Multas de trânsito poderão ser pagas com até 40% desconto

Atualização no Código de Trânsito Brasileiro determina que todos os órgãos autuadores do país disponibilizem o pagamento simplificado de infrações

celular mostrando o app carteira digital de transito que permite pagar multas com desconto
Pagamento de multas com desconto será feito pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (Foto: Serpro | Divulgação)
Por AutoPapo
07 de março de 2021 18:03

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, em 13 de outubro de 2020, a Lei nº 14.071, que trata da modernização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A partir de abril de 2021, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem validade de 10 anos e o limite de pontos do documento passa a ser mais flexível. Além disso, as multas de trânsito poderão ser pagas com até 40% de desconto. Entenda como.

LEIA MAIS

O CDT atualizado determina que, caso o infrator opte por usar o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para pagar as multas de trânsito, conforme regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e não apresente defesa prévia nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração, poderá efetuar o pagamento da multa por 60% do seu valor até o vencimento da cobrança.

O motorista que fizer a opção por recorrer de uma multa de trânsito e perder receberá o desconto de 20% – desde, claro, que pague a autuação dentro do novo prazo estipulado pelo órgão de trânsito.

A mudança será possível porque todos os órgãos autuadores do Brasil serão obrigados, a partir de 12 de abril, a aderir ao SNE.

Aprenda a consultar e pagar multas de trânsito com desconto

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne as versões eletrônicas da CNH e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), não tem apenas a função de armazenar documentos. A plataforma digital integrou o SNE e vai permitir o pagamento e a consulta de infrações de trânsito.

Para consultar e pagar multas de trânsito pela plataforma, é preciso:

  1. Baixar o aplicativo;
  2. Fazer o cadastramento;
  3. Criar login e senha, que também servirão para acessar o Portal Gov.br.
  4. Após a ativação, fazer login no aplicativo;
  5. clicar em “Infrações”; e
  6. selecionar o filtro desejado: “Por infrator” ou “Por veículo”.

Na sequência, o acesso às multas de trânsito pendentes será liberado. Ao selecionar a multa desejada, será apresentada a opção “Solicitar Boleto”. O boleto é gerado automaticamente com o desconto.

SOBRE
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Mário de Souza 8 de março de 2021

Enquanto essas multas forem aplicadas por empresas terceirizadas eu vou sempre pensar que estou sendo enganado pois o objetivo delas jamais será de redução de acidentes e sim arrecadar cada vez mais e estão certas afinal quem vai querer gerir uma empresa que não dá lucro

Avatar
Ramon de Paula Silveira 8 de março de 2021

MINAS GERAIS NÃO SE INCLUI NESSE CASO NÃO ADIANTA NEM TENTAR

Avatar
Marcos Airton Ribeiro de Oliveira 8 de março de 2021

Me mandaram este mês, duas notificações de multas do mês de novembro/2020. Vai vir também o boleto de pagamento, ou vou ter que ir atrás, como o IPVA?

Avatar
Manoel Bandeira Gonçalves 8 de março de 2021

Tenho multas a pagar mas não tenho condições financeiras para pagar pelo preço que estão. Que descontos e parcelamentos porque estou fora do endereço do veículo e não tive acesso às multas para recorrer.

Avatar
Alonso Neto 8 de março de 2021

Olá bom dia! Peguei uma multa em maço de 2019 como faço pra pagar com o desconto.

Avatar
Marconi 8 de março de 2021

Eu tomei 2 multas mas não consigo pedir o boleto e nem o desconto pelo app????!!!!!!!

Avatar
Josely costajosely@yahoocom.br 8 de março de 2021

Baixe carteira digital .onde você estiver desde que tenha internet você resolve tudo com um click

Avatar
walter moraes 23 de maio de 2021

Não comprem produtos da Oster pouca qualidade ,um processador na 2° vez de uso quebrou , falei com eles e não trocam pois passou do prazo e uma empresa sem consideração com o cliente sabendo que o código consumidor da 39 de para troca

Avatar
Antonio Fagundes Dias 24 de julho de 2021

Isso mesmo Walter Moraes tem que denunciar em qq lugar produtos e comerciantes desonestos !

Avatar
Flavio júnior dos santos 7 de março de 2021

Olá bom com você

Avatar
Deixe um comentário