Recuperação de roda de liga leve: quando é possível?

"Existem dezenas de firmas, oficinas, pequenas empresas, que restauram, reformam, rodas de alumínio, rodas de liga leve. Pode ou não pode?"

roda de liga leve quebrada shutterstock 456291739
Roda de liga leve quebrada (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 28/10/2020 às 19h08

Por que a roda de liga leve, tão comum hoje  em dia, é um problema, ou pode se transformar em um problema? Porque você pode, acidentalmente,  bater a roda meio fio, na guia. Ou, num acidente, a roda pode empenar ou quebrar, e essas rodas  costumam ser caras. E se o carro for importado, aí, olha, o desfalque no salto bancário é grande.

Assista ao vídeo!

Mas existem dezenas de firmas, oficinas, pequenas empresas, que restauram, reformam, rodas de alumínio, rodas de liga leve. Pode ou não pode? Depende! Se for não mais do que um arranhão, uma  pequena trinca, coisa à toa, dá pra restaurar, dá pra reformar. Mas se a roda amassou, se a  roda quebrou, soltou um pedaço, nem pensar em reformar ou reparar, embora faça-se esse tipo de serviço nessas empresas.

VEJA TAMBÉM:

E por que nem pensar  em restaurar uma roda de alumínio? Porque, para soldar, você não sabe se no interior da roda ficou uma fissura, ficou uma falha nesse lugar onde uma parte foi soldada com a outra. Você só detecta  isso com equipamento sofisticado, como se fosse um raio X; que fazem em vocês e fazem na roda também. E essas empresas não têm esses aparelhos.

Então, muito cuidado com a roda de liga leve. E mais: quando o seu carro envolve-se em um acidente e ele está no seguro, algumas companhias de seguro,  algumas seguradoras, mandam restaurar essas  rodas; porque elas são irresponsáveis! Não pode! Se precisou soldar um pedaço no outro,  esquece! Se a sua seguradora insistir nisso,  agradeça aos seus “bons serviços”, troque as rodas e troque de seguradora, tá?

roda de liga leve quebrada shutterstock 456291739
Roda de liga leve muito danificada não tem conserto: apenas pequenos danos são passíveis de recupreação

Foto: Shutterstock

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Olá querido amigo, estava pesquisando sobre empresas de restauração de rodas e me deparei com um de seus videos onde o senhor diz sobre os perigos de soldar rodas de liga leve, eu gostaria de conversar mais com o senhor a respeito. 19 de novembro de 2022

Pois eu trabalho em minha cidade a mais de 16 anos e somos grandes referencias em restauração de rodas, talvez o senhor possa adentrar uma oficina e entender melhor os processos de uma boa restauração, com todo respeito.

Avatar
Cloroformino Souza Silva 30 de dezembro de 2020

No Brasil não temos seguradoras, temos estelionatárias. E muito cuidado ao comprar rodas de liga leve usadas por ai.

Avatar
Alcides 30 de outubro de 2020

O melhor meio fio do mundo encontram-se no Vietinan, lá vc não consegue estragar uma roda no meio fio,nem que queira, deveria ser copiado pelo mundo afora.

Avatar
Deixe um comentário