Parte o jornalista José Luiz Vieira, criador da Motor 3

Aos 88 anos de idade, o também engenheiro automobilístico foi vítima de uma parada cardiorrespiratória; confira um pouco de sua trajetória

jornalista e engenheiro automobilistiso jose luiz vieira foto portal dos jornalistas 2
José Luiz Vieira deixa mulher, filho e dois netos (Foto Arquivo Pessoal | Reprodução )
Por AutoPapo
Publicado em 26/05/2020 às 13h07

O jornalismo automobilístico perdeu mais um de seus ícones no último dia 19. José Luiz Vieira, que assinava as iniciais “JLV” em grande veículos de comunicação especializados, como Auto Esporte e a revista Motor 3, criada por ele, foi vítima de uma parada cardiorrespiratória.

Aos 88 anos, o engenheiro, que se formou nos Estados Unidos na década de 50, partiu de sua casa, em Grana Viana, Cotia.

LEIA MAIS

Seu primeiro emprego como jornalista foi na Revista de Automóveis, do Rio de Janeiro. Depois, fez nascer a Status Motor e criou a Motor 3 – publicada de 1980 a 1987 e reconhecida pelo conteúdo diferenciado.

Nos últimos anos de carreira, JLV publicava sua coluna na maioria das mais importantes publicações do setor no Brasil. No meio tempo, escreveu diversos livros sobre automóveis e escreveu para a Auto Esporte. Os textos refletiam aquilo que José Luiz Vieira pensava: carro é assunto sério – e alegre.

jornalista e engenheiro automobilistiso jose luiz vieira foto portal dos jornalistas 2
José Luiz Vieira deixa mulher, filho e dois netos

De acordo com o jornalista Marco Antônio Oliveira, os frutos de JLV tratavam os veículos como um tema amplo, sociológico, filosófico, não apenas como máquinas.

“JLV era algo raro, um engenheiro de verdade com uma grande afinidade com a escrita e com suas emoções. Ler JLV era entrar em suas ideias, seus amores automobilísticos, sua vida particular até, muitas vezes”, concluiu o profissional e fã.

Foto Arquivo Pessoal | Reprodução

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Idalina Gonçalves 16 de abril de 2021

Meus sentimentos à família ! Que José Luís descanse na merecida paz ! Pessoa excepcional , trabalhei com ele na Revista Motor 3 ! Surpreendeu-me tanto amor que tinha pelo que fazia ! Ainda me lembro que ele me disse “ o veículo nos avisa antecipadamente quando alguma coisa está errada “ ! Ele sabia tanto de carros que pareciam ser una extensão dele mesmo ! Como pessoa era impecável! Líder nato e sensível ! Com atraso um grande E solidário abraço a família !

Avatar
Manuel Vasconcelos 27 de maio de 2020

Meus pêsames à Família .Ele escrevia muito bem . Conseguia como poucos transmitir o conhecimento como engenheiro e escritor ao descrever sobre os carros que dirigiu . Era muito bom . Uma pena .

Avatar
Flávio 26 de maio de 2020

Meus sentimentos à família. Que ele seja bem recebido em seu retorno à Pátria Espiritual.
JLV foi um dos grandes influenciadores em minha vida automobilística, ainda tenho todos os exemplares da Motor3 e um exemplar da Status Motor. Seus escritos nos transportavam para dentro das emoções que ele sentia ao falar ou escrever sobre carros.

Avatar
Power 26 de maio de 2020

Na época comprei TODOS os exemplares de Motor3.
Lia e relia suas reportagens e opiniões.
Como esquecer do Chepala ou do Koysestranha?
Descanse em paz JLV.

Avatar
Deixe um comentário