PPD e Adição de Categoria: posso conduzir antes da CNH chegar?

Aplicativo Carteira Digital de Trânsito é uma opção para quem passou nas provas e ainda não recebeu o documento físico

Por Laurie Andrade 24/06/20 às 16h00

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) tem oferecido diferentes soluções para os condutores brasileiros. Em meio à pandemia do novo coronavírus, a agilidade do documento virtual pode auxiliar os novos motoristas e os habilitados que adicionaram uma nova categoria à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso porque, de acordo com o Departamento Nacional Trânsito (Denatran), é possível utilizar da Permissão para Dirigir (PPD) e da Adição de Categoria na CNH assim que o Departamento Estadual solicita a emissão do documento físico.

Para tanto, basta instalar o app e portar a CNH digital enquanto conduz o veículo. Como a versão virtual tem a mesma validade legal da CNH física, não é preciso aguardar que o documento chegue pelos correios.

LEIA MAIS

Em nota, o Denatran afirmou que “se o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) finalizou o processo e solicitou a emissão da PPD do candidato, é possível baixar o documento no CDT e dirigir normalmente”.

Para os casos de Adição de Categoria, o órgão explicou que a atualização da CNH eletrônica é automática e acontece sempre que o celular estiver conectado à internet. Isso, claro, depois da aprovação ser formalizada no sistema.

Assim como a PPD digital é válida para todos os efeitos, a CNH com categoria atualizada não depende de estar acompanhada do documento físico.

homem segura cnh digital com adicao de categoria a
Para saber quando a CNH Digital foi atualizada, basta conferir a informação no ponto mais alto da tela do celular

As confirmações são importantes porque durante o estado de alerta provocado pela Covid-19 os órgãos de trânsito têm operado de maneira reduzida, podendo causar atrasos na distribuição de PPD e CNH com Adição de Categoria.

Foto | AutoPapo

1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Sandro Pape 8 de julho de 2020

    Legal

Avatar
Deixe um comentário