Motor do carro falhando? Quem disse que o problema é na vela?

Componente é o primeiro a ser lembrado, mas é só a 'ponta' de todo o sistema de ignição: defeitos podem acontecer na bobina ou no cabo de vela

vela de motor
Vela de motor (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
11 de agosto de 2020 14:00

Por que o problema de o carro não estar funcionando legal pode ser nas velas? A vela é o fim de um circuito: começa pela bobina, que transforma aquela correntezinha da bateria de 12 volts em 20 mil ou 30 mil volts para poder pular uma faísca. Da bobina vai para o cabo, que joga a corrente na vela. Mas quem disse que o problema é na vela?

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Antes de mais nada, o problema do motor falhando pode ser no sistema de injeção (ou no carburador) e aí você tem que sair atrás dos sintomas. Quais são os sintomas de um problema lá na vela?

Pode ser um consumo elevado, baixa performance, umas “rateadinhas” que o carro dá, dificuldade na hora em que você acelera. Se estiver tudo em ordem na injeção, no carburador, vamos à parte elétrica: os mecânicos gostam de começar lá pela ponta do problema, que é a vela.

Trocou a vela – até colocou a vela de iridium, uma vela realmente de melhor qualidade, mas não resolveu. Vem voltando atrás: “quem sabe é o cabo da vela?”.

O cabo da vela, que é nada mais nada menos que um fio, vai dar problema? Fio gasta? Fio estraga? É muito difícil. Mas acredite se quiser: quantas vezes a gente apanha de um carro falhando… E o problema é o cabo da vela.

E se não for nem a vela e nem o cabo da vela? Bobina, é onde tudo começou, não é?! A correntinha de 12 volts virou até 40 mil volts. Se tiver um problema na bobina, ele vai refletir na vela.

cabo de vela
Conjunto de cabos de vela pode ser responsável por falhas no motor (Foto: Licas | Divulgação)

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16 Comentários
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Welington paulo 11 de maio de 2022

tenho uma Montana 2005 carro engasga pra desenvolve na baixa,
na lenta fica querendo apagar.

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JOSE ROBERTO 21 de dezembro de 2021

Hoje estive lá novamente, agora disseram quer “PODE SER” um Sensor de Oxigenio … haja dinheiro , enquanto houver peças pra testar, pode ser que uma hora descubram…tstststststs

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JOSE ROBERTO 21 de dezembro de 2021

Tenho um Cobalt 2016 1.8 LTZ : Mesmo problema de vez em quando fica falhando causando a parada do veículo.
Inicialmente foram trocadas as velas, depois os cabos, depois a bobina, trocou-se bateria, limpeza do tanque de combustivel , e NADA.
várias vezes na concessionária , fazendo scanners, etc, NADA.
Testes e mais testes , Nada… O que fazer

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Marcelo 14 de janeiro de 2021

No meu caso troquei cabos de velas e velas,mas continua dando rateadas ,será pode ser sistema injeção?

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Sergio 13 de agosto de 2020

Meu carro e um gol speciel Mi 8 válvulas ano 2⁰02.eu ligo ele pegar parado depois interromper e quando pega ele ficar como estivesse cortando corrente depois fica pegando e interrompendo.ja troquei modulo.tomada sensor map, sensor wall e continua com o mesmo sintomas já passei scanner.me de uma solução obrigado

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Luciano 14 de agosto de 2020

Já experimentou ver ser não esta fora de ponto?

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ReginAldo 16 de agosto de 2020

Veja a Correia dentada se n ta fora do ponto ou se a vela ta emxacada sempre q trocar o óleo n coloque no nível máximo porque quando o motor em funcionamento o óleo sobe e molha a vela

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Antônio Schaab 12 de agosto de 2020

Tive uma vez o problema. Carro falhando, e os mecânicos achando que era velas. Trocaram velas e gabos, até o catalisador foi trocado. Por fim o problema era só a bobina. Aí exiji a reposição do catalisador velho, e os gabos vela que eram boas. Aí os cara não queriam fazer o desconto das peças novas que mandei tirar novamente porque as velhas eram boas ainda. Por fim descontaram.

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Jose Ismael 10 de maio de 2022

Tenho um caravam 81 4 cilindro quando ando um pouco com ele de. Quente ele começa falhar sera que pode se bobina?

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Neuvaci machado santos 12 de agosto de 2020

Bom dia.parece brincadeira meu poblema estava realmente em um dos cabos de vela.rompeu .e a faísca escapava.foi trocar e pronto .novo de novo..

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DAVID LOPES EMBIRUÇU 11 de agosto de 2020

Acreditem se quiser, mas no meu carro o problema foi uma atualização de Software… Eu pisava, mas o carro não respondia a contento … os mecânicos checaram tudo até descobrir que a falha era na atualização do software …

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Luciano 14 de agosto de 2020

Era um Astra?

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Rafael Piovezan 11 de agosto de 2020

Pode ser sonda lambda também, melhor mesmo é passar um scanner,pode ser aquele via bluetooth, você já vai saber o que é o problema, ele vai gerar códigos de erros, seja nos cilindros, no circuito primário, sonda lambda. Assim o mecânico não fica trocando peça atoa e te esvaziando o bolso

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André Picolo 12 de agosto de 2020

Pergunto o seguinte, esse scanner via bluetooth, como funciona?

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Fernando B 11 de agosto de 2020

Isso é uma propaganda?

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Nicolau Sallay 12 de agosto de 2020

Kkkkk,e propaganda didática para o uso de um scanner, reduz custos e perda de tempo.

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