Diesel na gasolina: rede social dá voz a legião de imbecis

A “legião de imbecis”, segundo Umberto Eco, continua na ativa e divulgando dicas perigosas para o motorista

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Diesel na gasolina: dica furada! (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
31 de julho de 2021 07:30

“Ninguém te conta, mas você precisa saber”. Este é o título do vídeo “educacional” que está no “Tik Tok”. Uma dica sem nenhum embasamento técnico nem empírico para melhorar o desempenho do automóvel. O “tiktokeiro” encosta no posto, pede para abastecer o tanque com tantos reais de gasolina e mais alguns litros de diesel S10.

E relaciona as inúmeras vantagens da prática. Afirma que o percentual de diesel (10 ml por litro de gasolina) aumenta a octanagem do combustível (dá uma “octanada” – diz ele), limpa os bicos injetores, reduz o consumo e se dá ao luxo de precisar valores: o carro passa a rodar 13 km em vez de 11 km por litro.

Assista ao vídeo e entenda porque a dica do ‘tiktoker’ é furada!

VEJA TAMBÉM:

Estava certo o escritor e filósofo italiano Umberto Eco (“O Nome da Rosa”, entre outros), pois disse em 2015 que “as redes sociais deram voz a legião de imbecis”. Que até então tinham sua manifestação limitada às mesas de bares e botequins, mas ganharam palanque internacional com a internet.

Notícias e informações estapafúrdias (e até dicas que podem prejudicar o carro, como esta) já circulam há anos pela web e as voltadas para motoristas estão entre as mais difundidas.

Não me esqueço de uma delas – viralizou na época – que exibia a foto de uma inundação num grande pátio com dezenas de automóveis, todos com água pela janela e quase impossível de se determinar a marca.

O texto que acompanhava a imagem dizia “Onde está a imprensa corrupta brasileira que não divulga esta foto? Ela é toda vendida e não tem coragem de revelar o estoque da Volkswagen debaixo d’água no pátio de sua fábrica em São Bernardo do Campo! Claro que a fábrica vai recuperá-los e daqui a algumas semanas estarão todos à venda nas concessionárias VW do Brasil. E coitado de quem comprá-los”.

A foto era verdadeira. Mas não era nem da Volkswagen, nem no Brasil. Mas de uma fábrica na Europa.

Quais as consequências de se acreditar na dica do diesel?

O diesel, apesar de também ser um combustível para motor, tem propriedades completamente diversas da gasolina ou do etanol. Ele não tem octanas, mas cetanas.

O que é cetana?

motor do carro arte interna pistao pistoes camara combustao potencia cavalos hp torque

A octanagem do combustível para um motor Ciclo Otto (gasolina, etanol ou gás, com combustão por centelha) define quanto ele suporta de pressão e temperatura antes de se queimar espontaneamente. Então, quanto maior a octanagem, tanto melhor, pois não haverá a combustão espontânea da mistura ar/combustível no cilindro. Ou seja, antes do momento correto da faísca na vela. É o fenômeno da pré-ignição.

E evita uma outra combustão irregular, a detonação, chamada popularmente de “batida de pino”. Na verdade, nenhum pino bate, mas é o ruído provocado pelo choque de duas ondas de queima, a iniciada de um lado pela faísca na vela e a outra gerada pela queima espontânea do “resto” da mistura.

O motor diesel funciona de outro jeito. Ao invés da faísca na vela, a queima se dá pelo excesso de temperatura e pressão quando o pistão sobe no cilindro. Ou seja, provoca-se a combustão sem faísca, exatamente o que se evita no motor Ciclo Otto. E o que define a facilidade da combustão do diesel é sua cetanagem. Que, pode-se dizer, é o contrário da octanagem.

Consequências

Então, o que pode acontecer quando se mistura diesel na gasolina? Sua octanagem despenca e são enormes as chances de ocorrer a pré-ignição, ou seja, a combustão da mistura antes do pistão chegar lá em cima (ponto morto superior).

Ora, se o pistão está subindo mas acontece, no meio do caminho, a explosão da mistura ar/combustível, ele vai receber um poderoso contragolpe, uma força contrária ao seu movimento. Que, em geral fura ou quebra sua cabeça, destruindo o motor. E o problema nem avisa que vai acontecer, pois, ao contrário da detonação, a pré-ignição não faz ruído (o toc-toc-toc chamado de batida de pino”). O motorista só percebe tarde demais, quando o motor vai para o espaço.

Foi o que ocorreu no ano passado com alguns motores da nova geração do Onix: uma pré-ignição que os detonava e chegava, em alguns casos, a incendiar o carro.

Cuide-se, pois assim como esse do diesel, existem outros “milagres” na internet para aumentar desempenho e reduzir consumo e que podem danificar o motor. Querosene, naftalina, óleo 2T ou aditivo tipo booster na gasolina estão entre eles…

Diesel S10 deve ser usado em quais veículos? Eu respondo!

SOBRE
197 Comentários
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Hélcio B Silva 12 de agosto de 2021

Deve-se sempre seguir o manual da fábrica, mas em emergências, a imaginação pode salvar vidas. Já dirigi muito por rodovias perigosas, passando por tiroteios e outros perigos, e algumas vezes o carro apresentou problemas, como a perda total do óleo de freio por vazamento em um das rodas, perda da embreagem por rompimento do cabo, perda total do combustível por rompimento no duto etc. Sem freio, esperei um horário de pouco movimento e dirigi do Rio Comprido (Rio), até uma oficina em São Gonçalo-RJ, usando só o freio motor. Sem embreagem viajei por horas passando as marchas no tempo. Sem alcool, desconectei o duto de combustível que vem do tanque e liguei no tanquinho de gasolina (que auxilia iniciar o motor). A queima fica prejudicada, mas serve para sair de uma região perigosa. Um amigo, em situação de perigo, ao perder o óleo de freio numa área remota, encheu o sistema com água. Os freios voltaram a funcionar e ele tocou direto para uma oficina onde limparam todo o sistema, com a troca de alguns cilindros.

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Roger 9 de agosto de 2021

A pessoa que inventou essa historinha da mistura de combustíveis é a mesma que pede a volta do voto impresso, que defendia a cloroquina, que acreditou no kit-gay… e por aí vai kkkkkk

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Eduardo 7 de agosto de 2021

É um absurdo isso .mas esse senhor quando apresentava um programa na tv falou com todas as letras que limpeza de bicos era picaretagem por partes dos mecânicos. Depois desse infeliz comentário perdeu completamente a credibilidade

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Roger 9 de agosto de 2021

Ele não estava de todo errado. Eu mesmo já fui enganado por uma dessas oficinas que ofereciam o serviço de limpeza de bicos prometendo a melhora no funcionamento do motor, que no meu caso estava “engasgando”. Paguei pelo serviço e ficou na mesma, só resolvi quando levei numa oficina em outra cidade e me deram o diagnóstico de cabo de vela trincado. E isso poderia ter sido percebido pelo pessoal que me cobrou pela “limpeza” nos bicos.

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Gabriel Calsing Rodrigues 7 de agosto de 2021

Eu sou o autor do vídeo e faço essa mistura a anos , o poder da gasolina é igual a mentira da água , dizem que vai faltar água no planeta kkkk , a escassez leva a valorização

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Luciano 6 de agosto de 2021

E se usar dois tanques? Um para S10 e um para S500? Os bicos injetores também sofrem com a diferença de um para o outro?

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Samuel 6 de agosto de 2021

Aff.. se você se deu ao trabalho de ler a matéria, o problema não é no tanque e sim no motor que funciona diferente um motor a gasolina e um motor a diesel… a próxima ideia de jenho vai ser botar dois motores agora?

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Augusto 6 de agosto de 2021

Perdi a fé na humanidade quando meu instrutor de habilitação disse que fez isso!🤦🏽‍♂️

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Pedro 5 de agosto de 2021

A burrice é invencível mesma, não adianta provar o contrário com argumentos técnicos, e o pior, os imbecis se ofendem por serem chamados pelo que são. Poha misturar diesel com gasolina. Brasileiro tem que se estudado pela NASA.

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Tiago Britto 5 de agosto de 2021

Antes de saber de quem era o texto imaginava ser do Boris…

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FERNANDO BUATIM 5 de agosto de 2021

Queria ver a fumaceira saindo kkkkk

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Carlos 5 de agosto de 2021

Usei um tempo atrás querosene em um opala 1978. Andou como foguete. Com muita fumaça. Foi na falta da gasolina.

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yuri 5 de agosto de 2021

Graças a uma legião de políticos de esquerda, a gente pode comprar álcool sem gasolina, mas não pode comprar gasolina sem álcool. Sabem por que???

Porque não se pode vender gasolina com 10% de etanol como um produto de luxo, porque com menos etanol a gasolina se torna MAIS BARATA. Graças a um bando de VIGARISTAS não existe gasolina no Brasil, e sim GASOHOL.

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Andre 6 de agosto de 2021

Falou tudo que eu penso, além do Brasil ser o único país que não comercializa veículos de passeio movido a diesel . Qual será o motivo.kkkkkkkkkk

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Samuel 6 de agosto de 2021

Ah tá, não existe Compass e Renegade diesel… São permitidos, mas carro a diesel aqui tem que ser 4 x 4. Imagino que seja justamente para não competir com a demanda por Diesel de caminhões e ônibus. Aliás, por causa do nosso modal quase totalmente rodoviário, a gente consome aqui mais diesel que gasolina.

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jobmalmacedagomes@gmail.com 7 de agosto de 2021

Na Argentina a maioria dos carros são a diesel. É claro, saem de fabrica assim. Eu já vi como funciona. Não tem muito mistério. Bicos, tipo de explosão e filtro. Não sei porque no Brasil é proibido. Carro a diesel não solta fumaça. Papo furado de empresário.

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Felipe 14 de setembro de 2021

O etanol aumenta a octanagem e diminui a chance de detonação, somado aos avançosna parte de lubrificação isso ajuda a melhorar a vida do motor, sem contar que é um combustível mais neutro em emissões.

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yuri 14 de setembro de 2021

Então cria uma bomba com somente 10% de etanol, pode ser? Meu carro não é elaborado para acima disso.

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JOSE KOVACIC 5 de agosto de 2021

RECEBI 2 MONÓCULOS COM BASTANTE ATRAZO TUDO BEM SERVIÇOS DE CORREIOS PÉSSIMOS EMBALAGEM AMASSADA E SEM AS TAMPAS COMO MOSTRAM AS PROPAGANDAS

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Luis Ferreirinha 5 de agosto de 2021

O Posto jamais deveria aceitar um pedido deste.
Qualquer problema com o carro, o cliente poderá alegar combustível adulterado.

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Hélcio B Silva 5 de agosto de 2021

Sou leigo química, mas noto que o diesel é mais viscoso, deve ter um ponto de evaporação bem diferente da gasolina ou o álcool. E a má queima gera resíduos, que se acumulam sobre a cabeça dos pistões, alterando o espaço e criando brasas que detonam antes das centelhas das velas. Concordo que é idiotice, só acho que o ataque deveria ser contra a máfia que recebe uma gasolina, que sai das refinarias por menos de 3 reais, e nos entregue por mais de 6 reais.

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LUIZ GUILHERME BARROS SANTOS 4 de agosto de 2021

Prezado Boris: Sei que vc – como eu – tem histórias de muito tempo atrás e conhece mecânica automotiva como poucos. Mas tenho que discordar do seu ponto de vista. Na verdade misturar diesel na gasolina ( o que eu jamais faria) não pode causar pré-ignição pelo simples fato de que o motor a diesel trabalha com taxa de compressão da ordem de 21:1 enquanto os motores a gasolina ( ou flex modernos ) trabalham com taxa de compressão na casa dos 12:1 e assim sendo não haveria pré-ignição nos motores atuais ( sejam eles a gasolina ou flex). > E para reforçar o que estou dizendo todos os motores flex atuais são dotados de “sensor de detonação” ( um dispositivo piezo-elétrico que “sente” as vibrações indesejáveis fazendo a centralina reajustar o ponto de ignição imediatamente. Desta forma o máximo que pode ocorrer é uma perda de potência e um aumento do nivel de óleo no carter devido ao escorrimento do diesel não queimado. O inverso ( misturar gasolina no diesel) – aí sim – é prejudicial ao motor diesel pois a gasolina entrará em combustão espontânea assim que o pistão chegar ao topo , comprimindo a mistura de diesel gasolina a 21;1 , causando pré- detonação e superaquecimento do cilindro ! Agora, quando ao fato de se misturar combustíveis ( alcool e gasolina ) como é regra nos motores Flex , eu costumo abastecer meu motor Ford Zetec 1.6 com um percentual de 30% de alcool e 70% de gasolina: Na minha experiência de 45 anos de engenharia essa mistura possibilita partidas imediatas ( sim; basta “bater na chave que o motor pega no ato. Principalmente em dias mais frios. ) .Ah, sim, claro, e manter o tanquinho da partida a frio sempre abastecido com gasolina pura (*) de boa qualidade. ( *) pura, mesmo, não é; tem sempre um percentual da ordem de 28% de alcool anidro ja pré misturado !!

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Rodolfo 5 de agosto de 2021

Engº Luiz,
Você como engenheiro deve saber muito bem que adicionar diesel na gasolina na proporção 10 ml por litro de gasolina pode aumentar emissão de gases poluentes e diminuir a vida útil do catalizador caso seja usado direto essa mistura. O que se classifica crime ambiental.

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LUIZ GUILHERME BARROS SANTOS 5 de agosto de 2021

Exato! Releia meu comentário.

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Andre 6 de agosto de 2021

Amigo vc sabe que somente no Brasil único país do mundo e proibido a comercialização de veículos de passeio movido a diesel…só aqui no Brasil polui nós nos outros não e o diesel S10 já leu a respeito?

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Hélcio B Silva 5 de agosto de 2021

A queima inadequada gera resíduos, que viram brasas sobre os pistões e provocam, sim, pré-ignição.

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LUIZ GUILHERME BARROS SANTOS 5 de agosto de 2021

Nesse caso sim.

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Carlos Brito 6 de agosto de 2021

Parabéns Luis Guilherme , vc demonstra em seu depoimento que conhece de verdade e usa o seu curso de Engenharia em benefício de fundamento para todos, não só das grandes indústrias como alguns que aqui dão sua opinião profissional, tenho 68 anos, e tenho um opala 79 que comprei zero km, e uso diesel na gasolina desde 1989, e tenho o opala até hoje sem mexer uma única vez no seu motor, e se alguém quiser comprovar estou a disposição.

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Gilson Soares Alvarenga 4 de agosto de 2021

S E N S A C I O N A L.

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Paul Muadib 4 de agosto de 2021

Os que adotam essa lambança devem ser da mesma récua dos que compram “gerador de hidrogênio” para colocar no carro.

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Eduardo Diniz 4 de agosto de 2021

Por isso que eu só ponho GASOLINA ADITIVADA e ponto final. Se álcool fosse bom, os americanos tinham inventado primeiro.

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Georges C. Costaridis 5 de agosto de 2021

E eu só álcool pois a chance de encontrar “aditivos” do nível que pilantra coloca na “alcolina” é menor. Não o inventaram mas os bólidos da F. Indy são movidos a 85% de etanol ou a metanol, dependendo da fonte. Com respeito às redes sociais, temos é enganadores e não influenciadores. Vivem de dar golpe nos inocentes ávidos por pertencer a alguma panelinha e assim vão ganhando uma bela grana sem suar 1 gota.

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Eduardo Diniz 5 de agosto de 2021

Concordo plenamente contigo. Esqueci de acrescentar que só coloco no mesmo posto há anos; Confiar em qualquer outro é realmente uma roleta russa. Obrigado, Georges.

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Rodolfo 5 de agosto de 2021

Etanol batizado corroi tudo, inclusive cola as velas de ignição no cabeçote tendo que fazer nova rosca em retífica. Por isso só uso gasolina aditivada Ipiranga DT Clean e de qualidade. Abasteço no posto mais caro do bairro vizinho (São Paulo-SP – Zona Sul). Combustível barato é sinal de batismo na certa! Paguei dis 01/08/2021, R$ 6,00 no litro da gasolina aditivada DT Clean.

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Andre 6 de agosto de 2021

Álcool não e bom a longo prazo, corrói partes metálicas diminui a vida útil do motor devido a construção barata das peças p se usar álcool as peças metálicas necessitam de uma proteção o que não acontece.mas o veiculo e seu faça o que bem entender.

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Edson Andrade de Lima 7 de agosto de 2021

O álcool anidro ( ou etanol ) é sim uma boa alternativa para os veículos produzidos no Brasil, pois esse tipo de combustível foi criado devido a uma forte crise do petróleo na década de 1980, que abalou a indústria automobilística nacional. hoje dominamos a tecnologia dos carros flex, onde as grandes montadoras que possuem fábricas no país aprovam a fabricação dos motores flex. inclusive com exclusividade para o Brasil. Além disso, temos imensas plantações de cana de açúcar, matéria prima do etanol que ajudou a salvar a indústria automobilística brasileira.

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yuri 14 de setembro de 2021

Se essa informação fosse verdadeira, não custaria mais de 5 reais um litro de álcool hidratado, não haveria aumento de custo da gasolina, não haveria flutuação de preço de acordo com a safra, não haveria tamanho atraso na nossa indústria automotiva.

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juca godoy 4 de agosto de 2021

EM QUESTÃO DE ECONOMIA, MELHORA A LUBRIFICAÇÃO INTERNA DO MOTOR, MAIS FÁCIL PELA MANHÃ (PRINCIPALMENTE NAS MANHÃS FRIAS ) NÃO PRECISA ACIONAR O INJETOR DE GASOLINA PARA FUNCIONAR O MOTOR NA PRIMEIRA PARTIDA DE MANHÃ, NO MEU CARRO TODA VEZ QUE VOU ABASTECER COLOCO $80,00 DE ÁLCOOL E $ 15,00 REAIS DE GASOLINA, EXPERIMENTE E VERAS O RESULTADO, VOCÊ VAI NOTAR A DIFERENÇA, MEU CARRO É UM PALIO 2006!

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Fco Martins 4 de agosto de 2021

Estou de acordo,que não se deve usar diesel misturado na gasolina

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omar 3 de agosto de 2021

Vale observar, que eu abastecir o meu Carro a Gasolina, eu um posto de combustível afiliado a um Supermercado, a 1 km de Distância, num Subida,meu Carro começou a perder forca,e fumaça Branca saindo do Escapamento,,,,com muita luta conseguir chegar em casa, Não parecia ter ter sido Gasolina e sim Diesel,,,,cheiro so de Óleo Diesel,,,,Esses Miseráveis Gananciosos…..

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Robson 3 de agosto de 2021

O meu funciona com H2O!

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Santiago 2 de agosto de 2021

Isso mesmo! Adicione diesel à gasolina…
As oficinas mecânicas vão nadar em dinheiro, assim como os fabricantes e os revendedores de auto-peças.

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Rodolfo 2 de agosto de 2021

Quero ver:
1. teste em dinamômetro com todos os modelos de motores fabricados no Brasil até agosto de 2021, comprovando o aumento de potência, economia de combustível;
2. teste de emissão de poluentes, esta mistura tem que poluir menos que a gasolina com 27% de etanol anidro. Pois caso contrário isso é crime ambiental passível de multa;
3. Quero ver todos esse motores abertos após 500 horas de operação (50.000 km) para ver se não carbonizaram:
– cabeça de pistões, saia de pistões e anéis dos pistões;
– válvulas de admissão;
– cabeçotes;
4. Utilizar máquina de limpeza de bicos comprovando que após 500 horas de operação (50.000 km) os bicos injetores ficaram totalmente limpos.
Assim quem acredita sem teste científico é o tipo de pessoa que infelizmente cai no conto do vigário.

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Lshdhsbak 2 de agosto de 2021

Posto safado sem consideração. Argumentos sem conceito me dê um Dina e um motor que eu provo a eficiência de óleo 2t e querosene…

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BlamTime 2 de agosto de 2021

Efeito placebo amigo, efeito placebo…

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Rodolfo 3 de agosto de 2021

Você quer que eu arque com todos os custos dos testes que um citei para comprovar que sua ideia vai dar errado? Fique esperando!

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jose paulo saraiva 2 de agosto de 2021

Em sentindo inverso até acaba por ser interessante
1lt de gasolina aditivada para 50 lt de diesel até que funciona para a limpeza de bicos de injeção e limpeza da gordura deixada pelo óleo diesel
Infelizmente no Brasil não existem veículos leves de passageiros a diesel como existe na Europa
É muito comum essa prática de 1lt de gasolina aditivada para 50 lt de diesel mas a cada 20 tanques cheios

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PEDRO MOURA SILVA NETO 2 de agosto de 2021

Vou falar, Como soldado ia ao CTA levar peças de avião acidentado ao CENIPA um certa vez tirei uma foto de um motor v8 que ali estava, como curioso os caras me explicaram que aquele moto eles usavam em um onibus de transporte de passageiro dentro do campus e que tinha sido transformado para alcool e que eles pesquisavam um combustível que tinha etanol mas diesel mas não lembro se revelou a proporção mas pelo que lembro era baixa.

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Thiago Marquardt 2 de agosto de 2021

Só vejo especialista de Facebook.
Quero ver um teste real bem feito. Dois carros iguais, um de teste e um de controle. 60.000 km de teste. E dai analisar os resultados de forma imparcial.
Fora disso não tem nada confiável. Só imaginação e suposição.

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Rodolfo 2 de agosto de 2021

Vou mais além que você… quero ver:
1. teste em dinamômetro com todos os modelos de motores fabricados no Brasil até agosto de 2021, comprovando o aumento de potência, economia de combustível;
2. teste de emissão de poluentes, esta mistura tem que poluir menos que a gasolina com 27% de etanol anidro. Pois caso contrário isso é crime ambiental passível de multa;
3. Quero ver todos esse motores abertos após 500 horas de operação (50.000 km) para ver se não carbonizaram:
– cabeça de pistões, saia de pistões e anéis dos pistões;
– válvulas de admissão;
– cabeçotes;
4. Utilizar máquina de limpeza de bicos comprovando que após 500 horas de operação (50.000 km) os bicos injetores ficaram totalmente limpos.
Assim quem acredita sem teste científico é o tipo de pessoa que infelizmente cai no conto do vigário.

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Rodrigo 2 de agosto de 2021

Eu comecei a colocar Diesel no meu carro na proporção 10% para cada tanque…..meu carro começou a crescer, esticar, criar cardan e eixo truckado …..inacreditável ele está virando um caminhão cegonha !!!!!

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Elliton 2 de agosto de 2021

Meu no 2004 gasolina já rodou com pinga de despacho… Rs fui pescar acreditando ter combustível suficiente, mas o marcador despencou de “emoção” o ver o barranco do Rio. Já com luz acesa e mais 50 km p percorrer até o posto aquele litrao de velho Barreiro garantiu chegar com “segurança”

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Edu 2 de agosto de 2021

Concordo com o raciocinio de combustiveis diferentes , maneiras de combustao diferentes , mas existe um graaaade lob por tras de tudo isso tambem , sempre alguem recebe de alguem para nao mudar oque tem , lucros lucros e lucros o mundo anda com diesel em veiculos pequenos e o brasil bom ja sabe ne !

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Salomao 3 de agosto de 2021

Mais o motor foi feito pra diesel um motor a diesel e mais caro sabe pq

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Juca 2 de agosto de 2021

Nada a ver….. O diesel tem cetano. A gasolina tem octanas…. Tudo diferente…. Kkkkkkk

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Vicente de Paula Vieira 2 de agosto de 2021

O lixo que é gasolina no o Brasil cheia de impurezas e fora as adulteraçoes ,esse pouco de diesel não fará a menor diferença

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Juca 2 de agosto de 2021

Mais um que não se cansa de passar vergonha…kkkkkkkk.

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Francisco 2 de agosto de 2021

Eu boto garapa de rapadura no meu carro e roda legal.

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João Carlos 2 de agosto de 2021

Eu mijo no tanque direito deu vontade de urinar vou na garagem e urino no tanque meu carro com vinte reais de gasolina roda mais de cem km

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Clementino leal Costa 2 de agosto de 2021

Pátria amada Brasil a mistura já vem da fonte na gasolina vocês acham que 10% de diesel vai alterar em alguma coisa se o combustível no Brasil é de péssima qualidade estamos no mato sem cachorro

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Salomao 3 de agosto de 2021

Você nem sabe o que fala motor brasileiro foi feito pra cumprir com as legislação brasileira. Se você colocar a gasolina americana em motor Br vai estragar seu motor . Ford, chevy,vw,Fiat, não criariam um motor com bixa durabilidade a nossa gasolina só pra deixar os especialistas de internet feliz não

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Danielima 2 de agosto de 2021

Cada carro foi projetado pra usar o seu combustível….a única coisa q pode misturar sem medo é AR…😂

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RICARDO ALEXANDRE RUEDA 2 de agosto de 2021

Nem mesmo o ar pode ser misturado em quantidade aleatória, pois se a mistura ficar muito pobre (pouco combustível), não tem como propagar a chama e o motor fica mais fraco pela queima incompleta, sobreaquecimento das válvulas de exaustão e explosão no cano de descarga (escapamento) que pode danificar outros componentes do sistema.

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MARCIO FERREIRA CELESTINO 2 de agosto de 2021

Olha nem perdi meu tempo em ler à matéria. Mas respeito, pois estamos lidando com uma geração de babacas e imbecis, se vc chegar nas redes sociais e fala para as pessoas comer a própria * que fazem e passar um pouco no cabelo. Alegando que previne doenças, elas vão fazer…

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Marcelo Braga 2 de agosto de 2021

Concordo em todos os sentidos, a internet deu espaço aos imbecis, desocupados e todos os desprovidos de inteligência no mundo .
Se não está contente com o consumo do seu automóvel e simples compre uma moto ,locomoção se de transporte público, bicicleta ou ande a pé.
E parem de ” adicionar ” combustíveis para tentar melhoras de km/l

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MF CRÉDITOS 2 de agosto de 2021

Foi oq eu fiz. Coloco 20tao e ando 130 km de boas

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Mf 2 de agosto de 2021

Foi o que eu fiz. Kkkk coloco 20 e rodo 130 km na minha moto

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Godinho 2 de agosto de 2021

Falou bem pois o cao e gato TAMBEM andam a pe e nao tem calçado

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2 de agosto de 2021

Vai cuidar da tua vida, deixa pessoal colocar o que quiserem em seus carros.

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Felipe 1 de agosto de 2021

Concordo em gênero, número e grau. Essa lixo de lugar que alguns chamam de país tem uma legião de imbecis mesmo que eu chamo de brasiburros. Claro que o mundo todo tem idiotas mas aqui é onde mais tem por cm2.

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John 1 de agosto de 2021

Ao meu ver, a conta dessa pessoa deveria ser bloqueada, todo video que mostra mentiras, somente para ter acesso mas sem nenhum vamor real. Ou seja video falso. Yem que ser bloqueado cancelar aconta.

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Adriano 1 de agosto de 2021

Título agressivo!

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Rogério 1 de agosto de 2021

Coloquei diesel no meu carro , saiu uma fumaça branca, meus vizinhos pensaram que meu carro tinha fundido o motor , mas ficou um veneno pra andar kkkkkkk

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Rosivaldo 2 de agosto de 2021

O que eu vejo nesses comentários e o que percebo é que,quem colocou coloca em excesso por isso dá errado,concordo com o comentário de Nilson Silva,são tantos acordos comerciais que não dá pra confiar em seres humanos só porque têm título de doutor,na questão de saude tudo bem se tem que ter cuidado mas bem material vou testar sim,ponho minha conta em risco,estão esquecendo que a nossa gasolina é muito podre,e esses produtos que a deixa podre não acaba com o motor do carro não??ou a fábrica daqui já fazem o carro com adaptação à podridão dos combustíveis daqui?? Idiotice é xingar os outros achando que os pareceres de “técnicos”,”engenheiros” da vida que nem se sabe se são idôneos dão seus palpites e,repetindo,xingam os outros sem saber também se funciona ou não,pegam a narrativa desses “cientistas como se fosse a maior verdade do mundo,isso tira a liberdade de escolha do cidadão, cada um que veja seu ponto de vista e se utilize disso,responsabilizem-se por si,desde que não prejudique outra pessoas…… tá de boa!! Se é imocente,desinformado e nao tem capacidade de amplitude de visa o….fazer o que??

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Thiago 1 de agosto de 2021

Falou besteira em! Que a mistura do diesel vai dar pre ignição e explodir o motor. Tá louco? Se o diesel justamente precisa de de muito mais compressao para explodir. É lógico que não vai dar pre ignição. E por fim, desnecessário chamar o outro de imbecil.

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Romildo Santana 2 de agosto de 2021

Concordo com vc Thiago. Não sou engenheiro mas creio que o efeito que o Boris Feldman citou, ocorra se fizermos o contrário, ou seja, adicionarmos gasolina ao diesel. Confesso que fiz essa experiência, não percebí economia, mas realmente ganha potência

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Rochus 2 de agosto de 2021

É preciso conhecimento para comentar ou refutar, no caso do motor a diesel a compressão (17:1) se dá com ar apenas (chegando a uns 500°C que inflama o diesel pulverizado), no caso do motor à gasolina comprime-se (8:1)uma mistura de ar e gasolina.

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Paul Muadib 4 de agosto de 2021

Carro flex é por volta de 12:1.

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GLENIO LUIZ GIACOMET 1 de agosto de 2021

Aos “Jenios” e curiosos vou contar uma história que aconteceu com um familiar meu. Pessoal foi de Caxias do Sul até a Argentina para uma pescaria. Saíram em um motor home a diesel pegaram a estrada e foram em viagem tranquila. Pararam num posto e um dos motoristas mandou encher o tanque. Ele achou estranho o valor elevado, mas pagou a conta. O restante do pessoal voltou e embarcou para seguirem viagem. Umas duas horas depois do abastecimento, notaram que o motor estava rendendo bem, acelerando muito forte e a rotação do motor subia com facilidade incrível até que notaram a temperatura do motor elevada.
Pararam o motor home e perceberam que o motor estava quente demais, cano de escapamento azulado..
Foram então conferir o tanque e o cheiro forte de gasolina encerrou a viagem : motor fundido! Detalhe, tinha meio tanque de diesel e eles completaram com: gasolina! Resumo do estrago: só aproveitaram o bloco do motor, o resto virou sucata.
Nunca se mistura combustíveis. Nunca!

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Rosivaldo 2 de agosto de 2021

Rapaz,há uma enorrrrrrrrrrrrrrme diferença de alguns MLs pra meio tanque,não estou dizendo que essa mensagem passada pelo tik tok esteja correto mas se misturar em excesso aí sim pode dar problema mas creio eu que frações não prejudicam,se prejudicar seria por longo tempo e não em uma viagem!!

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Renato 1 de agosto de 2021

Conheço um cara que colocava 50% de diesel com gasolina em um opala 6 cilindros, rodou muitos anos assim, o problema e que de vez em quando tinha que tirar óleo do Carter que passava sem queimar, eu não coloco diesel no carrão mas o caminhão transportou diesel e vai carregar de gasolina, ninguém vai lavar o tanque resumindo várias vezes que abastecemos nossos carros eles já vem contaminados com outro combustível, isso sem mencionar todas as porcarias que colocam junto nos postos, aqui no Brasil nunca iremos usar combustível totalmente puro sempre vai ter algum resíduo.

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Fábio h 1 de agosto de 2021

Cara , cada caminhão tanque tem o número da ONU e o número de risco , certo,o caminhão tanque que carrega somente óleo diesel , ele some te vai transportar óleo diesel , o caminhão que transporta gasolina, ele somente vai transportar gasolina, não se mistura os combustíveis no caminhão nao, vc tá louco ? Kkkkkkk

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Antonio 1 de agosto de 2021

Louco é vc, o mesmo tanque carrega os três combustiveis sem fazer previa limpeza, então se informe primeiro antes de chamar outras pessoas de louco

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GT13 2 de agosto de 2021

Errado amigo,o caminhão que transporta combustível da base para os postos tem divisões no tanque,por exemplo um caminhão tanque que transporta 20 mil litros pode estar transportando 5 mil litros de diesel 5 mil de etanol 5 mil de gasolina e mais 5 mil de gasolina aditivada, depende da demanda do posto! E essas subdivisões dentro do tanque do caminhão podem ser usadas por qualquer combustível, como eu disse depende da compra do posto,em outra viagem à base esse mesmo caminhão pode transportar 20mi litros só gasolina, usando aquele mesmo espaço que outrora foi usado para transportar diesel e etanol!

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GT13 2 de agosto de 2021

Eu era um dos inscritos no canal auto papo,mas depois dessa publicação aqui resolvi cancelar minha inscrição, acho a prepotência uma dos piores defeito da humanidade,dirigir a palavra a alguém como imbecil demostra uma agressividade desnecessária para abordar qualquer assunto, mesmo que vc seja um expert nesse assunto! Isso só demostra sua ignorância e prepotência, pois ninguém sabe de tudo nessa vida,ou tem idade ou experiência o suficiente para se considerar um ser superior diante da experiência de vida dos outros,é bem como dizem “VIVENDO E APRENDENDO”.Esse tipo de publicação só nos mostra que realmente a internet da voz não só para os “imbecis”,mas também para os arrogantes, prepotentes,etc. Não estou dizendo que o rapaz que pública esses vídeos esta certo,eu particularmente não faria essa mistura,mas jamais chamaria ele ou qualquer pessoa que faça de imbecil, porque por maís que seja uma ideia desacreditada a intenção dele ao meu ver e de ajudar as pessoas,e até o momento não vi ele atacando ninguém.Agora cabe a cada um de nós a decisão de ouvirmos ou não a seu conselho.E pra quem chama alguém de imbecil, talvez em certo ponto esteja certo, pois na verdade uma nação que vê o combustível subir a cada 15 dias,mais que dobrar de preço em pouquíssimos meses, ter uma gasolina que tem uma adição de 25% de etanol,e aínda paga mais caro pelo seu litro por ter sido adicionado essa mistura, e ficarmos todos calados só criticando os outros que tentam de alguma forma ajudar! Será que toda essa nação não esta sendo feita de idiota?

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Adhemar 2 de agosto de 2021

Exatamente e precisa a tua observação sobre a atual política de preços do governo federal. O dono da Petrobrás é o Brasil, não é a Petrobrás que é a dona do Brasil. Esta empresa tem que servir ao povo brasileiro, não a acionistas estrangeiros.

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Antonio 1 de agosto de 2021

Isso mesmo renato, funciona assim mesmo, o caminhão tanque não é lavado é colocado os três tipos de combustivel e sempre que forem soltar o combustivel no posto vai ter o residuo do combustivel anterior na tubulação, então já deu para perceber que o camarada ai não sabe o que fala chamando outras pessoas de louco

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Evaldo 1 de agosto de 2021

Caramba… por que foram tocar neste assunto! Em 1982, recebi esta dica “da hora”. Coloquei 1litro de diesel no tanque e subi a Via Anchieta.
Depois de varias paradas, consegui subir e no dia seguinte, foi só levar o fusquinha no mecânico e trocar as velas, que mais pareciam um toco de carvão.
Nunca me senti tão estúpido.

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Josué Marcelo da Silva 1 de agosto de 2021

Engraçado uso a 16 anos e nada , só o carro dos outros que acontece isso .

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Edeilson 2 de agosto de 2021

É… Acredito que o problema é a proporção que colocaram, até se colocar muito etanol na gasolina, o carro ou moto que só funciona com o mesmo dá problema.

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Solene de souza 2 de agosto de 2021

Vc usa diesel S10 ? Eu comecei a usar faz 10 dias, agora fiquei com medo .bom dia

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Nilson Silva 1 de agosto de 2021

Mano …cada um faz do seu carro o que quiser. Acho engraçado esses blogs de carros com opiniões como se automóvel fosse um humano. Desde que não coloque a vida de ninguém em risco, cada um faz o que quiser, se der certo deu, senão bola pra frente. Carro é bem material e não um ser vivo.

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Carlos Henrique 1 de agosto de 2021

A questão é técnica, não de opinião. Leu o texto ? Entendeu a diferença entre um motor a gasolina e outro a diesel ?

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Gabriel Moreira Machado 1 de agosto de 2021

Nascemos e morremos imbecis nesse pais que nunca se tem realmente oque se paga . vc paga 5.99 em 1l na gasolina que nao é gasolina e ainda quase 3 conto de imposto e na verdade nunca tem 1 litro exato . é facil apontar para o povão o elo fraco ta errado . o desespero de um trabalhador em fazer seu misero salario render para poder rodar de carro num pais que tudo certo é errado e errado ta certo. concorcodo que rede sociais falase muito besteira e dicas erradas mais Por mim foi muito arrogante ao usar o termo imbecis

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Ayrtom domingos da silva 1 de agosto de 2021

Fas dois ano e meio que coloco um litro de disel a cada tanque do meu corola e só vejo vantagem tik tô descobriu muito tarde

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Márcio Ficher de Souza 1 de agosto de 2021

Lembrando que quando se misturava etanol ou álcool na gasolina eramos doidos, hoje quem faz esta loucura é o governo, nossa gasolina é batizada com 27% de álcool no combustível.

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Juliano 1 de agosto de 2021

Santa ignorância…

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Paulo 1 de agosto de 2021

Você usou no seu carro pra afirmar com tanto ódio que não funciona?
Desculpa amigo, mas está difícil de confiar em engenheiros, médicos e qualquer outro profissional com tantos “acordos comerciais” rolando por aí, não é verdade?! Olhe a sua volta, não seja ingênuo e principalmente agressivo antes de comentar sobre algo ou alguém simples que pode ter descoberto, de fato, algo que nos ajude a economizar…
Abraço

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Bruno Salvador 1 de agosto de 2021

Se vc soubesse a diferença entre um motor ciclo Otto e Ciclo Diesel, não faria esse comentário ridículo. Bota diesel no teu carro e me diz que acontece mano . . .

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Michael Nathaniel 1 de agosto de 2021

Entre veneno e remédio a diferença é a dosagem.

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Sergio Quintella 1 de agosto de 2021

Quanto ao diesel não sei, mas acredito que meu cilindro de 15m3 de GNV é “flexível”. Em alguns postos em Resende, entra 15,89 m3 no abastecimento.
Mesmo chegando rodando no GNV.
Vou chegar minha panela de pressão. Vai que cabe mais feijão com ela quente.

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Rodrigo 1 de agosto de 2021

Me explica aí senhor engenheiro, por que o álcool (etanol) tem 7 % de água misturado por lei no Brasil,se o água não queima????

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GELSON FREITAS MIORI 1 de agosto de 2021

Oi Rodrigo sou professor doutor da escola de engenharia Mauá. E posso te afirmar que isso faz parte do processo de produção do etanol. Se você colocasse alcool puro no carro pagaria o mesmo preço do álcool de farmácia. Então para baratear e manter o desempenho razoável no motor ele é hidratado.

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Ricardo Souza 1 de agosto de 2021

O alcool adicionado à gasolina é o anidro, com 0% de agua. Já o vendido nas bombas é hidratado e os motores flexcsão projetados para queimá-lo com eficiência.

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Ricardo Souza 1 de agosto de 2021

O álcool que é adicionado à gasolina é o álcool anidro, com 0% de água.
O álcool vendido nas bombas, este sim é hidratado e os motores são projetados pra usar este combustível.

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RICARDO ALEXANDRE RUEDA 2 de agosto de 2021

Lembrando também dos resultados da queima. Quando queimamos o etanol (álcool) temos como resultado também vapor d’água mesmo usando o álcool anidro (sem adição de água na formulação).
Com a queima de diesel misturada à gasolina e etanol, os produtos da queima provavelmente estão fora do que é estabelecido como limite de emissão pela queima talvez incompleta dos combustíveis.

AutoPapo
Boris Feldman 2 de agosto de 2021

Rodrigo,
A água é importante no etanol pois altera suas características para melhor. Ela não queima, mas atua no momento da combustão, sem deixar resíduos.
Se o prezado não sabe, já existiram vários projetos de motores a gasolina com injeção simultânea de água.
Que aumenta a compressão e o desempenho e ainda reduz a temperatura da câmara. Já teve em avião.
Um dos últimos foi há três ou quatro anos, da BMW.

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ROBERTO DE JESUS REZENDE 1 de agosto de 2021

Colocar um pouquinho de diesel junto com gasolina não é nada demais comparado a mistura de gasolina + diesel S10 + cloroquina/invermectina. Não tem pra ninguém. O motor entra rachando geral. Kkkkkkk

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Felipe Rosa Guia 1 de agosto de 2021

Seria tão legal se o tiktokeiro batesse o carro dele com diesel misturado a gasolina em um caminhão e fosse esmagado… Daria um ótimo vídeo…

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Rodolfo 1 de agosto de 2021

Daqui a pouco vão falar para por sabão em pó no tanque de gasolina. Eu uso gasolina aditivada Shell e Ipiranga desde 2010, isso sim limpa todo sistema de alimentação. O manual do proprietário do meu Onix 1.4 ano 2019 recomenda usar gasolina aditivada. Pra que inventar moda?

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Fernandes 1 de agosto de 2021

Não vejo a horas de comprar meu carro elétrico, vai ser só alegria.

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Fábio jr. 1 de agosto de 2021

Até a bateria chegar no fim da sua vida útil depois de cinco anos e vc descobrir que uma bateria nova é quase o valor do carro… kkkkkk…

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MARCUS CLEIDSON FREITAS ARAUJO 1 de agosto de 2021

O problema é que no Brasil isso não vai funcionar, espera pra ver quanto vamos pagar pela conta de energia quando os carros elétricos forem uma realidade

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Lauro Filippetti A 1 de agosto de 2021

Excelente materia idiotas não faltam neste mundo da internet, ainda mais eles aparecem bem no momento em que estamos com valores elevado no combustível, e muitos acabam acreditando e fazendo testes para ver se funciona.

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Lucas Nunes Junqueira 1 de agosto de 2021

Que o s 10 é um combustível mais limpo que o S 500, isso é fato,mas o que ainda não ficou claro é quanto a lubrificação.
Gostaria de saber se o S10 contém a mesma lubricidade do S500?

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Bravo 1 de agosto de 2021

Caroa colegas, então eu sou mais um imbecil conforme o assunto descrito acima, porque para cada 3 tanques de gasolina coloco 1 pouco de diesel cerca de meio litro no tanque de um Fiat uno flex 2005, que comprei o carro em 2008, e só tem que falar pro uno que essa mistura faz mal, porque o carro anda igual ao demônio, está com todas as manutenções em dia, carro lindo, com 350.000 km rodados, até hoje o escapamento e a bomba de combustível são originais, o motor parece um gatinho de tão silencioso, daí eu digo chupa essa manga e vai com mímimi pra lá.

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Renato 1 de agosto de 2021

Colocando tudo que é tipo de solvente pode? tudo comércio amigo! Fica um tiro mesmo! Kkkkkk

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Sandra Lourenço Siqueira 2 de agosto de 2021

Qto vc coloca? Qual diesel S10 ou s500?

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Almir Alves 1 de agosto de 2021

Entenda q diesel usa sistema de combustão diferente da gasolina mistura os dois o ponto de explosão fica sem lógica

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joseluizdacosta@bol.com.br 1 de agosto de 2021

Rolos químicos com os combustíveis. O Estado Brasileiro manda $$$$$$, e näo quer concorrentes, já que tem 50 % de impostos…

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Rudimar de Cesaro 1 de agosto de 2021

Que ótimo seria nós sabermos todos os tipos de mistura que compõem a nossa gasolina .isso nós nunca vamos saber. Carros importados para serem vendidos no Brasil temque mudar algumas coisinhas se não não vai sequer funcionar. Nossos carros funcionan com qualquer coisa. Ainda bem que meu veículo é movido a álcool que pena que o valor do álcool é um absurdo. Moramos em um país onde as pessoas pensam em levar vantagem em tudo mas muitas vezes só entram pelo cano.

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Roberson santana 1 de agosto de 2021

Vou te falar uma coisa independente de qualquer coisa, acredito que esses vídeos nos dão uma possibilidade de resolver os problemas que o próprio combustível puro nos traz, em vez disso vejo pessoas criticando pessoas que tentam ajudar de alguma forma com alguma solução, criticar este vídeo do tik Tok como está aí na postagem você que fez essa postagem não critica o ICMS e a roubalheira que tá o combustível.

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DANIEL SANT ANNA 1 de agosto de 2021

FUGA DO TEMA. NAO ESTAMOS DISCUTINDO ICMS, SE QUER FAZER ALGO sobre impostos ENTRE NA POLITICA E APRESENTE SUA PROPOSTA OU COBRE DOS PARLAMENTARES ATUAIS, FACA ALGO DE FORMA CONCRETA.

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Douglas 1 de agosto de 2021

Pare de gritar!

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Lynwoodi 1 de agosto de 2021

Eu trabalhei em uma oficina mecânica nos anos 90 foi o ano que teve uma crise por falta de gasolina os donos de postos de olho Grande comecaram a adiciona diesel, naquela semana era impossível a quantidade de carros, com velas carbonizadas, teve carro que troquei as velas novas,ele não rodou um quarteirão voltou com o mesmo problema: velas carbonizadas, o diesel contém uma quantidade de óleo lubrificante ele não queima acaba impregnado a vela, dificultando a ignição, e a combustao a acaba não acontecendo.

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Douglas 1 de agosto de 2021

Provavelmente adicionaram gasolina no diesel, pois este devia estar em muito maior quantidade.

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José paulo 1 de agosto de 2021

Eu não sei para que serve um engenheiro mecânico.o cara estuda anos para fazer uma máquina funcionar, aí vem um idiota que mudar até a fórmula da gasolina.quem acredita em um imbecil tem mesmo que se ferrar. Uma abraço boris.gosto das tuas opiniões…

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Juliano 1 de agosto de 2021

Imbecil não é quem espalha. Imbecil é quem acredita sem antes se aprofundar no assunto e verificar se procede a informação. Enquanto tem gente acreditando, vão continuar postando.

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João Amâncio 1 de agosto de 2021

Prezado, Engenheiro com experiência de 50 anos! A larga experiência nos ensina muitos saberes e em parte somos aprendedores. Concordo com você que essa mistura de combustíveis pode causar danos no motor do veículo. Porém o uso perjorativo “legião de imbecis” não agrega em nada. Os erros nos permite aprender também, o tiktokeiro que mensionou tem a possibilidade de reverter esse quadro e começar a vender informações mais proveitosas. Contudo com seus 50 anos de experiência mostrou-se com suas palavras muita arrogância e por ter tanta longevidade, dificilmente mudará seu jeito peculiar com as palavras.

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Adamastor Duke 1 de agosto de 2021

Discordo de sua visão, o mundo está cheio de imbecis como essa pessoa do TikTok que causam um tremendo mau a sociedade e para humanidade, são essas pessoas que acreditam em chip na vacina, que o macaco que causa febre amarela, que a terra é plana e por ai vai.Chega de passar a mão na cabeça de gente burra e estúpida!

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Joacir Tappero 1 de agosto de 2021

Amigo quem da esse tipo de opinião.. coisas que vão dar prejuízo para os outros…pra mim também não tem outra coisa a não ser um imbecil sim….
Parabéns Boris sempre ensinando coisas boas…..

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Victor Hugo 1 de agosto de 2021

Na verdade tem 3 tipos de imbecis.
O trolador que passa esse tipo de trote só pra rir dos trouxas.
O trouxa que vai nesse tipo de trote por ignorância ou ganância.
E o ingênuo que ao invés de apoiar as críticas dos imbecis os defende ingenuamente..

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Boca de Gamela 1 de agosto de 2021

Mais um imbecil da turma do politicamente correto… Vai lá, mete diesel no tanque do seu carro e nos conte o resultado. Ser taxado de imbecil vai ser pouco kkkk.

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Marcio celeste 1 de agosto de 2021

Eles não deveriam serem chamados deimbecis, e sim de ACÉFALOS.

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Alan 1 de agosto de 2021

Acho que você deve ter cído um que colocou diesel na gasolina e se ferrou, e agora se sentiu ofendindo. kkkkkkkkk

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Douglas 1 de agosto de 2021

50 anos de experiência? Esse senhor (ancião) tem quantos anos? Ele ainda usa carro?

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Mauricio 1 de agosto de 2021

Tenho uma dica que pra mim funciona muito bem:nunca sair com o carro com motor frio,isso força muito os componentes sensíveis do motor; evide acelerar muito forte o carro, isso vicia o motor; procure sentrir a vibracao do motor e manter suavidade observando o giro, muito importante, giro alto consumo excessivo; vela de 3 eletrodos ajuda na resposta da queima; manter, de preferencia o mesmo combustível, eu particularmente prefiro o álcool; de preferência a mesma bomba do mesmo posta pois, estamos no Brasil; óleo combinando com a quilometragem do motor e a cartada final é a sabedoria ao arrancar e ao para o veículo. Se voce seguir essas regrinhas terá o máximo de rendimento de seu motor.

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Mister Gasosa 1 de agosto de 2021

Mas nas ultrapassagens se deve levar a rotação do motor entre o torque máximo e a potência máxima, pois quanto menor o tempo de ultrapassagem menor é o risco de acidente.
E esticar uma 2a marcha de vez em quando é bom porque as velas entram na temperatura de autolimpante, próximo a rotação de potência máxima, conforme informado no catálogo de velas NGK.
Eu uma vez por semana estico a 2a marcha ate os 5.500 rpm apenas uma vez do meu Onix 1.4 ano 2019 com 4.600 km rodados apenas. A rotação de potência máxima dele é 6.000 rpm, mas eu tenho dó de chegar a tudo isso, 5.500 rpm já basta pra mim.

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Carlos Correia 1 de agosto de 2021

Na Europa, 1 mundo carro diesel é para encher depósito com diesel ou uma parte de óleo de cozinha,aditivada se usado ou óleo novo direto no depósito, carro a gasolina se queres poupar metes o carro a GPL ou como aí no Brasil a álcool, só que aqui á inspeção obrigatória aos veículos se não estiver como a lei manda reprova ou pior apreendem o carro, tudo o que foi dito é verdade o resto é teorias de merd…. cumprimentos.

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Wislan mozer 1 de agosto de 2021

Tik tok é meme ‘ Tenho um corolla antigo com mais de 250k ‘ tenho uma fiat strada 2000 1.5 com exatos 297500 km manutenção normal troca de óleo normal ‘ óleo original nos dois ‘ faz 10 anos que tenho os 2 nunca me deixaram na mão ‘ não tenho coragem de fazer isso diesel na gasolina sei lá ‘ tem ums amigos que usam militec ‘o cara compra carro com 50k e já fala que o carro é o melhor ‘ usa o carro ums 5 meses não roda nem 10mil e fica falando brasileiro tem que aprender muito sobre carro ‘ os mecânicos que temos maioria só conversa fiada ‘ não existe militec ‘não existe misturar diesel na gasolina . Existe carro revisado óleo certo água de radiador certo ‘ para economizar e só andar suave com o carro que dá certo ‘ tenho convicção do que falo são mais de 10 anos com os mesmos carros sem nunca fica na estrada

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Eduardo Marques 1 de agosto de 2021

Boris e usuários da coluna,

Uma dúvida: é viável abastecer um tanque de carro movido exclusivamente à álcool (década de 80) com aproximadamente 20% de gasolina? Essa estratégia oferece risco de prejuízo ao motor?

Grato a quem puder responder!

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George 1 de agosto de 2021

Bom dia, se o veículo estiver com o sistema de partida a frio ruim não vai ter jeito, prá pegar de manhã só misturando um pouco de gasolina no tanque mas veja bem, não é indicado pois causa pré ignição e pode danificar seu motor a longo prazo o ideal é consertar o sistema de partida a frio👍

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Romeu Sérgio Poerschke 1 de agosto de 2021

Tinha uma Quantum 86 a Etanol.
Troca de óleo a cada 7 mil km, conforme indicação do manual óleo API SG.
Sem acelerações excessivas e nunca ficar rodando em marcha lenta …
Gasolina no reservatório para os dias frios, só colocava etanol puro … um bateria de 65 A, sempre de marca boa (Moura na minha preferência) e nunca fiquei na mão… rodei 320 mil km.
Só parou por um motorista bêbado que nos bateu …
Viajava em torno de 3 a 4 mil km por mês … flutuava na veddade …

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Luiz Mendes 31 de julho de 2021

Em 1974 comprei um Fusca 69. Na época Eu não tinha muito conhecimento sobre automóveis, haviam alguns expertos que me iludiram e Eu fiz um tal de retorno de gasolina antes do carburador.Para chegar aos 80 km/ h levava muito tempo é tinha q acelerar na manha. Gastava pouco mas não andava. Falei com um mecânico amigo é ele disse: “A Volks, GM ,Ford tem engenheiros trabalhando dia é noite para economizar e ganhar da concorrência é aí vem Tú um * é acha que descobriu a roda?” Luiz Mendes

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José 31 de julho de 2021

Infelizmente hoje todos estamos correndo o risco de usar gasolina com: excesso de etanol ( mais comum ), diesel, ou o que é mais comum nas adulteracoes, agua, por ser mais barata. Isso é fato. Tabto praticada por postoa, como por transportadores. Infelizmente é a nossa realidade. E é a sorte ou azar de abastecer na bomba certa ou errada, do mesmo posto.

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Samir Muhamid 31 de julho de 2021

Irmão, eu tinha um Marea hlx verde escuro metálico que eu completava o tanque e colocava 200 ml de diesel no ano 2000. E não é que o carro tinha consumo de carro 1000.

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Fernando 1 de agosto de 2021

Dono de Marea não esperávamos inteligência.

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Arckthur 1 de agosto de 2021

Sei, porque viajei junto, de um amigo engenheiro da VW que colocou no tanque (fazem 30 anos e era motora ar carburador 1700cc) quase 25% de diesel e mais de 75% de gasolina super aditivada. O carro era da VW e foi um dos carros testes na década de 80. Fomos de São Paulo a Belo Horizonte e vice versa, fora os km a passeio. O carro não apresentou pré ignição em momento algum, ficou mais econômico e veloz(lembrar que estava com gasolina que hoje seria superior a Podium). Chegamos a VW e logo viram o que já tínhamos relatado: O nível do óleo subia devido a PÓS-IGNIÇÃO e não a pré- ignição. As velas especiais de platina usaram acima do normal (trocamos 6 vezes). Perguntem a algum engenheiro da VW que tenha participado do teste naquela época. A VW desmontou todo o motor que foi analisado por semanas: Estava em ordem só precisou de uma regulagem de válvulas. AVISO! NÃO FAÇAM ISSO EM CASA!

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Wilson 1 de agosto de 2021

Boa. Hahaha

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Mister Gasosa 1 de agosto de 2021

Araçatuba,
Se tem que legar em conta que:
1. A taxa de compressão de motor a ar de 30 anos atrás era baixa, já os seminovos de hoje passa de 12:1, logo o risco de pré ignição é maior nos carros seminovos e 0 km;
2. Pelo que Petrobras informa a gasolina Podium é uma das de maior octanagem do mundo, então está gasolina deste teste que você fez era preparada ou seja especial? Pois se não me engano a antiga gasolina azul não tem maior octanagem que a Podium atual.
3. Nível de óleo acima do nível máximo não é recomendável.

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Mister Gasosa 1 de agosto de 2021

Arckthur,
Eu quis dizer o seu nome no texto acima, mas o corretor ortográfico colocou Araçatuba.

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Franklin Josimar 31 de julho de 2021

Rapaz, elegeram um presidente gasodisel.
Imagine só as bobagens nas outras áreas.

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yuri 5 de agosto de 2021

Se ele fosse assim como você diz, iria abolir esse GASOHOL que estraga TODOS os motores em circulação no país.

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Gustavo 31 de julho de 2021

Mesmo com todos esses argumentos eu sou obrigado a discordar da opinião do nobre jornalista.

Ver se você tem um carro a gasolina e coloca uma porcentagem de óleo diesel compressão do motor é quem vai dizer se vai dar algum problema ou não.

Em alguns casos o carro pode fazer até 120 km com 1 l dessa mistura. Duvida?

Imagina um Fiat Marea com uns 20 anos de uso, gerador de hidrogênio, ozônio, militec rodando com uma proporção de 30% de óleo diesel e o restante da nossa gasolina batizada.. ligue o motor e acelere bastante até a faixa vermelha do contagiro durante uns 2 minutos.

Quando você terminar de fazer isso chame um guincho. E aí em cima da prancha, o consumo de combustível será próximo de zero.

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Treze 31 de julho de 2021

Tá usando dorgas vencidas?

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Roberto 1 de agosto de 2021

O miserável é um gênio!

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Raimar E. Ewert 31 de julho de 2021

Há uns 60 anos atrás os postos adulteravam a gasolina adicionando óleo diesel. Fugia-se de postos que vendiam diesel e gasolina. A sabedoria tornando-se uma burrice.

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Edson silva 31 de julho de 2021

Não coloco gasolina diesel tem que ter aprovação santifica kkkkk

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Waslon 31 de julho de 2021

Boris vacilou desta vez. Eu misturei com 25 L de diesel com 25 L de gasolina e 5 L de etanol no meu Civic EXR 2.0 2014 flexone. O carro virou uma bala chegando a 100 km/h em 5 segundos. As vibrações do motor desapareceram e o carro ficou alinhado e balanceado. Como o carro está muito mais veloz irei economizar com as lavagens pois não dá tempo da sujeira grudar na lataria. Com a maior potência do motor, o hidrovácuo do frio ficou mais potente e um toque nos freios faz o carro parar quase instantaneamente.

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JORGE LUIZ VIEIRA ROCHA 31 de julho de 2021

Vc é mentiroso, seu carro correu tanto pra oficina que não pegou sujeira nenhuma de tanto ficar parado pra reparo do motor idiota.

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CLEITON CEZAR DE OLIVEIRA 31 de julho de 2021

Vc é comedia

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Dione 31 de julho de 2021

Então continue fazendo isso.

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Romildo 31 de julho de 2021

Mas então aconteceu um grande milagre, pois junto com a adição do Diesel veio também balanceamento e alinhamento… ora,em que tempos estamos…???

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Wilson 1 de agosto de 2021

A lataria também mudou e aerodinâmica e estética ficaram melhores. 🤣🤣🤣🤣

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Rodrigo Bernardo da Silva 1 de agosto de 2021

O mizeravi é um gênio!!!

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Victor Hugo 1 de agosto de 2021

Só eu vi que é piada? Kkk.. boa essa

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Fernando Costa 31 de julho de 2021

Ninguém falou do catalisador como fica nessa história! E a sonda lambida?
Nenhum desses componentes foram feitos para uso de diesel em motores ciclo otto! Em um motor diesel para se ter uma ideia no modelo euro 5 se usa arla para catalisar a queima e somente no euro 6 fizeram um catalisador capaz de tratar a queima dos gases sem uso do arla 32,motor a gasolina ou flex tem que ser usado como manda o figurino se tem posto adulterando combustível aí é outro assunto!

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Luciano Neira Andrade 31 de julho de 2021

O engraçado que o imbecil é só o que coloca Diesel na Gasolina, mas existe uma legião maior ainda chamada Petrobras que mistura de tudo e ainda cobram um absurdo pelo combustível. A verdade é que todos nós somos imbecis. A única que não é chamada de imbecil é a Petrobras

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joseluizdacosta@bol.com.br 1 de agosto de 2021

Na química se faz muitas misturas é só achar os % e se o motor aceita…

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MARINHO 31 de julho de 2021

Tenho um Sonic 1.6 16V, uso gasolina adtivada DT Clean / V Power, o motor do meu carro parece novo. Faz 15km/litro na estrada. Gasolina comum (barata) é uma tragédia, que me sai caro. O carro falha, engasga e afoga, alem da redução do consumo para 12 km/ litro na estrada.

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Victor Hugo 1 de agosto de 2021

Meu Ka 1999 e 2007 idem. Esses 1.0 torcidos só na aditivada..

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Darcy Martins junior 31 de julho de 2021

Só inventam *e ainda existem seguidores.

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Wellington 31 de julho de 2021

Faz uma materia ai, sobre os postos de Bh que misturam diversas coisas na gasolina. Inclusive teve tanto posto autuado por isso nos ultimos dias. Entao creio que o diesel vai fazer ate menos mal do que os produtos que os postos misturam

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José Flavio de Souza 31 de julho de 2021

Gostaria de pedir pra fazerem reportagem sobre estudo/intenção da ANP de permitir que os postos de uma determinada bandeira passem a vender combustíveis de outra bandeira ou bandeira branca com a ingênua intenção de aumentar a concorrência entre eles o que na cabecinha de algum” gênio beneficiária” o consumidor. Se não tem fiscalização nem pra cumprir o que é obrigatório imagino se passar a boiada.

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Cesar stuani 31 de julho de 2021

E as partes de boracha vão todas pro saco e cada uma que se ve melhor aprender a usar o carro

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Rato de politico(so o otario da vez tentando acordar) 31 de julho de 2021

Eu começei a fazer 30 de gasolina e 1 de s10 no uno 93. Ele fazia na cidade (alterosa, montanhosa, perto da serra de petropolis)11 por litro. Agora esta mais forte e faz 15 por litro. Entao cada caso é um caso. Acredito q na BR deva fazer uns 22. Pq onde moro é so ladeira e pirambeira. Ainda tem o transito intenso por causa do trem q corta no centro da cidade a cada 15 mim. Garra o transito todo

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Luiz Antonio 31 de julho de 2021

Ja ja vem a conta kkk.Ao vc ter pre ignicao ,seu pistao pode furar,sua vela e valvula derreter…eu sei pq fui vitima de combustivel adulterado com algo deve ser nafta ou algo parecido e vc acha mesmo que seu motor vai aguentar quanto tempo? Kkk

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José Flavio de Souza 31 de julho de 2021

Parabéns pela reportagem e alerta aos que acreditam em tudo que circula na rede. Tem gente que ainda acredita que o motor a combustão pode funcionar com água. Devíamos sim é criar meios de fazer o governo abaixar o preço dos combustíveis que está um absurdo.

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Carlos Henrique 31 de julho de 2021

Se você tem um motor que roda até com cachaça, essa mistura pode não fazer bem, mas também não fará mal.
Agora se você tem um desses motores modernos de 2010 pra cá, ou de carros europeus, faça isso com regularidade pra fabricar uma bomba para o próximo proprietário.
Maioria das pessoas acha que essas coisas dão certo porque a bomba só explode no colo do próximo dono.

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Mister Gasosa 31 de julho de 2021

Exatamente!
Conheci um cara que me disse que óleo de motor não se troca, apenas se completa. Coitado de quem compra o carro “seminovo” dele com 3 anos sem trocar óleo.

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Oni 1 de agosto de 2021

Tá só a borra preta dentro, quem comprar vai gastar uma nota pra resolver esse só completa ahshshss :v

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José Flavio de Souza 31 de julho de 2021

Kkkk…as vezes pode não dar tempo de chegar ao colo do próximo.

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Sérgio de oliveira Silva 31 de julho de 2021

Seu carro com essa mistura vai sujar as velas de óleo,e seu carro vai sair fumaça pela descarga do carro (escapamento) não vai limpar bico ,só vai prejudicar o funciomento do amor.

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Evilázio de França Souza 31 de julho de 2021

Eu usei o diesel no meu carro e deu certo é uma Zafira 2.0 16v, regulou a marcha lenta, tirou a vibração do motor senti o carro mais torcudo onde subia de segunda marcha agora sobe de terceira, mas não recomendo a ninguém fiz por conta e risco meu se der errado fica de experiência, mas Sr. Boris não te dá o direito de chamar ninguém de imbecil deixa cada um fazer o que quiser com seu carro.

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Manoel 31 de julho de 2021

Vc pode fazer o que quiser com o seu carro. Mais porém não influencia outras pessoas a fazerem a mesma camada. Esses tipos de retardados, imbecis e seja lá mais adjetivos estão pra todo lado pregando e passando mentiras IDIOTAS… CADA UM TEM O DIREITO DE DIZER O QUE QUIZER..

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José Flavio de Souza 31 de julho de 2021

Ele não está chamando ninguém de imbecil. Na reportagem ele cita de onde surgiu o termo.

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Ildenei musse 31 de julho de 2021

Concordo com a opinião do amigo. Sou mecânico, e digo sem sombra de dúvida: Adicionar diesel na gasolina prejudica o motor , parem de confiar em tudo que está na internet. É muito complexo o processo de queima de combustível dentro da câmara de combustão, pois existem vários fatores que são especificamente controlados para que haja uniformidade da queima . Se a gasolina batizada, já traz danos, colocando diesel também não se está batizando da mesma forma ??

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Rodolfo 31 de julho de 2021

O carro pode bater pino porque está usando gasolina batizada, escolha gasolina pela qualidade e não pelo preço.

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José Flavio de Souza 31 de julho de 2021

Caro Rodolfo, por experiência nem sempre é o combustível de má qualidade. Precisa ver se está usando o combustível correto eu usava a PÓDIUM de um posto de confiança no Cobalt LTZ 18/18 e começou a rajar o motor porque o motor não está preparado pra receber esse tipo de combustível.

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Gesner Rocha 31 de julho de 2021

Qualquer coisa que aparece: use isso, faça isso que é bom, consulto sempre o meu mecânico.

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Mister Gasosa 31 de julho de 2021

A receita do sucesso é simples: para manter o motor limpo e o sistema de alimentação (tanque, bicos injetores e válvulasdeadmissãodeinjeção indireta), use gasolina aditivada de qualidade (Ipirznga Dt Clean e Shell V Power). Pois o resto das ideias mirabolantes é o conto do vigário.
Preço barato é sinal de batismo ou adulteração na certa! Por isso eu abasteço no meu posto de confiança que é um dos mais caros da região (zona Sul de São Paulo-SP). Faz um mês que paguei R$ 6,00 (seis reais) no litro da gasolina DT Clean.

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José Flavio de Souza 31 de julho de 2021

Usei a PODIUM da BR por muito tempo no Cobalt LTZ 18/18 e o motor começou a rajar como se tivesse batendo pino. Como estava na garantia levei na concessionária e o mecânico me orientou a trocar de gasolina por a comum e misturar com álcool. O defeito sumiu.

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Mister Gasosa 31 de julho de 2021

Então tem alguma coisa errado…. pois eu tenho um Onix 1.4 ano 2019 e não bate pino usando gasolina aditivada Dt Clean. Mude de posto, escolha gasolina pela qualidade e não pelo preço.
Eu tenho uma rocadeira Sthil FS 85, quando a gasolina é ruim ela morre, afoga, engasga. Já com a gasolina do meu posto de confiança nunca tive problemas, a rocadeira com ela funciona feito um relógio. O posto próximo a casa da minha sogra que eu roco a gasolina é um lixo.

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Luiz 2 de agosto de 2021

Já fiz muito isso num Fiat uno.
Não tive problema nenhum…

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Mister Gasosa 31 de julho de 2021

E para não judiar do meu motor eu evito andar nas subidas abaixo de 2.000 rpm.
Gosto de trocar marchas a 3.000 rpm nas rodovias. Nas ultrapassagens deixo ir até 5.500 rpm (Onix 1.4 ano 2019).

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yuri 5 de agosto de 2021

O motor dos seu veículo, o SPE4 não tem capacidade de aceitar um combustível com alta taxa de compressão.

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Cassio 31 de julho de 2021

A internet se tornou um lugar maravilhoso para aprender muitas coisas, mas também ensina o errado. E essas pessoas que ensinam cosias erradas ganham o que?
Sempre tive o pé atrás com ensinamentos quaisquer da internet, até que um dia meu carro parou de fazer a leitura da quantidade do combustível no tanque. Procurei na internet um modo de voltar a ler e o carro parou foi de vez até que tive que mandar arrumar o leitor do tanque e a *que fiz com o carro.
Depois disso, nunca mais.

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