Scania aposenta espelho retrovisor em seu novo caminhão

Opcional inicialmente será oferecido apenas para o mercado europeu, sem previsão para ser ofertado na América Latina

scania interior 1
A Mirror View Camera é instalada na altura da janela, diferente dos outros modelos que estão acima dela (Fotos: Divulgação)
Por Érico Pimenta
Publicado em 01/12/2021 às 20h03
Atualizado em 19/10/2022 às 14h41

A Scania apresentou uma série de novidades para a sua linha de caminhões para o mercado europeu: além dos novos motores, a montadora agora passa a ofertar retrovisores digitais. Eles são câmeras de vídeo de alta resolução substituindo os espelhos convencionais.

Diferente dos outros caminhões que já possuem esse opcional, a Scania optou por posicionar a câmera abaixo da janela lateral.

VEJA TAMBÉM:

Essa escolha se deve ao fato do motorista conseguir manter uma conexão entre o que a câmera vê e que motorista vai ver ao olhar para a tela, tornando algo mais natural e instintiva em comparação com o posicionamento da câmera em outro lugar”.

Cada câmera instalada do lado do caminhão conta com duas lentes diferentes e angulares, aumentando o campo de visão do motorista e diminuindo o ponto cego, no qual, independentemente da combinação (caminhão + implemento), o caminhoneiro vai conseguir ver o final do implemento, o que facilita em manobras na hora da carga e descarga.

Ainda de acordo com a montadora, nos períodos noturnos, a câmera melhora a visibilidade e quando um carro ou caminhão está atrás ou até mesmo ultrapassando, o dispositivo é capaz de suavizar a luz, evitando assim um brilho em excesso nas telas instaladas dentro da cabine.

Já em condições de chuva, neve ou neblina, a câmera tem um sistema de aquecimento que mantém as lentes em pleno funcionamento.

Dentro da cabine, o retrovisor de câmera conta com 2 telas de 12,3 polegadas instaladas no pilar A do caminhão. As telas contam com uma divisão de imagem. A parte superior mostra a câmera angular mais aberta, essa para facilitar nas manobras, e a parte inferior, sendo a maior, mostra a segunda câmera, essa menos angular.

retrovisor digital do caminhão scania
Tela de 12,3 polegadas de alta resolução instalada no pilar A do caminhão

O opcional está disponível para a maioria dos modelos da Série NTG provavelmente para as séries G, P, R e S.

Vídeo mostra os espelhos digitais em ação:

Os caminhões que já possuem retrovisor de câmera

Se você é um leitor da nossa coluna de pesados, deve lembrar do nosso texto sobre 5 tendências para os caminhões, e entre elas estava as câmeras no lugar dos retrovisores tradicionais. Atualmente, os modelos que já contam com essa tecnologia são:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
18 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rafael Oliveira 7 de dezembro de 2021

Realmente muito importante, especialmente quando estamos trafegando sob chuva. Bem, já que estão melhorando, seria bom também, melhorar o espaço interno da cabine, pois, é alí que residem os motoristas…

Avatar
Agnaldo Virgílio 5 de dezembro de 2021

Olá quero conhecer o caminhão categoria B

Avatar
Claudia R S Rodrigues 4 de dezembro de 2021

A tecnologia é muito bem vinda, mas no caso de uma pane elétrica, qual o backup existente? Não obstante, qual a economia efetiva de combustível que teremos, como seria a relação custo x benefício? Qt, em dinheiro, essa tecnologia irá impactar no custo final dos caminhões?

Avatar
Kelson Rocha 3 de dezembro de 2021

Pessoal já pensa logo em quebrar

Avatar
Bruno Cruz 3 de dezembro de 2021

Coitado do motorista que por acidente quebrar um desse.
Vai deixar três salários para concertar.

Avatar
Adenilson Neves leite 3 de dezembro de 2021

Esse sistema é muito inteligente

Avatar
Carlos 3 de dezembro de 2021

Tecnologia é bem vinda, mas se der pane ma camera, vai ficar sem retrovisor

Avatar
Cristiano alves da silva 3 de dezembro de 2021

0 que adianta aposenta o espelho retrovisor é sua ele dentro da cabine eu acho q eles não tem mais o que inventa pq vc não deixa o retrovisor no mesmo lugar q ocasionou até oje

Avatar
Hildemir dias 3 de dezembro de 2021

A falta do retrovisor tira a beleza do caminhão

Avatar
José Carlos Correia 3 de dezembro de 2021

Copiou o mercedao kkk

Avatar
Marcio Ferreira 3 de dezembro de 2021

Eu como motorista profissional não gosto desse tipo de tecnologia, nem em ônibus e nem em Caminhões. Eu acho que à tecnologia é bem vinda, porém não para substituir os comandos humanos, pois embora exitam tais tipos de tecnologia ex: de aproximação de obstáculos, veículos, pessoas, câmera de ré, ou mesmo sensores de pontos sego, não adianta eles alertarem e não ter o comando humano para tomar uma decisão rápida, à final sensores não são cérebros.
No que diz respeito à um Caminhão Scania ou outros de outras marcas e também ônibus com os tais dos retrovisores eletrônicos, simples, sentem em um convencional cm retrovisores comus elétricos e depois dirijam um desse com câmeras e verás à diferença.
O caso é que segundo os engenheiros, Caminhões com esses sistemas ganham na performance nas estradas, pois os “grandiosos” retrovisores convencionais segundo eles criam uma barreira aerodinâmica, por serem largos e abertos para as laterais. Já com câmeras isso poderia gerar até mais econômia. Bom porém diante disso sempre estão preocupados com as economias das grandes empresas e riquíssimos patrões, e sempre deixando segurança e autônomos em último lugar.

Avatar
Leonardo Vital 3 de dezembro de 2021

Concordo totalmente.
Sua posição e opinião é muito relevante.

Avatar
Rafael Oliveira 7 de dezembro de 2021

É muita coragem e irresponsabilidade de um patrão entregar um caminhão caríssimo nas mãos de um motorista e remunera-lo com um salário miserável desses que pagam para os motoristas profissionais no Brasil…

Avatar
Marcio Ferreira 7 de dezembro de 2021

CONCORDO plenamente com vc. Vc já viu o Marcopolo G8. Que inventaram isso também só que pior, o bração dos retrovisores continuam, porém no lugar dos espelhos tem uma câmera eletrônica que filma as laterais e transmite para uma tela interna igual a do Scania. Aí um caminhão ou uma manobra bate e arranca um carro de mais de 3 milhões e meio não pode seguir viagem…

Avatar
CLEBER DOS SANTOS PEDRA 2 de dezembro de 2021

Caro demais

Avatar
Robison Batista 2 de dezembro de 2021

O mais intrigante em ser Motorista no Brasil é saber que não temos a dignidade de ganhar um salário condizente ao valor de um espelho!!! Aqui o povo é oprimido e tem o pensamento miserável achando que tudo é caro, mas a realidade é que a mão de obra é desvalorizada!!!

Avatar
Luiz 3 de dezembro de 2021

Falou tudo fora os motoras q querem andar d nave e não c preocupam.com as remunerações

Avatar
Rafael Oliveira 7 de dezembro de 2021

Realmente, é uma tristeza total quando se vê o salário de um motorista profissional no Brasil. Será que os patrões não percebem que nas mãos daquele motorista profissional estão milhares e até milhões de reais??? Será que eles não percebem que quem ganha mal, só trabalha e vive estressado? Porquê que em outros países os profissionais do volante são tão bem remunerados e no Brasil não?

Avatar
Deixe um comentário