Conheça 4 inimigos da pintura do carro e como combatê-los

Elementos comuns no dia a dia podem danificar a pintura do carro se o motorista bobear, mas a prevenção é simples

carro coco de passarinho shutterstock
Carro com fezes de pássaro (Foto: Shutterstock)
Por Felipe Boutros
Publicado em 10/06/2020 às 16h29
Atualizado em 10/06/2020 às 22h03

Deixar o carro exposto ao sol pode ser danoso, mas outros elementos podem desbotar ou manchar a pintura do carro. Enquanto a incidência de raios solares queimam a pintura e desbotam a cor do carro, fezes de pássaros e a seiva de árvores são prejudiciais e de difícil remoção, pois são muito ácidos e, além da pintura, danificam quimicamente o verniz

Nas garagens cobertas,  as goteiras, que carregam sais,  são as vilãs que podem estragar a pintura do veículo.

Segundo o gerente técnico de repintura automotiva da PPG, Ricardo Vettorazzi, não é possível determinar o que pode ser mais ou menos prejudicial, pois variáveis como o tempo de exposição e situação da pintura influenciam no grau de desgaste.

VEJA TAMBÉM:

“Fezes de pássaros e a seiva de árvores são prejudiciais e de difícil remoção, pois são muito ácidos e, além da pintura, danificam quimicamente o verniz. Podemos indicar também a incidência de raios solares, que queimam a pintura e desbotam a cor”, explica.

Como evitar danos a pintura

Vettorazzi explica que realizar a limpeza e proteção da pintura com a lavagem e aplicação de ceras protetoras periodicamente podem ajudar na conservação. Mas ele ressalta que é de extrema importância utilizar produtos adequados para a aplicação automotiva, com pH neutro e livres de agentes químicos agressivos.

No caso da vaga descoberta, a utilização da capa de carro também é indicada para proteger a pintura do veículo contra os elementos citados na questão anterior. Porém, a capa deve ter o material adequado para o uso automotivo.

Como escolher e usar a capa de carro

A escolha do tipo do material da capa de caro depende muito do ambiente e do tipo de exposição do veículo. No caso de áreas descobertas, por exemplo, é indicado o uso de uma capa impermeável, que irá proteger o carro da  chuva.

Outro cuidado importante é realizar a limpeza adequada do veículo antes de utilizar a capa. Cobrir o carro empoeirado pode causar riscos, e cobrir o mesmo com umidade pode causar manchas.

Não exagere nos polimentos

Outra dica importante é não exagerar nos polimentos. Ao contrário do que possa parecer, aplicações frequentes do produto não ajudam tanto na conservação da pintura ou repintura quanto se imagina. E esse cuidado vale para todas as cores de veículos, inclusive os brancos.

Vitrificação em carro 0 km vale a pena? Boris Feldman explica no vídeo:

Fotos: Shutterstock

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Everaldo 21 de abril de 2022

O que o proprietário precisa entender é que, a cera, de fato protege a pintura, mas ela protege pois ela, na maioria das vezes, é um produto de função repelente.
Ou seja, ela repele a aderência de substâncias que podem manchar ou até, simplesmente tornar a superfície do verniz mais áspera facilitando o acúmulo de poluição e sujeira, estes dois últimos, de fato, mancham a pintura.
Por outro lado, o polimento serve, justamente para remover essa sujeira, poluição remover ou amenizar manchas causadas por agentes externos.
Porém, importantíssimo saber que o polimento não deve ser aplicado vom frequência, pois ele desgasta o verniz que já não é aplicado com muita abundância pelas fábricas.
Outra situação é a capa de proteção, capa, indiferente do material, com o uso prolongado, vai sim, provocar o desgaste da pintura em partes mais salientes da carroceria como cantos e quinas.
Eu não sou muito “fã ” da cera, pela contaminação que ela provoca e prejudica muito na hora de fazer um reparo na carroceria, porém, se aplicada de forma responsável, pode dar sim, proteção à pintura.
Outra coisa, evite usar sabão na lavagem, a soda do sabão agride o verniz tornando- o mais “aderente ” à poluição.
Eu, particularmente, lavo meu carro com um pouquinho de querosene diluída em água, é mais que o suficiente.

Avatar
Cris 10 de junho de 2020

Minha esposa.

Avatar
Dexter 11 de junho de 2020

Cadê?

Avatar
Fábio 10 de junho de 2020

Dos itens agressivos as fezes de pássaros realmente são as piores de todas. Eu sempre levo em meu carro uma garrafa de água e lenços umedecidos. Caiu na pintura faço a remoção imediatamente quando vejo, porque depois que o verniz é danificado as vezes nem polimento resolve.

Avatar
Deixe um comentário