Multas de trânsito poderão ser pagas com até 40% desconto

Atualização no Código de Trânsito Brasileiro determina que todos os órgãos autuadores do país disponibilizem o pagamento simplificado de infrações

Por AutoPapo 07/03/21 às 18h03
celular mostrando o app carteira digital de transito que permite pagar multas com desconto
Pagamento de multas com desconto será feito pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (Foto: Serpro | Divulgação)

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, em 13 de outubro de 2020, a Lei nº 14.071, que trata da modernização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A partir de abril de 2021, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem validade de 10 anos e o limite de pontos do documento passa a ser mais flexível. Além disso, as multas de trânsito poderão ser pagas com até 40% de desconto. Entenda como.

LEIA MAIS

O CDT atualizado determina que, caso o infrator opte por usar o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para pagar as multas de trânsito, conforme regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e não apresente defesa prévia nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração, poderá efetuar o pagamento da multa por 60% do seu valor até o vencimento da cobrança.

O motorista que fizer a opção por recorrer de uma multa de trânsito e perder receberá o desconto de 20% – desde, claro, que pague a autuação dentro do novo prazo estipulado pelo órgão de trânsito.

A mudança será possível porque todos os órgãos autuadores do Brasil serão obrigados, a partir de 12 de abril, a aderir ao SNE.

Aprenda a consultar e pagar multas de trânsito com desconto

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne as versões eletrônicas da CNH e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), não tem apenas a função de armazenar documentos. A plataforma digital integrou o SNE e vai permitir o pagamento e a consulta de infrações de trânsito.

Para consultar e pagar multas de trânsito pela plataforma, é preciso:

  1. Baixar o aplicativo;
  2. Fazer o cadastramento;
  3. Criar login e senha, que também servirão para acessar o Portal Gov.br.
  4. Após a ativação, fazer login no aplicativo;
  5. clicar em “Infrações”; e
  6. selecionar o filtro desejado: “Por infrator” ou “Por veículo”.

Na sequência, o acesso às multas de trânsito pendentes será liberado. Ao selecionar a multa desejada, será apresentada a opção “Solicitar Boleto”. O boleto é gerado automaticamente com o desconto.

SOBRE
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Mário de Souza 8 de março de 2021

Enquanto essas multas forem aplicadas por empresas terceirizadas eu vou sempre pensar que estou sendo enganado pois o objetivo delas jamais será de redução de acidentes e sim arrecadar cada vez mais e estão certas afinal quem vai querer gerir uma empresa que não dá lucro

Avatar
Ramon de Paula Silveira 8 de março de 2021

MINAS GERAIS NÃO SE INCLUI NESSE CASO NÃO ADIANTA NEM TENTAR

Avatar
Marcos Airton Ribeiro de Oliveira 8 de março de 2021

Me mandaram este mês, duas notificações de multas do mês de novembro/2020. Vai vir também o boleto de pagamento, ou vou ter que ir atrás, como o IPVA?

Avatar
Manoel Bandeira Gonçalves 8 de março de 2021

Tenho multas a pagar mas não tenho condições financeiras para pagar pelo preço que estão. Que descontos e parcelamentos porque estou fora do endereço do veículo e não tive acesso às multas para recorrer.

Avatar
Alonso Neto 8 de março de 2021

Olá bom dia! Peguei uma multa em maço de 2019 como faço pra pagar com o desconto.

Avatar
Marconi 8 de março de 2021

Eu tomei 2 multas mas não consigo pedir o boleto e nem o desconto pelo app????!!!!!!!

Avatar
Josely costajosely@yahoocom.br 8 de março de 2021

Baixe carteira digital .onde você estiver desde que tenha internet você resolve tudo com um click

Avatar
Flavio júnior dos santos 7 de março de 2021

Olá bom com você

Avatar
Deixe um comentário