Novo DAF CF: mais do mesmo ou um semipesado de verdade?

Modelo entra no portfólio da marca com novo motor PACCAR GR-7 de 6,7 litros com duas opções de potência e chassis 6x2 e 8x2, além de três cabines

novo daf cf gr 7
Novo modelo conta com cabine Day, Sleeper e Space (Fotos: DAF | Divulgação)
Por Érico Pimenta
Publicado em 29/01/2022 às 13h03
Atualizado em 19/10/2022 às 14h41
  • DAF CF é o novo caminhão da marca holandesa e chega com novo motor e duas opções de chassi
  • Semipesado tem três tipos de cabines: Day, Sleeper e Space
  • Conforto e dirigibilidade são pontos fortes do DAF CF; confira nossas impressões

A DAF, montadora holandesa controlada pelo grupo americano PACCAR, lançou no Brasil o modelo CF com o novo motor PACCAR GR-7 de 6,7 litros oferecendo duas opções de potências: 280 cavalos com 96,9 kgfm de torque e 300 cavalos com 112 kgfm de torque. Já nas configurações de chassis, o modelo conta com as versões 6×2 (com Peso Bruto Total, PBT, de 23 toneladas) e 8×2 (com PBT de 29 toneladas), ambos chassi-rígido.

O novo motor GR-7 conta com sistema de injeção Common Rail, que, proporciona mais economia de combustível, e freio motor do tipo borboleta com 224 cavalos de potência de frenagem, item importante durante a operação diária.

motor paccar gr 7
Novo motor de 6,7 litros conta com sistema de injeção Common Rail

As novas configurações de motor e chassis chegam para atender o concorrido mercado de semipesados, que atuam no setor de distribuição de curta e média distâncias de até 35 toneladas, mercado que atualmente tem como líder o Volkswagen Constellation 24.280 seguido pelo Volvo VM 270, modelo que teve um crescimento de vendas beirando o absurdo em 2021.

VEJA TAMBÉM:

Para entrar com força e seguindo o próprio slogan “Você em 1º lugar”, a DAF oferece junto ao novo CF a opção de caixa automatizada ZF AS-Tronic de 12 velocidades, novos eixos Meritor MS-155 20T, com relação de diferencial de 3,73:1 ou 4,10:1, e também conta com eixo de apoio Suspensys, com suspensor pneumático e eixos direcionais DAF modelo N113.

Na parte “líquida”, o modelo conta com tanque de diesel com capacidade de 650 litros e tanque de Arla 32 de 42 litros.

Tipos de cabine do DAF CF

O DAF CF  é oferecido com três diferentes tipos de cabines: Day, Sleeper e Space, no qual a DAF afirma ser a mais espaçosa da categoria. A cabine Day fica exclusiva ao chassi 6×2 já a cabine Sleeper e Space ficam disponíveis para ambas as configurações de chassi.

A cabine Day conta com 1,60m de altura interna e não tem leito, ou seja, a cama atrás dos bancos. Já a Sleep possui a mesma altura, mas vem com cama de 2,23m nas versões 6×2 e 8×2. Já a cabine Space tem 2,23m de altura e 2,10m de comprimento e possui leito beliche com escada para acessar a cama superior.

Como opcionais, o novo DAF CF oferece:

  • Quebra sol verde translúcido com acabamento prateado;
  • Buzina pneumática de teto;
  • Faróis em LED;
  • Faróis auxiliares com função cornering;
  • Aviso sonoro de marcha à ré;
  • Espelho de aproximação frontal;
  • Climatizador de teto;
  • Suporte fixo para estepe;
  • Airbag;
  • Rodas de alumínio;
  • Ar-condicionado com função Auto;
  • Geladeira com capacidade de 33 litros
daf cf interior
Geladeira com capacidade de 33 litros é ofertada para maior conforto do motorista

Por fim, um recurso de série e novo Assistente de Performance do Condutor, que mostra em tempo real se o caminhão está sendo dirigido de forma eficiente, e indica melhorias para diminuir o consumo de combustível. Além dessa função, o assistente pode ajudar os grandes frotistas a desenvolver melhor os seus treinamentos e ganhar mais rentabilidade na operação.

Lindo e tecnológico, mas bom?

Em seus 8 anos de operação no Brasil, a DAF nunca se preocupou em lançar uma gama de produtos full-liner, ou seja, que atende diversos segmentos. Mas Lance Walter, presidente da DAF Caminhões do Brasil, explicou, em conversa com o AutoPapo, que a marca hoje se concentra em oferecer os melhores produtos nos segmentos que atua, no caso, semipesados e pesados.

Para alguns, a chegada dos novos DAF CF de 280 e 300 cavalos pode ser um pouco tardia, porém, se encaixa bem no propósito da montadora e, o mais importante, ele se mantém bom de dirigir como um DAF é.

Em nossa avaliação, em um circuito fechado no entorno da fábrica, tanto o DAF CF 280 6×2 quanto o CF 300 8×2 se mostraram fáceis de dirigir e têm um conforto de se admirar, principalmente levando em consideração o fato da cabine ser a mola e não a bolsa de ar. O mesmo vale para a suspensão que são metálicas, mas mesmo assim ainda garante um bom conforto.

daf cf interior 2
Apesar de a cabine ter suspensão a mola, conforto chama atenção

A visão da estrada é outro ponto, e quando isso é levado para a operação diária para qual esses caminhões foram concebidos, ou seja, entregas em centros de distribuição e afins, isso é uma ajuda a mais na hora de manobrar o bruto.

Outro ponto de destaque é o freio “retarder” que, quando acionado mesmo no primeiro estágio, já mostra uma grande potência de frenagem, e ainda possibilita descer uma marcha aumentando o poder da frenagem, dando assim mais segurança ao motorista.

Uma bela torta holandesa, mas com um gostinho estranho no final

Por mais que o DAF CF impressione ao dirigir, o modelo peca em alguns pequenos detalhes. Entre eles está não ofertar o sistema Night Lock. Esse sistema é uma trava mecânica, a prova de “pé de cabra”, com martelo de segurança.

Mesmo que o CF 280 e o DAF CF 300 sejam focados na distribuição regional, não é nenhuma surpresa que alguns motoristas possam comprar os modelos e fazer viagens interestaduais, tendo que fazer o pernoite em postos de combustível – esse item traria mais segurança.

Outro ponto é a oferta de tanques de combustível apenas em plástico e não em alumínio, que se tornaria uma melhor escolha para aqueles clientes que pensam em adquirir o modelo para operações interestaduais. Por fim, para algumas operações, uma suspensão traseira com bolsas de ar seria um ótimo opcional.

Vale a pena comprar?

A DAF tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro – dominado basicamente por Volvo, Scania e Mercedes. Resultado desse ganho de espaço está em sua estratégia e qualidade de seus produtos, o CF demonstra uma grande qualidade e é um caminhão muito bem acertado.

O preço do DAF CF ainda não está definido e também é um componente importante na equação do consumidor.

Veja o vídeo oficial do lançamento do modelo:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Danilo 5 de agosto de 2022

Me desculpe a falta de informação, não seria a VW líder no segmento de semipesados?

Avatar
Deixe um comentário