Quanto tempo o novo coronavírus sobrevive em cada parte do seu carro?

Depois de um espirro, o vírus pode se manter ativo por até 2h30 no ar; em superfícies plásticas, como o painel, a sobrevida chega a 72h

higienizacao interior carro volante desinfetado spay alcool 70 mata novo coronavirus pano lavar carro por dentro hutterstock
Por AutoPapo
14 de abril de 2020 13:47

Estudo realizado por cientistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, indica que o novo Coronavírus pode sobreviver até três dias em algumas superfícies. Saiba qual é o tempo de vida do vírus em cada uma das partes do seu carro.

LEIA MAIS

De acordo com a pesquisa, o vírus resiste por cerca de 72 horas no plástico – componente que está presente em várias superfícies dentro do habitáculo de um veículo.

No aço inoxidável, a durabilidade é de 48 horas. Em uma caixa de papelão mantida no porta-malas, por exemplo, a sobrevida do novo coronavírus é de 24 horas. Já no cobre, ela é de apenas 4 horas.

O levantamento também mostrou uma informação interessante: o novo coronavírus pode sobreviver no ar entre 40 minutos e 2h30, após uma pessoa infectada tossir ou espirrar.

A infectologista da Rede de Hospitais São Camilo, de São Paulo, Dra. Adriana Coracini, afirma que os cientistas promoveram artificialmente a nebulização do vírus no ambiente, fazendo com que ele fosse aerossolizado e, a partir daí, testado em todas as superfícies para checar o seu tempo de sobrevida.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal forma de transmissão da COVID-19 é por gotículas respiratórias, ou seja, as superfícies onde o vírus possui sobrevida, e não pelo ar. Por isso, o alerta da higienização é importante e sempre ressaltado, seja lavando as mãos ou limpando objetos.

No geral, “a melhor forma de higienizar é com a utilização do álcool gel 70% ou outros componentes que adotamos no hospital à base de álcool, como o clorexidina ou o quaternário de amônio, que é mais usado para dispositivos como celulares e computadores”, detalha a infectologista da Rede de Hospitais São Camilo, Dra. Adriana Coracini.

Ainda segundo a médica, os compostos de clorados inativam o vírus em qualquer ambiente. Então, qualquer um desses, usados antes do período em que o vírus morre sozinho, já será eficaz para a esterilização.

Como livrar o seu carro do novo coronavírus

higienizacao interior carro volante desinfetado spay alcool 70 mata novo coronavirus pano lavar carro por dentro hutterstock
Para limpar o volante e o câmbio, passe um pano com álcool 70%

De acordo com a OMS, para desinfectar um superfície contaminada pelo novo coronavírus basta limpá-la com um desinfetante simples. Depois de fazê-lo, limpe as mãos com um higienizador à base de álcool ou lave-as com água e sabão. Evite tocar nos olhos, boca ou nariz.

A também médica infectologista Alina Habert explicou, em um evento da Ford, como desinfetar os principais focos de contaminação no carro:

  • no volante e no câmbio, passe um pano com álcool 70%;
  • nos cintos de segurança, retire o excesso de sujeira com papel toalha e passe um pano com sabão neutro ou desinfetante.
  • Para o painel, onde não é indicado passar álcool, utilize um pano úmido com detergente.

Para saber quais são as superfícies do carro mais suscetíveis a contaminação, clique aqui.

Foto | Shutterstock

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Elisangela 10 de janeiro de 2021

Se eu borrifar o álcool 70% em toda parte interna do carro sem passar o pano, mesmo assim ele já está esterelizado?

Avatar
Renato Barros Barbosa 13 de março de 2021

Pergunta excelente também tenho essa dúvida.

Avatar
Renato vilas boas marin 15 de abril de 2021

Trabalho na area de estética automotiva como não é normal uma pessoa comum ter um APC ou anti bactericida em casa o álcool 70 aplicado com pano limpo no interior do veículo anula o vírus ok

Avatar
José Joaquim Lopes Gomes 5 de dezembro de 2020

Saudações!
Quais são as informações atuais, em dezembro de 2020, sobre os assuntos tratados nesta reportagem? Seria bom sabermos para lidar melhor com a pandemia.

Avatar
Takuya 22 de junho de 2020

Não sei se as perguntas abaixo já foram respondidas. Mas gostaria de saber o quanto o vírus consegue sobreviver em um ambiente fechado e no Sol como a maioria dos veículos. E no couro, carpete, borracha e tecido do banco?

Avatar
Suzete 30 de abril de 2020

Quanto tempo o coronavirus permanece no papel

Avatar
Fábio Rodrigues Martinho Moraes 2 de julho de 2020

Mesmo tempo do papelão: 24h

Avatar
Jurdes 15 de abril de 2020

Muito boa a explicação, mais considerando o tempo de vida do vírus nas superficies demonstradas a cima foi levada em consideração que temperatura???

Avatar
Fábio Rodrigues Martinho Moraes 2 de julho de 2020

Normalmente estes ensaios são feitos sobre a CNTP( condições normais de temperatura e pressão). Neste caso, 25 graus centígrados

Avatar
Janilson marques 14 de abril de 2020

Se você deixar o carro no sol durante o dia, o vírus morre??

Avatar
Deixe um comentário