Motor do carro falhando? Quem disse que o problema é na vela?

Componente é o primeiro a ser lembrado, mas é só a 'ponta' de todo o sistema de ignição: defeitos podem acontecer na bobina ou no cabo de vela

vela de motor
Vela de motor (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 11/08/2020 às 14h00
Atualizado em 11/08/2020 às 14h29

Por que o problema de o carro não estar funcionando legal pode ser nas velas? A vela é o fim de um circuito: começa pela bobina, que transforma aquela correntezinha da bateria de 12 volts em 20 mil ou 30 mil volts para poder pular uma faísca. Da bobina vai para o cabo, que joga a corrente na vela. Mas quem disse que o problema é na vela?

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Antes de mais nada, o problema do motor falhando pode ser no sistema de injeção (ou no carburador) e aí você tem que sair atrás dos sintomas. Quais são os sintomas de um problema lá na vela?

Pode ser um consumo elevado, baixa performance, umas “rateadinhas” que o carro dá, dificuldade na hora em que você acelera. Se estiver tudo em ordem na injeção, no carburador, vamos à parte elétrica: os mecânicos gostam de começar lá pela ponta do problema, que é a vela.

Trocou a vela – até colocou a vela de iridium, uma vela realmente de melhor qualidade, mas não resolveu. Vem voltando atrás: “quem sabe é o cabo da vela?”.

O cabo da vela, que é nada mais nada menos que um fio, vai dar problema? Fio gasta? Fio estraga? É muito difícil. Mas acredite se quiser: quantas vezes a gente apanha de um carro falhando… E o problema é o cabo da vela.

E se não for nem a vela e nem o cabo da vela? Bobina, é onde tudo começou, não é?! A correntinha de 12 volts virou até 40 mil volts. Se tiver um problema na bobina, ele vai refletir na vela.

cabo de vela
Conjunto de cabos de vela pode ser responsável por falhas no motor (Foto: Licas | Divulgação)
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28 Comentários
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NATHAN CAIKE DA ROCHA 7 de dezembro de 2023

MEU ASTRA 2.0 ANO 2005 ESTA RATEANDO, TROQUEI VELA,BOBINA E CABO DE VELA E CONTINUA A FALHAR, ALGUEM AJUDA?

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Jefferson cardia 16 de julho de 2023

Tenho um peugeout 206 1.6 16v tá falhando mais é sempre ele falha em baixa e tem horas que falha em alta tmb saiu no raster sensor de posição do virabrequim sensor de rotação do motor .regulagem entre sensor a roda fornica tem alguém que pode me ajudar aí tá foda já fui em vários mecânicos cada um sai com um resultado tô ficando loco já kkk

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Yuri Vieira 26 de abril de 2023

Bom dia pessoal, vamos ver se alguém consegue me ajudar.

Tenho um polo 1.6 2008.
Bom eu percebi o problema em uma viajem, o carro começou a ficar mais fraco mas andando normal, foi quando eu parei num pedágio e fui sair já estava engasgando. Bom, parei o carro mais que depressa conferi água, óleo, luz acessa e nada. Quando liguei o carro novamente tudo normal como se nada tivesse acontecido.

Pensei que poderia ser ser combustível mas abasteci em 3 postos diferentes e com o tempo o carro voltava a fatiar( falhar) novamente. Geralmente a falha começa depois de um tempo andando com o carro. Na cidade em velocidade baixa não acontece.

Já realizei a troca de bobina, vela e cabo de vela a 1 ano e meio atrás quando comprei o carro. Recentemente troquei o cabo de vela mas o problema continua.

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Cleiton 29 de julho de 2023

Amigo, da uma olhada na pressão da bomba de combustível. Eu tenho uma jetta e fiz exatamente tudo o que você fez e o problema estava na bomba com menos bar que o necessário. (tinha que ter 4 bar e estava trabalhando com 2). Depois de um tempo o carro ficava fraco e as vezes falhando, depois que troquei zerou o problema.

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Leonardo 13 de janeiro de 2023

Olá Anderson. Pode ser bomba de combustível, regulador de pressão, filtro de combustível ou até mesmo faça a substituição dos bicos.

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Rodrigo José Bianchi 22 de novembro de 2022

Primeiro ele disse que era o sensor de rotação
Troquei e não resolver
Depois ele disse que era o code da chave nao era aí ele disse que era modulo continua a mesma coisa nao da faisca nas bobinas e não da positivo no modulo
Disse ele que olhou a fiação e não encontrou nada.
Tá difícil.

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Rodrigo José Bianchi 22 de novembro de 2022

Suzuki Grand Vitara 2.0 4×4 nao da positivo no modulo

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Rodrigo José Bianchi 22 de novembro de 2022

Meu carro e uma Suzuki Grand Vitara 2.0 4×4

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Rodrigo José Bianchi 22 de novembro de 2022

O meu não está dando positivo nas bobinas nem no modulo
O mecânico disse que era o modulo mais não deu conta de arrumar oque pode ser?

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Anderson Borges dos Santos 5 de setembro de 2022

Troquei velas , cabo , bobina de ignição e fiz limpeza de bicos e carro continua falhando o que pode ser?

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Leonardo 13 de janeiro de 2023

Olá Anderson. Pode ser bomba de combustível, regulador de pressão, filtro de combustível ou até mesmo faça a substituição dos bicos.

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Andrei 5 de agosto de 2022

O meu o scanner mostrou problema no cilindro. Que peça preciso comprar?

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Welington paulo 11 de maio de 2022

tenho uma Montana 2005 carro engasga pra desenvolve na baixa,
na lenta fica querendo apagar.

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JOSE ROBERTO 21 de dezembro de 2021

Hoje estive lá novamente, agora disseram quer “PODE SER” um Sensor de Oxigenio … haja dinheiro , enquanto houver peças pra testar, pode ser que uma hora descubram…tstststststs

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JOSE ROBERTO 21 de dezembro de 2021

Tenho um Cobalt 2016 1.8 LTZ : Mesmo problema de vez em quando fica falhando causando a parada do veículo.
Inicialmente foram trocadas as velas, depois os cabos, depois a bobina, trocou-se bateria, limpeza do tanque de combustivel , e NADA.
várias vezes na concessionária , fazendo scanners, etc, NADA.
Testes e mais testes , Nada… O que fazer

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Marcelo 14 de janeiro de 2021

No meu caso troquei cabos de velas e velas,mas continua dando rateadas ,será pode ser sistema injeção?

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Sergio 13 de agosto de 2020

Meu carro e um gol speciel Mi 8 válvulas ano 2⁰02.eu ligo ele pegar parado depois interromper e quando pega ele ficar como estivesse cortando corrente depois fica pegando e interrompendo.ja troquei modulo.tomada sensor map, sensor wall e continua com o mesmo sintomas já passei scanner.me de uma solução obrigado

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Luciano 14 de agosto de 2020

Já experimentou ver ser não esta fora de ponto?

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ReginAldo 16 de agosto de 2020

Veja a Correia dentada se n ta fora do ponto ou se a vela ta emxacada sempre q trocar o óleo n coloque no nível máximo porque quando o motor em funcionamento o óleo sobe e molha a vela

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Antônio Schaab 12 de agosto de 2020

Tive uma vez o problema. Carro falhando, e os mecânicos achando que era velas. Trocaram velas e gabos, até o catalisador foi trocado. Por fim o problema era só a bobina. Aí exiji a reposição do catalisador velho, e os gabos vela que eram boas. Aí os cara não queriam fazer o desconto das peças novas que mandei tirar novamente porque as velhas eram boas ainda. Por fim descontaram.

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Jose Ismael 10 de maio de 2022

Tenho um caravam 81 4 cilindro quando ando um pouco com ele de. Quente ele começa falhar sera que pode se bobina?

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Neuvaci machado santos 12 de agosto de 2020

Bom dia.parece brincadeira meu poblema estava realmente em um dos cabos de vela.rompeu .e a faísca escapava.foi trocar e pronto .novo de novo..

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DAVID LOPES EMBIRUÇU 11 de agosto de 2020

Acreditem se quiser, mas no meu carro o problema foi uma atualização de Software… Eu pisava, mas o carro não respondia a contento … os mecânicos checaram tudo até descobrir que a falha era na atualização do software …

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Luciano 14 de agosto de 2020

Era um Astra?

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Rafael Piovezan 11 de agosto de 2020

Pode ser sonda lambda também, melhor mesmo é passar um scanner,pode ser aquele via bluetooth, você já vai saber o que é o problema, ele vai gerar códigos de erros, seja nos cilindros, no circuito primário, sonda lambda. Assim o mecânico não fica trocando peça atoa e te esvaziando o bolso

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André Picolo 12 de agosto de 2020

Pergunto o seguinte, esse scanner via bluetooth, como funciona?

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Fernando B 11 de agosto de 2020

Isso é uma propaganda?

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Nicolau Sallay 12 de agosto de 2020

Kkkkk,e propaganda didática para o uso de um scanner, reduz custos e perda de tempo.

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