Novo Fiat 500 com propulsão elétrica será lançado no Brasil

Modelo, que tem tecnologias inéditas entre os carros da marca italiana, deve chegar ao país no segundo semestre de 2020

new 500 5r
Por AutoPapo
Publicado em 06/03/2020 às 10h00

Diante do cancelamento do Salão do Automóvel de Genebra, a Fiat organizou um evento próprio, em Milão, na Itália, para revelar o novo 500. Na quarta e última geração, o subcompacto ganhou propulsão totalmente elétrica. E, ao contrário de outros veículos desenvolvidos para o mercado europeu, ele será vendido também no Brasil.

VEJA TAMBÉM:

Em fevereiro, durante um evento para a imprensa, o presidente da FCA na América latina, Antonio Filosa, confirmou que a marca italiana lançará 5 novos produtos no Brasil até 2021. Um deles, segundo o executivo, terá propulsão totalmente elétrica e chegará já no segundo semestre deste ano. Embora não tenha sido citado pelo nome, trata-se do novo Fiat 500.

Novo Fiat 500 elétrico

Ademais, há anos o fabricante testa, no Brasil, unidades do 500e, versão elétrica da antiga geração. Ele nunca foi vendido por aqui, mas chegou a ter até algumas unidades cedidas a testes para jornalistas.

Tecnologia elétrica

Em relação ao antigo 500e, o novo Fiat 500 constitui evolução significativa. Suas baterias de íons de lítio com capacidade de 42 kWh oferecem autonomia de até 320 km.

Além disso, o modelo é equipado com um sistema de carregamento rápido: em apenas cinco minutos, é possível obter uma reserva de energia suficiente para percorrer 50 km. Essa autonomia, segundo a Fiat, basta para o uso diário médio. Em 35 minutos, é possível atingir 80% da carga das baterias.

O novo Fiat 500 traz também um sistema que permite otimizar o carregamento doméstico. Ao contrário de outros carros elétricos, que exigem tomadas específicas, ele pode ser recarregado em um plugue convencional.

Como anda o novo Fiat 500

O motor elétrico do subcompacto desenvolve 87 kW, valor que corresponde a 118 cv. Segundo o fabricante, a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 150 km/h. Mas o melhor é a aceleração de 0 a 100 km/h, feita em 9 s, também de acordo com a marca italiana.

Novo Fiat 500 traz ainda direção autônoma de nível 2. A tecnologia inclui câmera frontal para controlar o carro longitudinal e lateralmente, além de de controle de cruzeiro adaptativo (iACC) que freia ou acelera em resposta a carros, ciclistas, pedestres. Há ainda recurso de centralização da faixa, que mantém o veículo nos limites da via quando existem marcações no piso.

Novo Fiat 500 elétrico

Outro assistente identifica placas com os limites de velocidade e recomenda sua aplicação, enquanto sensores monitoraram os pontos cegos: se for detectado algum obstáculo,  uma luz de aviso triangular se acende no espelho retrovisor. Por fim, há sensor de fadiga e câmeras de 360​​° para auxiliar em manobras.

Novo Fiat 500 mantém identidade visual

Em termos de estilo, o novo Fiat 500 mantém a linguagem de estilo das duas gerações anteriores. As linhas ficaram mais limpas e dinâmicas. Um detalhe marcante é que a linha de cintura da carroceria passou a separar faróis, que ainda são circulares.

Vale destacar a adoção de um inédito logotipo “500”, que aparece pela primeira vez na dianteira do modelo. Na traseira, o modelo ostenta a nova logomarca global do fabricante.

Fotos Fiat | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário