Veja quais são as peruas mais procuradas na internet

Levantamento realizado pela nossa parceira Mobiauto mostra as peruas mais buscadas no site de compra e venda de carros

renault megane grand tour
As peruas deixaram de fazer sucesso no mercado de carros novos mas ainda possuem boa procura no de usados (Foto: Renault | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 13/04/2022 às 15h01

Os SUVs mataram algumas categorias de veículos, mas a que lamentamos para valer são as peruas. Modelos tradicionalmente com apelo familiar, elas levaram um baque com a avalanche de minivans, só que a pá de cal veio com o advento dos crossovers e utilitários esportivos. Pelo menos, elas resistem à extinção no mercado de usados e seminovos.

E para mostrar a força que as stations ainda exercem, o portal Mobiauto fez um levantamento dos modelos mais pesquisados dentro do segmento. São as peruas mais procuradas no site especializado na compra e venda de veículos novos e seminovos. Confira.

VEJA TAMBÉM:

1 – Fiat Palio Weekend – 33,0%

Produção: de 1997 a 2020

fiat palio weekend elx prata de frente
A Palio Weekend foi a última perua nacional (Foto: Fiat | Divulgação)

Uma das últimas sobreviventes nacionais do mercado, a Palio Weekend sobreviveu sobre a mesma plataforma por mais de duas décadas. Teve inúmeras versões e conjuntos mecânicos, enquanto nos últimos anos de vida adotou apenas o nome Weekend e conjunto mecânico único.

A variante mais divertida é, sem dúvida, a Adventure, que inaugurou no Brasil o segmento “aventureiro”, com pneus de uso misto, suspensão elevada e reforçada e vários apliques na carroceria. Foram mais de 530 mil unidades produzidas da Palio Weekend nestes 23 anos e, por isso, nem admira que seja a perua mais procurada da internet.

2 – Volkswagen SpaceFox – 15,5%

Produção: de 2006 a 2018

vw spacefox
Perua do Fox se destaca pelo espaço interno (Foto: Volkswagen | Divulgação)

A SpaceFox foi a resposta da Volks à Palio Weekend na metade dos anos 2000. Importada da Argentina, sempre teve uma linha bastante pragmática. Além de poucas versões, nos mais de 10 anos de existência o motor foi basicamente o 1.6 8V – só as unidades pós-reestilização de 2015 passaram a vir equipadas com o 1.6 16V e câmbio manual de seis marchas.

Importada da Argentina, a station-wagon compacta da Volks se valia das mesmas virtudes do hatch com quem compartilhava plataforma, com posição elevada de dirigir e sensação de amplitude na cabine. Ainda teve direito a uma versão “off-road light” chamada SpaceCross.

3 – Volkswagen Parati – 7,64%

Produção: de 1982 a 2012

volkswagen parati g3 flex prata de frente station wagon do gol
Motor com tecnologia flex foi novidade da Parati conhecida como G3 (Foto: Volkswagen | Divulgação)

A VW emplaca mais uma station-wagon compacta no pódio das peruas mais procuradas do país, segundo a Mobiauto. Lançada em 1982 dentro do Projeto BX – que originou Gol e Voyage -, a Parati conquistou uma legião de fãs por sua mecânica simples e construção sólida.

Acompanhou as mudanças do hatch que lhe deu origem até onde deu. Em 1996, a segunda geração adotou o estilo “Bolinha”.  Seguiu as reestilizações até a chegada do novo Gol, em 2008, quando passou a se segurar com cada vez menos versões e como alternativa mais barata à SpaceFox na linha da marca alemã. Se despediu depois de 30 anos e mais de 925 mil unidades feitas.

4 – Renault Megane Grand Tour – 4,5%

Produção: de 2006 a 2013

renault megane grand tour lateral
A Megane Grand Tour possui uma gama de modelos bem variada (Foto: Renault | Divulgação)

A primeira média entre as peruas mais procuradas tem uma história curiosa: durou e fez mais sucesso que o sedã que a originou. Em 2006, a marca francesa lançou a então nova geração do Mégane e a variante familiar chegou logo depois com as mesmas opções de motores 1.6 e 2.0. O carro tinha plataforma moderna e esbanjava conforto, mas o posicionamento foi considerado equivocado – ainda coincidiu de estrear bem próximo ao Honda New Civic.

A station teve mais sorte, tanto que é uma das peruas mais procuradas do mercado. Ela durou até 2013 – três anos a mais que o sedã – e no fim de vida se manteve com ótimo custo/benefício. Era vendida em versão única, com motor 1.6 e fez a cabeça dos taxistas à época.

5 – Peugeot 207 SW – 3,9%

Produção: 2008 a 2012

peugeot 207 sw station wagon preta de frente
Em 2008, após uma reestilização, perua passou a se chamar 207 SW (Foto: Peugeot | Divulgação)

O modelo da marca francesa teve vida curta, mas, mesmo assim, está entre as peruas mais procuradas. A 207 SW padeceu um pouco do mesmo mal da linha compacta – que, além do hatch, teve o sedã Passion e a picape Hoggar. O 207 brasileiro era uma adaptação da plataforma do 206, e o mercado não aceitou bem isso.

Respingou na station-wagon, que, apesar do porta-malas ruim, tinha um desenho interessante e bom acabamento interno. Os motores são os conhecidos 1.4 e 1.6 da época. Ainda replicou a a versão aventureira Escapade, que tinha estreado na 206 SW e representa quase 1 ⁄ 3 das buscas pela linha.

6 – Toyota Corolla Fielder – 1,8%

Produção: de 2004 a 2008

toyota corolla fielder 2008
A Fielder deixou muitos fãs pela confiabilidade e espaço (Foto: Toyota | Divulgação)

A faceta familiar do Corolla ganhou reforço em 2004 quando a marca japonesa começou a  produzir a Fielder em Indaiatuba (SP). Logo tornou-se uma das peruas mais procuradas e queridas já na época, pois unia o conforto e confiabilidade mecânica do sedã em uma carroceria station-wagon.

O modelo usava o mesmo conjunto mecânico do Corolla, com motor 1.8 de 136/132 cv e opção de câmbio automático de quatro velocidades. Teve versões XEi e SE-G e até série especial com apelo visual esportivo (a S). Durou pouco, mas deixou saudades, como o levantamento da Mobiauto comprova.

7 – Volkswagen Jetta Variant – 1,3%

Produção: de 2008 a 2013

vw jetta variant 2009 traseira
Lembra dela? Vinha com motor 2.5 de cinco cilindros (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Outra station-wagon que deixou uma legião de fãs. A perua média da Volks foi importada do México por cinco anos e chamava a atenção pelo acerto dinâmico apurado e desempenho bastante voluntarioso.

Fruto da plataforma PQ35 – do Golf V -, e a despeito da manutenção salgada, foi vendida aqui sempre com o motor 2.5 de cinco cilindros e 170 cv com caixa automática Tiptronic. Curiosamente, também figura na lista dos carros que passam mais tempo anunciados na Mobiauto.

8 – Peugeot 206 SW – 0,97%

Produção: de 2005 a 2008

peugeot 206 sw escapade de frente station wagon
Perua da Peugeot teve versão aventureira Escapade (Foto: Peugeot | Divulgação)

A fabricante francesa aproveitou o sucesso do hatch e tratou de lançar a então inédita versão perua do compacto. Pena que fez isso já no fim de ciclo de vida do 206. Mesmo assim, a Peugeot emplaca o segundo carro entre as peruas mais procuradas da internet. Os motores eram os mesmos: 1.4 de 75 cv e 1.6 16V de 110 cv.

9 – Chevrolet Corsa Wagon – 0,90%

Produção: de 1997 a 2001

chevrolet corsa wagon gls de frente
A Corsa Wagon foi desenhada no Brasil (Foto: Chevrolet | Divulgação)

Um dos modelos mais veteranos entre as peruas mais procuradas eé a Corsa Wagon. Projeto brasileiro feito a partir da primeira geração do Corsa, o carro iniciou a carreira com os motores 1.6 de oito (92 cv) e 16 (102 cv) válvulas – depois ainda teve uma variante 1.0. Durou apenas quatro anos – a GM optou por encerrar a produção da SW com a chegada da segunda geração do compacto, apesar de o hatch e o sedã Classic terem perdurado.

10  – Volkswagen Golf Variant – 0,6%

Produção: de 2015 a 2018

golf golf variant sw perua volkswagen vw
A Golf Variant foi a última perua média vendida no Brasil (Foto: Volkswagen | Divulgação)

A Golf Variant é um daqueles casos de carros que passaram rápido pelo Brasil e que, por isso mesmo, lamentamos. Derivação station-wagon do Golf de sétima geração, foi importada do México por menos de dois anos, já em uma época em que o Brasil e o mundo preferiam os SUVs. O desempenho era garantido pelo motor 1.4 TSI turbo de 140 cv (depois 150 cv) e pelo sempre renomado câmbio DSG de dupla embreagem

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Orlando Matiello Neto 14 de abril de 2022

Cadê a santana quantum enfia qualquer um desses no bolso.

Avatar
Deixe um comentário