[Vídeo] Problema no ABS interfere no sistema de freio do carro?

"O ABS chegou sem nenhuma campanha de esclarecimento: os motoristas ficaram - e ainda ficam - perdidos com ele"

Em situações não emergenciais, os freios podem funcionar normalmente se a luz do ABS estiver acessa no painel
Qual tipo de problema a luz do ABS indica? (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 27/03/2022 às 15h03

O ABS é um sistema eletrônico complementar ao freio do automóvel, obrigatório no nosso mercado desde 2014. Mas o ABS chegou sem nenhuma campanha de esclarecimento: os motoristas ficaram – e ainda ficam – perdidos com ele. Esse sistema funciona evitando, quando o motorista freia em uma emergência, de a roda derrapar, de o carro sair arrastando, o que aumenta o espaço da frenagem.

VEJA TAMBÉM:

Então, o ABS é um dos melhores dispositivos de segurança para evitar o acidente. Acontece que o motorista não sabe como ele funciona. É porque esse sistema faz vibrar o pedal do freio enquanto atua, evitando a roda de bloquear. Aí, o pedal trepida.

Então, o motorista fala, “meu pedal está trepidando,” mas é para trepidar mesmo. Se ele trepidar, pise com mais força ainda. Mas a primeira reação de muitos motoristas é tirar o pé do pedal do freio. E aí, não tem nem o freio normal, nem ABS, coisa nenhuma.

E a luz do freio ABS?

Outro problema do ABS é que, quando ele tem uma deficiência qualquer em seu funcionamento, uma pane, uma falha, acende uma luz de alerta no painel. Muitos motoristas se apavoram porque acendeu a luzinha de alerta do ABS. “E agora? Será que eu vou ter freio?”

Ele vai dirigindo com cuidado, não sabe se manda rebocar o carro para a oficina… Nada disso! Vamos deixar bem claro o seguinte: se acender a luz do ABS, é porque o sistema eletrônico de auxílio em uma freada de emergência deixou de funcionar. Mas o freio do carro funciona perfeitamente bem, sem nenhuma preocupação, exatamente como os carros funcionavam antes de existir o sistema de ABS.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Francisco Miguel Belda 28 de março de 2022

Parabéns pela informação. Acredito que, como eu , muitos motoristas passaram sufoco com o acendimento da luz espia do ABS e ficamos sem saber a reação correta para tal. O pensamento de estar sem freio é o que ocorre e o momento é acompanhado de grande insegurança . Excelente informação.

Avatar
Deixe um comentário