O motor está falhando? Antes de fazer limpeza de bicos, verifique as velas

"As velas ficam sempre no alto do motor. Em alguns, a vela fica exposta; em outros, tem o filtro em cima, que você tem que tirar"

shutterstock 133010492
Vela é responsável por provocar centelha para queima do combustível (Shutterstock)
Por Boris Feldman
16 de dezembro de 2020 18:00

Você, de repente, percebe que, desde a hora que você liga o motor, a marcha lenta está meio titubeante, o desempenho não está lá estas coisas; você fez as contas, o consumo subiu. O que poderia ser?

Assista ao vídeo!

Os mecânicos mais afoitos e menos honestos vão logo correndo para o bico injetor: “tem que limpar o bico injetor”. Te cobram mais de R$ 100 pela limpeza dos bicos, mas dessa vez não eram os bicos, porque o motor continua do mesmo jeito. Quem sabe as velas já estão vencidas? Vela tem que ser substituída!

VEJA TAMBÉM:

É a coisa mais fácil do mundo: com uma ferramenta só, você tira a vela e vê o seu estado. O jeitão dela te diz se ela está legal ou não está legal. Essa é a chave de vela: as velas ficam sempre no alto do motor. Em alguns, a vela fica exposta; em outros, tem o filtro em cima, que você tem que tirar. Com a chave de vela, você desenrosca a vela, tira e olha.

Ela pode estar de várias  maneiras, primeiro: limpinha, sequinha,  sinal de que está tudo muito bem. Mas ela pode  estar gasta; como ela está gasta? A distância  entre os eletrodos está muito grande, entre o positivo e o negativo. Ou ela pode estar  carbonizada, ela pode estar completamente preta. Isso são os sinais das velas, que não estão como não deveriam estar, prejudicando o funcionamento do motor.

SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Vitomar 11 de fevereiro de 2021

A vidA útil de uma vela e de 30.000 km

Avatar
Deixe um comentário