Nova gasolina: preciso regular o motor? Já está nos postos?

Novo padrão para o combustível já está estabelecido, mas muitos motoristas ainda estão em dúvida sobre sua aplicação no dia a dia

Por Boris Feldman 03/08/20 às 17h42

Está valendo a partir desta segunda-feira (3) uma resolução da ANP a respeito da nossa gasolina: ela estabelece novos critérios para: ponto de evaporação, octanagem e densidade mínima.

Qual é o motivo disso? Melhorar a qualidade, equiparar a nossa gasolina definitivamente com a gasolina que existe em países do primeiro mundo, Europa, Estados Unidos e alguns países asiáticos.

Nós só vamos ficar devendo em termos da proporção de etanol. E está errado quem diz que “só a nossa gasolina que tem etanol, isso é uma coisa tupiniquim, só o brasileiro tem que receber o etanol na gasolina”

VEJA TAMBÉM:

Besteira o que vocês estão falando! Nos Estados Unidos tem 10% de álcool na gasolina; na Europa tem 2,5%, 5%, cada país estabelece lá o seu critério. Mas a nossa gasolina, com essa resolução da ANP, vai realmente se equiparar definitivamente com as melhores do mundo.

A principal modificação da gasolina é a densidade mínima, o que significa isso? A gasolina vai ter que ter um peso. Porque tem gasolina mais leve e a mais pesada: quanto mais leve, pior: menor o desempenho do motor, maior o consumo.

Já está em todos os postos?

Mas não achem vocês que a partir de hoje ou de amanhã nós já vamos ter essa gasolina, porque a ANP deu 60 dias para as distribuidoras esgotarem o estoque; deu 90 dias para os postos esgotarem o estoque da gasolina atual antes de chegar a nova.

shutterstock bomba de combustivel preta preco de combustivel impostos icms gasolina etanol

Preciso regular o motor?

Motorista ficou em dúvida: “eu tenho que mudar alguma coisa no meu carro, no meu motor para essa nova gasolina?” Não. Se o seu carro já tem central eletrônica, ela vai perceber a melhora da gasolina e o seu carro vai ter melhor desempenho, menor consumo.

Em segundo lugar: quando é que essa gasolina vai estar de fato nos postos? Não se sabe! A única certeza é de que daqui a 90 dias todos os postos terão de oferecer essa nova gasolina. E a velha desaparece!

6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Iderval 15 de setembro de 2020

    Pelo que vejo, acharam uma nova maneira de lubridiar o consumidor com essa balela de nova gasolina. Só vão diminuir o solvente e a água. Antes você derramava a gasolina e esta evaporava antes de chegar no solo, hole molhe a mão que ficará umida por bom tempo.

  • Avatar
    Antonio Marcolino/Batman Marcolino 3 de agosto de 2020

    Até o momento não foi divulgado quanto custará em média o litro da CHAMADA NOVA GASOLINA.Sera que alguns dos Srs.podem divulgar.

  • Avatar
    Flávio 3 de agosto de 2020

    Como fica a gasolina premium atual, esse tipo de gasolina de alta octanagem vai mudar também ?

  • Avatar
    LUIZ GUILHERME BARROS DOS SANTOS 3 de agosto de 2020

    O novo combustível , com 92 octanas, vai realmente trazer um enorme benefício aos motores ( sejam eles carburados ou injetados, aspirados ou turbinados). Como prova disso cito minha experiência com um Renault Clio 1.2 que aluguei em Santiago ( Chile) : fiz a média de 15 km/litro ( cheguei a fazer 19 km/l na estrada) utilizando a gasolina de lá, que tem 95 octanas !! Com esta nova gasolina TODOS os nossos veículos ficarão mais econômicos ( mas não espere milagre, OK?) . E, é claro, vai ter um monte de gente dizendo “não notei diferença nenhuma” , ou “é a mesma droga , só que mais cara” !!
    A melhora na eficiência dos motores com injeção eletrônica será mais perceptível porque o “sensor de detonação” não precisará atrazar o “ponto”do motor e isso garantirá melhores acelerações. Nos motores carburados não ocorrerá a “batida de pino” durante as acelerações ( ocorrência quase que constante devido a baixa octanagem da gasolina atual ).
    Podemos também esperar que os novos veículos previstos para 2021 ja sejam projetados para utilizar o novo padrão de combustível e isso trará melhoras ainda maiores tanto na economia quanto no desempenho ! Vamos em frente Brasil !!

    • Avatar
      Luiz Zonta 3 de agosto de 2020

      Esta gasolina vai mudar a potência máxima dos motores flex quando abastecidos com esta gasolina ?

    • Avatar
      Marcelo 3 de agosto de 2020

      A gasolina terá a mesma octanagem, isso não vai mudar. O que muda é o padrão utilizado na medição. No novo padrão de medição (europeu se não eatou enganado) a atual e a nova possuem a mesma octanagem.

Avatar
Deixe um comentário