Existem, no Brasil, radares que detectam motorista ao celular?

Polícia Rodoviária Federal afirma que - por enquanto - ainda que a imagem capte o condutor ao telefone, autuação não pode ser expedida

radar que detecta uso de celular nsw transport department
Na Austrália, radares capazes de detectar motoristas ao celular já multaram mais de 100 mil vezes (Foto: NSW Transport Departament | Divulgação)
Por Laurie Andrade
Publicado em 15/09/2020 às 17h03
Atualizado em 16/09/2020 às 11h05

Desde 2016, o Código de Trânsito Brasileiro considera gravíssima a infração por uso de dispositivos móveis ao volante. Com a atualização, feita pela Lei nº 13.281, o motorista ao celular está sujeito a receber 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a pagar multa de R$ 293,47. Analisando o avanço da tecnologia empregada em radares, fica a dúvida: é possível ser pego pelo equipamento eletrônico?

LEIA MAIS

radar que detecta uso de celular nsw transport department
Na Austrália, radares capazes de detectar motoristas ao celular já multaram mais de 100 mil vezes (Foto: NSW Transport Departament | Divulgação)

O AutoPapo já noticiou que, na Austrália, os radares que detectam motoristas ao celular estão em uso. No país, em seis meses, com apenas dois aparelhos, 100 mil condutores foram flagrados cometendo a infração.

De acordo com as autoridades de Nova Gales do Sul, a expectativa é de que a utilização das câmeras inteligentes reduzam as mortes no trânsito em até 30% nos próximos dois anos. Mas, e no Brasil?

A Polícia Rodoviária Federal afirma que ainda que a imagem dos radares de trânsito utilizados nas estradas brasileiras captem o motorista ao celular, a autuação não pode ser expedida. Em razão da resposta, que abre precedentes para uma mudança, perguntamos ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) se existem perspectivas para que as imagens capturadas pelos radares possam ser usadas como provas para autuação.

O órgão respondeu que, por ora, não existe regulamentação deste equipamento no Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) calcula que o uso de celular ao volante é a terceira maior causa de morte no trânsito no Brasil. Ainda segundo a entidade, cerca de 150 óbitos acontecem por dia pela utilização indevida do aparelho na hora de dirigir.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rafael 17 de setembro de 2020

É o que eu mas vejo famosos e artista dirigindo ao celular gravando story multa neles

Avatar
Lourival Pereira da Silva 16 de setembro de 2020

E nós temos que suportar a falta de caráter de muitos idiotas que dirigem na cidade com o celular no focinho, andando sempre pela esquerda, atrapalhando quem precisa dirigir para ir trabalhar ou atender uma emergência.
Se você der um toque na buzina ou um sinal de luz aí é que o animal enbirra na esquerda. Se você insistir, apertando a distancia entre o carro do estrumento poderá ser multado. Mas o animal travestido de cidadão segue sereno atendendo o telefone, sem ser incomodado pelos guardas.

Avatar
Ronald Pereira 16 de setembro de 2020

É uma pena que ainda não possam multar. É um absurdo conduzir um veículo sem olhar pra frente. Isso deveria ser considerado tentativa de homicídio. Aqui no DF parece ser o normal dirigir fazendo isso. Espero que um dia isso mude.

Avatar
Deixe um comentário