km vc queria que ele estivesse como!? Meu Deus, povo cai em cada conversa…..

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André Sá 25 de novembro de 2020

Matéria muito tendenciosa poderia ter maior elementos concretos.

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Bruno 5 de abril de 2021

Como assim André? Não viu o relatório de 24 paginas da marinha americana condenando o produto por conter cloro (chlorine) na fórmula?

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Thiago 23 de novembro de 2020

Pelo nível dos comentários o efeito placebo do militec tá comendo solto.

Pra quem acredita que o produto americano é o must da tecnologia faz uma busca em sites americanos pra ver se encontra. Encontra como lubrificante de armas, raramente pra.uso automotivo.

Também vale à pena ver o resultado dos testes científicos na marinha americana que reprovaram o produto. No seu carro é bom, mas nos veículos militares não funcionou. Estranho ne?

Segue o link

https://www.gao.gov/mobile/products/A86506

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EDSON JOSE LOPES 9 de julho de 2021

Eu vi o efeito placebo na máquina de atrito, rsrsrsr…

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Claudio 31 de outubro de 2020

Há alguns anos a entidade americana “Consumer’s Report”realizou um teste rigorosamente científico envolvendo 75 taxis de Nova York ( do mesmo modelo e motor) que testaram 17 marcas de óleo mineral, três semissintéticos, um sintético( todos da mesma classificação API), três aditivos de óleo lubrificante e troca no dobro da quilometragem recomendada. Depois de rodarem 60.000 milhas os motores foram novamente desmontados e as peças medidas e pesadas. Tabulados os dados e submetidos a uma análise estatística se observou que não houve diferença entre os vinte e cinco tratamentos.A conclusão final era de que se observasse as recomendações do fabricante do carro e que o resto era desperdício de dinheiro.

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Clodoaldo Pereira 14 de outubro de 2020

Se o produto apresenta em sua formulação um componente que não consta no rótulo, está em desacordo com a legislação vigente no país, então, ao invés da polemica, presta ou não presta, por que, simplesmente não proíbem sua venda?

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Leandro 3 de dezembro de 2020

Penso o mesmo… Até as fabricantes, apesar de não ser obrigação delas, deveriam desencorajar o seu uso nos mais, por exemplo.

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rdish 5 de outubro de 2020

Quem recomenda Militec deve ser da mesma turma que recomenda cambagem…

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Rick Morais 14 de fevereiro de 2021

E se eu disser que existem carros 0km que saem
De fábrica desalinhados… vc fala 2 coisas que não tem o mínimo conhecimento

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Henrique Figueiredo 16 de março de 2021

Desalinhamento é uma coisa, cambagem é outra, vejamos: o Alinhamento consiste no ângulo axial das rodas em relação ao eixo. Cambagem é a inclinação da roda em relação ao plano horizontal.

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Lucas 17 de outubro de 2021

E quem disse que cambagem é ruim? Viu a materia do auto esporte contra e sai por ai acreditando

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Jose siova 5 de outubro de 2020

Se o Boris Fieldman (jornalista que fez o artigo acima) fosse sensato, iria publicar uma declaracao tecnica da empresa a respeito do assunto..
Porem, como o objetivo parece atacar e ignorar o outro lado, e realmente mesmo se for verdade, esse artigo desperta uma parcialidade absurda a ponto de parecer politica!!!
Nota zero para a materia….

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ernesto 29 de outubro de 2020

Concordo plenamente com seu comentário. Uso o produto a mais de 10 anos na minha xt 600 1997, que já está se aproximando dos 300.000 mil kilomentros rodados, e nunca troquei os discos de embreagens. Pesa, que sou extremamente cuidadoso com minha moto, que contribui sobremaneira para alta durabilidade da motoca. O produto, militec, é sensacional, cuja principal função é proteger o motor na partida a frio, quando todo oléo está na parte de baixo do motor. Recomendo extremamente que todos usem o militec.

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Rogério 7 de março de 2021

Usei militec na minha Kia Sportage,e notei que o barulho que fazia ao ligar o carro frio, depois do uso do militec acabou. Dou nota 10 para o produto.

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Leandro 3 de dezembro de 2020

Cara, foram feitos inúmeros testes que comprovaram que não presta. Se você perguntar pra empresa é óbvio que ela vai inventar alguma coisa pra continuar iludindo as pessoas

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Douglas 30 de março de 2021

Concordo plenamente, este senhor me parece achar que sabe mais do que sabe.
Eu uso a 1 década, e vários carros e motos grandes, só tenho elogios.

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Eduardo 21 de setembro de 2020

Como eu não acredito em órgão estatal e nem na extrema imprensa continuarei usando Militec, eu nunca vi comentários negativos para quem usa militec e a maioria de pessoas que usaram nos comentários também se surpreendeu com o o tal relatório de que contém cloro no aditivo pois nós que ultilizamos esse produto e só tivemos bons resultados, o motor trabalha mais leve, menos ruidoso e parece que o carro quando quente está desligado de tão silencioso que fica.

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Henrique Figueiredo 16 de março de 2021

Não gaste dinheiro à toa.

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NAILTON SILVA 11 de setembro de 2020

Quem quiser gastar dinheiro com o militec o milico malandro agradece! É um produto inócuo no curto prazo!

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Ivan Placca 11 de setembro de 2020

Eu uso Militec faz 10 anos tenho amigos que usa a vinte e nunca fundiu um motor ou câmbio, será que não tem dor de cotovelo aí , agora usar óleo lubrificantes da Petrobrás faz bem né, gasolina ruim faz bem né.

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Daniel Alves 13 de setembro de 2020

Petronas não é Petrobrás. É uma empresa multinacional. Credo. Este país não tem como dar certo mesmo. Cidadão rodo 100 mil km ao ano. Nunca usei nada além do óleo do fabricante. Troco de acordo com o manual e a cada 3 anos troco de carro. Nunca fundi um único motor.

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Leandro Barbosa 3 de dezembro de 2020

Isso é pq vc joga no São Paulo e é rico

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Tiago 10 de setembro de 2020

Um ponto importante a ser discutido não vi ser mencionado nas discussões. A embalagem do produto traz a informação que a composição do mesmo não contém cloro, fato contestado pelos teste da ANP. Fica a questão; dá pra confiar em um produto que, em sua formulação traz um composto que o próprio rótulo alega não conter? Como fica a credibilidade? Difícil a vida do consumidor…

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Eduardo 29 de agosto de 2020

Apenas respondendo à pergunta dentro da reportagem: ” Porém, é mais que suspeito: vai criticar um produto que ele próprio vende em sua oficina?”
É logico que sim. Se um produto não entregou o resultado prometido vai sim ser criticado e imediatamente banido em minha oficina e qualquer outra que trabalhe com ética. Por que motivos trabalhar com algo que não funciona quando tem tantos outros produtos de qualidade pra vender?? Só pra se incomodar?? Problemas de motor causados dentro da oficina por peças ou produtos ruins nunca geram lucro pro mecânico. Somente retrabalho e muita dor de cabeça.

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Em Dúvida 9 de setembro de 2020

Não! Não vai criticar esse produto se o contrato de marketing e exclusividade (à época) garantem a ele um bom faturamento…. E mais: Instalar peças de qualidade duvidosa vão, sim, trazer problemas a oficina sendo, portanto, uma atividade não recomendada mas, recomendar um produto que vai trazer problemas futuramente, sem que o proprietário do veículo consiga imputar a causa ao produto adicionado, pode ser um bom negócio, tendo em vista o lucro obtido pela oficina “no presente”…

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Henrique Figueiredo 16 de março de 2021

Caboco, estamos no Brasil mano véio, brasileiro é sacana no último e no penúltimo.

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Paulo 28 de agosto de 2020

Quando eu troco o óleo eu sempre coloco 100 ml de óleo de coco porque me disseram que é bom pro motor. Meu Gol tem 160 mil km rodados e nunca tive problemas no motor.
PORTANTO, óleo de coco faz bem pro motor mesmo que qualquer órgão diga que não. E é mais barato que Militec.

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Eduardo 28 de agosto de 2020

Coloquei na minha moto que estava com 40 mil km e nao tinha defeitos… 5 mil km depois eu estava com o motor batendo, ao abrir vi que os rolamentos foram corroídos e desgastaram o pino da biela e acabou gastando também pistão e cilindro.

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Paulo 28 de agosto de 2020

É que pra motor de 2 tempos, não é óleo de coco, é muito viscoso. Pra moto tem que ser óleo de amendoim.

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PAULO 28 de agosto de 2020

E, pra esclarecer, eu estou brincando (você pôs mesmo óleo de coco na sua moto???).
Eu estava apenas usando um exemplo absurdo (aparentemente não tão absurdo quanto imaginei) pra satirizar o tipo de falácia lógica em que incide quem diz “Se meu carro não teve problemas, então o produto é bom.”

1 – Se o fato de existir um veículo cujo motor durou 200 mil km usando Militec prova que Militec é bom, ENTÃO, usando a mesma lógica, o fato de haver inúmeros veículos cujo motores duraram 200 mil km sem usar Militec prova que Militec não faz diferença alguma.
2 – Se o fato de um motor não estragar

O estudo da ANP não fala sobre o desempenho do produto, apenas sobre a composição, onde há itens

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Gercino 31 de agosto de 2020

Óleo de côco?

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Moises Videira 20 de outubro de 2020

bota militec em um cambio por exemplo que vc vai ver a diferença em 30 min, as marchas vão ficar super suaves.

no carro vc sente ele mais solto. ja vi o ensaio de bancada, funciona sim, e não é novidade, castrol magnatec tem algo parecido e motul ESTER.

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PAULO 28 de agosto de 2020

E, pra esclarecer, eu estou brincando (você pôs mesmo óleo de coco na sua moto???).
Eu estava apenas usando um exemplo absurdo (aparentemente não tão absurdo quanto imaginei) pra satirizar o tipo de falácia lógica em que incide quem diz “Se meu carro não teve problemas, então o produto é bom.”

Se o fato de existir um veículo cujo motor durou 200 mil km usando Militec prova que Militec é bom, ENTÃO, usando a mesma lógica, o fato de haver inúmeros veículos cujo motores duraram 200 mil km sem usar Militec prova que Militec não serve pra nada.

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Marceloc b 28 de setembro de 2020

Põe p o r r a do a m an te da sua mãe. Vai durar 400.000 km…

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Henrique Figueiredo 16 de março de 2021

Sai da tua alma agora caramunhão. Sai Demônio..Sai..

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Getulio 28 de agosto de 2020

Vi alguma coisa sobre o Milites e resolvi usar no meu Gol 2009, com 90 mil km. Notei uma melhora significativa no consumo de combustível. Diante de tantas polêmicas do produto vou continuar usando pois eu mesmo estarei testando o produto. Só sei que até o momento está dando resultado positivo.

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Eliakim 1 de setembro de 2020

Eu usei MILITEC no meu Renault Sandero 1.0 16V 2011 umas 4 vezes. Peguei o carro com 77mil Km e vendi com 177mil motor estava mesma coisa, apenas fiz manutenções normais. Andava que nem 1.6 ( lomba abaixo ), utilizei o produto por recomendação e agora vejo estas notícias dizendo que é ruim. Mas no meu caso foi satisfatório, o carro fazia 17km/l na cidade ( Porto Alegre ).

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Em dúvida 9 de setembro de 2020

Então vamos fazer a pergunta novamente: O que garante que se você não utilizasse Militec (e economizasse uma boa grana!) e fizesse apenas as trocas normais, com um lubrificante de qualidade, o seu carro não rodaria o mesmo tanto, com a mesma economia de combustível????

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Anderson de Deus Tosta 28 de agosto de 2020

Acho que o que destrói nossos carros, está longe de ser o Militec, e sim todo esse sistema podre que protege empresários do ramo petroleiro e donos de postos que misturam água e outros na gasolina, tomam multa, pagam ou não e no outro dia está aberto. Acredito sim que o Militec ajuda, já usei no meu carro por 1 ano, não tive alteração alguma, na verdade me senti mais seguro, e só me sentia inseguro quando ia a postos rezando pra não receber gasolina alterada, o que já aconteceu comigo 2x nesse mesmo ano. Então, o nosso inimigo está muito acima dos nossos olhos, vendo lá de cima nós nós degladiarmos aqui em baixo com extremo sucesso. Pare e pensem, tudo, absolutamente tudo que é feito – e não me refiro só Militec – pra beneficiar a massa, se não tiver um interesse de gigantes em lucrar com isso, simplesmente nunca chega a sair do papel. Nada na indústria hoje em dia é feito pra durar, vocês acham que os óleos que vem e nos dá a reincidência de ter que ficar trocando o tempo todo é por acaso? Nada é feito pra durar. Pensem nisso, alguém está perdendo muito, e esse alguém nesse caso, não fomos nós, agora sim falando em Miltec.

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Moises 15 de setembro de 2020

Militec , muito bom usei 15 anos vendi o carro com mais de 200000km (blazer 4.3)sem nenhum problema com o motor .👏👏👏👏👏👏👏

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Eduardo 27 de agosto de 2020

Realmente é lamentavel como tem gente que ainda acredita em “papai noel” e aditivo para lubrificante. E ainda criticam o Boris que sempre esteve do lado de ca do consumidor, me poupe, vai indo que eu não!

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Luiz Claudio 29 de agosto de 2020

Boa noite ao amigo. O Boris um dia já teve a infelicidade de falar contra o aditivo para radiador, e eu trabalho no ramo desde 1986,no dia que ele fez isso em um programa de tv , fui logo tentando corrigi ló ,mas não tive resposta. Então hj dou minha opinião somente do que experimento , Tenho um Honda Civic 2001 e um fit
O Civic já com 250 mil e std e só por curiosidade retirei o carter verifiquei casa.movel parece novo e com militec. Tenho formação ,cursor mas um pouco mais que teoria e jornalismo a prática de alguns anos no ramo e aprendendo a cada dia. Obrigado

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Leandro Barbosa 3 de dezembro de 2020

Motor de Civic dura 250 mil até se você andar sem óleo (claro que é modo de dizer), isso não prova nada a favor do militec rs

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Henrique Figueiredo 16 de março de 2021

Não gaste dinheiro à toa.

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MILTON QUADROS 27 de agosto de 2020

Nunca vi nada a respeito desse aditivo que não fosse anedótico. Até desconhecia os testes da ANP e US NAVY. Acho que é um placebo, pois mal, ao menos imediato, não faz. É como meu chapéu anti-meteoro, nunca permitiu que eu fosse atingindo por um meteoro.

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Jonathan barros salgueiro 27 de agosto de 2020

Uso no meu carro desde os 90.000km. Aplico conforme o recomendado, a cada 20.000km. Hoje ele esta com 245.000km, e faz 12,5 km/l. Motor stander. Sandero vibe 2010 1.6. Se quiser abrir meu motor pra analisar a corrosão e confirmar o desgaste… eu topo.

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Paulo Henrique 27 de agosto de 2020

Eu quero deixar minha experiência com Militec-1, tive um Gol 2013 e fiquei com esse veiculo ate 2018, eu utilizei o Militec-1 de 30mil km pra frente, e vou dizer que foi muito bom para o veiculo. Rodei com veículo ate vender com 120mil km, o motor estava zero, não tinha o que reclamar ate a loja que comprou elogiou o estado do motor, dado que muitos motores Flex são retificado próximo de 100mil km. Não sei se o próximo dono se lascou, mais durante todo o período que usei não tenho o que reclamar, ate o barulho dos tuchos que são famosos nessa geração da VW, foi minimizado. E o motor rodava lisinho. Troquei o veiculo por um novo polo e ate dentro da volks era oferecido o Militec-1… E coloquei. Mas derepente a cs VW nao estão mais oferecendo o produto pro motor, apenas ar condicionado, então nao sei se eles descobriram algo. Estou contando apenas um fato desde então não coloquei mais por conta da garantia do veículo.

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Henrique Figueiredo 16 de março de 2021

Não gaste dinheiro à toa.

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paulo ernesto frederico diehl 27 de agosto de 2020

in causa nomino, caro Boris, após longa busca no motor do google , sobre o Militek 1,que começou a ser usado na 2º guerra para proteger as máquinas dos navios das águas salgadas e funcionava e posteriormente nos EUA era usado na limpeza de armas , mas que concordo com seu comentário, pois ele contém CLORO que danifica vários itens do motor e é vendido como um ADSORSANTE’, para diminuir apenas o atrito entre suas parte móveis dele , e que funciona realmente, principalmente nas partidas a frio. Mas gostaria de abusar dos conhecimentos do Mestre , e receber algum comentário sobre o outro ADSORSANTE o Alfa X puls, [ do japona da Saito] que não contém CLORO , e é recomendado até para câmbios automático e que fiz uma experiência no meu Corolla e o câmbio ficou uma beleza. pois o conversor de torque estava causando certa trepidação em marcha lenta att Paulo

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César 27 de agosto de 2020

Uma coisa que me deixa realmente intrigado…. sou leitor da quatro rodas desde que me conheço por gente. O que eu percebi foi que a revista SEMPRE testou o produto antes de dar algum parecer. Inclusive existe a seção “cumpre o que promete”, que ao meu ver trata exatamente sobre isso. No caso do Militec, ela simplesmente se comportou como um ” papagaio de pirata” repetindo exatamente o que eu e muitos outros receberam pelo zap antes da publicação da revista. A pergunta é: Já que existe esta polêmica do cloro, por quê a revista não fez um teste para que seus leitores pudessem acompanhar se o produto realmente corrói ou não o motor? Se o produto realmente corroi, por quê não vemos nada relevante quando pesquisamos na internet? Se o produto fosse novo, até poderia levantar essa polêmica… mas com mais de 20 anos de mercado…Estranho neh? Se é para comprar uma revista e ler aquilo que recebo pelo zap não vejo vantagem alguma em continuar assinando… o zap me deixa informado de uma forma mais rápida e barata. Quanto a confiar em órgãos como a ANP, alguém pode me informar alguma vantagem para o consumidor em se autorizar a venda de gasolina formulada? Abram o olho…

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boris 27 de agosto de 2020

Cesar, aditivo era ótimo para motores e óleos antigos. Hoje não se recomenda mais nenhum, pois o de fábrica já vem com o aditivo necessário (e suficiente). Quanto à gasolina, a formulada pode ser melhor que a refinada, tudo depende da origem, da formulação…

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Davi dos Santos 4 de setembro de 2020

Talvez algum patrocinador acha que tudo anda bem com outro aditivo no óleo faça essa revistinha ainda existir logo ela bate sem sequer dar a chance de investigar a veracidade na prática. Nos dias de hj a quatro rodas se não voltar a abrir o acervo digital com as matérias antigas tá fadada ao esquecimento.

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Henrique Figueiredo 16 de março de 2021

Não gaste dinheiro à toa.

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Bilugs 27 de agosto de 2020

Alguém aqui teve problema comprovado por usar Militec? Abram o olho… Estão politizando até o lubrificante do motor.

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Thiago Garcia 26 de agosto de 2020

Quem quiser ler o despacho do governo americano proibindo as forças armadas de comprar o produto é só traduzir o link abaixo.

https://www.gao.gov/mobile/products/A86506

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Thiago Garcia 26 de agosto de 2020

Esse povo é muito tapado, vem com essa conversa de que eu uso há dez anos e é muito bom. É muito bom pra os donos da empresa nadarem de braçada com o dinheiro dos trouxas isso sim.

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Carlos Alberto 27 de agosto de 2020

Pois é … haja lucro! 200mL de um óleo qualquer + um “cloro mágico” = R$100,00. Lucro estratosférico! (Bom, gastam muito com propaganda)

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Leandro 26 de agosto de 2020

Não usaria isso aí nem no meu carrinho de cortar grama.

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Nicolau Sallay 26 de agosto de 2020

O conteúdo de cloro em aditivo ou lubrificante de qualquer tipo, é adição de um corrosivo que vai atacar a médio prazo as bronzinas que são o material mais sensível no motor. As consequências sao evidentes.

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Ivan Vargas 26 de agosto de 2020

Srs…meu depoimento. Reportagem altamente tendenciosa. Aliás qual o interesse dos EUA afirmar que um produto brasileiro é bom? Zero chance! Corri 4 anos arrancada e TODOS os carros usam e aprovam. Certa vez o computador de bordo acusou falta de lubrificação. Achamos que era falha de leitura. Fiz 3 puxadas SEM ÓLEO…só no Militec. Depois vimos que o pescador do óleo havia quebrado. Era para ter moído o motor…mas é assim que a coisa funciona, se pagar a imprensa ate pode elogiar…

AutoPapo
AutoPapo 26 de agosto de 2020

Olá, Ivan. Talvez você não tenha lido a parte na qual o Boris explica que o Militec foi desenvolvido nos EUA. Além disso, até hoje, ele é fabricado lá e não é um produto brasileiro: ele é importado.

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Vile Molinari 27 de agosto de 2020

Parece que não foi só isso que o cidadão não entendeu, pois também não captou que no curto prazo “até pode” fazer efeito.
Sobre isso também tenho meu depoimento. Há muitos anos usei essa coisa em dois mototes: um que estava batendo nas últimas e rodou ainda mais de um ano, mas num outro que era novo acabou quebrando também depois de cerca de um ano e meio. Portanto, a presença do cloro faz todo sentido para mim.

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boris 27 de agosto de 2020

Prezado Sr. Ivan – Antes de prestar seu depoimento seria interessante informar-se melhor sobre os fatos, sob pena de ninguém acreditar em seus argumentos. E a prova cabal de que teria sido melhor manter-se em silencio é que a situação é rigorosamente inversa: o produto é norte-americano e importado para mercado brasileiro.

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Douglas 30 de março de 2021

Eu ainda não confio na sua matéria, conheço um “kilo” de gente que também não, eu uso a mais de 1 década e sempre recomendei, NUNCA vi ninguém reclamar, ao contrário, só tenho e só vejo elogios. Uma dica senhor Boris, refaça a matéria, traga um motor aberto corroído pelo produto em questão, com laudo válido feito em empresa de alta credibilidade e imparcial. Apresente também um laudo atual, técnico, encomendado por vocês à empresa de igual credibilidade…. É assim que deveria ter feito sua matéria.

Na paz.

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Em dúvida 9 de setembro de 2020

Apaga que dá tempo!!!!

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Henrique Figueiredo 16 de março de 2021

Não gaste dinheiro à toa.

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Rfc 26 de agosto de 2020

Anp estivesse preocupada com consumidores ele não deixava essa gasolina lixo ser vendida nos postos, empurram 30% de álcool anidro pro carro consumir mais e os brasileiros pecisarem gastar mais em manutenção como bomba de combustível, escapamento, velas, filtro de combustível! Depois vem dizer que quer vender combustível igual ao Europeu que piada! Gasolina la fora é Pura e mais barata! O motor dura mais e tem maior autonomia. #Palhaçada

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Cesar 26 de agosto de 2020

E isso ai amigo, a ANP é tão preocupada com qualidade e o consumidor, que aprovou a distribuição de GASOLINA FORMULADA, que nada mais é que uma gasolina adulterada. Quem quiser saber mais e só procurar no google para ver do que se trata. Têm muito mais interesse em jogo que imaginamos.

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boris 27 de agosto de 2020

Cesar, aditivo era ótimo para motores e óleos antigos. Hoje não se recomenda mais nenhum, pois o de fábrica já vem com o aditivo necessário (e suficiente). Quanto à gasolina, a formulada pode ser melhor que a refinada, tudo depende da origem, da formulação…

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Lucas 31 de agosto de 2020

Lá fora não se vende gasolina pura, não faz sentido na verdade, o mais próximo da pura se vende nos EUA, bem semelhante a podium aqui que tem uma proporção de 85/15.

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Rfc 26 de agosto de 2020

Militec já salvou um motor novo que eu montei!
O filtro de óleo travou a válvula , ele ficou ligado durante 45 minutos e não estragou nenhuma peça móvel, abri o motor para conferir e estava tudo 100% após tal fato utilizo nos motores originais e preparados e nunca tive nenhum problema, tem mais de 10 anos que uso.

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Carlos 28 de agosto de 2020

Poxa, vc montou um motor novo? O filtro de óleo travou a válvula, tão zeloso e comprou um filtro de óleo de marca ruim …, tão zeloso, afinal colocou Militec mas não acompanhou a luz-espia acusando que havia algo de errado, ou o manômetro de pressão de óleo … Esse Militec é milagreiro mesmo pois vc montou um motor novo, o Militec que é misturado no óleo não se espalhou no motor, em especial no cabeçote e mesmo assim POR MILAGRE tudo 100% no motor !

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Esfolado 26 de agosto de 2020

Simples, quem acredita que use. Não venha tentar convencer os demais que é bom. Drogados fazem o mesmo.

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César 26 de agosto de 2020

Sou mecânico ha mais de 20 anos e dei treinamentos técnicos para algumas montadoras e portanto não sou nenhum leigo no assunto. Sobre a reportagem da quatro rodas, achei a reportagem muito tendenciosa. Inclusive sou (vou deixar de ser) assinante. Me causou muita estranheza o modo de como eles publicaram essa reportagem. Nunca vi fazerem isso com nenhum outro produto, por mais lixo que ele possa ser. Uso o produto há mais de 15 anos e nunca tive um problema sequer e desafio você ou qualquer outra pessoa que mostre ao menos um motor onde houve qualquer tipo de corrosão ou pitting ocasionado pelo Militec. Quanto a você meu caro Boris, estou cansado desse vitimismo alegando censura por ter tirado a reportagem do ar. Acredito que ela tenha sido retirada exatamente por ter sido parcial e tendenciosa. É mais fácil para vocês criticar o produto e depois pedir explicações do que procurar saber um pouco mais antes de publicar. Afinal o que importa hoje e ser polemico certo? Ou seria corporativismo? Lamentável.

AutoPapo
Boris Feldman 26 de agosto de 2020

Respeito sua posição, mas acho leviano de sua parte dizer que “é mais fácil para vocês criticar o produto…”.
“Vocês” quem? Eu me considero do ramo, fui sócio de oficina mecânica, preparava meus carros de competição, me formei em engenharia, tenho e cuido de carros antigos.
Fui, como você, professor de curso de mecânica e engenheiro da Metal Leve (pistões e bronzinas) por 20 anos.
Na minha carreira de jornalista sempre defendi o consumidor e isso já me valeu muitos problemas, de boicote publicitário a várias ações judiciais. Mas sempre me saí bem, pois não falo por falar, porém com um embasamento científico.
As empresas envolvidas no nosso setor são muito poderosas e usam (ou tentam)… seu poder econômico para calar a imprensa.
Lamentável é assumir uma posição neutra e imparcial que foi sempre minha postura em mais de 50 anos de jornalismo e, como retorno, ainda receber críticas infundadas como a sua. Felizmente, a maior parte dos retornos é positiva.
No caso do Militec, você está enganado: minha matéria não foi tirada do ar, apenas a da Quatro Rodas. Porem, se vier uma decisão judicial neste sentido, não terei outra solução. Mas provarei estar agindo corretamente pois, como jornalista, apenas citei fontes super fidedignas: órgãos governamentais (Marinha dos EUA e a ANP) que realizaram testes com o produto. É nestes que eu confio.

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Vile Molinari 27 de agosto de 2020

Pois é, Boris, o que mais a gente vê no pessoal que defende esse produto é uma defesa sem critério – na base do grito. A maioria diz coisas que na realidade só tendem a comprovar que em situações de curto prazo, onde a presença do cloro não tenha tempo de agir, ou ainda, onde ela nem chegue a ser importante, pode haver resultado positivo. Mas são situações específicas, que não têm correlação com o uso comum e que se pretende vender pelo fabricante.

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ALÉCIO CÂNDIDO PIMENTEL 27 de agosto de 2020

NA MINHA HUMILDE OPINIÃO ESSE MILITEC É MODINHA!
JAMAIS USARIA EM MEU CARRO ISSO
COMO VOCÊ FALOU ÓLEO JÁ TEM ADITIVO E SEM A NECESSIDADE DE SER ADICIONADO QUALQUER OUTRO PRODUTO!

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agent008 1 de setembro de 2020

Prezado Boris, sou leitor do AutoEntusiastas onde acompanho seus artigos, aqui vai meu breve relato. Tinha um Peugeot 407 com motor 3.0 V6. Certa feita ganhei de um posto de gasolina, um sorteio para viajar para São Paulo assistir à corrida de F1 em Interlagos. Patrocinado pelo revendedor de produtos de limpeza e lavação (shampoo, detergentes, silicones, etc.) que fornecia estes ao posto, e também revendia o Militec. Contente com o resultado do sorteio resolvi colocar o produto em meu carro na próxima troca de óleo. Uns 20 a 30 mil quilômetros mais tarde, não lembro bem quanto, o motor começou a, no momento da partida, emitir um som de peças metálicas nos comandos de válvulas (neste V6, DOHC, são quatro comandos), como se estivessem trabalhando sem óleo. Durava apenas alguns segundos e nas próximas partidas não ocorria. Pesquisando descobri que as polias variadoras dos comandos de admissão começam a descarregar o óleo quando em repouso por algumas horas, e nos segundos iniciais da partida, trabalhavam a seco. Tive que fazer a troca, que na concessionária (junto com correia dentada e tensionadores, bomba d’água, etc.) sairia por R$10 mil. Consegui que as peças viessem “na mala” em uma viagem à Itália, e trocamos na oficina da empresa, eu e nosso mecânico da época, de modo que todo o trabalho saiu por R$ 4.500,00. Culpa do Militec? Jamais saberei ao certo. Ao comentar com mecânicos, mesmo sem sabermos a respeito do cloro presente no produto, foi considerado como possível causa. Por outro lado em fóruns europeus e australianos havia alguns relatos mais de problemas idênticos com estas polias, então pode ser algum defeito de fabricação. Fato é que nunca mais usei o Militec e as polias novas não incomodaram mais.

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Ulisses 22 de maio de 2021

Esse problema é comum em motores v6 com comando variável… se pesquisar na internet vai comprovar o que estou dizendo… a partir de 30 mil kms vários proprietários começam a observar o barulho, é normal

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Jorge 26 de agosto de 2020

Respeito a analise da ANP, entretanto sou consumidor do Militec 1 a mais de 5 anos e utilizo em vários veículos e ferramentas, nunca apresentou nenhuma corrosão nas peças.

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Carlos Alberto 26 de agosto de 2020

A ANP testou e reprovou o militec, divulgando em sua página. A revista 4R não testou o militec, somente divulgou o que foi divulgado na ANP. PERGUNTO: Por que a militec não processou a ANP ao invés da 4R ?

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Victor 26 de agosto de 2020

O Problema da Mídia Brasileira é que falam e reportam sem apresentar provas concretas, falar por falar até papagaio fala.

Apresentem laudos, comparem o militec com esses aditivos que há no Mercado.

Fica claro que a concorrência ta babando pra Derrubar o Militec por não poder supera-lo.

Obrigado

AutoPapo
AutoPapo 26 de agosto de 2020

Olá, Victor.

A matéria foi feita baseada nos laudos da marinha norte-americana e da ANP. Nosso único compromisso é com o consumidor.

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Fernando 26 de agosto de 2020

Victor, tem link no texto com o relatório americano. É só clicar, baixar e ler!

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Leandro Barbosa 3 de dezembro de 2020

Amigo, pq vc não apresenta as provas concretas de que funciona, já que a ANP e a marinha dos EUA não são suficientes pra vc?

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Saulo de Tarso Pereira 26 de agosto de 2020

Agora sabemos do que se trata. Até que enfim a ANP se pronunciou.

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Maicon 26 de agosto de 2020

Uso a mais de 7 anos em meu carro, motor está intacto, por esse tipo de matérias alguns da imprensa brasileira estao com tanta credibilidade..kkkkk….MILiTEC 1, simplesmente o melhor..recomendo!!! mais de 5 milhões de consumidores sem nenhum caso de danos ao motor!

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Carlos Alberto 26 de agosto de 2020

Se vc não usasse o militec nesses 7 anos, procedendo a manutenção correta (óleo especificado, troca dentro do prazo quilometragem/tempo e troca de filtro) o motor de seu carro estaria igualmente intacto ou até melhor.

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flavio 27 de agosto de 2020

pelo que entendi, em casos de motor cansado, ele pode ser útil, mas com motor em estado normal, basta usar o óleo específico e fazer as trocas no tempo e/ou km certos, acho que é tipo uma menina de 20 anos passar creme antirugas e dizer que não teve rugas por causa do creme…… detalhe 150 pratas esses creme….

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Luciano 26 de agosto de 2020

Uso nos meus 3 carros, sem problema nenhum, qual longo prazo de uso pode danificar o motor? 200 mil? 400mil tenho um Mazda mx3 com 370000 e uso tranquilo.

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Fernando B. 26 de agosto de 2020

O motorista brasileiro, em boa parte dos casos, é algo a ser estudado. O cara coloca combustível no posto pirata por causa de 5 a 10 centavos no litro, completa óleo no posto de combustível, troca o óleo apenas na quilometragem (mesmo que demore 2 anos pra atingir ou use em condições extremamente severas) – detalhe, muitas vezes usando viscosidade errada ou base errada -, aí quando o motor começa a dar problema, ele resolve usar um negócio milagroso que NENHUMA montadora no mundo usa. Por isso eu prefiro comprar carro zero, usar por 8 a 10 anos e quando vendo, compro outro zero. Eu não tenho coragem de comprar carro usado no Brasil.

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DAVI JOSÉ SOUZA FERREIRA 26 de agosto de 2020

O povo brasileiro, em comparação com o povo estadunidense, é infinitamente mais cuidadoso com seus veículos. Exemplo disso são os diversos lixões abarrotados de carros lá. O porquê? Por que nem óleo de motor eles têm o costume de trocar, quem dirá óleo de câmbio, diferenciais…
Eu só compro carro usado, nunca tive problemas.. mas examino de parafuso em parafuso para não ter empecilhos futuros.

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Cleber 26 de agosto de 2020

Lá existe lixões abarrotados de carros por q os veículos são baratos de se comprar, pra que vai gastar em arrumar um carro se pode comprar um novo. Não tem nada a ver com manutenção, e não sei aonde que os brasileiros são cuidadosos com os veículos, o que mais se vê é carro com problema por relaxamento dos donos.

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Rodrigo 1 de setembro de 2020

“O povo brasileiro, em comparação com o povo estadunidense, é infinitamente mais cuidadoso com seus veículos….”
Isso não se aplica nem a 1% dos motoristas brasileiros…infelizmente…

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Alexandre 26 de agosto de 2020

Militec é um fluido lubrificante para ser usado em torno, máquinas operatrizes, gente, nunca para uso em motor de carro, não é normatizado para essa aplicação ! Muito menos em motor novo !

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Vile Molinari 27 de agosto de 2020

Agora vi um comentário que chegou no ponto certo. Usei esse produto em máquinas operatrizes por uns vinte anos e nesse caso pode-se dizer que é espetacular. Mas, ainda assim, para esses casos existem marcas equivalentes, sem todo esse marketing e que conseguem os mesmos resultados com custo significativamente menor.

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Anderson de Deus Tosta 28 de agosto de 2020

Diz uma marca alternativa por favor!

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Cássio Vercesi 10 de dezembro de 2020

Óleo Singer é equivalente para uso em máquina.

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André Garcia 25 de agosto de 2020

Brasileiro é um ser a estudar, não tem jeito. Engenheiro se forma, participa de projetos de motores, lubrificantes, pneus e aí o caboclo que “acha-se” o senhor da sapiência com base no achismo, quer discutir. Processo só procurar. discutir contra fatos embasados pela engenheira é surreal. Infelizmente esse ser que discute VOTA…pqp

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André Brandão 25 de agosto de 2020

Uso e recomendo ! meu carro possuia relogio de pressao de oleo, e apos o Militec a pressao melhorou muito.

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André Garcia 25 de agosto de 2020

Quando vender seu carro, por favor seja honesto de informar que usava Militec…rs..rs

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Sebastião 25 de agosto de 2020

Existe um teste com uma maquininha chamada Tinken que simula o teste de atrito entre partes metálicas em que, usando esse tal de Militec a maquinha não trava, pois eu sei que, então se vc (eu não) no lugar do Militec vc usar uma graxa de banana verde frita (de preferencia banana) a maquinha tbm não vai travar. Então use graxa de banana nanica verde frita no seu carro, é mais barato.

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Leandro 26 de agosto de 2020

Vou testar, depois falo o resultado

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Boris Feldman 27 de agosto de 2020

Oi Sebastião,
Nessas maquininhas Tinken você obtem o resultado que quiser, pois são manipuláveis!
Veja: https://www.youtube.com/watch?v=F3rCSm0gOoE

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luiz 25 de agosto de 2020

putz, ainda bem que só coloquei uma vez, nunca mais.

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Evandro Cerdeira Dos Santos 25 de agosto de 2020

Se você trocar o óleo e filtro do seu carro até 5 mil kms,usando filtro de qualidade e o óleo recomendado, provavelmente nunca terá problemas com o motor do seu carro,logico, nunca deixe ele ferver ou esquentar demasiadamente.

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Diego 25 de agosto de 2020

Disse a agência nacional que permite combustíveis adulterados e que danificam muito mais os carros…

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André Garcia 25 de agosto de 2020

Já fechei vários postos com ajuda da ANP. Basta denunciar e provar. Brasileiro tem a mania de não valorizar o trabalho sério. Lamentável.

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Leandro 26 de agosto de 2020

Tb denunciei um BR aqui da minha cidade e 1 mês depois estava fechado. Agora abriu um de bandeira branca que parece ser pior do que o anterior naushuahsua

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DANIEL VELOSO PEREIRA 25 de agosto de 2020

Muitos canais no youtube fizeram inumeros testes e à época pareciam promissores. Mas se a ANP diz que não serve tá falado.

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DANIEL VELOSO PEREIRA 25 de agosto de 2020

O ADG fez inumeros testes e à época pareciam promissores. Mas se a ANP diz que não serve tá falado.

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Carlos Alberto 26 de agosto de 2020

ADG não vale né ??!! Ele vende nas lojas dele. Assim com a PneuFree testa “imparcialmente” os pneus Momo e por aí vai … Vc acha que o Silvio Santos vai falar mal dos perfumes Jequiti ?

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ADONIS FERREIRA 25 de agosto de 2020

Cadê o númro processo de “censura”?

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ADONIS FERREIRA 25 de agosto de 2020

Esclareça pra nós Senhor Bóris, porquê os motores sem o militec, batem e com militec não? Cadê o laborat[orio da ANP, cadê o laboratório da 4 rodas! Mais uma reportagem de chupa cabras automotivo!

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Fernando B. 26 de agosto de 2020

Se você trocar seu óleo na km correta e utilizando o óleo certo, assim como abastecer em posto confiável, também não terá problema no motor. O grande problema do brasileiro é que ele acredita e milagres. Anos de desleixo podem ser corrigidos usando um potinho de 200 ml. É duro morar aqui.

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Leandro 26 de agosto de 2020

Na matéria ele diz que até pode funcionar, mas esse produto a longo prazo vai trazer mais prejuízos do que vantagens…

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flavio 27 de agosto de 2020

eu tenho uma fiorino 2003 e já esta com uns 250.000km, vou fazer um teste nela….. pelos relatos no caso dela deve ser útil…. agora em veículos normais, nunca botei fé, mesmo antes da matéria sair, ja tentaram me vender e nunca comprei… oleo de qualidade realmente vale a pena, mas barulho no motor obvio que vai ter, são peças metálicas trabalhando em atrito, queria ver esse militec numa ducati 2 , akilo normal parece que ta moendo o motor….kkkkk

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Fernando 25 de agosto de 2020

boa matéria ! Esclarecedora e definitiva. Porém utilizo um aditivo com outras características e gosto do resultado, po menos a curto prazo e não tenho como avaliar molecularmente como fica o meu motor. Mas sigo usando pois sinto melhoras na performance do mesmo .

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Bino 25 de agosto de 2020

O AVC vai ter um ADG.

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MILTON QUADROS 27 de agosto de 2020

O ADG é de boa fé. Quando ele ver testes semelhantes em carros sem aditivo nenhum que tiveram seus lubrificantes retirados e rodaram até em alta rotação em autódromos, ele reconsiderará a efetividade de seu teste.

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Antonio Marcos Matias De Oliveira 31 de maio de 2021

ADG antes criticava. Quando descobriu a eficácia do produto virou representante. Kakakkaaka

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