Placa cinza vai voltar? Resolução do Contran pode causar dúvida

Texto publicado no Diário Oficial da União volta a tratar das especificações do antigo padrão, mas modelo Mercosul continua obrigatório

homem instalando a placa de identificacao veicular piv cinza
Resolução publicada pelo Contran ressuscita especificações das antigas placas cinzas (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 16/07/2020 às 17h46
Atualizado em 16/07/2020 às 20h26

Desde fevereiro de 2020, todos os estados brasileiros estão emplacando seus veículos de acordo com a Resolução nº 780/2019, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece as regras para as novas Placas de Identificação Veicular (PIV) ou placas padrão Mercosul. Eis que o órgão publica, no Diário oficial da União, um novo texto, a Resolução nº 792, que volta a tratar de especificações do modelo antigo, a placa cinza.

LEIA MAIS

A nova Resolução referenda a Deliberação nº 176 do Contran, de 4 de novembro de 2019, que restaura a vigência dos artigos:

  • 1º a 10 da Resolução nº 231 do Contran, de 15 de março de  2007; e
  •  do § 2º do art. 1º da Resolução nº 286, de 29 de julho de 2008.

E também das Resoluções abaixo:

  • nº 241, de 22 de junho de 2007;
  • nº 309, de 06 de março de 2009; e
  • nº 372, de 18 de março de 2011.

De acordo com o Contran, a restauração dos artigos citados foi devido ao fato de ainda existirem placas cinza em uso no Brasil.

“A fiscalização precisa ser feita e esses artigos a amparam. Enquanto houver veículos de placa cinza rodando, esses artigos vão estar em vigor”, explicou a assessoria de imprensa do órgão.

A redação da Resolução 780 determina que o novo padrão seja obrigatoriamente adotado nos seguintes casos:

  • Primeiro emplacamento;
  • Mudança de categoria do veículo;
  • Roubo, furto, extravio ou dano da placa;
  • Mudança de unidade federativa;
  • Instalação de segunda placa traseira.

Em nota ao AutoPapo, o Contran reitera que “não existe mais processo produtivo da placa antiga, apenas da nova PIV. Desta maneira, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) só terá um sistema para realizar o controle”.

homem instalando a placa de identificacao veicular piv cinza

 O que diz a Resolução que volta a tratar da placa cinza

Dentre outros detalhes, a Resolução nº 792 restaura a vigência do texto a seguir, o que pode causar confusão nos proprietários de veículos.

Art. 1º Após o registro no órgão de trânsito, cada veículo será identificado por placas dianteira e traseira, afixadas em primeiro plano e integrante do mesmo, contendo 7 (sete) caracteres alfanuméricos individualizados sendo o primeiro grupo composto por 3 (três), resultante do arranjo, com repetição de 26 (vinte e seis) letras, tomadas três a três, e o segundo grupo composto por 4 (quatro), resultante do arranjo, com repetição, de 10 (dez) algarismos, tomados quatro a quatro.

§ 1º Além dos caracteres previstos neste artigo, as placas dianteira e traseira deverão conter, gravados em tarjetas removíveis a elas afixadas, a sigla identificadora da Unidade da Federação e o nome do Município de registro do veículo, exceção feita às placas dos veículos oficiais, de representação, aos pertencentes a missões diplomáticas, às repartições consulares, aos organismos internacionais, aos funcionários estrangeiros administrativos de carreira e aos peritos estrangeiros de cooperação internacional.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Eliane Xavier Pereira 15 de junho de 2021

Não gosto dessa placa azul rosa temos que anda pagando e mostrando documentos pra polícia que moro em tal cidade

Avatar
Weverton Fernandes 18 de fevereiro de 2021

Precisa é de fiscalização mais competentes porque estamos em fevereiro de 2021 e ainda existem algumas empresas EMPLACADORAS fabricando placas antigas (Cinzas).Como acreditar em um órgão sério desses ,fora esse sistema frágil.

Resolução x Favorecimento.

Avatar
Alvaro César Rodrigues leite 14 de dezembro de 2020

Um absurdo! Mais taxa para arra
ncar dinheiro do povo, deveria ser de graça pelo IPVA e outros impostos que pagamos!!! Um roubo!

Avatar
Izildinha Aparecida Carlini 22 de outubro de 2020

Absurdo exigir a troca das placas por causa da perda/roubo da placa cinza em carros de mais de 5 anos, fazer o proprietario gastar em torno de 600 reais com documento de transferência, vistoria e placas novas. Absurdo pq quem tem carro mais velho e pq não tem dinheiro pum novo. As resoluções do contran são, nesse caso e em outros, punitiva ao cidadão simples, humilde, sem recursos. Canalhas!

Avatar
Edson Domingos 23 de janeiro de 2022

perdi minha placa dianteira em um alagamento como chuva muito forte!? aonde consigo comprar outra ?

Avatar
Ricardo 21 de julho de 2020

Não consigo me conformar com essa placa “nova”, na qual não constam nem o Estado nem o Município de registro do veículo! Alguém pode me explicar isso?

Avatar
Dedeo 4 de setembro de 2020

Alô para o pessoal que ainda está em dúvida em relação á como ver o estado e município da nova placa Mercosol, nela temos um QRcode onde ao ser escaneado mostra os dados do veículo como ano de fabricação, modelo e o estado e município de onde o veículo pertence.

Avatar
Deixe um comentário