[VÍDEO] JÁ DIRIGIMOS: Novo HR-V se torna referência em segurança

Com o robusto pacote Honda Sensing em todas as versões, marca japonesa sobe a régua entre os SUVs compactos; modelo passou por outras melhorias

nova linha honda hr v
Serão quatro versões de acabamento e duas motorizações (Fotos: Honda | Divulgação)
Por Felipe Boutros
De Sumaré (SP)
Publicado em 01/07/2022 às 13h03
Atualizado em 11/08/2022 às 16h00

No mercado brasileiro há sete anos, o Honda HR-V ganhou uma nova geração na linha 2023. O SUV rompe com a geração anterior e apresenta um visual mais robusto, com destaque para o capô elevado, a linha de cintura bem marcada e o caimento da porção traseira. Além disso, o novo HR-V se torna referência entre os SUVs compactos ao oferecer, de série, um robusto pacote de equipamentos de segurança de série desde a versão de entrada.

Já dirigimos o novo HR-V. Confia:

Outra mudança no novo HR-V foi na motorização: o 1.8 sai de linha e entra o novo 1.5 que já equipa a linha City. Já o 1.5 turbo também é novo e, agora, é flex. Nos dois casos, o câmbio é automático do tipo CVT (continuamente variável).

Outra importante novidade do modelo é a introdução do myHonda Connect, inédita plataforma de conectividade da Honda, disponível nas duas versões equipadas com motor turbo.

VEJA TAMBÉM:

Principais concorrentes

No mercado brasileiro, os principais concorrentes do novo HR-V 2023 são o Jeep Renegade, o Hyundai Creta e o VW T-Cross. Também estão na categoria o VW Nivus, o Nissan Kicks e o Kia Stonic.

Versões e preços do Honda HR-V 2023

O HR-V será vendido em quatro versões: EX Honda Sensing, EXL Honda Sensing, Advance e Touring. As duas primeiras têm o motor 1.5, enquanto as outras são equipadas com o 1.5 turbo.

As versões EX Honda Sensing e EXL Honda Sensing terão início de pré-venda em 2 de agosto. A chegada nas concessionárias está prevista para o final do mesmo mês. As vendas das versões Advance e Touring começarão em outubro.

Os preços do novo Honda HR-V 2023 ainda não foram divulgados.

Fotos do Honda HR-V 2023 EXL

Equipamentos

Honda HR-V EX Honda Sensing: faróis Full LED, botão de partida (Start/stop Engine), modos de direção Normal e ECON, rodas de alumínio aro 17”, ar-condicionado automático com dupla saída na traseira, duas portas USB para os passageiros do banco traseiro, central multimídia 8” touchscreen com Android Auto e Apple Car Play sem-fio, painel digital TFT de alta resolução de 4,2 polegadas, Magic Seat, bancos revestidos em tecido, banco traseiro bipartido 60/40, seis airbags, Honda Sensing, HDC (controle de descida em rampa), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), câmera de ré, EPB (freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold) e alerta de pressão dos pneus (TPMS).

Honda HR-V EXL Honda Sensing: todos os equipamentos acima e/ou: bancos revestidos em couro, Smart Entry (destravamento por aproximação da chave), espelho retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina em LED, volante revestido em couro com paddle shifts, apoio de braço central no banco traseiro, rodas de alumínio aro 17” (exclusiva das versões EXL Honda Sensing e Advance), tweeters dianteiros (2) e sensores de estacionamento traseiros.

Honda HR-V Advance: todos os equipamentos acima e/ou: myHonda Connect, carregador de celular por indução, painel digital TFT de alta resolução de 7 polegadas, ar-condicionado automático dual zone, modos de direção (ECON, Normal, Sport), para-choques esportivos, ponteira dupla de escapamento, rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, função Tilt-Down no retrovisor direito, sensores de estacionamento dianteiros e sensor de chuva.

New HR-V Touring: todos os equipamentos acima e/ou: banco do motorista com acionamento elétrico, partida remota do motor, rodas de alumínio aro 17” com design exclusivo, abertura automática do porta-malas por sensor de movimento com função de fechamento (Walk Away Close), molduras externas black piano, lanternas escurecidas e tweeters traseiros (2).

Motor 1.5 do Honda HR-V

As versões EX e EXL do novo Honda HR-V 2023 vêm com o motor quatro-cilindros em linha aspirado, todo de alumínio, de 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC – Intelligent Variable Valve Timing and Lift Electronic Control –, o sistema que varia a amplitude e duração da abertura das válvulas de admissão.

O mesmo eixo comando de válvulas de admissão tem o VTC (Variable Timing Control), que controla a sincronização, podendo variar (avançando ou retardando) a fase do comando de admissão.

Dotado de injeção direta de combustível, o motor 1.5 DI i-VTEC Flex tem potência máxima de 126 cavalos a 6.200 rpm, tanto com etanol como gasolina. O torque máximo é de 15,8 kgfm a 4.600 rpm (etanol) e 15,5 kgfm a 4.600 rpm (gasolina).

Consumo do HR-V 1.5

De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o novo HR-V 2023 com o motor 1.5 aspirado têm consumo na cidade de 8,8/12,7 km/l (etanol/gasolina) e, na estrada, de 9,8/13,9 km/l.

Honda HR-V 2023 1.5 turbo

As informações de desempenho e consumo do Honda HR-V 2023 1.5 turbo ainda não foram divulgadas.

Câmbio CVT

Todas as  versões do Honda HR-V 2023 estão equipadas com câmbio automático CVT com simulação de sete marchas. As trocas podem ser feitas de modo sequencial por meio de borboletas atrás do volante nas versões EXL, Advance e Touring.

Para minimizar aquele comportamentp comum aos câmbios CVT, quando a rotação fica fixa em uma faixa mais alta em um kick down, por exemplo, a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando a sensação da mudança.

O CVT do novo HR-V também tem o EDDB, que atua em desacelerações como um freio motor, quando, baseado em inputs de freio e de aceleração longitudinal, o câmbio reduz uma ou mais marchas, mantendo a rotação adequada a cada situação (topográfica e de condução).

O que é Honda Sensing

O Honda Sensing é um pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista que se baseia em imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular (cerca de 100º) e de um microprocessador de imagem de alta capacidade. Ele oferece as seguintes funções no novo HR-V:

  • ACC – Controle de cruzeiro adaptativo – Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. Ele conta com o Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância do veículo à frente mesmo em baixas velocidades;
  • CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão – Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes. Ele é capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto. Bicicletas e motocicletas também podem ser detectadas pela câmera;
  • LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa – Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
  • RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista -– Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
  • AHB – Ajuste automático de farol – Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.

Além do Honda Sensing, todas as versões do Honda HR-V 2023 possuem diversos dispositivos de segurança, dentre os quais se destacam: seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), assistente de estabilidade e tração (VSA), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego por câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de acionamento de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), sistema Isofix (fixação de assentos infantis), alerta de baixa pressão dos pneus (TPMS), câmera de ré multivisão e sensores de estacionamento.

Uma novidade no novo HR-V é o controle de descidas em rampas (HDC), que atua em superfícies de baixa aderência e mantém automaticamente a velocidade, permitindo ao motorista se concentrar exclusivamente no controle da direção, sendo desnecessário atuar nos pedais de freio ou acelerador. O sistema funciona entre 3 e 20 km/h.

myHonda Connect

O myHonda Connect é a plataforma de conectivade da Honda e faz a sua estreia, no Brasil, no HR-V 2023. Ela foi criada para conectar o motorista ao seu veículo, via aplicativo no smartphone.

Algumas das funções do myHonda Connect são: consultar status do veículo, acionar controles remotos – como dar a partida no motor e ligar ar-condicionado para climatização da cabine à distância –, encontrar o carro com suporte de mapa, bem como receber alertas, fazer agendamentos de revisões, entre muitas outras funcionalidades. A tecnologia estará disponível nas versões Touring e Advance do novo HR-V.

Cores do New HR-V

Quanto à oferta de cores, o New HR-V terá: a sólida Branco Tafetá; as metálicas Cinza Basalto (inédita no portfólio da Honda), Azul Cósmico e Prata Platinum; e as perolizadas Branco Topázio, Cinza Grafeno (novas no HR-V), Preto Cristal e Vermelho Mercúrio.

A cor padrão do revestimento interno é preta, com tecido no HR-V EX e couro no HR-V EXL . As versões Advance e Touring com carroceria nas cores Branco Topázio, Cinza Basalto, Azul Cósmico e Cinza Grafeno têm revestimento de couro cinza claro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Kayo 6 de fevereiro de 2023

No novo Hrv Ex, não tem borboletas e não tem limitador no câmbio, com usar freio motor no caso de uma descida de serra? Tantos itens de segurança, mas acho que faltou um item importante!

Avatar
HAF 7 de julho de 2022

Esse novo HRV já nasceu com design cansado… sem sal… sem graça… xíi… motor 1.5 merecia conjunto hibrido em todas as versões… vai entre os 10 mais vendidos? vai.. só que na nona colocação… atraz até de carroça chinesa.

Avatar
Polvo 4 de julho de 2022

Apesar de ser mais fraco que seus concorrentes turbinados, mecanicamente falando, por ter motor 1.5 aspirado e ser um Honda é garantia de zero dor de cabeça. Apesar de não ser o mais veloz, quem quiser um carro confiável e que não quebra, compre o Honda.

Avatar
Martinho Franco 3 de julho de 2022

Os 80 litros de porta mala foram parar onde, já que o tamanho do carro é o mesmo? Acho que diminuíram a capacidade de carga pro motor aguentar empurrar o carro. Rsrsrs

Avatar
Samarone 2 de julho de 2022

O Renegade ja tem tudo isso de segurança (com outros nomes) e custa mais barato, o HRV não é o primeiro, alias o HB20 (carro compacto) já tinha estes itens opicionais. A honda se valendo do marketing pra cobrar carissimo, como sempre.

Avatar
Samarone 2 de julho de 2022

*opcionais, hehehe!

Avatar
Airplane 1 de julho de 2022

As versões com motor 1.5 aspirados terão desempenho pior que o de seus concorrentes com motores turbo!

Avatar
Airplane 1 de julho de 2022

Para as dimensões e peso desse novo HR-V, o desempenho desse 1.5 aspirado será sofrível quando comparado ao de seus concorrentes com motores turbo!

Avatar
Deixe um comentário