Novo Código de Trânsito: o que muda para os motociclistas?

Regras para transporte de crianças, uso da viseira ou de óculos de proteção específicos, farol durante o dia e CNH estão diferentes

Por Laurie Andrade 12/04/21 às 16h23
motociclista conduzindo moto vermelha com bagageiro em via expressa de salvador
Viseira segue sendo obrigação para os motociclistas (Foto: Shutterstock)

Começaram a vigorar, nesta segunda-feira, 12 de abril, as novas regras para o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Com o intuito de informar a todos sobre as determinações somadas pela Lei 14.071/20, o AutoPapo selecionou as alterações que afetam exclusivamente os motociclistas. Confira, abaixo, o que muda para os pilotos de motos.

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Viseira

A viseira é um dos equipamentos de segurança obrigatórios para os motociclistas. Para evitar qualquer desentendimento com relação à sua substituição – possível quando trocada por óculos de proteção específicos, a Lei 14.071/20 resolveu registrar a exceção na Lei de Trânsito.

A partir de agora, o Artigo 244 do CTB afirma que:

Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor:

I – sem usar capacete de segurança ou vestuário de acordo com as normas e as especificações aprovadas pelo Contran;

X – com a utilização de capacete de segurança sem viseira ou óculos de proteção ou com viseira ou óculos de proteção em desacordo com a regulamentação do Contran;

XI – transportando passageiro com o capacete de segurança utilizado na forma prevista no inciso X do caput deste artigo: é

Infração – média;

Penalidade – multa;

Medida administrativa – retenção do veículo até regularização;

Vale lembrar que não é permitido que o motociclista conduza sua moto com a viseira levantada. Até então, conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem viseira ou óculos de proteção era infração gravíssima passível de multa de R$ 293,47, recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e suspensão direta do direito de dirigir.

Pilotar com a viseira levantada ou fora das condições exigidas pela Res. 453/13 do Contran (Art.169) também era infração, mas leve, com valor de R$ 88,38.

Transporte de crianças em motos

O Artigo 244 também delimitou a idade mínima para uma criança ser transportada em motocicletas. De acordo com o texto, conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor transportando criança menor de 10 (dez) anos de idade ou que não tenha, nas circunstâncias, condições de cuidar da própria segurança é infração gravíssima com direito a multa e suspensão do direito de dirigir.

Anteriormente o CTB proibia apenas o transporte de crianças menores de sete anos.

Uso obrigatório do farol baixo durante o dia

O uso do farol baixo tanto de dia quanto de noite já era obrigatório para motocicletas, motonetas e ciclomotores. A regra permanece, mas muda a penalidade para quem descumpri-la. A partir desta segunda-feira, a infração pelo por trafegar em motocicletas com farol desligado será de natureza média (menos grave que a antiga gravíssima).

CNH passa a valer mais também para motociclista

As tão comentadas novidades da CNH – como validade maior e mais alta tolerância para suspensão do documento – também afetarão os motociclistas.

Pelo novo CTB, a validade da CNH passa a funcionar da seguinte forma:

Todos os habilitados com menos de 50 anos passam a contar com o prazo de 10 anos para que o documento expire. Pessoas entre 50 e 69 anos deverão renovar a carteira a cada cinco anos. A partir dos 70, a CNH valerá por apenas três anos.

Com a nova Lei de Trânsito, são necessários até 40 pontos para a perda da CNH. Esse número, no entanto, não é fixo. Multas gravíssimas, como falar no celular ao volante, podem acarretar na diminuição desse limite, passando para 30 ou 20 pontos. Veja bem:

O condutor pode perder a CNH com 20 pontos alcançados, se tiver duas ou mais infrações gravíssimas; com 30 pontos, se tiver apenas uma infração gravíssima; ou 40 pontos, se não constar entre as suas infrações nenhuma infração gravíssima.

Vale lembrar que, mesmo com a nova lei, o motorista continua podendo perder a carteira se for autuado em infrações que preveem de forma específica a suspensão da CNH, como é o caso da Lei Seca, por exemplo.

7 Comentários
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Edinho motoboy 3 de maio de 2021

A mudança de 10 anos é também para quem tem a atividade remunerada e a categorias D e E

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Valdenir Vieira 20 de abril de 2021

Tudo bem eu não concordo é no transporte de criança quem não pode comprar um carro pra levar o Filho para o colégio e so tem uma motocicleta tá difícil para o pobre?

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Paulo Ventura 19 de abril de 2021

Engraçado que antes não era obrigado a usar cadeirinha o sinto de segurança era só travado na cintura vc podia transportar crianças no banco da frente hoje nada mais pode hoje o policial tá realizado blitz se vc passar sem eles mandar vc prosseguir eles te multa dizendo 1ue vc está sem atenção e disperso quando vc assusta chega pra vc a notificação e depois a multa tá difícil

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Alvaro Alex de Camargo Roma 13 de abril de 2021

O povo precisa de educação e conscientização por parte do pessoal de transito e não multas. O pobre custa pra ter um carrinho velho, aí toma uma multa de 500,00 porque não tinha cadeirinha pro filho. A cadeirinha tem que ser recomendada e o cidadão que quer proteger seu filho e tendo grana pra isso compra.
Tirar dinheiro do pobre só atrasa a economia desse País pobre onde a esquerda só pensa em chegar no poder a qualquer custo. Se a esquerda puder tumultuar ela vai.

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Alvaro Alex de Camargo Roma 13 de abril de 2021

Acontece meu amigo que qualquer coisa era gravissima. se a viseira do capacete estivesse aberta era gravisima. eu concordo com a redução da gravidade.

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Adilson Gonçalves dias 12 de abril de 2021

Trocou 6 x meia dúzia ou seja quem já cometia infrações vai continuar. Na minha opinião quem comete infração gravíssima tinha que literalmente perder o direito de dirigir e se reabilitar passar pelo mesmo processo da primeira.

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Wesley Aquino 13 de abril de 2021

Teu cu!! Me jogaram uma multa de sinal vermelho!! Nem passei naquele local recorri e perdi!! Acho justo avaliar as gravidades pois uns são inconsequentes outros são vítimas da máfia das multas da prefeitura e o Estado

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