Seguro automotivo: novas normas devem deixá-lo mais acessível

Regras entram em vigência nesta quarta-feira, 1º de setembro, e trazem novidades para motoristas de aplicativo e usuários de carros compartilhados

shutterstock apolice seguro auto documentos carro homem gravata camisa social
Destaque fica para a facilitação do seguro para motoristas de aplicativo (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 01/09/2021 às 09h03
Atualizado em 01/09/2021 às 12h09

O carro é, muitas vezes, o bem mais caro que um cidadão possui, por isso é importante proteger seu patrimônio. Mas os veículos segurados ainda são minoria no trânsito: apenas 16% dos carros rodando no Brasil estão segurados, de acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Uma nova norma que entra em vigor nesta quarta-feira, 1º de setembro, pretende aumentar esse número ao flexibilizar e simplificar o seguro automotivo. A regra faz parte de uma circular publicada no Diário Oficial da União e que você pode conferir na íntegra clicando aqui.

VEJA TAMBÉM:

As principais novidades para o seguro automotivo

A principal mudança vem para ajudar motoristas de aplicativos, usuários de serviços de assinatura de carros ou pessoas que estão constantemente dirigindo caros diferentes. É a possibilidade de contratar um seguro sem ter uma identificação exata do carro.

Também será possível contratar coberturas de responsabilidade civil facultativa, assistência e acidentes pessoais de passageiros vinculadas ao condutor, independentemente de quem seja o proprietário do veículo.

Na hora de reparar o veículo, o contrato precisa estar claro se o segurado pode escolher para qual oficina o carro será levado ou se ele terá que utilizar uma credenciada pela seguradora. As seguradoras também precisam manter uma lista atualizada da oficinas credenciadas em seu site.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Polvo 1 de setembro de 2021

Com a escalada da inflação até parece que o seguro vai baixar. Acho bem improvável.

Avatar
Leandro B. 1 de setembro de 2021

Prevejo diminuição dos benefícios e mesmo valor de seguro, assim como quando juraram que a cobrança separada das bagagens em avião iria baratear as passagens e agora vc não pode levar mais a mala e ainda paga o mesmo valor de antes kkkk

Avatar
Deixe um comentário