Nova gasolina: preciso regular o motor? Já está nos postos?

Novo padrão para o combustível já está estabelecido, mas muitos motoristas ainda estão em dúvida sobre sua aplicação no dia a dia

gasolina aditivada abastecer tanque
Nova gasolina: em vigor a partir desta segunda (3) (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 03/08/2020 às 17h42
Atualizado em 03/08/2020 às 17h52

Está valendo a partir desta segunda-feira (3) uma resolução da ANP a respeito da nossa gasolina: ela estabelece novos critérios para: ponto de evaporação, octanagem e densidade mínima.

Qual é o motivo disso? Melhorar a qualidade, equiparar a nossa gasolina definitivamente com a gasolina que existe em países do primeiro mundo, Europa, Estados Unidos e alguns países asiáticos.

Nós só vamos ficar devendo em termos da proporção de etanol. E está errado quem diz que “só a nossa gasolina que tem etanol, isso é uma coisa tupiniquim, só o brasileiro tem que receber o etanol na gasolina”

VEJA TAMBÉM:

Besteira o que vocês estão falando! Nos Estados Unidos tem 10% de álcool na gasolina; na Europa tem 2,5%, 5%, cada país estabelece lá o seu critério. Mas a nossa gasolina, com essa resolução da ANP, vai realmente se equiparar definitivamente com as melhores do mundo.

A principal modificação da gasolina é a densidade mínima, o que significa isso? A gasolina vai ter que ter um peso. Porque tem gasolina mais leve e a mais pesada: quanto mais leve, pior: menor o desempenho do motor, maior o consumo.

Já está em todos os postos?

Mas não achem vocês que a partir de hoje ou de amanhã nós já vamos ter essa gasolina, porque a ANP deu 60 dias para as distribuidoras esgotarem o estoque; deu 90 dias para os postos esgotarem o estoque da gasolina atual antes de chegar a nova.

shutterstock bomba de combustivel preta preco de combustivel impostos icms gasolina etanol

Preciso regular o motor?

Motorista ficou em dúvida: “eu tenho que mudar alguma coisa no meu carro, no meu motor para essa nova gasolina?” Não. Se o seu carro já tem central eletrônica, ela vai perceber a melhora da gasolina e o seu carro vai ter melhor desempenho, menor consumo.

Em segundo lugar: quando é que essa gasolina vai estar de fato nos postos? Não se sabe! A única certeza é de que daqui a 90 dias todos os postos terão de oferecer essa nova gasolina. E a velha desaparece!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Iderval 15 de setembro de 2020

Pelo que vejo, acharam uma nova maneira de lubridiar o consumidor com essa balela de nova gasolina. Só vão diminuir o solvente e a água. Antes você derramava a gasolina e esta evaporava antes de chegar no solo, hole molhe a mão que ficará umida por bom tempo.

Avatar
Antonio Marcolino/Batman Marcolino 3 de agosto de 2020

Até o momento não foi divulgado quanto custará em média o litro da CHAMADA NOVA GASOLINA.Sera que alguns dos Srs.podem divulgar.

Avatar
Flávio 3 de agosto de 2020

Como fica a gasolina premium atual, esse tipo de gasolina de alta octanagem vai mudar também ?

Avatar
LUIZ GUILHERME BARROS DOS SANTOS 3 de agosto de 2020

O novo combustível , com 92 octanas, vai realmente trazer um enorme benefício aos motores ( sejam eles carburados ou injetados, aspirados ou turbinados). Como prova disso cito minha experiência com um Renault Clio 1.2 que aluguei em Santiago ( Chile) : fiz a média de 15 km/litro ( cheguei a fazer 19 km/l na estrada) utilizando a gasolina de lá, que tem 95 octanas !! Com esta nova gasolina TODOS os nossos veículos ficarão mais econômicos ( mas não espere milagre, OK?) . E, é claro, vai ter um monte de gente dizendo “não notei diferença nenhuma” , ou “é a mesma droga , só que mais cara” !!
A melhora na eficiência dos motores com injeção eletrônica será mais perceptível porque o “sensor de detonação” não precisará atrazar o “ponto”do motor e isso garantirá melhores acelerações. Nos motores carburados não ocorrerá a “batida de pino” durante as acelerações ( ocorrência quase que constante devido a baixa octanagem da gasolina atual ).
Podemos também esperar que os novos veículos previstos para 2021 ja sejam projetados para utilizar o novo padrão de combustível e isso trará melhoras ainda maiores tanto na economia quanto no desempenho ! Vamos em frente Brasil !!

Avatar
Luiz Zonta 3 de agosto de 2020

Esta gasolina vai mudar a potência máxima dos motores flex quando abastecidos com esta gasolina ?

Avatar
Marcelo 3 de agosto de 2020

A gasolina terá a mesma octanagem, isso não vai mudar. O que muda é o padrão utilizado na medição. No novo padrão de medição (europeu se não eatou enganado) a atual e a nova possuem a mesma octanagem.

Avatar
Deixe um comentário